Foram encontrados 42954 registros para a palavra: Ba

PM reforça a segurança na Bahia com nova edição da Operação Força Total

A Polícia Militar da Bahia realiza, nesta terça-feira (17), a 31ª edição da Operação Força Total. A ação, que ocorre em todo o estado, tem como objetivo intensificar o policiamento para garantir mais segurança e prevenir crimes, com ações coordenadas envolvendo todo o efetivo da PMBA. As informações estão no site parceiro, Bahia Notícias.

A relevância da operação pode ser vista pelos resultados expressivos alcançados nas edições anteriores. Foram apreendidas 664 armas, mais de 1.000 criminosos foram presos, 486 veículos recuperados e 385 foragidos da justiça localizados. Esses números não são apenas estatísticas; eles refletem o impacto direto da presença ostensiva da PMBA e o compromisso com a redução da criminalidade em toda a Bahia...

Suzana é Recebida com Euforia pelos Alunos do Colégio Geo no Projeto "Geo Nas Eleições"

Na manhã desta terça-feira (17), a prefeita Suzana, candidata à reeleição, foi recebida com grande entusiasmo pelos alunos do Colégio Geo durante o evento "Geo Nas Eleições". O projeto, idealizado pelo colégio, proporcionou uma oportunidade única para que os estudantes se envolvessem no debate político local, promovendo um diálogo direto com a líder municipal. A recepção calorosa e eufórica dos alunos destacou o entusiasmo e o interesse dos jovens pela política, pelos futuros rumos da cidade e o reconhecimento pelo trabalho de Suzana.

Durante o evento, Suzana respondeu a uma série de perguntas feitas pelos alunos, que abordaram temas como saúde, educação, infraestrutura e segurança. As perguntas revelaram um profundo interesse dos jovens pelos desafios enfrentados pela administração municipal e pelas propostas de solução apresentadas pela prefeita. O encontro não apenas ofereceu esclarecimentos sobre as políticas em vigor, mas também incentivou o engajamento dos estudantes nas questões que afetam diretamente a comunidade...

Três idosos são mortos a golpes de faca no Centro Norte baiano; acusado alegou “momento de loucura”

Três idosos foram mortos a facadas em Irecê, no Centro Norte baiano. Segundo a Polícia Civil, as vítimas, mortas a golpes de faca, foram identificadas como Maria de Fátima Viana Dourado, de 69 anos, Luiz Batista de Oliveira, de 75; e Luiz Souza Diniz, de 72. Os dois primeiros eram casados, e o terceiro, um vizinho dos dois. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

Um homem foi preso acusado pelo triplo homicídio. De acordo com a TV São Francisco, o suspeito compareceu à delegacia acompanhado de um advogado e confessou o crime. O acusado alegou que sofreu um “momento de loucura, além de estar sob efeito de álcool"...

APLB Sindicato em Juazeiro convoca os trabalhadores em educação do município para assembleia nesta quarta-feira (18)

A diretoria da APLB Sindicato em Juazeiro está convocando todos os trabalhadores em educação da rede pública municipal de ensino de Juazeiro para uma assembleia que será realizada nesta quarta-feira (18) às 9h no auditório da entidade. Em pauta as informações sobre a promoção na carreira.

De acordo com o diretor da APLB Sindicato, Gilmar Nery, a luta do sindicato junto à gestão Suzana Ramos continua na busca pela garantia de que os trabalhadores em educação municipais recebebam a promoção da carreira sem a necessidade de preenchimento de formulário ou avaliação...

Agricultura Familiar da Bahia marca presença no maior Congresso Internacional de Nutrição Funcional

A agricultura familiar da Bahia estará presente no maior congresso de Nutrição Funcional do mundo, marcando sua participação na XVIII edição do Congresso Internacional de Nutrição Funcional, realizado pela VP - Centro de Nutrição Funcional, que acontece de 19 a 21 de setembro de 2024, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Com um estande exclusivo, o evento contará com a participação de oito cooperativas baianas, que irão expor e comercializar produtos que estão em sintonia com o universo da nutrição funcional e sustentável.

O Congresso também será palco para o lançamento do Flocão de Milho Crioulo da Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), desenvolvido em parceria com o Chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó. Feito com milho vermelho, o Flocão de Milho milho Crioulo possui quatro vezes mais ferro do que o milho convencional. Com seu sabor intenso e produção sustentável em sistemas agroflorestais, o Flocão promete conquistar o público e fortalecer a imagem dos produtos da agricultura familiar como alimentos de alta qualidade nutricional...

São Paulo: Candidato Marçal repete ataque a Datena, que reage: 'Não bato em covarde duas vezes'

Em parceria com o UOL, a RedeTV! promove nesta terça-feira (17) debate com os seis candidatos à Prefeitura de São Paulo mais bem posicionados nas pesquisas: Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), José Luiz Datena (PSDB) e Marina Helena (Novo) 

O candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) começou o debate RedeTV!/UOL atacando o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o que levou a uma discussão entre os dois. Eles levaram advertência da mediadora do debate, a jornalista Amanda Klein..

Eleições 2024: Candidatos debatem Plano de Governo em Sabatina promovida pelas entidades comerciais de Juazeiro 

Sabatina com os prefeituráveis de Juazeiro tem saldo positivo. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Juazeiro (Aciaj), o Economista George Falcão, faz balanço positivo da Sabatina com os candidatos a Prefeitura de Juazeiro.

"Através da Aciaj, com a CDL e Sindilojas promovemos esta sabatina para contribuir com o processo democrático das eleições 2024 em Juazeiro, dando a oportunidade para a população conhecer mais sobre os projetos e ações previstas dos candidatos, bem como criar um ambiente para que estes candidatos falassem diretamente às entidades e acrescentou que "o saldo foi bastante positivo e vamos continuar criando cenários para debater sobre Juazeiro, dando a nossa contribuição a governabilidade do município, principalmente no que diz respeito à economia, empregabilidade e potencialização do comercio local".     ..

De janeiro a setembro de 2024, forças de segurança da Bahia já apreenderam 55 fuzis

Operações das Forças da Segurança da Bahia contra facções, realizadas entre os meses de janeiro e setembro de 2024, apreenderam 55 fuzis, igualando o número de todo o ano de 2023. O dado foi apresentado durante a coletiva de Balanço da Segurança Pública, promovida nesta segunda-feira (16).
 
O número total de armas apreendidas (fuzis, carabinas, submetralhadoras, espingardas, pistolas e revólveres) apresentou um aumento de 7%, na comparação com o mesmo período (janeiro a setembro) do ano passado. Em números absolutos, a Polícia retirou das ruas 3.971 armas de fogo este ano, contra 3.710 exemplares em 2023.
 
"São 16 armas apreendidas por dias em ações ordinárias e integradas das Forças Estaduais e Federais. A redução de mortes violentas no nosso estado tem relação direta com a retirada das ruas de fuzis, pistolas, entre outros armamentos", destacou o secretário da segurança pública, Marcelo Werner, que acrescentou ainda que a DESARME, unidade criada pela Polícia Civil, investigará a origem, rotas e comércio ilegal de armas no estado.
 
Para a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira "a apreensão de armas, de drogas e de outros materiais passa por exames periciais para comprovar o crime nos laudos. Temos muito orgulho de fazer parte desse trabalho conjunto. É um esforço conjunto de todas as forças, cada uma desempenhando seu papel, que tem contribuído para esses resultados significativos, demonstrando o avanço no planejamento e no combate ao crime organizado".
 
Combate a incêndios florestais
 
Bombeiros empregados na Operação Florestal 2024 debelaram 422 incêndios em áreas ambientais nos últimos dois meses, na Bahia. O total de 59 municípios foram atendidos pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
 
Divididas em cinco Bases Florestais, as equipes realizam o enfrentamento ao fogo em áreas de mata para preservação da fauna e da flora. Além do combate, 720 orientações preventivas foram promovidas para a população.
 
As equipes estão empregadas nas cidades de Muquém do São Francisco, Luís Eduardo Magalhães e Barreiras (Base Oeste), Juazeiro, Casa Nova e Campo Alegre de Lourdes (Base Norte), Lençóis (Base Chapada), Santa Maria da Vitória, Riacho de Santana, Paratinga, Cocos e Bom Jesus da Lapa (Base Lapa) e em Vitória da Conquista (Base Sudoeste).
 
Os profissionais utilizam a Plataforma Painel do Fogo do Governo Federal, para monitorar as áreas do estado com maior foco de calor e riscos de incêndios florestais. O coronel Jadson Almeida, comandante de Operações dos Bombeiros, explicou que o mês de setembro é um período crítico, com maior possibilidade de ocorrências.
 
O monitoramento das regiões com maior índice de calor auxilia na preparação das equipes empregadas no enfrentamento. Aeronaves remotamente tripuladas também são utilizadas e o helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) foi empregado para transportar equipes.
 
Risco
 
O oficial do CBM lembrou que mais de 90% dos incêndios florestais são causados pelos humanos, durante queimas de lixo e vegetação, ou até mesmo no descarte incorreto de cigarro.
 
"Quando a vegetação está muito seca, qualquer coisa é capaz de gerar uma situação sem controle", frisou o coronel Jadson, acrescentando que autores de crimes ambientais poderão ser responsabilizados com base na Lei 9.605/98.
  ..

Encontrado corpo de homem que desapareceu após barco virar no Rio São Francisco em Petrolina

O corpo de um homem foi encontrado na noite de segunda-feira (16) boiando no Rio São Francisco, nas proximidades da Estação de Captação da Compesa em Petrolina. A vítima foi identificada como Robério Ferreira de Melo. Ele estava desaparecido desde a manhã do domingo (15), quando um barco em que estava virou na Ilha do Coqueiro, no povoado de Catinguinha, na Zona Rural da cidade.

Robério estava em um barco de madeira acompanhado de mais dois tripulantes, um adulto e uma criança. Os dois estavam com coletes salva-vidas e conseguiram nadar até a ilha. Por se encontrarem em um local remoto e sem meios de comunicação, passaram cerca de dez horas buscando ajuda, e, procurando meios para sair da ilha, até conseguirem retornar à margem do rio, por volta das 17h30. Nesse momento, deslocaram-se até a cidade para pedir auxílio para buscar Robério, que desapareceu nas águas...

Eleitores de Juazeiro e Petrolina criticam candidatos que não comparecem aos debates promovidos por entidades e emissoras de Rádio

Eleitores de Juazeiro e Petrolina criticam candidatos que não comparecem aos debates e sabatinas promovidos por entidades e emissoras de Rádio. Pelas redes sociais centenas de comentários questionam a "ausência de alguns candidatos que não comparecem aos debates" e assim o eleitor perde a oportunidade de "saber quais os projetos e idéias caso sejam eleitos".

Na segunda-feira, (16 setembro) sem a presença da candidata a reeleição Suzana Ramos e do candidato Celso Carvalho, não compareceram a sabatina com os candidatos a prefeito de Juazeiro, evento realizado pela Aciaj; CDL; Sindilojas; Rádio Juazeiro e redeGN. Dos quatro candidatos apenas Andrei Gonçalves (MDB) e  Márcio Jandir (PP)...

Bahiafarma avança na inovação farmacêutica com parcerias e criação de centro de pesquisa

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) deu mais um importante passo em sua consolidação como uma referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Durante evento realizado nesta segunda-feira (16), foi apresentada a proposta de criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Medicamentos (CPDIM), que será instalado no Parque Tecnológico da Bahia. O CPDIM já conta com R$ 11,3 milhões de financiamento e será uma plataforma essencial para o desenvolvimento de novos medicamentos, além de um espaço multiusuário para pesquisadores de diversas instituições.
 
A ministra da ciência, tecnologia e inovação, Luciana Santos, a secretária de saúde, Roberta Santana, o secretário de ciência, tecnologia e inovação, André Joazeiro, e a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, estiveram presentes. Eles acompanharam as ações da empresa alinhadas à estratégia de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS), uma iniciativa que visa aumentar a produção nacional de medicamentos e insumos, para atender ao Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando a autonomia nacional nesta área tão sensível.
 
"O avanço da Bahiafarma no desenvolvimento de medicamentos e na inovação farmacêutica mostra o potencial do Brasil em utilizar sua biodiversidade e recursos científicos para fortalecer o SUS e beneficiar a população", destacou a ministra Luciana Santos.
 
A Bahiafarma será responsável pela gestão técnica do CPDIM, que incluirá três áreas prioritárias: o Laboratório de PD&I em Medicamentos Sintéticos, o Laboratório Analítico de Medicamentos e o Centro Avançado de Formação e Treinamento. Estima-se que serão necessários R$ 10 milhões para equipar essas instalações.
 
Para a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes, a instituição não pode se limitar a produzir medicamentos. Para ela, articular a linha produtiva da indústria farmacêutica com a produção científica de nossas universidades valoriza o trabalho desenvolvido por nossos pesquisadores, abre novos mercados, fortalecendo a Bahia e o Nordeste. "Pesquisar a nossa biodiversidade e transformar esse conhecimento em produtos que vão beneficiar a população deve estar sempre entre os nossos principais objetivos, avaliou Ceuci.
       
 Universidades
 
O CPDIM já conta com a parceria estratégica de instituições como Fiocruz Nacional e Bahia, Ufba, Uneb, Uefs e UFRB. Essas colaborações, formalizadas através de assinatura de termos de cooperação técnica, têm sido essenciais para a pesquisa de moléculas terapêuticas originárias da flora baiana, como o óleo de licuri, conhecido por suas propriedades cicatrizantes. Além disso, plantas como mulungu, aroeira, maracujá do mato e moringa também estão sendo estudadas em projetos de inovação.
 
Um dos projetos de maior impacto atualmente é o desenvolvimento de uma formulação pediátrica de hidroxiureia, em parceria com a Faculdade de Farmácia da UFBA, que será fundamental para maior precisão na dosagem diária necessária e uma melhor adesão ao tratamento precoce da doença falciforme. A Bahia é o estado brasileiro com a maior incidência dessa doença, que afeta majoritariamente a população negra.
 
A secretária Roberta Santana, reforçou a importância desse trabalho para a população. "A Bahia tem um desafio particular em relação à doença falciforme e poder contar com uma solução local, fruto de pesquisa e inovação, é um grande avanço para o tratamento desses pacientes. Estamos comprometidos em buscar melhorias constantes para a saúde pública do nosso estado".
 
Outro destaque é o projeto de desenvolvimento de um probiótico voltado para o tratamento de neuropatia diabética, uma condição que afeta milhares de pessoas na Bahia e no Brasil, também em parceria com a UFBA e a UFRB.
  
O secretário André Joazeiro acrescentou que é mais barato desenvolver do que comprar tecnologia na saúde. "Vamos tentar desenvolver tecnologia com insumos da nossa biodiversidade. Com produtos da Caatinga e do Cerrado. Com esses insumos podemos fazer fitoterápicos, cosméticos, uma série de produtos que a Bahiafarma pode ter patente e vender não só para o SUS, mas para todo o mercado nacional e até internacional. Isso agrega valor à indústria farmacêutica, que passa q ter patente própria, produzir, não só replicar a forma dos outros", frisou o titular da pasta. ..

PRF participa de operação conjunta para desarticular comércio ilegal de animais silvestres na CEASA de Paulo Afonso (BA)

Na manhã do último sábado (15), uma operação conjunta envolvendo o Ministério Público da Bahia, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) desarticulou um esquema de comércio ilegal de animais silvestres na CEASA de Paulo Afonso (BA), local popularmente conhecido como "Feira da Troca".

A ação resultou na prisão em flagrante de nove pessoas e na apreensão de dois adolescentes, todos envolvidos na venda irregular de pássaros silvestres. Além das prisões, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos, resultando na descoberta de mais animais na residência de um dos infratores...

Bahia está entre os três estados com maior gasto turístico no Brasil, aponta IBGE

A Bahia, além de ser um dos principais destinos brasileiros, é um dos locais onde o turista mais gasta. Os dados, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontaram que o estado baiano é o terceiro lugar no país entre os quais o visitante mais abre o bolso, com valor médio investido de R$ 2.467 - o cálculo considera apenas turistas vindos de outros estados. As informações estão no site parceiro Bahia Notícias.

O topo do ranking de destinos também fica no Nordeste. Alagoas, em primeiro na lista, tem o maior valor investido por turistas, com a média de R$ 3.704, o que corresponde a 38% a mais que o segundo colocado, Pernambuco, com R$ 2.683 gastos...

SSP-BA localizou 78 chefes do tráfico, apreendeu 55 fuzis e realizou 12 mil prisões de janeiro a agosto

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) divulgou, nesta segunda-feira (16), o resultado das operações de janeiro a setembro de 2024. O balanço aponta que foram realizadas 12 mil prisões, 78 lideres de facção foram detidos, e mais de 3 mil armas de fogo, entre elas 55 fuzis, foram apreendidas.

A divulgação dos números aconteceu em uma coletiva de imprensa, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador...

Espaço do Leitor: Repúdio ao ato de repúdio

Não julgueis e não sereis julgados(MT:7-1)

Semanas atrás, o Lions Clube de Juazeiro a quem somos filiados, fez divulgação neste órgão, uma –Nota de Repúdio- infundada, iníqua, contra o cidadão filho de Juazeiro, pelo coração e pela lei da Câmara Municipal – Mário Gomes, que muito já lutou pelo bem desta terra amada, mais até, do que alguns dos seus filhos legítimos...

Moléculas desenvolvidas a partir do Ipê podem ser mais eficazes no combate ao câncer, diz pesquisa

O poder dos ipês. Cientistas brasileiros desenvolvem um tratamento contra o câncer com base nessa árvore nativa brasileira. Os novos compostos quimioterápicos prometem ser mais eficazes contra a doença e causar menos efeitos colaterais.

Essas moléculas são projetadas para atacar as células cancerígenas e preservar as células saudáveis do organismo. Algo totalmente inédito porque até então, os projetos existentes atacavam células doentes mas atingiam as sadias também...

AGENDA 15: Andrei e Tiano participarão de entrevistas em rádios de Juazeiro nesta terça-feira (17)

O candidato a prefeito de Juazeiro-BA, Andrei Gonçalves (MDB), segue tendo como prioridade a cidade e a população. Com um projeto político próprio, ele tem se destacado como o nome mais preparado para assumir a prefeitura. 

Ao lado do vice Tiano Félix (PT), Andrei tem reforçado que Juazeiro não tem mais chances para o erro e que votar em quem está na gestão representa a continuidade de uma política desastrosa. ..

“A ausência de Suzana nesse debate não me incomoda, ela foi ausente a administração inteira nessa cidade”, dispara Márcio Jandir

Durante debate realizado na tarde desta segunda-feira (16), a ausência de Celso Carvalho (PSD) e Suzana Ramos (PSDB) foi duramente criticada pelos candidatos Andrei Gonçalves (MDB) e Márcio Jandir (PP). A assessoria de Celso Carvalho informou, através de nota, que o candidato não chegou a tempo de outro compromisso de campanha. Já a candidata à reeleição, Suzana Ramos, sequer teve o não comparecimento justificado por sua assessoria.

Márcio Jandir, durante o bloco de perguntas entre os candidatos, foi questionado por Andrei Gonçalves sobre a sua percepção com a “falsa promessa” da atual gestora, na eleição passada, de construir uma casa de parto - com UTI Neonatal e também um hospital no João Paulo II, já que a candidata não estava presente para responder ao questionamento. Categórico, Márcio Jandir declarou que a “ausência de Suzana nesse debate não me incomoda, ela foi ausente a administração inteira nessa cidade”...

No primeiro debate, Márcio Jandir apresenta propostas concretas e mostra porque é o mais preparado para governar Juazeiro, diz assessoria

A fuga de Suzana deste debate não fez a menor diferença. Ela já está ausente de Juazeiro desde que entrou na prefeitura. Tudo o que fez foi destruir a cidade  e é por isso que vai perder a eleição, porque o povo vai escolher o mais preparado para resolver os nossos problemas. O povo vai votar 11", disparou Márcio Jandir na abertura do debate realizado nesta quarta-feira (16) pela ACIAJ, CDL e Sindilojas, em parceria com a redeGN e a Rádio Juazeiro AM 1.190, no Rapport Hotel.

O evento contou apenas com a presença de Márcio Jandir e de Andrei Gonçalves. A prefeita atual, mostrando o seu distanciamento e falta de compromisso com o povo, fugiu do debate. O candidato Celso Carvalho também não compareceu, em uma evidente falta de respeito à democracia e aos juazeirenses...

Repasses para universidades estaduais chegam a R$ 2,3 bilhões em 2024

O Governo do Estado tem uma previsão de repasse total de R$ 2,3 bilhões, este ano, para as Universidades Estaduais (Uneb, Uefs, Uesc, Uesb). Os recursos são destinados a área de pessoal, ações e obras das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Uebas). O valor representa um aumento de 35% em relação ao montante repassado para as Uebas, no ano passado (R$ 1,7 bilhão).

Com relação à área de pessoal das universidades, os docentes tiveram, em 2023, ganhos que variaram entre 6,63% e 9,32%, a depender do cargo e do nível que ocupam nas suas carreiras. Este ano, os professores das universidades estaduais já receberam reajustes que perfazem 6,97% de aumento (4% de reajuste linear para todos servidores públicos do estado, somado a um reajuste complementar para categoria de 2,82%)...