Foram encontrados 1360 registros para a palavra: militar

MEMBROS DO COMANDO DE BOMBEIROS MILITAR DA BAHIA VISITAM 9º GBM EM JUAZEIRO NESTA SEGUNDA (12)

Nesta segunda-feira (12/06), integrantes do Centro de Atividades Técnicas e Projetos (CATP) do CBMBA visitam a Seção de Atividades Técnicas do 9º GBM (SAT) a fim realizar a implantação/ Treinamento do mais novo Sistema de Acompanhamento de Processos (SAP) do CBMBA destinado a atender a população usuária dos serviços técnicos da Área de Responsabilidade Territorial (ART) do 9º GBM, que compreende 39 municípios do Norte baiano.

O Sistema será automatizado no interior da Bahia agraciando o 9º GBM  como o primeiro Grupamento de Bombeiros do Interior a oferecer tal procedimento. O SAP é uma ferramenta que ajudará o usuário dos serviços técnicos do CBMBA no acompanhamento dos processos em tempo real, permitindo-o a emissão de atestados e certificados diretamente na plataforma online, fazendo uso do aplicativo e com assinatura eletrônica...

Acervo reúne 190 anos de história da Polícia Militar na Bahia


A Polícia Militar reuniu, na manhã desta quinta-feira (8), professores e pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) no I Colóquio Discutindo o Acervo da Polícia Militar da Bahia. O evento, realizado no auditório do Quartel dos Aflitos, em Salvador, faz parte da primeira Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional. O coordenador de Documentação e Memória do Subcomando Geral da PM, major Raimundo Marins, idealizou o evento junto com a pesquisadora e professora da UFBA Alícia Lose.
 
"Esse acervo tem 190 anos, praticamente a idade da corporação. Ele é um tesouro em termos de referência na vida da Bahia e na vida do Brasil. Diante disso, nós resolvemos dar notícia à sociedade dos trabalhos que são realizados aqui, ao tempo que também abrimos as portas para que essa comunidade acadêmica e até mesmo a população em geral possa conhecer o que a Polícia Militar tem feito em defesa da sociedade baiana", declarou o major Marins. 

Para Alícia Lose, o diferencial do acervo é registrar os acontecimentos sob a visão militar. Há registros da história desde a Guerra do Paraguai até a Ditadura Militar, passando por Canudos e Cangaço. "Esse é um acervo bem especial porque não é comum que acervos militares sejam abertos à pesquisa. O fato desse acervo se predispor à pesquisa já é um diferencial. Geralmente, os pesquisadores buscam fontes sobre a história militar do Brasil em acervos civis", explicou Alícia, que apresentou a palestra 'Páginas da Nossa História: O acervo Documental da Polícia Militar da Bahia' durante o colóquio.

A abertura do evento foi feita pelo comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Alves Brandão, que destacou a importância de tornar o acervo mais conhecido dos baianos. "É importante dar transparência e mostrar a verdadeira história da nossa instituição. A Polícia Militar está dentro do cenário do contexto da história do Brasil e esse colóquio tem esse objetivo", afirmou o comandante, que também citou o projeto do Museu da PM. "No ano em que completaremos 200 anos, esse acervo vai servir de suporte para criarmos futuramente nosso museu, que já está em andamento"...

5ª COMPANHIA DO 6º BPM TEM NOVO COMANDANTE

O Capitão PM Dani Souza assumiu o comando da 5ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar, que atua nas cidades de Filadélfia e Ponto Novo, no lugar do Capitão PM Rafael Piauhy, na tarde desta segunda-feira (5), na Igreja Presbiteriana, em Filadélfia.

Na passagem de comando estavam presentes o prefeito de Filadélfia Lourivaldo Maia, o vice-prefeito de Filadélfia Epaminondas Mota, o chefe de gabinete Orlando Gama, representando o prefeito de Ponto Novo, o presidente da Câmara de Ponto Novo Fábio Alan, entre outras autoridades e convidados...

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIL E MILITAR INTITULADA “ESTANQUE” TENTA BARRAR HOMICÍDIOS EM JUAZEIRO

O Blog Geraldo José acaba de receber informações oficiais da 17ª COORPIN (Coordenação de Polícia do Interior) que foi desenvolvida nesta quinta-feira (01) pelas Polícias Civil e Militar a "Operação Estanque" que teve como meta o cumprimento de Mandados de Busca e Apreensão expedidos pela Vara do Júri e das Execuções Penais de Juazeiro, após representação do Titular da Delegacia de Homicídios, DPC CLÁUDIO GOMES, com um total de 10 alvos, todos no município de Juazeiro.

OBJETIVO: Combate às práticas de Homicídio no município...

Bahia: Operação Ronda Maria da Penha faz mais de 4,6 mil atendimentos e visitas

Criada no dia 8 de março de 2015, a Operação Ronda Maria da Penha já realizou cerca de 4.660 atendimentos e visitas, além de atender mais de 1.100 mulheres. Em pouco mais de dois anos, a ação está na capital e em mais sete municípios baianos, levando também atividades de prevenção. 

E é para alinhar essas estratégias e trocar experiências que as comandantes da unidade, vinculada à Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), e policiais militares envolvidos no combate à violência contra à mulher estão reunidos no Primeiro Encontro da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP). ..

24ª Companhia Independente de Polícia Militar de Jacobina tem novo comandante

Com um extenso histórico na carreira militar, ocupando nos últimos dois anos o comando do Corpo de Alunos do 1º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação em Feira de Santana, o major Flailton Frankles Rosa de Oliveira, foi nomeado pelo Governador Rui Costa e pelo Comandante Geral da PM/BA, Anselmo Brandão, como comandante da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Jacobina. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial do Estado.

Ao assumir o comando da 24ª CIPM, o major Flailton Oliveira, que com a decisão do Governador substitui o major PM Carlos Alberto Ferreira de Andrade, responderá por 11 municípios que pertencem à companhia. São eles: a sede Jacobina, Mirangaba, Ourolândia, Umburanas, Várzea Nova, Miguel Calmon, Piritiba, Tapiramutá, Caem, Saúde, Caldeirão Grande...

6º BPM CONTA HISTÓRIA DA POLÍCIA MILITAR EM SENHOR DO BONFIM

O 6º Batalhão de Polícia Militar participou do projeto Bonfim: Um museu de Grandes Novidades, de iniciativa da Universidade Estadual da Bahia, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, em homenagem aos 132 anos de Senhor do Bonfim. O quartel sede da Unidade fez parte de uma rota histórica, visitado pelo prefeito, secretária de Educação, estudantes e população em geral.

Uma exposição com fotos, vídeos, fardamento e equipamentos utilizados no policiamento foi montada para contar a história da Polícia Militar da cidade...

Polícia Militar e Polícia Civil se reuniram para discutir segurança pública em Juazeiro

Nesta sexta-feira(19) o coronel Alfredo Nascimento se reuniu na sede do CPRN, com a senhora Lígia Nunes, delegada coordenadora da 17ª COORPIN para discutir ações ostensivas e investigatórias no combate a crimes na cidade de Juazeiro.

Durante o encontro, ficou definida a intensificação do trabalho em conjunto das duas polícias, no serviço de investigação e reforço nas operações que já atuam no município, a exemplo da Legionários do Norte...

Páscoa dos Militares 2017

Promovida pelo 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BEIC) realizou-se na Catedral de Juazeiro, nesta noite de quarta-feira, 10 de maio de 2017 a Páscoa dos Militares. A Páscoa é um festejo religioso que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida após sua crucificação no Calvário, conforme o testemunho bíblico do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também, a mais antiga e importante festividade cristã.

A celebração para os militares da Páscoa em data posterior à Páscoa Cristã foi definida logo após o término da segunda grande guerra mundial, quando os militares da Força Expedicionária Brasileira que estavam na Europa não puderam comemorar a Páscoa Cristã. A tradição persistiu no universo militar e hoje a a celebração é realizada em data diferente do calendário regular cristão como forma de congregar todos os militares que por motivo de serviço policial não tenham tido a oportunidade de celebrar a data oficial...

SSP confirma policiamento normal em toda a Bahia nesta sexta-feira

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia reforçam que o policiamento em toda a Bahia será mantido nesta sexta-feira (28). Ressalta ainda que a mensagem que circula nas redes sociais apontando uma possível paralisação, atribuída à Associação de Praças da Polícia Militar (APPM), é falsa, mediante confirmação com a própria entidade.

A SSP enfatiza que será garantido o direito democrático dos baianos protestarem. Havendo bloqueio de rodovias, estradas, ou qualquer tipo de via, serão adotados os protocolos para liberação do trânsito, pois é preciso garantir também o direito de ir e vir do cidadão que não aderiu ao movimento. Por fim, a SSP espera que as manifestações transcorram de maneira pacífica. ..

3º Batalhão de Polícia Militar celebra o Dia de Tiradentes em Juazeiro

O 3º Batalhão de Polícia Militar em Juazeiro (3º BEIC) realizou nesta quinta-feira (20) uma solenidade militar alusiva ao Dia de Tiradentes – Patrono das Polícias Militares do Brasil. A solenidade aconteceu na sede do Batalhão e contou com a presença de tropa formada.

Na oportunidade foi lida a mensagem do Excelentíssimo Senhor Comandante Geral Coronel Anselmo Alves Brandão que enalteceu os feitos de Tiradentes e sua importância para a independência do país. No evento cívico, o Tenente Coronel PM Jorge Sampaio Silva, Comandante do Batalhão, premiou os policiais militares que se destacaram no início de 2017 na instituição e depositou solenemente flores junto ao símbolo de Tiradentes...

Diretor-presidente da CSTT representa prefeito Paulo Bomfim em cerimônia do Colégio Militar Alfredo Viana

Nesta quinta-feira (20), o diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Damião Medrado, compareceu a solenidade de entrega da Boina Azul e do mérito intelectual 2016 do Colégio da Polícia Militar Alfredo Viana, representando o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim. 

Os novos alunos do Colégio Militar de Juazeiro receberam a tradicional Boina Azul, que é símbolo de honra e disciplina. Os alunos que se destacaram em primeiro, segundo e terceiros lugares, nas suas respectivas séries, no ano de 2016, receberam da Mesa de Honra o título de Mérito Intelectual...

VEREADOR CHARLES LEAL PARTICIPA DE REUNIÃO COM O COMANDANTE REGIONAL DA POLICIA MILITAR E COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA CÂMARA

Na manhã desta terça-feira, 11, o vereador Charles Leal acompanhado de vários vereadores se reuniram e assistiram explanação dos trabalhos da polícia militar. Charles aproveitou a ocasião e fez algumas reivindicações, pedindo o apoio da polícia militar na segurança do município. “Comentei sobre a segurança pública, 2016 foi um ano em que verdadeiramente diminuiu significativamente o número de homicídios o que levou Juazeiro a ter um dos menores índices de violência na Bahia. Vejo uma polícia hoje mais qualificada e focada, assim vamos unir forças para que esses índices continuem diminuindo cada vez mais. Portanto, aprovamos requerimento de audiência pública, de minha autoria para essa união, e assim iremos discutir estratégias para que continue dando certo e que os casos investigados pela polícia civil sejam solucionados com mais brevidade. Finalizo reforçando meu convite à polícia militar e seus respectivos representantes para a audiência que acontecerá no dia (09) de maio da câmara de vereadores, a partir das 18h00 horas” declarou Charles Leal. ..

POLICIAIS MILITARES DA RONDESP NORTE PARTICIPAM DE INSTRUÇÃO DE NIVELAMENTO DE CONHECIMENTOS

Seguindo a diretriz do Cel PM Anselmo Alves Brandão, comandante geral da PMBA, para a qualificação e treinamento de todas as CIPT's, o comandante do CPRN através da RONDESP NORTE finalizou a 26ª INC na tarde da última sexta-feira (07). Durante cinco dias a Companhia Independente de Policiamento Tático Norte, promoveu instruções sobre a doutrina de PATAMO para o efetivo da unidade.

Os 21 concluintes da semana de instrução puderam contar com a presença de instrutores das Rondesp de Salvador e RMS, todos especialistas em PATAMO. Durante o evento, existiram instruções de armamento equipamento e munição, ITI, IMPO, abordagem, choque ligeiro, doutrina de PATAMO, gerenciamento de crises, tiro tático e patrulha urbana...

CPRN SE MANIFESTA SOBRE ACUSAÇÃO DE ABORDAGEM VIOLENTA DA POLÍCIA MILITAR CONTRA ATIVISTA CULTURAL

Tarde passada (04) o Blog Geraldo José postou denúncia do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), sobre o fato de que o presidente do bloco Filhos de Zaze, o primeiro Afoxé de Juazeiro, José Rosa, representante da área de cultura, junto com seu filho, sofreram uma abordagem violenta por parte da Polícia Militar, no bairro do Kidé, no último dia 23 de março, na porta de sua casa. Eis resposta a assessoria do CPRN - Comando de Policiamento Regional Norte encaminhou nesta quarta-feira (05) a seguinte nota resposta:

A Polícia Militar da Bahia é uma instituição centenária, permeada de valores tradicionais que pautam a atividade policial no combate da criminalidade, através de um conjunto de técnicas e métodos que visam garantir a ordem pública em seu aspecto preventivo e repressivo. Assim sendo, todas as abordagens policiais devem obedecer aos procedimentos legais constitucionalmente postos, no intuito de garantir a ação preventiva do policiamento ostensivo, que tem como objetivo máximo garantir uma comunidade tranquila...

ATIVISTA CULTURAL DE JUAZEIRO SOFRE ABORDAGEM VIOLENTA DA POLÍCIA MILITAR

O presidente do bloco Filhos de Zaze, o primeiro Afoxé de Juazeiro, José Rosa, representante da área de cultura no Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), junto com seu filho, sofreram uma abordagem violenta por parte da Polícia Militar, no bairro do Kidé, no último dia 23 de março, na porta de sua casa.  O caso foi denunciado à Delegacia de Juazeiro, no dia 31 de março, bem como ao Ministério Público no último dia 03 de abril. O caso está sendo acompanhado por uma rede de advogados colaboradores do Compir e demais seguimentos culturais da sociedade civil.

Os fatos..

ARTIGO - 53 ANOS DO GOLPE MILITAR DE 31 DE MARÇO DE 1964

Gonzaga Patriota

Assisti, na minha adolescência, já trabalhando como telegrafista da Rede Ferroviária Federal, no dia 31 de março de 1964, na capital pernambucana, jeeps do Exército, puxando pessoas amarradas em cordas, sobre pedras de calçamento, pela Avenida Guararapes, no centro do Recife. Que coisa horrível...

Artigo: MARÇO 1964/MARÇO 2017 - A VOLTA DITADURA MILITAR E AS REDES SOCIAIS

Faz 53 anos do início da ditadura militar que se instalou no nosso país e perdurou por duas décadas. Dia 26 de março (domingo) observou-se grupos defendendo o que eles chamam de intervenção militar.

Anda circulando nas redes sociais uma mensagem que aborda a suposta situação de dificuldades financeiras em que ficaram ex-presidentes militares e seus familiares cuja intenção é clara em enaltecer o regime ditatorial e seus Mitos atuais...

Comando da PM e Bope chegam a Irecê para reestabelecer a ordem pública

Após bandidos fortemente armados aterrorizarem Irecê na madrugada dessa segunda-feira (20/03), o Governo do Estado enviou oficiais da Policia Militar e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Bahia para o município, com intuito de reestabelecer a paz na cidade. Os policiais foram designados pelo governador Rui Costa, que telefonou para o prefeito Elmo Vaz, oferecendo solidariedade à cidade e às corporações, e se comprometendo a dar total apoio.

De acordo com o cel. Anildo Batista, comandante da 7ª Região Militar, a PM está atuando no município de maneira coordenada, fazendo uso do serviço de inteligência da instituição para capturar os bandidos. "Por determinação do governador, temos ainda uma aeronave à disposição sobrevoando toda a microrregião, e já posicionamos barreiras nos pontos críticos da cidade", afirmou. "Além disso, está sendo instalado um Comitê de Crise com operações especiais para reestabelecer a ordem pública e trazer de volta a tranquilidade à sociedade"..

Sandro quer mais policiais militares, civis e Polícia Técnica nos presídios baianos

Dotar os municípios baianos que são sedes de presídios com uma melhor estrutura no que diz respeito ao aumento de policiais militares e civis, além de uma Polícia Técnica com laboratórios bem equipados, para facilitar o combate à violência acentuada. Esse é o objetivo da Indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), pelo deputado estadual Sandro Régis (DEM). 

Quando o programa para construção de diversos presídios estaduais foi implementado, as comunidades locais foram contra as suas construções, pois temiam que a violência fosse aumentar. No entanto, o governo fez contraponto a essa argumentação, além de prometer e afirmar que esses presídios seriam para presos regionais, com a finalidade de facilitar a recuperação dos mesmos, estando eles perto de seus familiares. Mas, segundo o deputado Sandro Régis, tudo isso foi pura ilusão. "Nada do prometido ocorreu, mas sim  justamente o que temiam as populações dos municípios escolhidos. Os presos vieram dos mais longínquos locais e eram os mais perigosos. Consequentemente, o tráfico de drogas e a violência aumentaram absurdamente nas cidades sedes, estabelecendo-se o caos", frisou. ..