Foram encontrados 60050 registros para a palavra: sé

Sebrae apoia cooperativa de catadores de materiais recicláveis em Juazeiro

Com o objetivo de promover a capacitação dos integrantes da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (Cooperfitz), o Sebrae realizou a palestra “Empreendedorismo na Prática: a importância dos comportamentos empreendedores”, no dia 29 de agosto. Além dos dirigentes, todos os cooperados participaram da qualificação.

Criada em 2011, a cooperativa nasceu com o apoio do Padre Guilherme Fitz, pároco da Igreja Católica, cujo nome batizou a cooperativa, grande incentivador do empreendedorismo entre as classes menos favorecidas e que valorizava a importância da união entre as pessoas para gerar a renda necessária para uma vida digna...

Senador Otto Alencar acompanha o time de Isaac - Celso e Coronel Anselmo - em visita ao Mercado do Produtor, informa assessoria

Na manhã desta terça-feira, 10, o senador Otto Alencar (PSD) acompanhou o ex-prefeito Isaac e a chapa majoritária do PSD de Juazeiro, na Bahia, Celso Carvalho e Coronel Anselmo, em visita ao Mercado Produtor. Quem também estava presente na comitiva eram Vereadores e lideranças políticas da cidade.

Assim que chegaram ao Mercado, receberam calorosa recepção dos trabalhadores e seguiram visitando empresários, mas alguns permissionários já aguardavam o prefeito em seus pontos comerciais. Em uma das lojas, o funcionário Saulo Barbosa, de 26 anos, quis expressar a alegria em ver o grupo visitando o espaço mais uma vez. “Vocês estiveram aqui na semana passada e agora voltaram com um senador, que pode ajudar a melhorar esse espaço, ou até nos colocar em um espaço melhor. Senti o compromisso e a confiança. Eu estava em dúvida sobre meu voto, mas já decidi, eu vou votar nesse Celso de Isaac e no coronel.”, afirmou. ..

Hospital Dom Malan em Petrolina começa ciclo de treinamento de colaboradores com foco nos serviços para a população

O Hospital Dom Malan, da rede estadual de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, começou nesta terça-feira (10), o treinamento Liderança Consciente, dirigido a diretores, coordenadores e gerentes da unidade de saúde.

"O intuito é passar conhecimentos e conteúdo que são pertinentes aos cargos de gestão da unidade. Queremos desenvolver em nossos colaboradores o sentimento de pertencimento, e estamos compartilhando conhecimento para que esses gestores possam multiplicar entre as equipes. Nós sabemos que uma equipe bem treinada é muito mais produtiva e isso se reflete diretamente na nossa assistência à população, " ressaltou a diretora geral do Hospital Dom Malan Ismep, Daniele Moreno...

Juazeiro: após ser alvejado por arma de fogo no último sábado, homem tem morte confirmada nesta terça-feira (10)

Morreu nesta terça-feira (10) Juvenal Bezerra da Silva. Ele tinha 56 anos e estava internado desde o último sábado (7), após ser atingido por tiros no Projeto Mandacaru I, zona Rural de Juazeiro. Juvenal era comerciante na comunidade e estava na UTI do Hospital Universitário (HU).

Segundo informações de testemunhas, a motivação do crime teria sido um desentendimento antigo entre o comerciante e o acusado, que fugiu e até o momento não foi encontrado. ..

Partidos e candidatos têm até sexta-feira para prestar contas ao TSE

A partir desta segunda-feira (9), candidatos e partidos que vão disputar cargos nas eleições municipais deste ano devem enviar as prestações de contas parciais de suas campanhas à Justiça Eleitoral. O prazo termina na próxima sexta-feira (13).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a documentação deve ser registrada no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) e deve incluir todas as movimentações de dinheiro realizadas desde o começo da campanha até 8 de setembro...

Estudantes baianos desenvolvem couro ecológico utilizando palma forrageira

Desde 2014, o movimento global Fashion Revolution opera no Brasil em busca de uma moda com cadeia produtiva sustentável. A conscientização a respeito de uma confecção mais justa e transparente incentivou Bianca Silva, João Pedro Rosa e Milena Santos, estudantes do Colégio Democrático Estadual Castro Alves, localizado em Ipupiara, no Centro-Sul da Bahia, a desenvolverem um couro ecológico utilizando a Opuntia Cochenillifera, conhecida popularmente como palma forrageira.

A busca por um projeto que cumprisse os pré-requisitos de práticas éticas e ambientalmente legais levou à escolha da planta, que pertence à família botânica Cactaceae. A jovem cientista Bianca explica que o couro ecológico precisa ser fabricado com um material resistente e impermeável. “A gente precisava provar que as confecções a partir do couro feito com vegetal têm resistência para uso diário, por isso a palma forrageira foi a melhor opção. Além de ser uma planta em abundância em nossa região semiárida, ela também tem as propriedades necessárias para desenvolver o produto”...

Promoção à saúde mental e prevenção ao suicídio são temas de roda de conversa promovida pela SEC-Bahia

Um conjunto de atividades alusivas ao Setembro Amarelo reforça as ações da Secretaria da Educação do Estado (SEC) para alertar a comunidade escolar sobre a depressão e prevenção do suicídio. Na segunda-feira (9), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi realizada a roda de conversa “Setembro Amarelo: se precisar, peça ajuda”, que reuniu dirigentes, gestores, professores, estudantes e familiares em torno do tema. O evento marca o compromisso do Governo do Estado de oferecer suporte emocional e conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

A superintendente de Recursos Humanos da SEC, Rosário Muricy, destacou a importância de abordar o tema de forma categórica e transformadora. “A SEC permanece comprometida em promover políticas educacionais que considerem a saúde integral de seus estudantes e profissionais, fazendo do Setembro Amarelo uma oportunidade para celebrar e valorizar a vida todos os dias”, declarou. Durante o evento no IAT, Rosário reforçou a necessidade de ações efetivas que vão além da conscientização...

"Canta Baixinho, para Ouvir Melhor" vai abrir sua terceira temporada com homenagem à cultura juazeirense

Após duas temporadas de muito sucesso, o "Canta Baixinho para Ouvir Melhor" estará de volta para mais uma série de shows. Idealizado pelo coletivo cultural Indivíduo Coletivo, o projeto possibilita ao público a apreciação de performances autorais de artistas regionais e vai abrir a sua terceira temporada no dia 14 de setembro, às 20h, na sala 1 do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro. Sob o pseudônimo Kuey & Godóia, as atrações da noite serão Odomaria Bandeira e Coelhão Assis, com o show "Óbvio".

O espetáculo vai trazer consigo um pouco da história cultural de Juazeiro nas canções de Coelhão Assis. No palco, o artista plástico, ator e compositor vai dividir histórias e os vocais das canções com a professora e antropóloga Odomaria Bandeira. A apresentação ainda promete uma homenagem ao grupo Êxodus de Artes, movimento artístico-cultural que reuniu grandes artistas juazeirenses na década de 70...

Pesquisa da Setur-BA avalia impacto turístico da Parada do Orgulho LGBT+ na Bahia

A 21ª Parada do Orgulho LGBT+ encerrou, neste domingo (8), a Semana da Diversidade na Bahia, arrastando uma multidão, puxada por 14 trios elétricos no circuito Barra/Ondina, em Salvador. Com o tema "Orgulho Jovem", a manifestação pelos direitos do segmento foi promovida pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), com o apoio do Governo do Estado, por meio de diversas secretarias. Antes do desfile, no Farol da Barra, houve apresentações de transformistas e atrações musicais, como Ju Moraes e Samba Trevo de Mulher.
 
"Este ano trabalhamos para atrair um número maior de turistas, oferecendo um circuito com mais comodidade. O evento movimenta toda uma cadeia produtiva, que vai dos fornecedores de material publicitário aos setores de transporte, bares e restaurantes, gerando trabalho e receita", declarou o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira.
 
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) participou da festa com equipes do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) espalhadas no circuito, para orientações sobre o Roteiro LGBTQIAPN+, desenvolvido por meio de parceria entre a pasta, o GGB e a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Ele contempla atrativos das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros, com fatos históricos, personagens da comunidade e serviços disponíveis. O órgão também aplicou a pesquisa que identifica o perfil do visitante, levantando informações sobre origem, meios de transporte e hospedagem, gasto e tempo de permanência, além da avaliação das atividades no destino.
 
"Salvador ficou mais especial ainda, porque, além dos seus atrativos e espaços para o público LGBT+, tem uma festa como essa. O circuito da parada é maravilhoso para o turismo", destacou o jornalista Welton Trindade, de São Paulo.
 
"Um evento grande como esse serve para mostrar o quanto é importante respeitar o direito do outro. Nosso grupo foi muito bem acolhido pelo pessoal da Bahia, que tem um calor diferente. Essa pesquisa é muito importante", completou o psicólogo Bruno Ferreira, de Goiás.
 
O presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, Ricardo Gomes, participou do desfile e ressaltou o crescimento da manifestação baiana. "A cada ano, a parada na Bahia vem mais forte e firme no propósito de lutar pelos nossos direitos e também impulsionar o turismo, um dos grandes empregadores da comunidade".
 
Durante a Semana da Diversidade, a Setur-BA também capacitou trabalhadores do trade turístico da capital, para qualificar o atendimento inclusivo.  "O Governo do Estado atua na divulgação da Bahia entre os destinos gay friendly mais procurados do país, em feiras nacionais e internacionais, e reforçou os cursos de capacitação, sempre apoiando a semana dedicada ao segmento", explicou a coordenadora de Regionalização e Promoção do Turismo LGBTQIAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos. ..

Márcio Jandir e Cida Gama são recebidos com festa no Residencial Praia do Rodeadouro, informa assessoria

Mostrando que têm compromisso e propostas para transformar Juazeiro na cidade de toda a gente, o candidato a prefeito Márcio Jandir e a vice Cida Gama finalizaram a agenda desta segunda-feira (09), acompanhados da candidata a vereadora Raimunda Milter, numa linda caminhada pelo Residencial Praia do Rodeadouro, comprovando que o povo juazeirense quer mudança nesta eleição.

Durante o percurso, os candidatos escutaram os problemas e as necessidades da comunidade e conversaram sobre as propostas para solucioná-los.  ..

Banco Brasil e Caixa: assembleia aprova greve a partir da sexta-feira (13)

A campanha salarial 2024 no Banco do Brasil e na Caixa caminha para greve. Em assembleia virtual realizada na segunda-feira (09), os bancários decidiram pela aprovação de paralisação por tempo indeterminado a partir de 0h desta sexta-feira (13), para cumprir a legislação, que determina o aviso com 72 horas de antecedência para os serviços essenciais.

No BB, foram 70,53% votos pela rejeição com indicativo de greve, 27,26% pela aceitação e 2,21% abstenções. Já na Caixa, entre os votantes, 91,74% optaram pela rejeição, 6,4% votaram a favor da proposta e 1,86% se abstiveram...

"Vou provar que política não se faz de quatro em quatro anos", garante Lara Cavalcanti em entrevista a Emissora Rural FM

A candidata à prefeita de Petrolina pelo PL, Lara Cavalcanti, foi a entrevistada desta terça-feira(10), da rodada de entrevistas entre os candidatos a prefeitura municipal. As entrevistas são realizadas pela Emissora Rural FM no programa Espaço Aberto. 

A candidata iniciou a entrevista comentando o tema que será carro chefe de sua gestão, saúde. ''Estive em vários postos de saúde e encontrei situações inadmissíveis, postos de saúde caindo os pedaços. O último que visitei foi no João de Deus, bairro que tem 20 mil habitantes e só distribui 20 fichas por dias ou seja, conseguir uma consulta com um médico é mais concorrido do que passar num vestibular pra medicina.'', disse a candidata comentando ainda a situação dos postos de saúde de Nova Descoberta e Pedrinhas.  ..

First Friday 2024: 4ª edição explora o fascinante mundo dos Insetos Aquáticos da Caatinga

Mergulhar no fascinante universo dos insetos aquáticos da Caatinga e enriquecer os conhecimentos sobre esse importante bioma brasileiro é o que propõe o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna) que realizará a 4ª edição do First Friday 2024, trazendo o tema "Insetos Aquáticos da Caatinga". 

O evento será ministrado pelo renomado professor Dr. Adolfo Ricardo Calor e Silva e contará com a mediação do biólogo e pesquisador do Cemafauna, Felipe Marques. A sessão ocorrerá de forma online, no dia 20 de setembro, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro no YouTube - https://www.youtube.com/@CEMAFAUNACaatinga ..

Suzana dá início a uma agenda intensa de campanha na semana; caminhada no Alagadiço está marcada para esta terça, informa assessoria

A prefeita Suzana Ramos, candidata à reeleição, segue cumprindo uma intensa agenda de campanha nos bairros e comunidades de Juazeiro. Ao lado de sua vice, Vitória Bandeira, Suzana tem se dedicado a ouvir as demandas da população e a apresentar suas propostas para a continuidade do desenvolvimento da cidade. Entre os destaques da semana está a Grande Puxada do 45 no bairro Piranga. A concentração será na Rodovia Salitre, na praça da entrada do bairro, às 18h. Além da Puxada do 45, Suzana Ramos participará de diversas caminhadas ao longo da semana, em diferentes bairros da cidade. Confira:

 ..

Procurador do MPE solicita "celeridade" e opina por "indeferimento" da candidatura de Ednaldo Barros em Sento Sé

O Ministério Público Federal, através do Procurador Regional Eleitoral, Samir Cabus Nachef Júnior, encaminhou manifestação, solicitando “celeridade na tramitação” e “cumprimento dos "exíguos prazos fixados na legislação eleitoral”, do processo que tramita no TRE a respeito de um pedido de inelegibilidade do ex-prefeito de Sento Sé, Ednaldo Barros.

O Procurador Eleitoral, Samir Cabus, argumenta que em função dos prazos, opina “pelo indeferimento do registro de Ednaldo dos Santos Barros, para disputar ao cargo de prefeito da cidade de Sento Sé, por estar enquadrado no inelegibilidade prevista no artigo 1º, inciso I, alínea g” da lei Complementar nº 64/90”, anotou...

Empresas do Norte da Bahia participam da Feban 2024 com apoio do Sebrae

Entre os dias 5 e 7 de setembro, quatro empresas do setor de alimentos e bebidas do Vale do São Francisco participaram de mais uma edição da Feira Baiana de Negócios (FEBAN). O encontro realizado no Centro de Convenções da Faculdade Ages, em Jacobina, Centro-Norte baiano, além da unidade do Sebrae anfitriã, reuniu as regionais de Juazeiro, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

As empresas Cervejaria Nordhaus, Laticínios Bom Sabor e Agromassas, de Juazeiro, e Coopercuc, de Uauá, representaram a região Norte, dentro do Programa Agentes de Mercado...

Justiça Eleitoral recebe prestação parcial de contas de candidatos e partidos a partir desta segunda-feira

A Justiça Eleitoral começa a receber, a partir desta segunda-feira (9) as prestações parciais de contas de campanhas de partidos e candidatos a prefeito e vereador nas eleições de outubro. Quem disputa cargo eletivo terá até o dia 13 de setembro para apresentar os relatórios.

A medida vale para todos que concorrem no pleito de outubro, mesmo que ainda não estejam com os registros de candidatura aprovados...

TSE indefere candidaturas do Avante em cidade do Norte baiano

Uma decisão do ministro André Ramos Tavares, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu as candidaturas do partido Avante às eleições para vereador em Uauá, no Sertão do São Francisco. A medida se deve ao fato de a agremiação partidária estar suspensa no dia de início das convenções partidárias [20 de julho passado]. Segundo o ministro foi constatado que o CNPJ do partido não estava regularizado no prazo [30 dias antes]. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

A decisão do ministro do TSE derruba sentença anterior do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) que havia permitido a inscrição dos postulantes a vereador da cidade por não verificar problemas quanto ao Drap [Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários]...

Campanha de Suzana e Vitória segue ganhando força nas ruas de Juazeiro, diz assessoria

A campanha da prefeita Suzana Ramos e de sua vice, Vitória Bandeira, continua a ganhar força e adesão popular por toda Juazeiro. Com uma agenda cheia de caminhadas, encontros e eventos, a dupla tem se destacado pelo contato direto com a população e pela apresentação de propostas que visam a continuidade do desenvolvimento da cidade. A campanha tem sido marcada por manifestações de carinho e reconhecimento pelo trabalho realizado na gestão atual, com muitos moradores expressando gratidão pelas obras e serviços implementados.

Para a prefeita Suzana Ramos, a proximidade com o povo é essencial para garantir uma gestão participativa. "Estamos em cada canto de Juazeiro, ouvindo as demandas e dialogando com a população. Nosso compromisso é continuar trabalhando incansavelmente para melhorar a vida das pessoas e levar mais desenvolvimento para nossa cidade", destacou a candidata à reeleição. Vitória Bandeira, sua vice, reforçou a importância de manter esse contato e de caminhar ao lado da população. "A campanha tem mostrado que Juazeiro quer continuar avançando. É emocionante ver o quanto as pessoas acreditam no nosso trabalho e nas nossas propostas para o futuro da cidade", afirmou Vitória...

Celso Carvalho e Coronel Anselmo celebram dia da padroeira de Juazeiro

“Nossa Senhora Mãe das Grotas de tuas mãos que brota a nossa santa proteção. Ó Mãe dos humilhados e ofendidos, dos flagelados e oprimido, dá-nos sempre a tua mão!” Domingo, 08 de setembro, dia da padroeira de Juazeiro, na Bahia, Nossa Senhora das Grotas. O ex-prefeito Isaac acompanhou seu time, composto pelo prefeito Celso Carvalho e o vice Coronel Anselmo nas homenagens à santa desde a manhã até a procissão, no final da tarde.

“E do índio pro vaqueiro e sob os Juazeiros, às mãos do que pregava no sertão. Às margens do Rio São Francisco, no pouso e descanso dos tropeiros, nascia Maria em Juazeiro”. Em 1706, conta-se, um índio encontrou uma imagem esculpida em madeira em uma das grotas do rio São Francisco. Sem saber o que fazer com ela, mostrou a imagem a um vaqueiro que encontrou pelo caminho. Juntos, levaram a imagem a um padre franciscano que estava em missão naquela região e, desde então, Juazeiro ganhou a sua padroeira. Seu dia é marcado por missa festiva, na Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas, e uma procissão pelas ruas da cidade, que conta com milhares de pessoas todos os anos...