Foram encontrados 142501 registros para a palavra: i

Convite Missa da Paz

As famílias: Russo, Cláudio, Araquan, Benvindo e Nogueira, através de seus representantes: Barnar Russo, Peu de Cláudio, Paulo Gonçalves, Vavá Araquan, Rogério Araquan, Zé Neto Benvindo e Joselito Nogueira tem a honra e o prazer de convidar a população em geral, para assistir à missa em celebração aos 25 anos do Acordo de Paz entre às Famílias.

A missa será realizada no dia 17 de outubro 2025 (sexta-feira), às 10:00hs da manhã, na Igreja do Menino Deus, em Belém do São Francisco - PE...

Jerônimo Rodrigues recebe homenagem durante abertura do XVII Consepre e destaca importância da Bahia no fortalecimento do Judiciário

A Bahia se torna, entre os dias 6 e 8 de outubro, o centro das discussões sobre o futuro e o fortalecimento do poder judiciário brasileiro. O estado sedia, pela primeira vez, o XVII Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre), evento que reúne presidentes dos Tribunais de Justiça de todo o país para debater temas fundamentais voltados à eficiência, transparência e acesso à Justiça.

Durante solenidade de abertura, nesta segunda-feira (6), no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues foi homenageado com a Medalha do Mérito do Judiciário do Estado da Bahia, em reconhecimento ao compromisso com a adoção de políticas públicas voltadas à promoção da paz e da inclusão social, a exemplo do Programa Bahia pela Paz...

"Obrigado, Sobradinho! Realizamos um evento que já entrou para a história como o melhor de todos os tempos", prefeito de Sobradinho celebra sucesso do Forró do Vaqueiro/2025

Sobradinho viveu um fim de semana inesquecível com a 21ª Edição do Forró do Vaqueiro, que aconteceu de 3 a 5 de outubro. A festa, que já se consolidou como um dos maiores eventos da região norte da Bahia, reuniu milhares de pessoas para celebrar a cultura nordestina, a tradição do sertão e a fé do povo sobradinhense.
Os três dias de festa foram marcados por shows, cavalgada, missa e muita celebração da cultura sertaneja.


A abertura do evento, na sexta-feira (3), foi marcada por shows de artistas renomados como Wesley Safadão, Milsinho Toque Dez e Túlio Duarte, que agitaram o público presente. A estrutura grandiosa e a organização impecável garantiram o sucesso da primeira noite, que celebrou a energia e a alegria do povo de Sobradinho...

Campanhas arrecadam brinquedos e contribuições para crianças de Petrolina e Juazeiro

No mês em que se celebra o Dia das Crianças, duas importantes campanhas de solidariedade estão arrecadando brinquedos e contribuições para promover a felicidade de crianças atendidas por instituições e projetos sociais em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e Juazeiro, na Bahia.

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) deu início à 13ª edição da campanha "Doe um Brinquedo, Ganhe um Sorriso". A ação, que já ocorre há mais de uma década, tem como objetivo arrecadar brinquedos para crianças atendidas por organizações não governamentais, creches, abrigos e outras entidades de apoio à infância nos municípios de Petrolina e Juazeiro...

Programa Escola Verde está com inscrições abertas para o XXVI Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar

O Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está promovendo o XXVI Minicurso de Educação Ambiental Interdisciplinar (MEAI), destinado a professores, estudantes e gestores da educação básica e do ensino superior. A ação abordará temas relacionados à saúde ambiental, agricultura familiar, políticas ambientais, entre outros assuntos voltados ao meio ambiente. O evento será realizado de forma remota nos dias 11 e 18 de outubro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do PEV no YouTube. As inscrições já estão abertas.

A participação é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas on-line até o último dia do evento. Nesta edição, o Minicurso contará com a participação de 16 professores de diferentes Instituições de Ensino Superior das regiões Nordeste e Sul do Brasil. Com estimativa de público de 500 participantes, o evento discutirá temáticas que abrangem desde tecnologias educacionais aplicadas à Educação Ambiental até gestão de recursos hídricos, biodiversidade, reciclagem, resíduos sólidos, direito socioambiental, marketing ambiental e segurança alimentar...

Artigo: 68 anos da execução do Che: "Ninguém morre enquanto é lembrado"

Capturado no dia 08; no dia 09 de outubro de 1967, ironicamente em uma sala de aula de uma pequena cidade perdida nos vales bolivianos, La Higuera; tiros, disparados "abaixo do pescoço para mostrar que houve  resistência e enfrentamento", deram fim à vida do mais emblemático líder guerrilheiro do século XX.
Ferido, em péssimas condições físicas, subnutrido e com ataques repetidos da asma que o acompanhou pela vida inteira, Ernesto Guevara, o Che, recebeu o Sargento do Exército Boliviano, Mário Teran, sentando a um canto, amarrado.

De acordo com as próprias declarações do executor, que cumpria ordens do agente da CIA Felix Ismael Rodriguez, dadas ao comandante boliviano, o Coronel Perez; Che levantou-se e, mais que uma pergunta, afirmou:
"Você veio para me matar", com uma voz firme que parecia ecoar nas paredes da sala. Terán olhou para o chão sem responder. "O que os outros disseram?", perguntou Che, referindo-se ao restante de seus companheiros de guerrilha que tinham sido capturados e mortos nos dias anteriores. "Nada", respondeu Terán. O Che não pôde deixar de sorrir. "Eles foram corajosos!", exclamou.
Ele me disse: "Fique calmo e mire bem, você vai matar um homem!", contou o então suboficial à revista Paris Match em uma longa reportagem sobre o episódio. 
Encerrava-se ali a vida do guerrilheiro e crescia o mito, as lendas e a aura que beira o misticismo. Até hoje, centenas de pessoas,  peregrinam todos os anos para o local onde ele foi executado e em Cuba, milhares se reúnem para relembrar seus feitos na Revolução de 1958.
Após 68 anos, nós os sobreviventes daqueles fatídicos anos da segunda metade do século XX, que em algum momento da vida, fomos tocados pela urgente necessidade de mudar o Mundo, compreendemos porque o Che nos emociona, nos direciona, nos deu coragem e desassombro para sonhar a Utopia: Antes de ser o comunista, ele era um humanista. Entendia que a Revolução tem de mudar não apenas as relações de produção, mas modificar, por inteiro o Homem.
Esse Humanismo, essa entrega total à tarefa de cooperação social como forma de desenvolvimento, impulsionou Che e plantou raízes no mundo inteiro.
Hoje, quando pairam nuvens escuras sobre o futuro e fascistas mostram abertamente a cara; quando "líderes" patrocinam genocídios e são aplaudidos por ignorantes, quando a "informação" é manipulada por IA e a bússola da ação das massas é o Whatsapp e o Instagram, é impossível não lembrar Che.
Ainda há quem se sacrifique, ainda há quem renuncie ao conforto e a segurança (aqui uma lembrança, registro e admiração à Deputada Federal Luizianne Lins), ainda há humanidade entre mulheres e homens. E quero crer, ainda há coragem e determinação, para continuarmos na jornada para a mudança do Mundo.
Che vive!
Manoel Leão-Um velho sobrevivente..

Operação integrada do Governo do Estado contra bebidas adulteradas recolhe primeiras amostras para análise

A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA), em parceria com a Polícia Civil, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), e a Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa) deu início, nesta segunda-feira (6), em Salvador, às fiscalizações da Operação "Bebidas Etílicas", que tem o objetivo de coibir a comercialização irregular de bebidas alcoólicas adulteradas ou falsificadas na capital baiana.

O primeiro ponto inspecionado foi um estabelecimento que fabrica e envasa bebidas alcoólicas, localizado no bairro de Ilha Amarela, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Foram coletadas amostras de produtos e vasilhames para análises e o local foi autuado pelo Procon por conter produto com prazo de validade vencido e por manter em estoque produtos fabricados em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação...

Professores da rede municipal de ensino de Juprazeiro participam de encontros formativos

A semana da Secretaria de Educação de Juazeiro foi marcada por uma série de encontros de formação continuada para os professores da rede municipal de ensino. De 29 de setembro a 1º de outubro, o foco foram os professores do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, com o IDEB+. Já no dia 3 de outubro foi a fez, foi a vez de receber os professores de correção de fluxo e da Educação de Jovens e Adultos.

Realizada no laboratório de informática da Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim/EFEP, a formação do programa IDEB+ abordou as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o objetivo preparar os professores para a avaliação externa do Sistema de Avaliação da Educação Básica/SAEB...

Sefaz-Ba oferece atendimento virtual para contribuintes interessados no Refis IPVA Bahia

Os contribuintes baianos interessados em aproveitar as condições oferecidas pelo Refis IPVA Bahia para regularizar sua situação com o fisco estadual contam com a agilidade e a comodidade do Balcão Virtual da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) para obter informações e orientações sobre as condições oferecidas, que incluem desconto de até 95% em multas por atraso e acréscimos moratórios e parcelamento do débito em duas vezes.

Para ser atendido, basta acessar www.sefaz.ba.gov.br e depois clicar no banner "Balcão Virtual", disponível na página principal do site. Na sequência é só escolher o serviço 'Refis IPVA Bahia' e clicar em continuar...

Unimed Vale do São Francisco realiza encontro para valorizar profissionais de atendimento ao cliente

A Unimed Vale do São Francisco promoveu, neste sábado (04), um encontro especial voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do atendimento ao cliente. O objetivo foi reconhecer, integrar e fortalecer o relacionamento com cooperados e usuários.

Segundo Luzivana Ferraz, assessora de relacionamento da cooperativa médica, a iniciativa já se tornou tradição. "O encontro visa reconhecer os profissionais que atuam no atendimento ao cliente. Nosso objetivo maior é integrar e fortalecer esse relacionamento, cuidando dos nossos clientes lá na ponta e também dos nossos cooperados", destacou...

Segunda audiência do Plano Diretor de Macrodrenagem é realizada em Petrolina

A população de Petrolina teve a oportunidade de conhecer, de forma mais detalhada, os estudos feitos sobre a macrodrenagem da cidade e os impactos nas diversas bacias hídricas existentes em Petrolina, durante a 2ª Audiência Pública, realizada na sexta-feira (3), no auditório da Fundação Nilo Coelho. O evento reuniu lideranças comunitárias, profissionais que atuam na área e autoridades.

A iniciativa da gestão municipal tem o objetivo de garantir maior segurança hídrica, planejamento e infraestrutura para o crescimento ordenado da cidade. Nos últimos meses, canais de comunicação ficaram abertos para que a população pudesse enviar contribuições para o desenvolvimento do plano e ter acesso ao material técnico dividido por bacias.
Com a conclusão das etapas de audiências, até o final deste ano, a minuta do projeto de lei será enviada à Câmara de Vereadores de Petrolina para análise e aprovação. O desenvolvimento do Plano Diretor de Macrodrenagem marca um novo capítulo na história do município, que há décadas sofria com os efeitos das chuvas em bairros periféricos...

73ª CIPM promove “Dia das Crianças Solidário” com apoio da Aciaj

A 73ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia (CIPM) está promovendo a campanha “Dia das Crianças Solidário”, uma ação que busca levar alegria às crianças da comunidade por meio da doação de brinquedos.

A iniciativa reforça o compromisso social da Polícia Militar com a comunidade, estimulando a solidariedade e a união em torno de uma causa especial: garantir um dia das crianças mais feliz para meninos e meninas em situação de vulnerabilidade...

Prefeito Andrei participa da 21ª Missa do Vaqueiro e celebra a força da tradição sertaneja em Sobradinho

O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, participou neste domingo (5), da 21ª edição da Missa do Vaqueiro, em Sobradinho. O evento, que já faz parte do calendário cultural e religioso do Sertão do São Francisco, reuniu centenas de vaqueiros, famílias e visitantes em um dia de fé, emoção e valorização das tradições nordestinas.

Ao lado do prefeito de Sobradinho, Cleyvinho Sampaio, do chefe de gabinete, Tiziu da Rocha, do vereador de Juazeiro, Anderson da Iluminação, autoridades locais e dos vaqueiros, o prefeito Andrei Gonçalves, ressaltou que essa celebração é um símbolo vivo da identidade do povo sertanejo. “A Missa do Vaqueiro mantém viva a essência da nossa cultura e reforçam valores como fé, coragem e resistência. É uma alegria ver a força da tradição se renovando a cada ano, unindo gerações e fortalecendo os laços entre as comunidades do nosso território. Quero parabenizar ao prefeito Cleyvinho e a sua equipe pela realização do evento”, destacou o prefeito de Juazeiro...

Prefeitura de Casa Nova inicia processo de regularização fundiária em Santana do Sobrado

A Prefeitura de Casa Nova, por meio do Setor de Tributos, iniciou o processo de regularização fundiária dos imóveis residenciais e comerciais do distrito de Santana do Sobrado. As equipes da prefeitura estão realizando visitas aos imóveis para efetuar o cadastramento — primeiro passo para a emissão dos títulos de propriedade.

A partir dos cadastros, a Prefeitura fará um censo detalhado e um georreferenciamento com as localizações e os limites de todos os imóveis do distrito. Durante as visitas, os profissionais registram os dados pessoais dos proprietários e as medidas do bem...

Sesau divulga novo cronograma de atendimento da Unidade Odontológica Móvel de Juazeiro

A Unidade de Atendimento Odontológico Móvel (UOM) segue levando serviços para a população. A iniciativa realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) está oferecendo, entre os dias 06 e 10 de outubro, 15 atendimentos diários a partir das 8h. É necessário que os pacientes apresentem RG, CPF e Cartão SUS.

Confira o cronograma:..

Usuários relatam instabilidade no uso de aplicativos de bancos durante esta terça

Aplicativos de bancos apresentaram instabilidade durante esta terça-feira (6). Conforme relatos, a principal entidade financeira com problemas no funcionamento é o Banco Itaú. Dentre as funções afetadas está a sessão de pagamentos, inclusive a modalidade Pix.

De acordo com o site Downdetector, que realiza a coleta de dados de reclamações dos usuários, também há instabilidades na Caixa, Banco do Brasil, Nubank, Bradesco, Banco Inter e Santander...

Crianças e adolescentes já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação

Crianças e adolescentes com idade até 15 anos já podem atualizar a caderneta nacional de vacinação. Até o dia 31 de outubro, todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estarão disponíveis em todo o país.

Segundo o Ministério da Saúde, neste mês das crianças foram disponibilizadas mais de 6,8 milhões de doses, além do repasse de R$ 150 milhões às gestões de saúde locais, para organização das ações nos territórios...

Bebida ilegal: Brasil fechou uma fábrica a cada 5 dias em dois anos

Entre 2022 e 2024, o Brasil fechou em média uma fábrica clandestina de bebida falsificada a cada cinco dias, segundo dados citados em reportagem exibida pelo Fantástico. O número chama atenção em meio ao avanço dos casos de intoxicação por metanol — substância tóxica encontrada irregularmente em bebidas e que já provocou mortes e internações graves em vários estados.

As investigações apontam que o problema não está em grandes fabricantes, mas em pequenos esquemas ilegais de adulteração...

Prefeitura de Sento Sé entrega Escola Municipal Sala Avançada Antoninho de Almeida Batista totalmente reconstruída

A Prefeitura de Sento Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (4) a entrega da ampliação e requalificação da Escola Municipal Sala Avançada Antoninho de Almeida Batista, na comunidade de Tanque. Embora tecnicamente classificada como reforma e ampliação, a obra representou uma reconstrução completa da unidade, que foi demolida e totalmente refeita, garantindo mais conforto, acessibilidade e qualidade para alunos e profissionais da educação.

A prefeita Giselda Carvalho participou da solenidade acompanhada da ex-prefeita Ana Passos, vereadores, secretários municipais e moradores da comunidade. "A educação de Sento Sé continua avançando com obras como esta, que mostram nosso compromisso em oferecer espaços dignos e acolhedores para nossos estudantes. É uma alegria ver essa escola nova, bonita e funcional, resultado do cuidado e do planejamento da gestão municipal. Seguimos firmes, unindo experiência e trabalho para seguir transformando a vida das nossas crianças e das famílias sentoseenses", destacou a prefeita...

SAAE comunica falta de água nesta terça-feira (7) em alguns bairros de Juazeiro

O Setor de Engenharia do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE/Juazeiro comunica que nesta terça-feira (7) o abastecimento de água será interrompido das 9 às 17 horas nos bairros João XXIII, Alto do Cruzeiro, Castelo Branco, Monte Castelo, Alto do Alencar, Distrito Industrial, Alto da Aliança, Piranga, Padre Vicente, Malhada da Areia e Nova Esperança. A interrupção será necessária para que as equipes possam realizar, com segurança, o serviço de recuperação da rede principal para melhoria do abastecimento nessas comunidades.
 
O SAAE orienta aos usuários dos referidos bairros que armazenem água nos seus reservatórios para minimizar os impactos causados pela intervenção. Caso o serviço seja concluído antes do tempo previsto, o sistema será reativado e o abastecimento retornará gradativamente. ..