Foram encontrados 93329 registros para a palavra: V

EM BRASÍLIA, LUCAS RAMOS PARTICIPA DE ATO EM FAVOR DAS VAQUEJADAS

Nesta terça-feira (25), o deputado estadual Lucas Ramos (PSB) participou, em Brasília, da mobilização nacional a favor da PEC 270/2016, que regulamenta a vaquejada em todo país.  Junto aos deputados federais Kaio Maniçoba (PMDB), Fernando Monteiro (PP), Carlos Eduardo Cadoca (PDT), Wolney Queiroz (PDT), Tadeu Alencar (PSB) e João Fernando Coutinho (PSB), autor da Proposta de Emenda à Constituição, o parlamentar levou ao Congresso Nacional a sua posição favorável à realização dos eventos.

O parlamentar comemorou os avanços conquistados pela mobilização. "Conseguimos a garantia do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que o assunto será tratado com a ministra do STF Cármen Lúcia para que seja elaborado um marco legal que contemple a atividade e não prejudique os mais de 700 mil empregos que são gerados pelos eventos", garantiu. No início do mês o STF julgou como inconstitucional uma lei cearense que regulamentava as vaquejadas e abriu um precedente para a proibição dos eventos no país...

MAIORIA DOS DEPUTADOS BAIANOS VOTAM A FAVOR DA PEC DOS GASTOS

A PEC do Teto foi aprovada na noite desta terça-feira (25/10) no Congresso em segundo turno também com a maioria dos votos da bancada baiana. As surpresas foram o voto contrário de Irmão Lázaro (PSC) e a abstenção de Bebeto, do PSB, partido que permanece dividido em relação ao governo Michel Temer (PMDB). PR, PSD e PP, partidos da base do governador Rui Costa (PT) na Bahia, também votaram em peso na proposta com que Temer acredita que começará a tirar o país do buraco em que a petista Dilma Rousseff (PT) o jogou, como já haviam feito no primeiro turno.

Os deputados Nelson Pelegrino (PT) e Cláudio Cajado (DEM) não compareceram para votar. Abaixo, confira o voto dos baianos: A favor: Antonio Brito (PTB), Antonio Imbassahy (PSDB), Arthur Maia (SD), Benito Gama (PTB), Cacá Leão (PP), Elmar Nascimento (DEM), Erivelton Santana, Fernando Torres, João Carlos Bacelar (PR) João Gualberto (PSDB), José Carlos Araújo (PR), José Carlos Aleluia (DEM), José Nunes, José Rocha (PR), Jutahy Magalhães Jr. (PSDB), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Márcio Marinho (PRB), Mário Negromonte Jr. (PP), Paulo Azi (DEM), Paulo Magalhães, Roberto Brito (PP), Ronaldo Carletto (PP),Sérgio Brito, Tia Eron (PRB), Uldurico Jr.

Os que votaram contra: Afonso Florence (PT), Alice Portugal (PCdoB),Bacelar (PTN), Caetano (PT), Daniel Almeida (PCdoB), Félix Mendonça Jr. (PDT), Irmão Lázaro (PSC),Jorge Solla (PT), Moema Gramacho (PT)(TB)..

Aprovada proposta de Audiência pública que vai discutir a PEC 241 no plenário municipal

Durante sessão realizada nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal de Juazeiro, foi aprovada a proposta do vereador Agnaldo Meira (PC do B) de realizar, na próxima semana, uma audiência pública para discutir, com toda sociedade juazeirense, os efeitos que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241) pode trazer para a educação e saúde.

O parlamentar convidou toda população para participar do debate público que será realizado na próxima terça-feira (01), às 18h, no plenário municipal. De acordo com Meira, a ideia é reunir estudantes, sindicalistas, trabalhadores, trabalhadoras e demais interessados para debater a PEC 241, que pretende congelar investimentos em educação e saúde por vinte anos. O requerimento propondo a audiência pública foi aprovado por todos os parlamentares da casa...

Mendonça Filho libera mais R$ 2 milhões para garantir assistência para estudantes da Univasf

De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, esse suplemento será fundamental para a instituição

O ministro da Educação, Mendonça Filho, liberou o adicional de R$ 2 milhões ao orçamento da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O acréscimo será destinado ao pagamento de despesas com assistência estudantil. Com essa liberação, desde o dia 13 de maio, o MEC já repassou cerca de R$ 4,28 bilhões às instituições federais de ensino no país...

Juiz proíbe realização de vaquejadas em Paulo Afonso, após decisão do STF

O juiz Rosalino dos Santos Almeida, da 1ª Vara Cível de Paulo Afonso cassou todas autorizações já concedidas pelo Município para realização de vaquejadas na cidade. Caso a decisão não seja cumprida, os envolvidos poderão pagar uma multa de R$ 100 mil.

A decisão do magistrado foi tomada na última sexta-feira (21) no curso de uma ação civil pública, movida pela promotora de Justiça Milane Caldeira Tavares. Na sentença, o juiz proibiu ainda a realização da "5ª Grande Vaquejada do Povoado do Tigre", que ocorreria no último sábado (22), em Paulo Afonso. A ação e a determinação judicial se baseiam em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou a vaquejada como crime ambiental de maus-tratos a animais e declarou inconstitucional lei estadual do Ceará que regulamentava a prática...

Codevasf aposta na maça nordestina produzida no sertão ganhando mercado comercial

O uso da tecnologia de irrigação aliado ao trabalho de atuação já tornou o Vale do São Francisco conhecido no mercado internacional, pela produção de uvas. Dessa vez através de uma parceria entre Codevasf e Embrapa, o sertão está colhendo a maçã nordestina.

Na área também existe o plantio e colheita das frutas caqui e pera.

A Codevasf-Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba, promoveu nesta terça-feira 25, um Dia de Campo. O superintendente da 3º Regional Petrolina, Aurivalter Cordeiro e um grupo de engenheiros e técnicos visitaram a propriedade de experimento localizado no Projeto de Irrigação Nilo Coelho, Núcleo 5. 

O engenheiro agrônomo, coordenador da pesquisa, Paulo Roberto Lopes conta que  o experimento dessas novas frutas no semiárido já pode ser considerado uma marca de sucesso.

As maçãs plantadas no Vale do São Francisco tem apresentado cada vez mais melhores qualidades. "Tem gente que não acredita mas a colheita está aqui para provar", revela Paulo Roberto, ressaltando a importância da tecnologia e do trabalho em parceria.

Paulo Roberto explica que os tipos de maças plantadas na área de experimento são Julieta, Eva e Princesa. A média de produção da maça atingiu 40 toneladas por hectare e de pêra 60 toneladas.

Paulo Roberto ainda ressalta que o projeto continua em fase de pesquisa, mas que o maior desafio foi adaptar frutas que exigem até 350 horas de frio de 7,2° C ao calor do semi árido. No caso da maçã, as variedades eva, princesa e julieta apresentaram os melhores resultados.

O empresário Teofilo Ferreira Corcino diz que a expectativa é ir conquistando o mercado e aprimorar cada vez mais a qualidade da produção. Até o momento a maça é vendida para Recife, Pernambuco e Feira de Santana, na Bahia.

"Estamos trabalhando, acreditando na potencialidade da produção de maça na região do Vale do São Francisco", diz Teofilo.

Das culturas pesquisadas, a pera apresenta forte apelo comercial, já que a produção nacional não atinge nem 10% do total consumido. O consumo atual é da ordem de 180 mil toneladas, sendo a maioria importada da Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Chile e países Europeus.

A produção nacional de maçã é de cerca de 1,2 milhão de toneladas por ano, quantidade ainda insuficiente para abastecer o mercado interno, tanto que ainda são importadas mais de 50 mil toneladas. O consumo na região Nordeste tem aumentado nos últimos anos.

"São estes motivos que a Codevasf e a Embrapa acreditam, no crescimento da produção com qualidade da maça nordestina que nos próximos anos deve ganhar um espaço maior gerando mais renda e emprego", finalizou Aurivalter Cordeiro...

Ciclo de palestras marca o Dia do Servidor em Juazeiro

O programa Geraldo José desta terça-feira (25), apresentado pelo radialista Ramos Filho, contou com a participação da secretária de Administração do município, Maéve Melo, que deu mais informações sobre a programação em comemoração ao Dia do Servidor que será celebrado na próxima sexta-feira (28).

Durante toda a semana os servidores estarão participando de ciclos de palestras, a partir das 14h, no Centro de Cultura João Gilberto. Nesta quarta-feira (26) o tema da palestra será Servidor Empreendedor e contará com o auxílio do Sebrae. Já na quinta-feira (27), os servidores vão discutir A Importância do Servidor na Administração Pública, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)..

Novo Encontro é o próximo bairro a ser atendido pelo Programa Caravana da Saúde

Os moradores do bairro Novo Encontro vão receber novamente nesta quarta-feira (26), a Caravana da Saúde. Em sua 40ª edição, o programa tem como objetivo sanar as demandas reprimidas das Unidades de Saúde do Município. O atendimento ocorrerá das 8h ás 14h na Unidade de Saúde da comunidade. A Caravana da Saúde já soma mais de 16 mil atendimentos. ..

Empresas coreanas de tecnologia podem investir até R$ 1 bilhão na Bahia

Empresários da Coreia do Sul podem investir até R$ 1 bilhão nos próximos anos no desenvolvimento de projetos de tecnologia no estado. O investimento inicial, com previsão de US$ 100 milhões, será voltado para a construção de uma usina de energia solar. A proposta de parcerias público-privadas foi uma iniciativa de Hong Soon Kang, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Coreia (CCIBC), que, após visitar diversos estados, decidiu que a Bahia tinha grandes perspectivas de crescimento e retorno rápido para os investidores. “Estou no Brasil há 38 anos. Eu moro em Curitiba, mas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é muito difícil fazer investimentos. A negociação é muito difícil. Eles são muito fechados, cobram muita documentação. Uma coisa demorada. Já aqui em Salvador, com o prefeito ACM Neto, eu cheguei e já fui atendido. Neto é político muito simpático, inteligente e uma pessoa poderosa. Então é muito melhor fazer investimentos aqui. O vice-governador João Leão também me recepcionou muito bem. Além disso, a terra aqui é muito grande”, avaliou Kang, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com ele, além da usina de energia solar, ao menos três empresas que fabricam LED já estão interessadas em desenvolver projetos para a iluminação pública da capital baiana.

A CCIBC já convidou, oficialmente, diversos empresários coreanos para visitarem o estado. “Estamos convidando empresários para fazer investimentos primeiro na Bahia. Depois outros estados vão ver o resultado. No final de novembro, começo de dezembro, uma equipe deve vir. É possível que, por causa do fim do ano, seja adiado para janeiro do ano que vem. Eu convidei diversos empresários, que devem vir em uma comitiva para conhecer não só Salvador, mas cidades no interior do estado. Também não é só energia solar. Depois, no ano que vem, mais empresários devem investir aqui”, estimou o presidente. Hong Soon Kang, que é vice-consul da Coreia do Sul, veio à Bahia acompanhado do vice-presidente da CCIBC, José Luís Bender. Os dois decidiram investir no estado após intermédio do advogado Ricardo Alpire, especialista no setor de energia solar que atua no escritório Luduvice, Cal & Alpire e do empresário José Augusto Torres Maciel...

Apresentações do projeto 'Vem que eu te conto um conto' visam integrar comunidade e escola

Na manhã do último sábado (22), alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Suely Medrado Araújo, localizada no bairro Tabuleiro, em Juazeiro, realizaram a segunda edição do projeto 'Vem que eu te conto um conto'. Na ocasião, cada turma apresentou um clássico para a comunidade.

Durante o evento, os alunos se caracterizaram dos personagens presentes no texto escolhido e realizaram uma apresentação teatral. Shayane Pinheiro que é aluna do Infantil 5, conta que os ensaios começaram há seis meses e que aconteciam uma vez por semana, dentro da sala de aula. "Foi divertido, minha mãe assistiu e também achou bom. Neste ano fui a Dona Baratinha, no ano passado minha turma apresentou A Branca de Neve", relata...

Paulo Bomfim participa de reunião com a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos em Salvador

O prefeito eleito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado do prefeito Isaac Carvalho e do deputado estadual, Crisóstomo Lima (Zó), participou de uma reunião nesta segunda-feira (24), com o diretor-presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Marcus Vinícius Ferreira Bulhões, para tratar de recursos de obras de abastecimento e tratamento d'água para a zona rural de Juazeiro.

De acordo com a Cerb, os recursos estão prestes a ser liberados pelo Ministério da Integração, em torno de R$ 700 mil, e vai beneficiar as comunidades de Riacho da Massaroca, Jazida Sete e Lagoa das Cabras...

Comissão de Ética decide investigar conduta de ministro da Saúde em campanha eleitoral

A Comissão de Ética Pública da Presidência da República decidiu nesta segunda-feira (24) abrir um processo contra o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para investigar se ele cometeu infração ao participar de atos de campanha eleitoral no Paraná. O ministro foi flagrado em vídeos no qual ele aparece fazendo promessas em eventos de candidatos a prefeito no estado em dias de agenda oficial. Uma resolução da Comissão de Ética determina que uma pessoa que ocupa cargo público de confiança "não pode prometer aos eleitores cargos obras ou verbas que dependam da sua atuação", como explica o presidente do órgão, Mauro Menezes. A decisão de abrir o processo contra Barros foi unânime entre os conselheiros. O ministro tem dez dias para se pronunciar sobre o caso, a partir da data em que for notificado. O processo pode resultar em advertência ou até mesmo recomendação de exoneração. ..

ESPAÇO DO LEITOR: Morador do bairro Codevasf alerta para colocação de lombadas no bairro

Olá Geraldo, a pedido de moradores. venho através deste meio de comunicação, solicitar do poder público que por favor coloque lombadas na RUA DA JUVENTUDE DO BAIRRO CODEVASF pois, a prefeitura recentemente  mesclou a rua mas não fez nem uma lombada e lá existe muitas crianças e os carros estão passando em alta velocidade,  assim deixando em risco a vida delas e dos demais moradores.  ..

MULTIMAGEM REÚNE MÉDICOS PARA EVENTO EXCLUSIVO EM JUAZEIRO

Nesta quarta-feira (26), a Multimagem Juazeiro recebe importantes nomes da medicina da Bahia na 1ª Jornada de Diagnóstico do Vale do São Francisco. O evento é promovido pela própria Multimagem, administrada pelo Grupo Meddi, e reúne profissionais de Juazeiro, Petrolina e municípios da região do Vale com intuito de discutir sobre as novidades e métodos mais avançados em diagnósticos por imagem. Destaque para presença do Dr. Danilo Santiago, Coordenador Médico de Radiologia da Clínica Multimagem, que conduz a abertura do evento, e para o Dr. Marcelo Marques de Souza Lima, que apresenta uma palestra sobre Medicina Fetal, serviço que estará disponível na Multimagem Juazeiro em breve. A jornada é a primeiro evento da região que reúne médicos com intuito de debater e trocar experiências nessa área e acontece no Rapport Hotel, a partir das 19h. ..

Quinta edição do ENCOMUN acontece em novembro, na UNEB, em Juazeiro

A palavra da vez é "EMPODERAR". E essa será a principal pauta da quinta edição do ENCOMUN -  Encontro de Estudantes de Comunicação Social da UNEB -, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Juazeiro (BA). Esse ano, o evento - que é organizado pelos próprios estudantes - terá, não só um teor acadêmico, mas também social.

De volta à Juazeiro, desde a sua primeira edição, em 2012, o ENCOMUN vem, dessa vez, discutir o papel dos estudantes de Comunicação - enquanto minorias - na mídia. A intenção é partilhar vivências e promover debates, a fim de construir e lutar por uma comunicação cada vez mais democrática e cada vez menos monopolizada e exclusiva.

O Encontro, que reúne, anualmente, dezenas de estudantes da UNEB, espera reunir, esse ano, cerca de 150 alunos vindos dos cursos de Jornalismo em Multimeios, Rádio e TV e Relações Públicas, provenientes dos campi Juazeiro e Seabra, Conceição do Coité e Salvador, respectivamente...

Prefeito Julio Lossio acompanha o prefeito eleito de Afrânio em Brasília

O prefeito Julio Lossio acompanhou o prefeito eleito de Afrânio, Rafael Cavalcante, o qual apoiou nas últimas eleições, em agenda oficial em Brasília. Lossio, ciente da situação que Afrânio se encontra, colocou a Casa de Acolhimento de Pacientes de Petrolina à disposição do povo caso haja alguma necessidade.

O objetivo da ida a Brasília foi apresentar pleitos da população de Petrolina e Afrânio e encaminhá-los aos ministérios responsáveis..

3ª Corrida da Lua acontecerá no dia 12 de Novembro em Petrolina

O Centro Regional de Esporte e Lazer de Petrolina informa que estão abertas as inscrições para a 3ª Corrida da Lua, que este ano será realizada no dia 12 de Novembro, Sábado à noite. Corredores de Rua amadores e profissionais podem se inscrever até o dia 31 de Outubro através do site ou diretamente no Centro de Esporte e Lazer, situado na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, ao lado do Detran/PE.

No total serão mais de 500 atletas participando da prova nas categorias Feminino com idades a partir dos 15 anos, como também pessoas com deficiência e servidores públicos do Estado de Pernambuco. A Corrida da Lua terá percursos de 5km e 10km ao longo da Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio...

ARTIGO: CONGRESSO: A GALINHA DOS OVOS DE OURO

Semanalmente, são muitos os comentários que um colunista recebe, seja diretamente no Blog, por e-mails ou redes sociais. Uns opinam com inteligência e com pertinência tanto sobre o próprio texto como sobre a realidade nacional, externando críticas com respeitável equilíbrio, não importa se de direita, centro ou esquerda...! Pena que alguns percam a oportunidade de expor boas ideias no link “Comentários” dessa Tribuna Democrática que é esse Blog e o utilizem de forma muitas vezes grosseira e sectária.

É preciso ressaltar que, obviamente, tenho pensamento político às vezes divergente de alguns, mas não posição partidária. Assim, sinto-me livre e plenamente à vontade – e já o fiz em várias crônicas – para exteriorizar as análises de acordo com o cenário político em curso, com coerência e independência. O tema de hoje é resultado, inclusive, da feliz sugestão de uma simpática leitora, diante da disposição da Câmara de Deputados na aprovação da PEC-241, em 1º. turno, visando a fixação do Teto de Despesas Orçamentárias do Governo Federal, após um delicioso “regabofe”. Entendo que é incontestável que tem de haver um limite e Controle para os gastos públicos, mas é a pura verdade o que afirmou Elio Gaspari, articulista da Folha: “O que contém gastos é a decisão de não gastar. Se lei equilibrasse Orçamento, a da Responsabilidade Fiscal teria impedido as pedaladas petistas”...

II CAMPEONATO FEMININO VALE ROSA DE XADREZ

Aconteceu no dia 22/10 (sábado), nas instalações do Colégio da Polícia Militar em Juazeiro, a segunda versão do Campeonato Feminino Vale Rosa de Xadrez.  Organizado pelo Clube de Xadrez CPM(CXCPM), com o apoio da Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e da Liga Brasileira de Xadrez (LBX). O nome do evento fez alusão à campanha ‘Outubro Rosa’, que alerta sobre os riscos do câncer de mama. Uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Cujo objetivo foi promover um evento para dar atenção a este tópico tão frequente no cotidiano de todos e ao mesmo tempo, fomentar através do desporto a integração, o incentivo e o desempenho dos estudantes das escolas públicas, particulares e adeptos do xadrez para uma competição de alto nível técnico e cultural. Além de promover a confraternização de praticantes de xadrez para uma troca de conhecimento técnica e tática do xadrez...

Cemafauna participa da SNCT 2016 com programação voltada à importância da conservação das abelhas

"Sem abelha, sem alimento", esse foi o tema da programação do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) especialmente realizada em virtude da 13ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT), cujo tema foi "Ciência alimentando o Brasil", sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC). O evento aconteceu durante os dias 17 a 21 no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) em Petrolina, sertão pernambucano.

A Semana foi promovida em todo o Brasil e mobilizou diversas instituições estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. No Cemafauna, o público pôde conferir palestras a respeito da importância da conservação das mais de três mil espécies de abelhas existentes no país e o seu importante serviço no ecossistema, porque polinizam não apenas as culturas agrícolas como também plantas silvestres e ainda 'fabricam' produtos como mel, mel de melato, pólen, geleia real, própolis e cera...