Foram encontrados 1308 registros para a palavra: alerta

Especialistas discutem cura da Aids e alertam para diagnóstico da hepatite C

A cura do HIV/aids está cada vez mais próxima, segundo o presidente do 20º Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto 2017), Alberto Chebabo. “A gente hoje sabe que existem locais onde o HIV se esconde e onde a medicação que a gente utiliza não consegue atuar. Consigo controlar a doença, mas não consigo eliminar esses reservatórios onde o vírus fica escondido dentro do corpo humano, dentro do organismo”, explicou.

A expectativa, de acordo com Chebabo, é que em até 10 anos essas pesquisas resultem em medicamentos que levem à cura da aids. No Brasil, instituições como as universidades federais de São Paulo (Unifesp) e do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz) vêm desenvolvendo pesquisas de modo colaborativo com esse objeti..

Setembro Amarelo continua alertando para a prevenção ao suicídio

Assunto complexo, o suicídio, que espelha fatores biológicos, genéticos, psicológicos, sociais e também culturais, tem sido desvendado, nos últimos quatro anos, pela campanha Setembro Amarelo. Neste ano, como de costume, as atividades de prevenção e sensibilização incluem caminhadas, veiculação de materiais da campanha por figuras públicas que abraçam a causa e a decoração e iluminação de prédios públicos, praças e monumentos com luzes e itens amarelos.

Dentro da programação do “Setembro Amarelo”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá palestras sobre a temática “Um Diálogo sobre Suicídio”. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através de formulário online. A programação contará com palestras que irão abordar quatro tópicos: Aspectos neurobiológicos, doenças mentais e suicídio; O tabu do suicídio: A importância de se falar abertamente; Prevenção e Pósvenção: intervenções psicológicas do fenômeno suicídio e O CVV à luz da filosofia de Carl Rogers – Abordagem centrada na pessoa...

Sindicato dos Motociclistas Profissionais alerta para riscos de pilotos clandestinos de Juazeiro que invadem Petrolina

O presidente do Sindicato dos Motociclistas Profissionais, Mototaxistas, Motofrentistas, Motoboys e Condutores de Motos, Motonetas e Triciclos de Petrolina (Sinpropet), Marcos Souza, alerta para o risco de pilotos que atuam na clandestinidade.  

O vereador Paulo Valgueiro, que já exerceu função de diretor presidente da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina-AMMPLA, faz um alerta sobre a quantidade de mototaxistas de Juazeiro que atuam de forma  clandestina em Petrolina. Segundo vereador, muitos mototaxistas de Juazeiro continuam prestando serviços em Petrolina. "No início deste ano levei o assunto para a Câmara de Vereadores", disse Paulo. ..

Capitania Fluvial alerta para pilotos e passageiros de embarcações redobrarem os cuidados devido o rio seco

O comandante da Marinha brasileira, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, disse que 80% dos acidentes com embarcações registrados em rios, lagos e mares do País são por "negligência, imperícia ou imprudência". Entre Juazeiro, Paulo Afonso e região é a Capitania Fluvial do São Francisco, que tem a missão de orientar, coordenar e controlar atividades praticadas no Rio São Francisco e garantir segurança de navegação. Estão inscritos na agência cerca de 4.037 embarcações na área de atuação da agência. No total são 198 embarcações de passageiros inscritos. 

No setor de Juazeiro e Petrolina, o Capitão-tenente Silvio Miranda, diz que atualmente a equipe realiza fiscalização e inspeções regularmente, além de ações feitas nos finais de semana e feriados. "O objetivo é sempre garantir a segurança dos passageiros das embarcações que fazem a travessia Petrolina e Juazeiro e para a Ilha do Rodeadouro, Ilha do Maroto e Ilha do Massangano. A fiscalização e vistoria são realizadas no rigor com pilotos de motos aquáticas, lanchas, barcos, balsas e canoas...

NOTA PÚBLICA: Ministério Público já alertava sobre riscos da travessia marítima Salvador/Mar Grande

O Ministério Público do Estado da Bahia manifesta toda a sua solidariedade com os familiares das vítimas da tragédia com a embarcação “Cavalo Marinho I”, que fazia o transporte marítimo de cerca de 130 pessoas entre Salvador e a Ilha de Itaparica na manhã desta quinta-feira, dia 24, e informa que um promotor de Justiça será designado para acompanhar de perto a apuração dos fatos que motivaram o acidente.  A precariedade do serviço de transporte hidroviário realizado pelas embarcações tem sido alertada há mais de dez anos pelo Ministério Público, que, por iniciativa da promotora de Justiça do Consumidor, Joseane Suzart, propôs ações civis públicas nos anos de 2007 e 2014 sobre a questão. Na primeira ação, o Ministério Público alertou sobre inúmeras irregularidades no transporte de passageiros pelas embarcações, que colocavam em risco, diariamente, a segurança de centenas de pessoas. Em 2014, em uma nova ação civil pública, a promotora de Justiça solicitou a reforma dos terminais e das embarcações, a renovação dos coletes salva-vidas e outras medidas que assegurassem a saúde e segurança dos usuários. As ações propostas pelo Ministério Público ainda aguardam decisão judicial. ..

Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina alerta para o golpe da cobrança de contribuição assistencial via boleto

A assessoria de imprensa do Sindilojas esclarece que utilizaram o nome do Sindicato de maneira indevida, para fazer cobrança de boleto. Já acionamos a Polícia Civil, mas de qualquer forma, é preciso esclarecer ao lojista e ao público em geral, como é feita a cobrança de contribuição assistencial. 

Na nota o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina (Sindilojas) reforça junto ao lojista que a contribuição assistencial prevista em Convenção Coletiva só é feita via portador, com protocolo; ou pelo contador da empresa. Qualquer outra situação fora deste contexto deve ser imediatamente comunicada ao Sindicato...

Professora alerta para apagão na formação de profissionais de ensino

O Brasil está vivendo um “apagão” grande e preocupante na formação de professores, e deve encontrar caminhos para estimular a formação desses profissionais. A avaliação é da diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) Amábile Pacios. Segundo ela, a falta de professores para as matérias de exatas é o que mais preocupa.

O tema foi abordado durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Temos que incentivar as instituições a continuar investindo nos cursos de licenciatura, apesar da baixíssima procura, e incentivar as universidades federais a continuar formando professores, e acima de tudo convocar a juventude para a profissão de ser professor. Em todos os aspectos, nenhum país pode ir para a frente se não tiver professor. A educação acontece diariamente, com o professor em sala de aula”, disse Amábile...

Havaí em alerta devido à ameaça de ataque da Coreia do Norte

O agravamento da situação à volta da península coreana obrigou o Havaí,que é território dos Estados Unidos, a ativar uma estratégia contra um possível ataque da Coreia do Norte. Toby Clairmont, diretor da Agência de Emergência havaiana, explicou que alguns passos foram definidos para o caso de Pyongyang decidir realizar uma ofensiva. 
 
Clairmont detalhou que a previsão dos serviços de inteligência norte-americanos é que um míssil balístico intercontinental, lançado a partir da Coreia do Norte, atinja o Havaí "em 20 minutos", enquanto "o exército dos EUA nos avisaria em cinco minutos. Teríamos 15 minutos para alertar a população e tomar medidas imediatas".

No detalhamento divulgado Clairmont, "nós demoraríamos 3 ou 4 minutos a ativar as sirenes, enviar mensagens para os celulares e emitir um comunicado pela rádio e televisão", fazendo com que as pessoas tenham "uns 10 minutos, que é muito pouco, para se esconderem em algum edifício, estacionamento ou mesmo para se deitarem no chão antes que o impacto ocorra", concluiu o especialista...

“Governo ignora soluções que poderiam barrar o aumento de impostos”, alerta presidente da AFBNDES

O anúncio feito pela equipe econômica do governo sobre o aumento de impostos para conter o rombo nas contas públicas é reflexo da má-gestão. Esse é o posicionamento da Associação dos Funcionários do BNDES. Segundo o presidente da entidade, Thiago Mitidieri, a medida adotada, mais uma vez, revela a incompetência da equipe comandada pelo ministro Henrique Meirelles, que não consegue buscar saídas de outro modo. “O mais absurdo nesse cenário, é que existem alternativas. Elevar a carga tributária é a saída mais cômoda, mas não a mais efetiva. A literatura econômica está repleta de cases sobre como os países saem da crise e que medidas devem ser tomadas”, avalia.

Mitidieri elenca uma série de decisões anunciadas pela equipe econômica, sem sucesso. “O governo prometeu ajuste fiscal e não entregou. Pelo contrário, o déficit fiscal só aumenta. Prometeu a retomada do crescimento até o primeiro semestre. Não entregou. E a taxa de investimento só cai. Sem falar que o desemprego continua em níveis recordes. A equipe econômica ainda não entendeu que para enfrentar a questão fiscal e aumentar a empregabilidade do país a economia precisa crescer. E sem investimento de longo-prazo não acontecerá tão cedo”, detalha o porta-voz que representa os mais de 2.800 funcionários do BNDES...

SEMAURB alerta comerciantes sobre espaços para comercialização no período junino

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano informa à população de Juazeiro, especialmente aos comerciantes que aproveitam o período junino para a venda de milho verde, que a comercialização deve acontecer somente nas feiras e mercados da cidade. É terminantemente proibida à venda em praças e demais espaços públicos que não sejam os próprios para tal realização. A SEMAURB informa ainda que essas medidas são necessárias para garantir a segurança e o ordenamento da cidade.

Dúvidas, reclamações e sugestões a população pode entrar em contato com a SEMAURB através do telefone (74) 3612 3581 ou pelo 153 da Guarda Civil Municipal. ..

SEMAURB alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante festividades de São João

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) alerta a população sobre o manuseio de fogueiras durante as festividades juninas na cidade, uma vez que o período movimenta o comércio com alimentos típicos e ainda conta com a tradicional queima da fogueira.

A primeira recomendação é não acender fogueiras em baixo da rede de transmissão elétrica, bem como debaixo dos cabos de alimentação dos imóveis; outra instrução para evitar transtornos é manter uma distância mínima de cinco metros dos medidores de energia e de água e não acender às fogueiras na direção da porta de entrada das residências, nem tão pouco perto de árvores, bandeirolas, nos passeios e também na via atrapalhando a circulação. ..

UPAE e HDM alertam sobre riscos de queimaduras por fogueiras e fogos de artifício nesse São João

As tradicionais fogueiras e queimas de fogos do período junino acontecem preferencialmente nos dias 23, 24 (véspera e dia de São João) e 29 (São Pedro), aumentando o risco de acidentes envolvendo crianças e adultos. Por isso, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) e o Hospital Dom Malan (HDM) fazem um alerta, já que prevenção nunca é demais.

Para curtir as festas populares mais tradicionais do nordeste sem riscos é preciso tomar alguns cuidados, pois o manuseio errado dos fogos de artifício e fogueiras podem causar ferimentos graves. Saber utilizar esses materiais com segurança pode fazer toda a diferença...

Coelba alerta para alguns cuidados antes e durante as festas juninas

O mês de junho é sinônimo da mais tradicional festa nordestina: o São João. Na Bahia, os festejos juninos se espalham pelo interior e também pela capital. Pequenos detalhes e cuidados simples são fundamentais para garantir a segurança e a animação das celebrações. A começar pela decoração: Enfeites de ruas e praças com as típicas bandeirolas, faixas e outros adereços devem ser produzidos com materiais não condutores de eletricidade e não podem ser afixados próximos da fiação elétrica. Jamais devem ser amarrados aos postes ou mesmo aos fios condutores de eletricidade.

As tradicionais barracas que vendem fogos de artifício, comuns em vários municípios nesta época do ano devem ser previamente vistoriada e autorizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela administração municipal. Por se tratar da comercialização de produtos altamente explosivos, os cuidados com as instalações elétricas devem ser redobrados para evitar curtos-circuitos  ou sobrecargas  e, consequentemente,  detonações...

CSTT alerta para mudança de sentido na Rua Quinze de Novembro no Centro da cidade

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa aos condutores que a partir desta quarta-feira (21), a Rua Quinze de Novembro, no Centro da cidade, será sentido único em toda sua extensão. Os motoristas deverão trafegar apenas sentido Avenida Adolfo Viana. Nesta terça-feira (20), a equipe de Educação para o Trânsito da CSTT estará na Rua Quinze, orientando moradores e condutores sobre a mudança. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Leitor faz alerta sobre Mercado do Produtor de Juazeiro

O leitor Josiel Amaral enviou um e-mail para o espaço do leitor relatando sua preocupação com a falta de estrutura do Mercado do Produtor em Juazeiro. Veja na íntegra:

"Geraldo, durante o governo de Isaac Carvalho muito se falou na construção de um novo Mercado do produtor por se considerar inviável a ampliação e reforma do atual. Passaram meses e até anos e nada de se concretizar como também ninguém fala mais no assunto, como é de costume quando se trata de empreendimentos que possam melhorar a economia Juazeirense. Por outro lado Petrolina já está cogitando a construção de um novo CEAPE ( Ceasa pernambucana) e quando os Petrolinenses falam e divulgam temos a certeza de que 90% da construção...

Espaço do Leitor: Moradora alerta sobre morte de gatos no Condomínio Mais Viver Villages em Juazeiro

Uma moradora, que preferiu não se identificar, entrou em contato com a redação do Blog Geraldo José para alertar a comunidade sobre as constantes mortes de gatos no Condominio Mais Viver Villages. A moradora suspeita que os animais estejam morrendo por envenenamento. Confira a seguir o relato da moradora.

"Sou moradora do Condominio Mais Viver Villages, em Juazeiro, e venho relatar a minha revolta e tristeza diante do absurdo que está acontecendo dentro do Condomínio. Desde o dia 07/06, 12 gatos foram mortos no local. Procurei a Policia Civil que registrou o boletim de ocorrência. Nós  moradores suspeitamos de envenemamento e tememos que mais animais sejam mortos, inclusive de moradores, e o perigo para crianças que circulam em todos os locais. Gostaria da publicação da notícia, uma vez que se trata de uma crueldade sem tamanho, se tratando de crime ambiental. Desde já agradeço"...

Agropecuária baiana pode ficar paralisada por falta de licenciamento ambiental, alerta deputado

O deputado estadual Eduardo Salles participou de audiência, nesta quarta-feira (7),  com o procurador-geral do Estado, Paulo Moreno, representando a Comissão de Agricultura da ALBA  (Assembleia Legislativa da Bahia), da qual é presidente, para discutir o pedido de suspensão da decisão judicial sobre licenciamento das atividades agrossilvipastoris  (que integram agricultura-pecuária-floresta). A PGE (Procuradoria Geral do Estado) deu entrada na petição junto ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), na última terça-feira (6). 

O parlamentar já havia conversado sobre o assunto com o procurador, logo após a sessão itinerante da Comissão de Agricultura na Bahia Farm Show, realizada no dia 30 de maio. Na ocasião, os produtores pontuaram que a decisão da Justiça Federal de suspender, retroativamente, os efeitos de parte do Decreto Estadual nº 15.682/14, que isentava as atividades agrossilvipastoris da necessidade de licenciamento ambiental, é um dos graves problemas que o setor vivencia atualmente. ..

"Rui Costa se especializou em não obedecer a lei", alerta Meireles

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), voltou a alertar sobre as transgressões da lei que vem ocorrendo no governo Rui Costa e cita como mais um exemplo: a utilização do crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins.

"O republicano Rui Costa se especializou em não obedecer a Lei e, ainda como se não bastasse, transgride de forma absurda, pois usou o crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins. Isso é grave, porém, infelizmente, esse procedimento, tem sido rotina. Na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) aprovada no ano passado, uma emenda da bancada de oposição, fruto de acordo das lideranças, aprovada por unanimidade, que tratou da divulgação das contas das empresas públicas foi sancionada pelo Governo, que simplesmente não cumpriu até hoje. Ou seja, o Poder Legislativo baiano, para Rui Costa não tem nenhuma importância", criticou, cobrando um posicionamento por parte do executivo estadual...

CDL PETROLINA ALERTA PARA O DIA DA LIBERDADE DE IMPOSTO

Você já calculou quanto paga de tributos pelos produtos que consome? Você acorda pela manhã, acende a luz (45%), vai ao banheiro e escova os dentes (água - 45%, pasta de dentes - 31,37%, escova de dentes - 48%).Toma banho (Sabonete - 31,13% , Shampoo - 44,20%). Vai tomar um café (36%), coloca açúcar (40%), e come um pão (25%) com manteiga (37%). Se prepara para ir ao trabalho, coloca uma roupa (37%), pega a chave do carro (média de 45%), resolve fazer uma ligação no celular antes de sair de casa (41%), e por fim, lembra que precisa abastecer o carro antes de chegar ao trabalho (57%).

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), os brasileiros precisam trabalhar 151 dias, em média, para pagar impostos. Entre os 30 países com a maior carga tributária do mundo, o Brasil é o que possui o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)...

RODOVIÁRIO FAZ ALERTA SOBRE ESTRUTURA DE PONTE EM BA NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI

O rodoviário e leitor do Blog Itamar entrou em com a redação deste noticioso para fazer um alerta ao governo da Bahia sobre a situação de uma ponte entre as comunidades de Angico e Pilar, no município de Jaguarari. “Geraldo sou rodoviário e passo direto por esse local abandonado. Essa ponte fica entre Angico e Pilar, pertencentes a Jaguarari, sem falar na entrada de Pilar e o restante da estrada. A ponte está totalmente sem a estrutura da base (oca) por onde passam carros pesados. Faço este alerta antes que uma tragédia se registre” concluiu o preocupado leitor. ..