Foram encontrados 802 registros para a palavra: escolas

Pinheiro visita escolas para diagnóstico e intervenções físicas e pedagógicas

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, visitou duas escolas estaduais na região do Beiru, em Salvador, nesta segunda-feira (02). Pinheiro percorreu as instalações dos Colégios Estaduais Zumbi dos Palmares e Edvaldo Fernandes, no bairro de Tancredo Neves. O objetivo é fazer um diagnóstico da infraestrutura das unidades escolares e verificar quais as intervenções que precisam ser feitas para a melhoria das escolas com vistas ao início do Ano Letivo 2017, previsto para o dia 06 de fevereiro.  

“Estamos fazendo estas visitas às escolas desde o ano passado e agora estamos aproveitando este início de ano para saber como estão as condições das unidades escolares. Aqui no Beirú, nós temos três escolas da rede estadual na mesma rua, inclusive, duas estão em situação bem ruim. Portanto, o ideal é ver como a gente faz um remanejamento e como melhora a estrutura pública”, afirma Pinheiro, ao destacar que “o desafio é modificar essas estruturas, melhorar o ambiente de trabalho, discutir novas técnicas e novos caminhos pedagógicos, inserir a mudança que estamos implantando em toda a rede”...

Em convênio com o MEC, 36 escolas de Pernambuco adotam tempo integral

Em 2017, 38 escolas estaduais de ensino médio em Pernambuco vão se transformar em instituições de educação em tempo integral. Desse total, 36 estão incluídas no Programa de Fomento à Implementação da Escola em Tempo Integral, do Ministério da Educação (MEC). O anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) pelo governador Paulo Câmara (PSB) e pelo ministro Mendonça Filho, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.

Na educação em tempo integral, as aulas das disciplinas regulares são ministradas em um turno e atividades extras – de esporte a reforço escolar – ocorrem na outra parte do dia, totalizando 45 horas semanais. São cerca de 7,8 mil vagas, todas com matrícula já aberta e ano letivo iniciado em 2017. A mudança começa pelo primeiro ano do ensino médio. Aqueles que já estudam no turno regular se formam no regime inicial. Para cada aluno dessas instituições (localizadas em 23 municípios), o Ministério da Educação vai repassar anualmente ao estado R$ 2 mil...

Carletto solicita implementação de ações de combate ao bullying nas escolas

Sugerir a implementação de ações de combate ao bullying nas escolas. Esse é o objetivo de uma Indicação de autoria do deputado federal Ronaldo Carletto (PP). De acordo com o parlamentar, pesquisas mostram que vítimas de bullying têm mais chances de desenvolver problemas, como depressão, ansiedade e estresse.

Carletto também ressaltou que o Congresso Nacional aprovou a Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), e a Lei nº 13.277, de 29 de abril de 2016, que institui o dia 7 de abril como o Dia Nacional de Combate aoBullying e à Violência na Escola...

Rui inaugura UPA e autoriza construção de duas escolas em Camaçari

O governador Rui Costa anunciou, na manhã desta segunda-feira (26), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, que autorizou a construção de duas escolas na região. Com investimento de R$ 5,4 milhões, as unidades de ensino vão funcionar nos distritos de Monte Gordo e Arembepe, no litoral do município.

Em Arembepe, o Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque vai funcionar em sede própria, assim como Colégio Estadual de Monte Gordo. Ambos estavam instaladas em prédios cedidos pelas respectivas prefeituras. "Cada uma das escolas terá equipamentos, incluindo quadra coberta biblioteca, oito salas, enfim, estrutura completa, para dar mais qualidade de ensino aos jovens do litoral de Camaçari", afirmou Rui...

Em reunião com Miguel Coelho, governador promete novas escolas em tempo integral para Petrolina 

Após ser diplomado prefeito de Petrolina, Miguel Coelho cumpriu sua primeira agenda oficial num encontro com o governador Paulo Câmara, na noite desta segunda-feira (19). A reunião foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra e ocorreu no Palácio do Campo das Princesas. Entre os principais pontos da conversa, a ampliação dos investimentos do Governo para educação, saneamento, saúde e cultura na capital do São Francisco. 

O governador Paulo Câmara se comprometeu a iniciar a implantação de cinco escolas em tempo integral em Petrolina a partir de 2017. Ainda no campo da educação, Miguel discutiu um projeto para a construção de uma escola técnica estadual. "O governador será um grande parceiro de Petrolina. Estamos unindo forças para garantir que os investimentos cheguem na educação e demais setores. É assim que pretendemos governar, fazendo parcerias e buscando recursos que possam fazer nossa cidade voltar a ser um espelho de desenvolvimento", destacou Miguel após o encontro. ..

PROJETO DESENVOLVIDO NA UNEB ENTREGA BRINQUEDOTECAS ITINERANTES A ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL

Nesta quinta-feira, dia 08 de dezembro,  às 09h00min (manhã) na Sala de Multimídia do Departamento de Ciências Humanas - Campus III da Universidade  do Estado da Bahia - UNEB - Juazeiro - BA, o  projeto - Brinquedoteca Itinerante - o Movimento do brincar entre a escola e a comunidade, por meio dos seus Coordenadores e idealizadores, Professora Edilane Carvalho Teles e Edmerson dos Santos Reis, e da Diretora do Departamento, Professora Márcia Guena fará a entrega das Brinquedotecas Itinerantes às escolas da rede municipal contempladas nas ações do projeto.

O objetivo do projeto é fomentar através da interação com a brinquedoteca itinerante, a ampliação e compreensão da comunidade escolar e familiar sobre a importância do jogo e brincadeira livres e espontâneos e/ou orientados para a formação e desenvolvimento pleno da criança, garantindo ainda, o fomento à pesquisa e melhorias na formação dos sujeitos da educação básica (educação infantil e ensino fundamental), em parceria e diálogo entre a Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas Campus III, Escolas do campo e da periferia urbana da cidade de Juazeiro - BA...

Virada Educacional acontece hoje nas escolas estaduais em Juazeiro

As es­colas es­ta­duais de toda a Bahia realizarão nesta terça-feira (06) 12 horas se­guidas de ati­vi­dades para in­te­grar as es­colas, as fa­mí­lias e a co­mu­ni­dade local. Trata-se do “#Trans­formaÊ: Vi­rada Edu­ca­ci­onal Bahia”. A ini­ci­a­tiva é da Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado e serão re­a­li­zadas ati­vi­dades como ofi­cinas, de­bates, exi­bição de filmes, in­ter­ven­ções so­ciais, re­vi­ta­li­zação de es­paços, ex­po­si­ções ar­tís­ticas, jogos edu­ca­tivos e apre­sen­ta­ções cul­tu­rais.

Toda uma programação foi montada pelas escolas estaduais de Juazeiro e terá início a partir das 8h. No Colégio Estadual Antonilho da França Cardoso a programação se iniciará com apresentação de fanfarra. Em seguida os alunos irão participar de torneios de futebol, aula de dança, debates, desfiles, recitação de poesia, entre outras atividades...

PETROLINA: VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE REALIZA MUTIRÃO DE AUDIÊNCIA PARA COMBATER VIOLÊNCIA EM ESCOLAS

Nesta sexta-feira (25), a Vara da Infância e Juventude de Petrolina promove audiência com 250 jovens para serem advertidos por atos de indisciplina e violência. Foram convocados alunos de 22 escolas públicas da rede estadual e municipal da cidade. A audiência ocorre a partir das 09:00h, no auditório do Júri no Fórum Manoel Francisco de Souza Filho.

O evento é uma etapa do programa Prevenção de Violência nas Escolas (PREVINE), desenvolvidos pela unidade Judiciária da Infância e Juventude de Petrolina. A ação tem o objetivo de minimizar os índices de violência no ambiente escolar e alertar os pais sobre a necessidade de acompanhamento das atividades escolares dos filhos...

Proerd leva policiais voluntários para ensinar em escolas baianas

Policias militares se transformam em professores nas salas de aula do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e dão lições que vão desde o respeito aos mais velhos e a valorização da autoestima até a prevenção ao uso de drogas e álcool. São agentes voluntários, incluindo o efetivo de Bases Comunitárias de Segurança (BCS), que dedicam o seu tempo para ensinar aos pequenos da Educação Infantil e aos jovens do Ensino Fundamental de escolas da capital e do interior do estado. 

O esforço dos PMs é recompensado com o número expressivo de alunos que o Proerd tem conseguido alcançar. São 450 mil jovens formados desde a implantação do programa na Bahia, há 14 anos. A coordenadora do Proerd, capitã Suzane Melo, acredita na proposta de promover, além de questões de educação para drogas, o aumento da autoestima dos alunos. Para ela, os números comprovam os bons resultados. 

“Nosso programa não tem fronteira. Atendemos as escolas municipais, estaduais e particulares. Só depende da escola nos solicitar ou dos instrutores apresentarem nosso programa pedagógico nas instituições de ensino. Se a coordenação pedagógica ou diretoria concordarem, levamos nossa mensagem para esses alunos. Já conseguimos atender 136 municípios na Bahia e, somente esse ano, conseguimos alcançar os 72 mil alunos que vão concluir o programa até o final de 2016. Em 2017, esperamos avançar ainda mais, em quantidade de escolas e em número de alunos atendidos”, explica a coordenadora.
 

Foto: Elói Corrêa/GOVBA
(Foto: Elói Corrêa/GOVBA)

A próxima turma, formada por cerca de cinco mil estudantes do 5º ao 7º ano de escolas de Salvador, vai celebrar a formatura em grande estilo, em cerimônia realizada no Estádio de Pituaçu, no dia 29. São estudantes como Letícia Stefani, aluna do 5º ano do Colégio da Polícia Militar, que já está ansiosa pela festa. “Eu gostei muito desse curso, porque aprendi que a gente precisa respeitar os mais velhos, não fazer bullying com os outros, não deixar ninguém nos pressionar a fazer algo que não queremos. E eu não vejo a hora de chegar a formatura. Vai ser em Pituaçu e eu nunca fui [ao estádio]. Estou muito feliz mesmo”, conta Letícia. ..

Projeto do HU-Univasf leva atendimento de saúde para escolas públicas da região

O Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) vem oferecendo atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública, através do Programa de Consultórios Itinerantes (PCI). Criado no ano de 2013, o projeto nasceu da parceria entre os Ministérios da Educação e da Saúde, que forneceu 71 containers com consultórios para universidades federais de todo o país.

O PCI oferece atendimento aos estudantes que participam dos programas de educação: Brasil Alfabetizado e Mais Educação. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por: odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente...

Devido a ocupação de escolas, prova do ENEM será adiada; Confira a lista das instituições afetadas em Petrolina e Juazeiro:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Confira a lista das escolas de Petrolina e Juazeiro que estão na lista:

..

Termina hoje o prazo do MEC para desocupação de escolas

Fachada do Instituto Federal de Brasília (IFB), campus São Sebastião, ocupado por estudantes. Foto Wilson Dias/Agência Brasil

Termina hoje (31) o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados em protesto contra-medidas tomadas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será cancelado nessas localidades. De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) são 1.177 locais ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. Os números locais, no entanto, são diferentes. É o caso do Paraná, por exemplo, onde a Ubes diz que há 843 estabelecimentos, enquanto a Secretaria de Educação fala em 491...

Profissionais da Educação Estadual e Municipal realizam ações sociais nas escolas Entrada x

Em  Petrolina, profissionais da Educação Estadual e Municipal tiveram um final de semana de trabalho em conjunto em prol da comunidade, a partir de ações sociais realizadas nas escolas do N11(estadual) e na Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas.

Foram oferecidos serviços gratuitamentes para a população como  cortes de cabelo, atendimento médico e jurídico, oficinas, contação de história, entre outros. " Nós que somos agentes públicos temos que contribuir em incentivar ações como essas,  com o objetivo de  promover uma melhor qualidade de vida junto à comunidade e contribuir com o seu desenvolvimento social," destacou a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda...

AGU diz que poderá cobrar Enem dos estudantes em escolas ocupadas

A  Advocacia-Geral da União (AGU) diz que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão.

De acordo com o último balaço do Ministério da Educação (MEC), 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos.

O MEC deu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados...

AGU estuda cobrar Enem de estudantes que ocupam escolas

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão. O último balanço do Ministério da Educação (MEC) apontou que 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos. O MEC estabeleceu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados.

Segundo a Agência Brasil, a AGU informou que a maior preocupação é com a própria realização do Enem, marcada para os dias 5 e 6 de novembro. A ideia é cobrar dos responsáveis o valor pago por cada nova prova aplicada. O Enem tem um custo de R$ 90 por participante. A AGU também estuda o ajuizamento de ações por eventual prejuízo ao patrimônio, caso seja constatada depredação das instituições de ensino. O órgão diz que, em conjunto com outros órgãos, vai trabalhar para identificar os responsáveis. Equipes de advogados públicos estarão de plantão até a realização do exame...

Tour do Judô percorre 20 escolas municipais de Juazeiro

Estudantes de 20 unidades da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro terão uma oportunidade especial de vivenciar a prática do Judô e obter mais informações sobre essa modalidade durante esta semana. Trata-se do projeto "Tour do Judô", que começou a ser realizado nesta segunda-feira (17), pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), empresa Cielo e a Federação Baiana de Judô, em parceria com a Superintendência de Desportos da Bahia (SUDESB) e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SEDUC).

O "Tour do Judô" percorrerá as escolas municipais durante esta semana, apresentando a modalidade esportiva, sua história e curiosidades. Na sexta-feira (21), um grande evento encerra o tour em Juazeiro, às 10h, no Juá Garden Shopping. Nas próximas semanas, o tour percorrerá outras cidades e capitais do Nordeste...

Prohjeto Escolas Culturais é apresentado a estudantes e professores na Flica

Foto: Fidelis Melo

Novo programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), conjuntamente com a Secretaria da Educação (SEC) e a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Escolas Culturais prevê a dinamização de escolas públicas estaduais por meio do apoio a programações culturais, produzidas e realizadas pelas comunidades locais, em torno do ambiente escolar. Com lançamento oficial previsto para novembro e início das atividades em 2017, o programa está tendo seu primeiro contato com o grande público na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica)...

Confederação Brasileira de Judô incentiva prática do esporte em escolas municipais de Juazeiro

De 17 a 21 de outubro, representantes da Confederação Brasileira de Judô estarão em Juazeiro para a realização de um projeto que visa disseminar a prática do esporte para os jovens do nordeste brasileiro. Serão realizadas visitas em vinte escolas da rede municipal de ensino e uma arena de judô será instalada no Juá Garden Shopping, que funcionará de 20 a 23 de outubro atendendo às escolas da região.

A equipe vai levar para as escolas uma estrutura e apresentará o esporte aos alunos, com demonstrações de habilidades e desenvolvimento dos valores da arte. De acordo com o superintendente de Esportes do município, Gilberto Pacheco, as visitas serão realizadas por técnicos da Confederação. "Juazeiro é beneficiado com esse momento, que certamente será de grande importância na vida das crianças que receberem essas informações", afirma...

Apenas 115 escolas atingem nível mais alto na nota da redação do Enem

Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova - a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José - Unidade Mocambinho, em Teresina...

GREVE DOS TERCEIRIZADOS NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE JUAZEIRO: UM DESCASO A EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE

Até quando?Até quando funcionários continuarão trabalhando na rede estadual de ensino sem previsão de receber salário?Até quando? Desde julho de 2016, quando o secretário de educação Walter Pinheiro assumiu o cargo, todo dia é dia de receber os salários atrasados.

Ao entrar pediu paciência e um voto de confiança aos funcionários terceirizados. Nos prometeu uma nova empresa e que já no final de julho receberíamos o primeiro salário. Isso sem falar na regularização dos salários das antigas empresas como Sandes, Saltur e Basitec. Resultado, estou há 03 meses sem receber salário. Tenho companheiras e companheiros com 5 meses sem receber. Isso é correto?Sou mãe de família, só eu trabalho dentro de casa e falta muito pouco para passar necessidade. É por isso que estou de braços cruzados. Não volto a trabalhar até receber pelos meus direitos...