Foram encontrados 21036 registros para a palavra: GO

Artigo - Orgulho de pertencer

Quantos Luís, João, e tantos outros filhos ilustres e nem tão ilustres que contribuíram e contribuem para construir esta cidade, bela porém maltratada por nós.

A forma como tratamos nossas riquezas e valores identitários é no mínimo estranho...

Turismo brasileiro fatura R$ 17,6 bilhões em agosto

O turismo nacional faturou R$ 17,6 bilhões em agosto deste ano, maior movimentação do setor para o mês desde 2015. No acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 32,9%, de acordo com o levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Entre os segmentos, o destaque foi o transporte aéreo, com crescimento anual de 72,8%. Na comparação com o mesmo período de 2019, anterior à pandemia de covid-19, o setor cresceu 19,9%...

Pesquisadores descobrem em Alagoas espécie de árvore gigante na Mata Atlântica

A única espécie de árvore gigante do gênero Dipteryx na Mata Atlântica foi descoberta no município de Branquinha, em Alagoas, por pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

A descoberta integra a tese de doutorado da pesquisadora Catarina Silva de Carvalho, egressa da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico, e teve como coautores os pesquisadores Haroldo Cavalcante de Lima, Domingos Cardoso, Débora Zuanny e Bernarda S. Gregório,..

Feira Cidadã leva atendimento a moradores de Feira de Santana até domingo

Moradores de Feira de Santana e região estão sendo beneficiados com a Feira Cidadã. A ação, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), vai até esté domingo, 23 e está sendo realizada em uma estrutura montada no Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (1° BEIC da Polícia Militar), localizado na Av. Frei Félix de Pacauba, próximo a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). 

Estão sendo ofertados no local consultas oftalmológicas e com médico-cirurgião, exames de ultrassonografia, raio-X, eletrocardiograma, preventivo e de laboratório. A Feira Cidadã disponibiliza ainda procedimentos de odontologia como extração, restauração, limpeza e tratamento de canal. As consultas oftalmológicas serão direcionadas para o rastreio de catarata, com posterior realização de cirurgia na Policlínica Regional, nos dias 22, 23 e 24. ..

Artigo - Inclusão digital: a influência da ONU nas causas sociais do meio ambiente digital

Comemorado todo dia 24 de outubro, o dia da ONU tem servido como ocasião de celebração e reconhecimento das conquistas da maior, mais generalista e importante organização global, e tem igualmente sido oportunidade para reforçar o seu comprometimento em garantir que os Direitos Humanos sejam também respeitados no meio ambiente digital.

Em 2021, a vice-secretária-geral da ONU, Amina Mohammed, alertou para os riscos da exclusão digital e a sua capacidade para comportar-se como a nova face determinante da desigualdade social. Na ocasião, Amina citou a importância da interação contínua entre governos nacionais e locais, o setor privado, a sociedade civil, o meio acadêmico e outras organizações multilaterais, para que unidos atuem no sentido de evitar o avanço das desigualdades sociais alavancadas no meio digital...

Inscrições para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho podem ser realizadas até domingo (23)

A Univasf está com inscrições abertas para o processo seletivo para adesão ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Podem participar os servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) e os empregados públicos em exercício na Universidade. As inscrições se encerram neste domingo (23).

Os interessados em aderir ao PGD devem efetuar a inscrição pelo formulário on-line. O candidato poderá se candidatar ao programa para desenvolver as atividades laborais nas modalidades presencial, teletrabalho parcial ou teletrabalho integral durante um período de seis meses, conforme as necessidades do setor, de acordo com o Anexo II do Edital Nº 33/2022, disponível no site do PGD. No momento da inscrição, o candidato terá que anexar o formulário de verificação de habilidades (Anexo III) que deverá ser preenchido pela chefia imediata...

'Pedal Rosa': Com apoio da Prefeitura, pedalada alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama acontecerá neste domingo em Juazeiro

Com o objetivo de expandir a informação e atrair a atenção da sociedade quanto a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de mama, vários grupos de ciclistas do Vale do São Francisco irão promover com o apoio da Prefeitura de Juazeiro, neste domingo (23), a primeira edição do 'Pedal Rosa'. O evento ainda chama atenção para o cuidado com a saúde feminina como um todo.
  
A largada da pedalada alusiva à Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama, será em frente a um posto de combustível localizado no bairro Itaberaba. O trajeto passará pela BR-235, sentido ao Mercado do Produtor, passando pelos bairros Castelo Branco, Alto do Alencar, Alto do Cruzeiro e Lomanto Júnior, na sequência seguirá pelas Avenidas Adolfo Viana e Carmela Dutra. A chegada está prevista para às 08h30, na Orla II, oportunidade em que os participantes irão desfrutar de um delicioso café da manhã.
 
A prefeita Suzana Ramos enalteceu a iniciativa do grupo de ciclistas. "Esta iniciativa é de grande relevância, que só vem somar com as ações realizadas pela nossa gestão, durante a Campanha do Outubro Rosa. O nosso governo valoriza e apoia  as práticas esportivas e as ações sócio-culturais e educativas, como esta do Pedal Rosa", frisou a gestora.
 
Inscrições e informações-As pessoas interessadas em participar do Passeio Ciclístico Pedal Rosa, poderão realizar a inscrição e obter mais informações através do número: (74) 99947-5427.
  ..

Ampliação de rede de esgoto continua avançando no bairro Dom José Rodrigues, em Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), está trabalhando na melhoria da rede de esgotamento sanitário em diversos pontos da cidade. As obras são realizadas com recursos próprios e buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas.

No bairro Dom José Rodrigues, os moradores das Ruas Xique-Xique e Vitória não terão mais água de esgoto escorrendo pelas vias públicas e provocando problemas. Isso porque, o SAAE está construindo quase 400 metros de rede, com tubos PVC de 150mm, beneficiando em torno de 70 famílias. E mais uma rua foi incluída nesse cronograma de trabalho...

Prefeita Suzana Ramos reúne mulheres em encontro com candidata à vice governadora da Bahia, vice-prefeita e primeira dama de Salvador, em Juazeiro

Na noite desta sexta-feira (21) a prefeita de Juazeiro (BA), Suzana Ramos, reuniu centenas de mulheres em um encontro com a candidata à vice-governadora na chapa de Acm Neto, Ana Coelho; a vice-prefeita de Salvador (BA), Ana Paula Matos; e a primeira dama da capital, Rebeca Cardoso, que é natural de Juazeiro.

No encontro foram abordados temas que serão pautas para o candidato a governador Acm Neto, como saúde, segurança, educação, infraestrutura e outros assuntos. O encontro teve também a presença do deputado estadual eleito, Jordávio Ramos e do deputado federal reeleito, Adolfo Viana...

Artigo - Turismo e cultura recuperam economias

Perceber a importância dos conselhos municipais para entendimento dos processos administrativos de acesso ao recurso público, planejamento estratégico e orçamentários (Leis) são estratégicos para fortalecimento democrático, mas também, qualidade nas propostas de desenvolvimento dos setores, turismo e cultura.

Somos sabedores que estes setores são geradores de divisas,  de trabalho, entretanto a má distribuição dos recursos orçamentários dos municípios acarretam prejuízos para se pensar o turismo e cultura, como VETORES DE DESENVOLVIMENTO...

Juazeiro notifica novo óbito e covid-19 e agora soma 500 mortes pela doença

Juazeiro registrou um novo caso da Covid-19 nesta sexta-feira (21). A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). O município recebeu a confirmação de 01 óbito que ocorreu em julho de 2022, que encontrava-se em investigação, com isso, Juazeiro possui o registro de 500 óbitos por Covid-19.

O registro do óbito ocorrido em julho, aconteceu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Juazeiro. O paciente do sexo masculino tinha 78 anos e possuía comorbidades...

Artigo: “a arte da leitura” é a releitura

Por mais acaciano que pareça, “a arte da leitura”, diz Nelson Rodrigues, “é a releitura”. Nunca tive dúvidas a respeito. Mesmo que a primeira leitura, sobretudo de certas obras, nos envolva num turbilhão de surpresas, de emoções inimagináveis e de novas descobertas no campo da percepção e do conhecimento, recuperar e reviver esses momentos em dimensão mais profunda só nos é permitido pelo de ato de reler.

Pode parecer paradoxal: se leio um livro apenas uma vez, na verdade não o li. Se ler é construir sentidos e alcançar verdades que nos ajudem a compreender melhor o mundo e seus enigmas irredutíveis, é porque ler é reler, e reler, e reler… Sempre na predisposição de uma prática dialógica que nunca se esgota. Como se sabe, os grandes autores e as grandes obras abordam questões que são permanentes e que nos desafiam para além das épocas e das circunstâncias históricas e individuais...

Agronordeste apresenta medidas de apoio para o agronegócio em Juazeiro

O auditório do Centro de Excelência em Fruticultura do Senar, em Juazeiro, Norte da Bahia, foi palco, nesta quinta-feira (20), do evento “Agronordeste: resultados e perspectivas para o semiárido”. A iniciativa é do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional, com o apoio do Sebrae, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Banco do Nordeste (BNB) e Banco do Brasil (BB).

O encontro foi liderado pelo ministro Marcos Montes, titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que anunciou medidas de amparo ao setor, com foco na desburocratização do crédito, incentivos a novas culturas e implantação de tecnologia avançada para os pequenos produtores da agricultura familiar...

Apae recebe doação de brinquedos pedagógicos através de projeto do Transforma Petrolina

Vários brinquedos pedagógicos e com temáticas contextualizadas com o Semiárido foram doados para a unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Petrolina. A entrega foi realizada pela Arte e Corte, na tarde dessa quarta-feira (19),  através do projeto 'Selo Social Empresa do Bem'  do Transforma Petrolina.

A presidente diretora da Apae, Vanda Ferreira, recebeu os voluntários e alunos da instituição numa sala que desenvolve  atividades lúdicas por meio de brinquedos, jogos e leitura. De acordo com a diretora, esse tipo de brinquedo pedagógico é um dos recursos indispensáveis no processo de aprendizagem  das diferentes necessidades e interesses dos alunos...

Governo lança campanha nacional de combate ao mosquito da dengue

Com o tema “Todo dia é dia de combater o mosquito”, o Ministério da Saúde lançou hoje (20) a Campanha Nacional de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. 

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a campanha busca mobilizar os cidadãos a participarem efetivamente do combate. “Nós não temos como fazer isso sozinhos. Se não houver colaboração da sociedade, todos os anos vamos ter casos e casos de dengue”, ressaltou Queiroga no evento em Brasília...

Renda de Flamengo x Corinthians é a segunda maior da história entre clubes no Brasil

A grande decisão da Copa do Brasil 2022 entre Flamengo e Corinthians entrou para a história. A renda de R$ 11.177.332 é a segunda maior de clubes no futebol brasileiro. O público pagante de 61.566 (68.097 presentes) assistiu à conquista do quarto título do Rubro-Negro na competição nacional após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e vitória por 6 a 5 nos pênaltis.

Dono disparado da maior média de público na temporada brasileira, o Flamengo agora assume a ponta da lista dos jogos que mais geraram receita no Brasil em 2022 e agora na história também. O recorde de partida com maior receita segue sendo do Atlético-MG, na final da Libertadores de 2013. Campeão da Libertadores naquele ano, a decisão no Mineirão registrou uma bilheteria de R$ 14.176.146,00...

Calendário Oficial de Eventos de Juazeiro agora conta com o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down”

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, sancionou recentemente a Lei Nº 3.091/2022 que Institui no Calendário Oficial de Eventos do Município o “Dia Municipal de Conscientização sobre a Pessoa com Síndrome de Down”, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março, e tem por principal objetivo informar e conscientizar a população sobre o que é a Síndrome de Down.

De acordo com a prefeita Suzana Ramos, a gestão municipal é sensível à inclusão e trabalha para promovê-la. “Pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que diferenças. Elas sentem, amam, aprendem, se divertem e trabalham. Eles têm direito e devem ter um lugar próprio e digno na sociedade", afirmou a prefeita...

Flamengo vence Corinthians nos pênaltis, no Maracanã, e é tetracampeão da Copa do Brasil

E, mais uma vez, um ajuste é necessário na música que embala a arquibancada, em meio à festa nos degraus de cimento do estádio do Maracanã. Agora, a Copa do Brasil nós temos quatro!

Em um verdadeiro teste para cardíaco, o Flamengo venceu o Corinthians, na noite desta quarta-feira (19), nas cobranças de pênaltis (6-5), após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e garantiu o título do torneio. Somando a esta as conquistas de 1990, 2006 e 2013, o Mais Querido é tetracampeão...

Artigo - Juazeiro & Petrolina (Artigo publicado em 2018, reeditado por solicitação de Dr. Henrique Rosa)

Esse provérbio parece incontestável, porém quando se trata de Juazeiro e Petrolina, ele se modifica. 

Desde 1956, já trabalhando nas Lojas Silva, com 17 anos de idade,  já conhecia as rusgas das duas cidades. No meado do século vinte, as brigas entre elas já existiam, principalmente entre jovens. Nos anos 60/70, já engrossavam.  Hoje não é diferente, mesmo em outras proporções, claro. ..

Câmara aprova marco legal para a indústria de jogos eletrônicos

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, em sessão virtual nesta quarta-feira (19), o Projeto de Lei 2796/21, do deputado Kim Kataguiri (União-SP). Conhecido como Marco Legal dos Jogos Eletrônicos, o PL  regulamenta a fabricação, a importação, a comercialização e o desenvolvimento de jogos eletrônicos no país.

O texto segue para análise do Senado. Pela proposta, jogo eletrônico é um “software executável em microcomputadores ou consoles dedicados [videogames] em que o usuário controla a ação e interage com a interface [jogo]”. A proposta exclui expressamente dessa definição as máquinas de caça-níquel e outros jogos de azar semelhantes. As medidas deverão alcançar:..