Foram encontrados 93311 registros para a palavra: v

Horário de verão altera funcionamento nos Bancos de Juazeiro

Apesar de não aderir ao Horário de Verão, a população de Juazeiro e região deve ficar atenta às mudanças de horário de serviços que seguem o horário de Brasília. As agências bancárias terão os horários de abertura e fechamento antecipados em uma hora a partir desta segunda-feira (17), os bancos irão atender das 10 às 15h.

Não haverá qualquer alteração no funcionamento dos canais eletrônicos de atendimentos, tais como internet banking, móbile banking e banco por telefone. As transações bancárias eletrônicas são encerradas uma hora mais cedo...

Petrolina Mais Verde contempla o bairro São Gonçalo

A prefeitura de Petrolina realiza há cerca de sete meses o "Programa Petrolina Mais Verde", que visa amenizar as altas temperaturas com a ampliação de áreas verdes na cidade. Para a condução do programa, a Secretaria de Infraestrutura firmou parceria com a Secretaria-Executiva de Irrigação e realizou na última semana o plantio de 35 mudas já adultas da espécie Oiti no bairro São Gonçalo.

Ambas as pastas têm papeis definidos, sendo a de Irrigação responsável por executar o serviço de alocação das árvores e a de Infraestrutura terá a incumbência de fazer a manutenção das plantas e por consequência o serviço de poda e corte de árvores, arbustos e lianas (trepadeiras) nas calçadas,  praças, parques e jardins em todas as áreas públicas da cidade. A população também é parceria no projeto e tem o dever de zelar pela preservação das espécies...

UNEB divulga seleção para Professor Substituto

Informamos que as inscrições referente a Seleção Pública para Professor Substituto – Edital 093/2016, foi prorrogado até hoje (17/10). 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela internet, através do site de Seleção Pública Clique aqui, mediante o preenchimento da Ficha de inscrição e o pagamento de uma taxa no valor de R$ 60,00 (sessenta reais), através de boleto bancário.

O Processo Seletivo Simplificado será constituído por etapas: Entrevista, Aula Pública e Prova de Títulos...

Adelmário Coelho emocionou mais de 20 mil bonfinenses na festa da vitória de Brasileiro e Zé Antônio

Milhares de pessoas participaram na noite de sábado, 15, da grande festa da vitória de Carlos Brasileiro e Zé Antônio, realizada na Praça Dr. Antônio Gonçalves. O evento teve com atração principal o forrozeiro Adelmário Coelho, que voltou a se apresentar no município após seis anos. A festa que superou todas as expectativas contou ainda com a participação de Cicinho de Assis, Pagodão Bom D+, Xaveco e Palpite.

Entre as diversas autoridades políticas presentes, estavam o deputado federal Valmir Assunção, o deputado estadual Bobô, a prefeita eleita de Itiúba Cecília Petrina, o chefe de gabinete da Sudesb Gustavo Miranda, vereadores eleitos e representantes dos partidos aliados...

Tucano: População ocupa Câmara para barrar aumento de salário de vereadores

Moradores do município de Tucano lotaram o plenário da Câmara Municipal durante a sessão da última quinta-feira, 14 de outubro, para reivindicar a revogação de um Projeto de Lei que aumenta o salário dos vereadores dos atuais R$7 mil para R$10.128,89 a partir de janeiro de 2017. Intitulado "Não vamos nos calar – Mobiliza Tucano!", o movimento tomou força a partir da sessão realizada no dia 06 de outubro, quando o aumento foi aprovado por todos os vereadores presentes.  A partir daí, a população iniciou uma mobilização nas redes sociais e nas ruas, por meio de abaixo-assinado, vídeo e outras postagens na web, convidando todos para a sessão de ontem.

Pressionados com a força do movimento, alguns vereadores tentaram justificar o aumento, mas sem sucesso. Para a professora Vera Serra, porta-voz do Movimento, o aumento, embora tenha amparo legal, não é de bom senso. "Bom senso é que este aumento nem sequer fosse cogitado", defendeu ela depois de falar sobre a crise financeira do país e os índices de pobreza que o estado da Bahia ainda amarga...

Coordenação de Paulo Bomfim nega irregularidades e diz que oposição não respeita vontade do povo

Mais uma vez a oposição demonstra não saber conviver com o resultado das urnas. Seus representantes criam factoides e usam denunciantes sem credibilidade que, inclusive, utilizam documentos fraudulentos.

Não houve falha na ata e nem compra de votos por esta coligação como alega, sem provas, o derrotado. A história se repete. Eles perdem nas urnas , inventam  processos sem cabimento e perdem de novo. ..

DCE Univasf envia nota sobre greve dos estudantes, confira:

O DCE/ Univasf vem comunicar o fim da ocupação da reitoria da nossa Universidade, encerrada no dia 14 de outubro, após realização de Assembleia Estudantil e já aproveita este espaço para parabenizar a todas e todos que construíram, com muita garra e luta, os cinco (5) dias de ocupação.

A união das e dos estudantes em torno da pauta da Assistência Estudantil, intensificada após um calendário de mobilizações movido pelo DCE, culminou com um dos momentos mais bonitos e de maior mobilização estudantil da história da Univasf. Essa luta é justíssima e não se iniciou agora, mas há anos quando o Movimento Estudantil passou a exigir da nossa Universidade um Plano de Assistência Estudantil que possibilitasse a milhares de estudantes, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o ingresso e a permanência na Univasf.

No entanto, demandas, arduamente conquistadas, estiveram ameaçadas nos últimos meses. No dia 08 de outubro, na reunião da Câmara de Assistência Estudantil (CAE), fomos informados que não havia orçamento previsto para o pagamento de bolsas e auxílios no ano de 2017, o que implicaria no aumento da evasão e na destruição do sonho de permanecer na Universidade daquelas(es) que não conseguem continuar a trilhar seus caminhos na Univasf sem a Assistência Estudantil...

XII Secomex da Facape contará com palestras, minicursos e lançamento de livro

O XII Seminário de Comércio Exterior (Secomex) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) está chegando. Com o tema “Alternativas para o Comércio Exterior frente às incertezas globais”, o evento tem o objetivo de proporcionar conhecimento e orientar sobre os obstáculos e oportunidades da graduação de Comércio Exterior na atualidade. O Secomex acontecerá esta semana, nos dias 18 e 19 e contará com palestras, mini cursos e lançamento de livro. 

Na terça-feira (18), o evento começará às 19h, com abertura solene e segue com a palestra “Comercialização de Frutas no Brasil e no Exterior, e os Respectivos Impactos da Atual Conjuntura Econômica Global”, ministrada pelo Gerente de Negócios Comerciais nacionais e internacionais da Cooperativa Agrícola de Juazeiro da Bahia (CAJ), Edvaldo da Silveira Junior...

Mais de 10 mil pessoas curtem homenagem a Tim Maia e Jorge Ben no Festival de Lençóis

Os maiores sucessos de Tim Maia e Jorge Ben embalaram a última noite do 18º Festival de Lençóis, na Chapada Diamantina. O 'Baile do Bem' colocou Sandra de Sá, Sérgio Loroza e Negra Li no mesmo palco e empolgou a multidão na praça Horácio de Matos. Cerca de 10 mil pessoas assistiram ao principal show do evento, que manteve o retrospecto positivo de ausência de ocorrências de violência.

O clima de tranquilidade prevaleceu ao longo de toda a noite de sábado (15), quando também se apresentaram a cantora baiana Ju Moraes e as bandas locais Família Grão de Luz e Griô e Zion. No palco principal, também passaram Mart'Nália e Russo Passapusso, entre outras atrações locais. O Festival de Lençóis tem o patrocínio do Governo do Estado e, por mais um ano, garantiu 100% da ocupação hoteleira da cidade, movimentando a economia da região. 

O evento teve abertura na quinta-feira (13), quando o Governo lançou a edição deste ano do programa Bahia sem Fogo, que busca fortalecer e promover ações de combate aos incêndios florestais na Bahia. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anunciou o monitoramento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina. ..

Ouvidor Geral visita ouvidorias especializadas em Ilhéus e Itabuna

Para melhorar a comunicação entre a população e o governo nos assuntos referentes à Educação e Segurança, o ouvidor geral, José Maria Dutra, visita entre os dias 17 e 20 de outubro a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Comando do Policiamento da Região Sul e Batalhão Escola da Polícia Militar, em Ilhéus e Itabuna, sul do estado. As visitas têm o objetivo de conhecer o funcionamento das Ouvidorias Setoriais e fazem parte de um conjunto de ações que visam qualificar o trabalho das ouvidorias especializadas em todo Estado, consolidando o sistema de ouvidorias como instrumento de gestão.

A primeira visita será na terça-feira (18), às 8h30, na Universidade Estadual de Santa Cruz. À tarde, 13h, o ouvidor geral, acompanhado do ouvidor da Polícia Militar, Major Maciel, estará no Comando do Policiamento da Região Sul (CPR Sul), depois no SAC, Núcleo Regional de Educação (NRE 05) e DIRES Macroregião Sul. Na quarta-feira (19), a partir das 8h, as visitas serão ao Batalhão Escola da Polícia Militar e SAC, em Ilhéus...

Saiba como a PEC 241 vai mudar os investimentos públicos em saúde

Aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados na última segunda-feira (10), a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241 vem despertando debates entre as entidades do setor da saúde, que temem uma redução nos investimentos. De acordo com os cálculos e a avaliação do consultor Mário Luís de Souza, da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, A PEC 241 só traria vantagens para a saúde se a economia ficasse estagnada ou em declínio. Para ele,  se o país voltar a crescer, a regra será desvantajosa em comparação à norma vigente.

“Se a receita do país só aumentar o percentual equivalente ao índice da inflação, não vai ter diferença entre o piso da regra vigente e o da PEC 241. Porém, se o país voltar a crescer, o que é a tendência, a regra vigente é mais interessante, já que com ela, se cresce a receita, cresce a fatia da saúde proporcionalmente”, detalhou o consultor. Já o Ministério da Saúde defende que a nova regra evitará a redução do piso de gastos na área de saúde em momentos de contração da economia e de queda da receita.

Batizada de Novo Regime Fiscal pelo governo, a PEC 241 limita durante 20 anos o ritmo de crescimento dos gastos da União à taxa de inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso significa que para aumentar o orçamento de uma pasta, o governo tem que tirar de outra. Se aprovada a PEC 241 em definitivo, em 2017 a saúde começa sendo beneficiada com cerca de R$ 10 bilhões a mais do que o previsto atualmente, segundo cálculos do Ministério da Saúde. A previsão é que o Ministério da Saúde fique com o orçamento de quase R$ 114 bilhões, 15% da Receita Corrente Líquida, projetada para R$ 758 bilhões. Porém, mesmo com o alívio no primeiro ano, entidades do setor preveem uma perda acumulada  ao longo dos 20 anos de vigência...

Jovem vestido de "palhaço sinistro" é detido ao assustar pessoas em Juazeiro

Jovem vestido de palhaço sinistro é detido após
assustar pessoas nas ruas de Juazeiro (Foto:
Divulgação/Polícia Civil)

Dois jovens foram detidos na madrugada deste domingo (16), em Juazeiro, norte da Bahia, enquanto tentavam assustar pessoas que passavam pela região da Av. Flaviano Guimarães. Segundo informações da Polícia Militar (PM), um dos jovens estava fantasiado de "palhaço sinistro", filmando os sustos para compartilhar os vídeos nas redes sociais...

Prefeitura de Petrolina emite nota oficial sobre o programa Minha Casa Minha Vida

A Prefeitura de Petrolina vem esclarecer que nos últimos anos criou todas as condições necessárias para ampliação do Programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV em nossa cidade. Todos reconheceram que Petrolina se destacou no cenário nacional pela captação de habitações populares para nossa cidade.

Todo o procedimento de cadastro, seleção das famílias através de sorteio foram realizados dentro de critérios pré-estabelecidos, tanto é que já foram entregues 9.500 unidades habitacionais sem nenhum questionamento do Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal ou de qualquer outro órgão de controle...

Governo celebra Dia Mundial da Alimentação com programação especial

O Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) será celebrado pelo Governo do Estado com uma semana de atividades lúdicas, oficinas e seminário sobre Alimentação Saudável. A iniciativa é promovida pela Casa Civil, por meio do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN), em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Iniciando a programação, será realizado nesta segunda-feira (17 o encontro Promover Mudança de Valores, Hábitos e Mudanças de Atitude por meio da Educação Alimentar. O evento acontece a partir das 9h, no Colégio Estadual Luiz Fernando Macedo Costa, no bairro de Cajazeiras, em Salvador. Na terça (18), com o objetivo de debater e traçar estratégias que garantam o acesso à alimentação adequada e saudável para população ocorre o Seminário Alimentação Saudável e o Sisan [Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional] na Bahia, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), a partir das 8h30.

O seminário integra um conjunto de objetivos do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que conta com a parceria dos movimentos sociais e da sociedade civil. A ação busca construir e articular estratégias para a estruturação de redes territoriais de produção, abastecimento e consumo de alimentos saudáveis e de educação alimentar e nutricional.

A programação consiste em mesas redondas que discutirão sobre ações e desafios para o governo do Estado: na estruturação de redes territoriais de produção, abastecimento e consumo de alimentos saudáveis; e nas estratégias integradoras para promoção de ações intersetoriais de educação alimentar e nutricional e de alimentação saudável nos espaços, programas e equipamentos das redes socioassistencial, de saúde e de educação. Além de disponibilizar uma feira agroecológica durante o evento.

O secretário executivo do GGSAN, Flávio Bastos, afirma que o seminário tem a importante função de “estimular a população a ter hábitos e modos de vida saudáveis, a partir de produtos orgânicos produzidos pelas agricultura familiar e economia solidária”. Ainda destaca que é extremamente positiva a interação entre o Governo e sociedade civil, “que pactuaram em ações de promoção da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional”. Também participam das atividades representantes das secretarias estaduais de Justiça Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), da Educação, da Saúde (Sesab), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Agricultura (Seagri), por meio da Bahia Pesca. 

Sisan

O governo federal assumiu, com a Sisan, em 2006, o compromisso com a inclusão da alimentação no rol dos direitos sociais consagrados pela Constituição, que reforça a obrigação do Estado de planejar e adotar estratégias para assegurar à população o direito humano à alimentação adequada e saudável. ..

Grave acidente na tarde deste domingo em Petrolina

Na tarde deste domingo, um grave acidente ocorreu na estrada que dá acesso à ilha do Rodeadouro em Petrolina. Segundo informações, o motorista bateu de frente em um poste, chegando a derrubar o mesmo no meio da pista. O motorista foi retirado do carro com vida e levado ao hospital, veja fotos abaixo:

..

OPINIÃO DO LEITOR: Cuidar da mama e da próstata é um dever dos homens e das mulheres

Escrever sobre assuntos que geralmente são comuns serem escritos apenas por profissionais da área específica ao tema que será abordado, não é necessariamente considerado um ‘desvio de função’. Caso alguém resolva expressar sobre determinado assunto referente ao que não aprendeu teoricamente em uma academia, desde que se observe os preceitos e se tenha o cuidado de não se entusiasmar e querer entrar mais profundamente nas especificidades do que se pretende discorrer, não seria petulância.

É fato que a saúde humana é o objeto de estudo do médico, profissional responsável em realizar diagnósticos, solicitar exames, prescrever medicamentos, realizar cirurgias e outras atividades inerentes à profissão, a partir de conhecimentos em anatomia e fisiologia. Mas socializar, publicizar e chamar a atenção para a existência, para os cuidados e a necessidade do tratamento de determinadas enfermidades são deveres de todo o cidadão, bem como de seu papel no contexto do mundo em que vive...

Divulgado edital de seleção para monitores da Semana Universitária 2016 da Facape e UPE

Uma boa notícia para os estudantes interessados em dar suporte nas atividades da Semana Universitária 2016: está disponível o edital de seleção de monitores e as inscrições estarão abertas de 17 a 31 de outubro. São disponibilizadas 32 vagas para alunos da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) e da Universidade de Pernambuco (UPE) DO CAMPUS DE Petrolina. 

Para participar, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma das duas instituições, até o penúltimo período do curso. Os monitores serão responsáveis por funções como, prestar assistência aos participantes, organizar os espaços das atividades, auxiliar na divulgação e organização do evento. A carga horária total é de 30 horas, que contarão como Atividade Complementar Curricular (ACC). ..

Valmir defende protestos: "O povo precisar tomar as ruas"

Para o deputado federal baiano, Valmir Assunção (PT), "toda e qualquer manifestação pacífica deve ser intensificada neste período sombrio que vive o Brasil". Nesta sexta-feira (14), em Salvador, um desses protestos acontece a partir das 17h, nas proximidades do antigo shopping Iguatemi, onde estudantes, militantes e representantes de movimentos sociais cobrarão diálogo na aprovação de projetos de interesse da população pelo governo interventor de Michel Temer (PMDB). O ato vai contestar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), que breca investimentos em saúde, educação e programas sociais para os próximos 20 anos, "beneficiando uma parcela de empresários, banqueiros e a elite do país".

Conforme o parlamentar, os eventos que se sucedem em diferentes capitais são para mostrar que o "país foi enganado e muitas pessoas estão descontentes com o rumo que o governo federal tomou". "Estamos acompanhando todo o processo e os deputados governistas estão imbuídos em golpear a democracia quantas vezes acharem conveniente. Os protestos são legítimos e é importante manter-se assim, com o povo ocupando as ruas. É preciso mostrar que estão enganando o povo com conversas para que o povo pague a conta dessa crise. Quem deveria pagar a conta são os detentores das grandes fortunas, eles sim deveriam arcar com os prejuízos sociais e financeiros, e não o povo pobre deste país", pontua Valmir...

ESPAÇO DO LEITOR: DESCASO COM OS APROVADOS NO CONCURSO DA PMJ

Geraldo venho aqui denunciar o descaso do poder público municipal com os aprovados no concurso da Prefeitura de Juazeiro, para os cargos lotados na CSTT e SEFAZ.

Olhando o site do TCM da Bahia, vimos que a Prefeitura de Juazeiro declarou em julho possuir 3.252 pessoas contratadas, com um custo mensal de R$ 5.463.694,00 (Cinco milhões quatrocentos e sessenta e três mil seiscentos e noventa e quatro reais). Este número supera em número a quantidade de efetivos, ou seja, a prefeitura poderia ter feito concurso para mais vagas, e empregar mais pessoas...

Unidade de Saúde do João Paulo II realiza atividades voltadas para Outubro Rosa

Na manhã desta sexta-feira (14), a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro João Paulo II realizou atividades alusivas ao Outubro Rosa para as pacientes que aguardavam atendimento na sala de espera da unidade. Na ocasião, a equipe organizou palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama, vídeos educativos sobre o assunto, além de sorteio de brindes.

A enfermeira da unidade Livia Teles, destacou a importância da atividade. "Foi uma manhã muito divertida e também esclarecedora sobre o assunto. Fizemos diversas brincadeiras com nossas pacientes e tiramos todas as dúvidas sobre a doença. É importante que as Unidades de Saúde de Juazeiro realizem ações como estas para chamar a atenção das mulheres para o autoexame e a realização da mamografia. A mulher precisa cuidar da sua saúde", disse...