Foram encontrados 42951 registros para a palavra: Ba

Bahia: curso gratuito para capoeiristas que desejam atuar em escolas abre vagas em nove cidades

Um curso gratuito voltado para capoeiristas que desejam atuar em escolas está com inscrições abertas na Bahia. O Programa Qualifica Capoeira aceita candidaturas até o dia 5 de outubro através de um formulário. Os participantes terão direito a transporte, lanche, camisa e material didático.

A formação será realizada em dez turmas, distribuídas em nove cidades do estado: Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Alagoinhas, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista...

Paulo Afonso: dois jovens morrem e quatro pessoas ficam feridas após ataque a tiros em bar 

O crime aconteceu na tarde de sexta-feira (27), no bairro BTN 03. Segundo informações da Polícia Civil, as vítimas foram identificadas como Weverton Pereira da Silva, de 23 anos, e Wesley Sá da Silva Vieira, de 20.

Mulher é vítima de bala perdida enquanto assistia televisão em Salvador; tiro atravessou vidro de janela
De acordo com a polícia, entre as vítimas feridas está um adolescente de 13 anos. Ele foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade e já recebeu alta hospitalar...

Bahia: Ministério Público professores, gestores discutem desafios dos Conselhos Municipais de Educação

Membros do Ministério Público da Bahia, professores, gestores, profissionais e conselheiros municipais de educação discutiram os resultados e desafios do trabalho de implementação, estruturação e fortalecimento contínuo dos Conselhos Municipais de Educação (CME) no estado, no ‘VII Seminário do projeto Saber Melhor’.

Desde que foi criado, em 2016, o projeto, desenvolvido pelo MP da Bahia em parceria com União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), trouxe avanços. Há oito anos, os Conselhos estavam presentes em 60% dos municípios baianos e atualmente chegam a quase totalidade deles, em 412 cidades. ..

Agendas dos candidatos a prefeito de Juazeiro, neste sábado (28)

Confira a agenda dos candidatos a prefeito de Juazeiro neste sábado, conforme informações encaminhadas pelas assessorias:

Andrei Gonçalves:..

Andrei e Tiano visitaram Fazenda Ibacem e reforçam compromisso com o desenvolvimento agrícola de Juazeiro

Na última quinta-feira (26), os candidatos a prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB) e o vice, Tiano Félix (PT), participaram de uma importante visita à Fazenda Ibacem Agrícola, acompanhados pelo secretário de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), Wallison Tum. 

Recebidos com entusiasmo pelos diretores e funcionários da empresa, Andrei e Tiano apresentaram suas propostas para transformar Juazeiro, com foco no fortalecimento e nas oportunidades de crescimento para o setor agrícola...

Colegiado de professores do Rui Barbosa emite carta aberta, após episódio envolvendo um aluno da escola

Após publicação de uma denúncia encaminhada por um pai de aluno do Colégio Estadual Rui Barbosa, em Juazeiro, acusando um funcionário da escola e a direção da unidade de agirem com hostilidade e constranger um aluno, menor, professores do Colégio, através do colegiado, encaminharam à redeGN uma carta aberta, direcionada à comunidade,  com considerações sobre o episódio, o papel da escola  e o “compromisso com a formação integral do educando, reforçamos o papel dessa escola na história desta Região”, destacaram.

Confira:..

Candidatos a vereadores do PP aderem à campanha da vitória de Andrei e Tiano e fortalecem, informa assessoria

A cada dia a campanha vitoriosa de Andrei e Tiano recebe mais adesões. Numa esperança de ver a cidade se transformar, com mais desenvolvimento e integrada ao time de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, quatro candidatos a vereadores do Progressistas (PP) resolveram caminhar com Andrei e fortalecer a luta por uma Juazeiro melhor: Márcio da Xerox, Luiz do Carro de Som - Itamotinga, Maurílio Soares e Irmão Lúcio do Táxi.

Para Andrei, mais uma demonstração de que as pessoas estão cada vez mais conscientes de que a cidade não aguenta mais o Caos Administrativo que vive, com nepotismo, licitações suspeitas, serviços de saúde de péssima qualidade, o fechamento do Paulo VI, dentre outros tantos absurdos feitos pela atual gestora...

Segunda edição do "Organize Mulher", acontece neste sábado (28) em Juazeiro

Neste sábado, 28/09, acontece a 2ª edição do Organize Mulher, um evento especialmente pensado para mulheres que desejam aprender, compartilhar e se fortalecer em temas relacionados ao TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e ao TEA (Transtorno do Espectro Autista). O encontro será realizado no acolhedor Hotel Rapport, em Juazeiro, das 14h às 18h, e contará com as inspiradoras palestrantes Katiane Souza, neuropsicopedagoga, e Fabíola Coimbra, nutricionista.


Idealizado por Mônica Coimbra, personal organizer e fundadora da Organize, o evento tem como missão criar um ambiente leve e seguro, onde mulheres possam se sentir acolhidas e encontrar suporte. Serão momentos de troca valiosa, em que o foco será o bem-estar, a organização do dia a dia e a saúde mental, com uma atenção especial às vivências únicas de quem convive com o TDAH e o TEA...

Multidão acompanha Andrei pelas ruas do Alto da Aliança com o sentimento de renovação e desenvolvimento para Juazeiro, afirma assessoria

Como tem sido em todas as caminhadas, uma multidão acompanhou Andrei e Tiano, nesta quinta-feira, 26, pelas ruas do bairro Alto da Aliança, expressando os sentimentos de renovação e desenvolvimento para Juazeiro, que vai sair do atraso e do caos administrativo que passa atualmente. 

As pessoas saiam as portas, eram cumprimentadas e acompanhavam a militância, pedindo por uma saúde de qualidade, sem privilégios, sem nepotismo, por pavimentação, limpeza das ruas, dentre outras. Também lembraram que a atual gestão não lutou pela finalização da obra do Parque da Cidade. “Ela diz que destravou obra da Travessia Urbana, que é do governo federal, mas não conseguiu resolver uma simples pendência jurídica do parque da cidade, que é uma obra municipal, com recursos do PAC, mas que ela não cuidou e o dinheiro voltou. Só conversa fiada. Tenho certeza que Andrei vai resolver isso e trazer mais lazer para todas as comunidades daqui do entorno”, declarou o morador Danilo Ribeiro. ..

Governo do Estado intensifica ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na Bahia

Um dos principais programas de combate a incêndios florestais, o "Bahia Sem Fogo" já conseguiu sensibilizar mais de 13 mil pessoas em 36 municípios das regiões mais vulneráveis do estado, que inclui a Chapada Diamantina, o Oeste e o Norte baiano. Além do Bahia Sem Fogo, o Governo do Estado tem implementado ações significativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais, com resultados promissores em 2024.
 
De acordo com a diretora-geral da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e coordenadora do Programa Bahia Sem Fogo, Daniella Fernandes, o Bahia sem Fogo foi criado em 2010 e desde 2013 vem sendo intensificado nas ações de planejamento e de combate aos incêndios florestais. "A gente atua em três eixos distintos: prevenção, combate e mitigação. E a gente faz também a análise de dados passados, dados históricos, para fazer o planejamento das ações a cada ano", completou.
 
O trabalho de prevenção e combate ao fogo em todo o território baiano é coordenado pela Sema e envolve a colaboração de brigadas voluntárias e municipais, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A ação conta também com a participação de técnicos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), prefeituras locais, e das secretarias de Segurança Pública (SSP) e Saúde (Sesab). Outras instituições, como a Casa Civil, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) e a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), também estão engajadas na missão.
 
Mais ações
 
Para garantir mais agilidade e eficiência no combate aos incêndios, o comandante de operações dos Bombeiros, coronel Jadson Almeida, destaca a utilização de ferramentas como o Painel do Fogo, que tem auxiliado a corporação na implementação de ações mais efetivas contra os focos de incêndio, resultando na redução dos casos, especialmente neste mês de setembro.
 
"O Painel é um sistema nacional que permite às corporações visualizar o local exato das ocorrências. Isso facilita o trabalho, pois, com esse monitoramento, conseguimos chegar mais rapidamente ao local. A intenção é proteger tanto a nossa população quanto a nossa natureza, e essa ferramenta nos ajuda bastante", explicou o coronel.
 
Ainda por meio do Corpo de Bombeiros, existem bases florestais instaladas em cinco cidades: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Vitória da Conquista, Juazeiro e Lençóis. Elas são destinadas à prevenção e estão preparadas para o combate a incêndios florestais. Todas as bases estão equipadas com viaturas e profissionais especializados na prevenção e combate aos incêndios florestais. As medidas incluem monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, bem como a ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados.
 
Além disso, a eficácia dessas iniciativas foi evidenciada pela decisão do Governo do Estado, no mês de agosto, quando foi decretada a suspensão do manejo de fogo em 178 municípios baianos. Essa medida visa evitar a propagação descontrolada de incêndios, especialmente, em áreas secas e propensas a queimadas. As ações estaduais demonstram um compromisso sólido em preservar a biodiversidade e proteger os recursos naturais do estado.
 
 "São ações de prevenção, conscientização ambiental, educação, capacitação de brigadas voluntárias e apoio às brigadas privadas dos grandes proprietários. Esses proprietários também estão na linha de frente, pois sentem o impacto diretamente. Eles sabem que, se não protegerem suas propriedades, isso também afetará sua economia", destaca o secretário da Sema, Eduardo Sodré.
 
A população também pode contribuir com esse trabalho preventivo. Em casos de incêndios criminosos, o contato é com o 193. Se a ocorrência for de flagrante em alguém colocando fogo em perímetro urbano, a denúncia deve ser feita no 190. Para denúncia ambiental, o número é o 0800 071 1400. Usar o fogo em locais proibidos é crime, com pena de dois a quatro anos de prisão. ..

Celso Carvalho chega ao Praia do Rodeadouro e é recebido com festa e com o movimento vira voto, diz assessoria

Na noite desta quinta-feira (26) o time de Isaac, com Celso Carvalho prefeito e Coronel Anselmo vice, chegou a uma visita ao residencial Praia do Rodeadouro e foi recebido com festa pelos moradores, que participaram de um movimento de virar o voto de determinados candidatos para os candidatos do time de Isaac. 

Acompanhados por seu líder político, Isaac Carvalho, candidatos a vereadores e apoiadores de campanha, Celso Carvalho e Coronel Anselmo visitaram as casas, cumprimentaram as pessoas e pediram o voto no 55 para as eleições municipais do dia 06 de outubro. Patrícia Lima, moradora do residencial, acompanhou a visita e disse que "Juazeiro precisa ter uma mudança e mudança só vem com o grupo de Isaac, que foi o prefeito que mais trabalhou pelo município"...

Deputado Jordávio Ramos recebe candidatos do PP que consolidam apoio a campanha de Suzana Ramos

O deputado Jordávio Ramos recebeu, nesta sexta-feira (27), os candidatos a vereadores do Partido Progressista (PP) em um evento que reforçou o compromisso do grupo com o desenvolvimento de Juazeiro. Durante a reunião, foram discutidas estratégias e propostas que visam o crescimento e o bem-estar da população, consolidando o apoio à candidatura da prefeita Suzana Ramos e sua vice, Vitória Bandeira.

Jordávio destacou a importância da união entre os candidatos para fortalecer a base política em prol de um futuro melhor para Juazeiro. "Estamos aqui para somar esforços e garantir que nosso município continue avançando. Juntos, podemos fazer a diferença e trazer mais recursos e melhorias para nossa cidade", afirmou o deputado...

Estado inaugura primeira central de atendimento inclusiva da Bahia

Em mais uma iniciativa para fortalecer as políticas de inclusão na Bahia, o Governo do Estado inaugurou a primeira Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, nesta sexta-feira (27), no SAC do Shopping da Bahia, em Salvador. Trata-se de um espaço interinstitucional, com serviços dedicados a esse público e seus familiares, conforme critérios universais de acessibilidade e inclusão. A agenda fez parte do 'Setembro Verde' – mês de luta do segmento por condições de vida sem limites de qualquer natureza. 

Com investimento de R$ 123,3 mil, a central é resultado de uma articulação entre as secretarias estaduais de Administração (Saeb) e de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). "Esse espaço tem um papel fundamental porque concentra um conjunto de serviços que são direcionados para as pessoas com deficiência, com qualidade e conforto. A nossa intenção é ampliar para outros SACs da capital e todos os territórios de identidade do Estado da Bahia", avaliou o secretário interino da SJDH, Raimundo Nascimento...

Em Petrolina neste sábado (28), governadora Raquel Lyra autoriza investimentos para abastecimento de água no município

Neste sábado (28), a governadora Raquel Lyra estará no município de Petrolina, no Sertão do São Francisco, para anunciar investimentos com o objetivo de ampliar o abastecimento de água na cidade. Os primeiros projetos do plano serão autorizados pela gestora em visita à Estação de Tratamento de Água Vitória (ETA-Vitória), no bairro Distrito Industrial. 

Ainda no município, a governadora fará vistoria às obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário do bairro Padre Cícero, para garantir acesso de saneamento aos moradores...

Bahia está entre os estados do Brasil com mais casos de violência política em 2024, revela Observatório eleitoral

A Bahia está entre os estados do Brasil com mais casos de violência política em 2024, de acordo com dados do Observatório da Violência Política e Eleitoral, da Unirio, divulgados pela Globonews.

A pesquisa revela que de janeiro a 16 de setembro, foram registrados 455 casos de violência contra lideranças políticas no país...

Defesa Civil intensifica visitas técnicas nos municípios com barragens classificadas em Nível de Perigo

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil do Estado (SEPDEC) realizou visitas técnicas nos 64 municípios com barragens classificadas em Nível de Perigo Global (NPGB) de emergência e alerta. Assim como também foram realizadas três reuniões sobre segurança dos equipamentos de contenção, nas cidades de Araripina, Serra Nova e Serrita. A ação foi realizada junto com os Sistemas Municipais de Proteção e Defesa Civil e fez parte do cronograma anual de monitoramento das barragens.

Segundo o coordenador de Articulação e Gestão de Riscos da Defesa Civil do Estado, Major BM Luís Otávio, o trabalho desenvolvido pelas equipes da Defesa Civil foi direcionado com foco na atualização ou confecção dos planos de contingência em caso de rompimento de barragens. Ainda foram dadas orientações sobre a Política Nacional de Segurança de Barragem, legislação, além do fornecimento de manuais técnicos...

Lei estabelece regras para prevenir e combater esse tipo de violência Política de Gênero

Em 4 de agosto, a Lei nº 14.192/2021, que alterou o Código Eleitoral e tornou crime a violência política de gênero, completou três anos. A lei estabelece regras jurídicas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher nos espaços e nas atividades relacionadas ao exercício de seus direitos políticos. A norma também assegura a participação de mulheres em debates eleitorais e criminaliza a divulgação de fatos ou de vídeos com conteúdo inverídico durante a campanha eleitoral.

Segundo a norma, serão garantidos os direitos de participação política da mulher, vedadas a discriminação e a desigualdade de tratamento em virtude de sexo ou de raça no acesso às instâncias de representação política e no exercício de funções públicas. “Considera-se violência política contra a mulher toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os seus direitos políticos”, diz a lei...

Grande Puxada do 45 acontece amanhã no bairro João Paulo II

Suzana Ramos promoverá neste sábado (28) mais uma importante movimentação de campanha: a Grande Puxada do 45. O evento, marcado para às 8h45, terá sua concentração na Caixa D'água, no bairro João Paulo II, e promete reunir apoiadores de Suzana e sua vice, Vitória Bandeira, em uma grande demonstração de força e apoio popular.

 "Convido todos os juazeirenses para juntar-se a nós amanhã para realizarmos a grande puxada do 45 no bairro João Paulo II, vai ser lindo. Vista seu manto verde e vem com a gente mostrar que Juazeiro pode mais!", convidou Suzana...

Curta na Comunidade: cinema chega às comunidades Junco e Rodeadouro, em Juazeiro (BA)

Nesta sexta-feira (27), o circuito de cinema itinerante Curta na Comunidade chega à comunidade Junco, no distrito do Salitre de Juazeiro (BA), levando exibições gratuitas de filmes. Amanhã (28), a mostra continua no Rodeadouro. Ambas sessões começam às 19h. 

A programação já percorreu os bairros Dom José Rodrigues e Malhada da Areia, oferecendo cinema ao ar livre para a população. ..

Caruru de Cosme e Damião é oficializado como Patrimônio Cultural da Bahia

No dia em que os santos gêmeos são homenageados, o Governo do Estado oficializa o Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). O ato de entrega do título será realizado pelo Secretário de Cultura Bruno Monteiro, às 13h, durante o I Seminário de Patrimônio Imaterial – Reconstruindo Memórias, no Museu de Arte da Bahia (MAB), no Corredor da Vitória.

Em plenária realizada no dia 19 de setembro, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) aprovou por unanimidade o Registro Especial da Festa do Caruru de São Cosme e São Damião como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, a ser inscrito no Livro de Registro Especial dos Eventos e Celebrações e no Livro do Registro Especial dos Saberes e Modos de Fazer. Os estudos para o registro foram realizados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBa).

O culto a São Cosme e Damião, os santos gêmeos da igreja católica, ganharam especial aspecto na cultura afro-brasileira e afro-baiana ao encontrarem correspondência com o culto aos Ibejis, divindades gêmeas das religiões afro-brasileiras. As celebrações acontecem no dia 27 de Setembro, com o tradicional caruru...