Espaço do Leitor: Morador cobra reposição de lâmpadas e poda de árvores no Bairro Centenário
Caro Geraldo,..
Em email ao Blog o leitor João Leopoldo faz o seguinte apelo a administração municipal:
Meu caro Geraldo José, bom dia!..
Nesta quarta-feira (16), a redação do Blog postou mais uma vez a denúncia sobre a falta de poda de árvore na Avenida Raul Alves, no centro da cidade. Em resposta, através de nota, a Gerência de Praças e Poda da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), informou que tem priorizado a remoção preventiva de árvores que estejam com risco de queda e, paralelamente, tem executado o serviço de poda. A SESP disse ainda que a equipe atende a sede e o interior, por isso, algumas solicitações podem ter atrasos. No entanto, a poda das árvores da Avenida Raul Alves está na programação e será realizada em breve. ..
No dia 10 de outubro, às 10h:29, o Blog postou matéria dando conta de que há meses as árvores da Avenida Raul Alves, em pleno centro de Juazeiro, não recebem corte e nem poda. À época este noticioso relatou: “A falta do serviço tem prejudicado principalmente aos condutores de veículos da cidade e visitantes que não conseguem enxergar as placas de sinalização. Além da falta de visibilidade os riscos contra a integridade física dos transeuntes porque os galhos estão já se enroscando na fiação da energia que, inclusive, impulsiona o funcionamento dos semáforos na referida avenida”.
Na mesma postagem foi questionada a ausência da SESP – Secretaria de Serviços Públicos responsável pelos serviços de poda na cidade. Pois bem, passados mais de 45 dias, a situação continua a mesma, ou melhor, piorou tendo em vista que os galhos das árvores cresceram ainda mais. “São ações básicas, necessárias ao bem-estar da população. É muita falta de gestão” reclamou um condutor de veículos neste feriado do dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República quando questionado pela nossa reportagem...
Muita gente não sabe, mas para podar ou eliminar uma árvore, o cidadão deve ter em mãos uma autorização de órgãos ambientais competentes. Em Petrolina, esse processo está regulamentado através da Lei 1838/06, que dispõe sobre a proteção das árvores de logradouros públicos. Por isso mesmo que a Agência Municipal do Meio Ambiente conta com os trabalhos da Comissão de Avaliação Técnica Ambiental (CATA), que avalia todos os pedidos de poda e retirada e emite um parecer.
“Diariamente nós recebemos muitas solicitações de pessoas que, por motivos os mais variados possíveis, querem eliminar uma árvore. Da mesma forma que também pedem orientações sobre a forma ideal de poda. É feito um protocolo, a equipe vai até o local indicado para fazer a avaliação de necessidade de poda ou eliminação e depois emite um parecer, que é entregue para o cidadão, autorizando ou não a iniciativa solicitada”, explica a integrante da CATA, Suzi Mota. ..
Olá Geraldo,
Venho através deste blog solicitar ao setor responsável pela poda de árvores na cidade, pois como ilustra a foto, as árvores da rua do Lírio, Jardim Vitória, estão quase que fechando a visão da referida artéria, perto de atingir os fios e à noite causam escuridão, pois não deixam a luz do poste iluminar a mesma, facilitando a ação de meliantes...
Nesta manhã (27), a redação do Blog postou a denúncia do leitor Getúlio Viana de Sá sobre a falta de poda de árvores na Avenida Raul Alves, centro de Juazeiro. O leitor reclamava que os galhos das árvores estavam impedindo a visibilidade do semáforo para pedestres. A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) enviou a nossa redação uma nota explicando que a poda na Avenida Raul Alves já está na programação da Diretoria de Manutenção Urbana. Atualmente a Sesp atende com os serviços de poda o bairro São Geraldo. ..
Geraldo José
Gostaria de aproveitar o espaço do Blog Geraldo José para agradecer à Secretaria de Serviços Públicos, gerida pelo Sr. Fernando Dantas, pelo pronto atendimento à solicitação de poda de árvores localizadas ao longo do canteiro central da Rua do Paraíso, Bairro Santo Antônio. Os galhos das árvores estavam dificultando a mobilidade das pessoas que transitam diariamente no local.
A solicitação foi recebida pela Secretaria de Serviços Públicos no dia 6 de junho, e, conforme orienta a Lei Orgânica do município de Juazeiro-BA, está sendo atendida no prazo de 15 dias...
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) esclarece a moradora do bairro São Geraldo, Márcia Leila, que a poda das algarobas da Praça Antônio Marcelino se faz necessária como forma de prevenir acidentes nesta localidade, pois as árvores estão muito frondosas com galhos grandes, tendo em vista também que esse tipo de árvore possui uma raiz superficial e tem facilidade de cair principalmente em épocas de chuvas e ventos fortes. A Sesp ainda informa à moradora que as algarobas possuem um crescimento rápido, e em pouco tempo estarão com os galhos de modo uniforme.
..
A leitora Márcia Leila enviou mensagem ao Blog reclamando de uma ação de poda no bairro São Geraldo que destruiu inúmeras árvores. Confira:
Geraldo,..
Seja na calçada das casas, em praças ou equipamentos públicos, as árvores contribuem para uma melhor qualidade de vida da população, através da produção de oxigênio, filtragem da poluição do ar, redução da temperatura. Além disso, servem como produtoras de sombra, habitat natural de pássaros e contribuem para o projeto paisagístico da cidade. Petrolina, através da Agência do Meio Ambiente (AMMA), tem intensificado o processo de arborização, através da distribuição de mudas de espécies da Caatinga. Mas para que estas plantas cumpram com suas funções, além de cuidar para que elas cresçam, a população tem que ficar atenta quanto à poda e a eliminação. Tanto uma ação quanto a outra só pode ser executada com a autorização dos órgãos públicos do meio ambiente.
A Lei 1838/ 06 aborda sobre árvores dos logradouros públicos da cidade e seus povoados. O artigo 2º enfatiza que “fica terminantemente proibido destruir, danificar, lesar ou maltratar por qualquer modo ou meio, árvores de qualquer espécie nativa e exótica, componentes da arborização urbana nos logradouros públicos da cidade de Petrolina e seus povoados”. O artigo terceiro da mesma Lei especifica em que situações a eliminação será permitida: se a planta estiver ameaçando cair, impedindo a realização de obras públicas, comprometendo a estrutura de residências, quando houver infestação de doenças, quando a localização estiver em desacordo com o Código de Postura do Município, Lei do Uso de Solo Urbano e Plano Diretor; dentre outros...
© Copyright RedeGN. 2009 - 2024. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.