Foram encontrados 766 registros para a palavra: apac

Projeto Amanhã capacita jovens rurais na área de atuação da Codevasf

Os cursos são voltados para jovens na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal

Corte e costura, produção de licores, apicultura, operação e manutenção de trator foram alguns dos temas tratados durante cursos promovidos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em sua área de atuação. As capacitações foram realizadas no primeiro semestre desse ano por meio do Projeto Amanhã, um programa social da Codevasf que tem por finalidade fomentar a organização e a qualificação de jovens rurais na faixa etária de 14 a 26 anos, matriculados em instituições de ensino formal, oportunizando-lhes preparação para obterem o primeiro emprego e atuarem em empreendimentos agropecuários e agroindustriais...

UPAE/IMIP de Petrolina promove capacitação sobre atendimento ao paciente em parada cardiorrespiratória

Dentro do tripé da assistência, ensino e pesquisa preconizado pelo IMIP, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) busca oferecer atualizações e capacitações em serviço para os seus funcionários e colaboradores. Como é o caso do treinamento para atendimento ao paciente em Parada Cardiorrespiratória (PCR) promovido esta semana pela instituição em parceria com o SAMU.

Desta vez, a iniciativa envolveu os enfermeiros da Atenção Especializada (Ambulatório, Bioimagem Clínica e Bloco Cirúrgico), que puderam se atualizar e conhecer as mudanças nas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar e atendimento cardiovascular de emergência, realizadas em 2015 pela American Heart Association. Durante uma hora e meia o enfermeiro do SAMU, Nilton Paulo, falou sobre primeiros socorros, engasgo, desmaio, parada e reanimação, entre outros assuntos pertinentes.

À vontade na casa, pois já trabalhou na UPAE, Nilton realizou um treinamento dinâmico, prático e voltado para a realidade da Unidade. "A UPAE tem uma dinâmica muito diferente no Pronto Atendimento [urgência e emergência 24h] e na Atenção Especializada [serviço de especialidades], mas a equipe de enfermagem dos dois setores precisa estar preparada para qualquer eventualidade. Numa PCR cada minuto sem assistência diminui em 10% a chance de sobrevida do paciente, por isso é preciso pensar rápido e agir", alertou aos presentes...

Festival Aldeia do Velho Chico abre inscrições para Oficinas de Capacitação

O Sesc Petrolina está com inscrições abertas para Oficinas de Capacitação que integram a programação da 13ª Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco, que será realizada de 1º a 12 de agosto. As ações formativas do festival são direcionadas para o público iniciante e também profissional. As oficinas de iniciação já tiveram as inscrições encerradas. Estão com inscrições abertas no Sesc Petrolina (R. Pacífico da Luz, 618 – Centro) as turmas de capacitação de canto, teatro, dança, performance e transformismo, que serão realizadas de 30/7 a 11/8, voltadas para o público nã0-iniciante. Para se inscrever, é necessário pagar a taxa de R$20 (usuário) e R$10 (comerciário e dependente).

No dia 30 de julho, acontece, das 15 às 18h, Oficina de Canto, com a cantora Ceumar. De 3 a 4 de agosto, das 9h às 12h, Dudude Herrman (Belo Horizonte –MG) ministra a oficina de dança “Práticas do Sensível Corpo mundo & Mundo corpo”. No dia 6 de agosto, das 9h às 13h, acontece a oficina de teatro do Palco Giratório “Diálogo entre dois espaços: primeiro ocupe, depois se vire”. Nos dias 9 e 10, das 15h às 18h, Jane Di Castro (Rio de Janeiro –RJ) ministra a oficina “Performance e Transformismo”. No dia 11, das 9h às 13h, acontece mais uma de teatro do Palco Giratório “Processo de revelação em Hamlet”, com Emanuel Aragão e Adriano Guimarães (Brasília- DF)...

Capacitação para agentes que atuarão no Projeto Cadastrar Melhor começa amanhã (19)

A partir de amanhã (19) começa o curso de capacitação para os agentes, internos e externos, que atuarão no Projeto Cadastrar Melhor, lançado nesta terça-feira (18), pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, no auditório do TJBA. Além dos seguidores designados para trabalhar no projeto, participarão também agentes externos representantes do Ministério Público, OAB-BA, das Procuradorias do Estado e do Município e da Defensoria Pública, que atuarão como multiplicadores.

No lançamento, o consultor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Pedro Amorim, discorreu sobre as Tabelas Processuais Unificadas que reúnem, em uma base de dados, informações unificadas de todos os tribunais do país.Coordenado pela Assessoria Especial da Presidência (AEP II), o Projeto Cadastrar Melhor tem como objetivo consolidar rotina entre os agentes internos (servidores) e os externos (Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil - secção Bahia, Procuradorias do Estado e Município e Defensoria Pública) para garantir a unificação de dados dos processos judiciais e assim, possibilitar, dentre outras facilidades, a adoção de políticas judiciárias adequadas.

Para a presidente da Corte baiana, o Projeto Cadastrar Melhor é mais um passo no caminho da construção de uma justiça mais célere e eficaz, principal demanda da sociedade. "Esta iniciativa, que me foi apresentada brilhantemente pelo competente juiz de Direito, Sadraque Oliveira Rios, foi acolhida de imediato pela presidência por acreditar que este projeto é importante para nos informar melhor e esclarecer as dúvidas que porventura possam existir na vida processual", disse.

Segundo a desembargadora chefe do Judiciário baiano, desde o nascimento da ação até a efetivação da entrega jurisdicional, tudo passa pela necessidade de dados absolutamente confiáveis. "Seja no cadastramento das partes, seja na classificação e identificação da ação, seja no seu acompanhamento preciso em todas as fases processuais e instâncias. A confiabilidade desses dados, bem assim seu rigor e exatidão, são elementos preciosos no controle do andamento dos processos e na identificação de eventuais problemas que exijam um aprimoramento das rotinas cartorárias e cadastrais, de modo a permitir a entrega de uma prestação jurisdicional ao mesmo tempo célere, eficaz e segura", completou.

Para a juíza Marielza Brandão, assessora especial da Presidência para Assuntos Institucionais, o Cadastrar Melhor vai permitir a utilização de estatísticas oficiais para a definição de políticas judiciárias a partir da uniformização dos números. Para tanto, é preciso construir uma cultura organizacional voltada à precisão dos cadastros em processos. "Esse projeto nasceu de uma demanda interna, quando verificamos que nossos números eram diferentes dos números dos demais tribunais. Foi então que concluímos que o problema estava no cadastramento. Com o empenho do doutor Sadraque, que vestiu a camisa, formatarmos o projeto que hoje apresentamos aos senhores, mas que para ser exitoso precisa da participação de todos os senhores que, após a capacitação, se tornarão multiplicadores nas suas respectivas áreas", disse a magistrada.

O encontro que lançou oficialmente o projeto cumpre mais uma etapa do cronograma inicialmente proposto pelo coordenador do Cadastrar Melhor, juiz Sadraque Rios. De acordo com a programação, o projeto terá pleno funcionamento em novembro deste ano."Como hoje temos uma rota progressiva para a digitalização, é preciso consolidar rotinas entre agentes internos e externos. "O cadastro é elementar para avida do processo, visto que ele normatiza as informações e, em media e longo prazo, determina as políticas que o Tribunal irá adotar", afirmou, ressaltando que, após esta etapa de apresentação oficial, restarão apenas os processos de trabalho e as visitas técnicas regionais a serem realizadas pelo grupo de 12 servidores designados para esta função...

Semana da Inovação e Tecnologia abre quase 400 vagas em capacitações no Norte baiano

O Sebrae vai realizar cursos, oficinas e clínicas tecnológicas em Juazeiro e Paulo Afonso. As capacitações da Semana da Inovação e Tecnologia são voltadas para melhorar a gestão de empresários de micro e pequenas empresas (MPE) e microempreendedores individuais (MEI), além de auxiliar potenciais empreendedores na abertura de um negócio. Os interessados podem se inscrever na sede do Sebrae em Juazeiro, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro, e no Ponto de atendimento do Sebrae em Paulo Afonso, localizado na Rua São Francisco, 233, no Centro da cidade. Para garantir uma vaga, basta levar um quilo de alimento não perecível no ato da inscrição.

Em Juazeiro, a programação acontece no auditório do Sebrae,  e começa nesta segunda-feira, dia 17 de julho, das 14h às 16h, com a capacitação "Entendendo sobre franquias para começar bem", direcionada para os empreendedores que estão pensando em iniciar um negócio nesse segmento. À noite, a partir das 19h, há a clínica tecnológica "Aprenda a reduzir gastos com energia"...

INICIATIVA PIONEIRA VISA CAPACITAR LIDERANÇAS JOVENS NO ESTADO

Sempre preocupada com a formação de jovens e focada em um trabalho de conscientização sobre empreendedorismo e o movimento empresa júnior, a Federação Baiana de Empresas Juniores, (UNIJr-BA), vai promover, no dia 15 de julho, a partir das 9h, cinco reuniões presenciais, em diferentes cidades baianas, ao mesmo tempo. O objetivo da ação é atingir o maior número possível de empresários juniores, além de divulgar e colocar em prática o Programa Líderes.

No mesmo dia, será realizada a capacitação de lideranças jovens da Bahia, a fim de gerar estímulos no ecossistema empreendedor do estado. Haverá ainda conteúdos específicos, buscando atender às demandas de cada região. Entre as cidades participantes estão Juazeiro, Feira de Santana, Salvador, Ilhéus e Cruz das Almas. "Esta é uma ótima iniciativa, que além de ser pioneira neste modelo, é ideal para quem deseja se aperfeiçoar e debater temas, como gestão de novos negócios e oportunidades em áreas promissoras", afirma Alanna Marzola, presidente da UNIJr-BA...

FATUN REALIZA PRIMEIRO CURSO INTENSIVO DE CAPACITAÇÃO EM CAPELANIA EM JUAZEIRO

Juazeiro está sediando hoje o primeiro Curso Intensivo de Capacitação em Capelania, realizado pela Faculdade de educação e Teologia (FATUN), em parceria com a Capelania Federal do Brasil (CAFEB). O evento tem como objetivo formar profissionais para atuar na assistência religiosa em instituições como presídios, hospitais e outras organizações sociais. Segundo o coordenador da FATUN em Juazeiro, Ueslei Santana, até o momento o curso conta com mais de 120 inscritos, dentre os quais estão pastores e outros líderes religiosos.

O evento está sendo realizado no Rapport Hotel desde das primeiras horas da manhã e conta com palestras do Dr. Jorge Leibe, do Rio de Janeiro e do Pr. Célio Melo, Os participantes receberão certificado no término do evento.  ..

Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura - 2017 capacitará 3 mil mulheres

O Programa Chapéu de Palha Mulher da Fruticultura - 2017 vai capacitar 3 mil mulheres dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista. Para fazer a formação foram criadas 100 turmas, cada uma, com 30 mulheres. As aulas terão início no dia 08 de julho e vão até 06 de agosto. Cada trabalhadora que participar da formação receberá do Governo do Estado uma bolsa no valor de R$ 246,45, durante 4 meses.

Este ano, os cursos vão manter o modelo com dois módulos, lançados em 2016. O primeiro é de Formação Sociopolítica e Produção de Alimentos e, o segundo, de Formação Sociopolítica e Artesanato. "Esse formato aumenta a inclusão das trabalhadoras rurais no mercado de trabalho incentivando a autonomia financeira", explica a gerente de Articulação e Interiorização da Secretaria da Mulher do Estado, Márcia Aguiar...

Empretec capacita empresários e potenciais empreendedores em Juazeiro

Diógenes Dias abriu um restaurante há um mês em Juazeiro e, mesmo com experiência no ramo de alimentação, o empresário sentiu a necessidade de buscar mais informações sobre gestão empresarial. Durante o Empretec, ele aprendeu que planejamento é o ponto crucial para o sucesso do negócio. A capacitação ocorreu entre os dias 5 e 10 de junho, no Rapport Hotel, em Juazeiro.

"Nós vemos muitos casos de empresas que se lançam no mercado e, após algum tempo, fecham as portas. Um dos grandes aprendizados do Empretec foi justamente destacar a importância do planejamento, como traçar metas e trabalhar para alcançar os objetivos. Uma empresa que começa de forma planejada tem mais chances de consolidar", afirmou...

Seminário capacita secretários de Casa Nova

Aconteceu no final de semana, oficina de capacitação voltada para secretários, coordenadores e dirigentes de órgãos públicos do município de Casa Nova.

A Oficina de Planejamento Municipal com foco na gestão de resultados, analisa todos os procedimentos necessários à gestão de recursos e pessoal, dá destaque aos cuidados necessários para gastos e planejamento de despesas e capacita ordenadores de despesas para que não incorram nos erros comuns que levam à desaprovação de contas...

Dentistas da rede municipal de Petrolina recebem capacitação

Prezando pela qualificação e capacitação dos profissionais da área de odontologia da rede pública de Petrolina, aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária do Município, um treinamento com todos os dentistas da Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Os profissionais receberam instruções sobre os processos de trabalho na rede, com o objetivo de dar um melhor diagnostico e um encaminhamento de qualidade para os pacientes...

Estado capacita gestores e profissionais do Sistema Único de Assistência Social

O assessoramento técnico com gestores e profissionais do Sistema Único da Assistência Social (Suas) da Bahia, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), reuniu cerca de 360 representantes de municípios de todos os territórios de identidade do estado nesta terça-feira (23). O evento foi realizado no auditório Jutahy Magalhães, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com o tema 'Atendimento às crianças e adolescentes em situação de violação de direitos'.

A assistente social Márcia Lopes, da Prefeitura de Cotegipe, no oeste baiano, comenta que "a gente, que mora a mais de mil quilômetros de distância, enfrenta essa viagem porque sabe que essa capacitação vai contribuir com nossas ações na ponta. Como eu sou técnica da secretaria municipal, cabe a mim passar o que eu absorvo aqui para os outros técnicos no Cras e no Creas. Além da orientação técnica, outra coisa importante é a troca de experiência com outros municípios, perceber o que está acontecendo e aproveitar experiências de sucesso, receber e oferecer sugestões". 

Já Cléa Malta, que assessora os municípios de Encruzilhada e Cândido Sales, no sudoeste, ressalta que "as reuniões têm contribuído de forma muito prática com as políticas de desenvolvimento social dos nossos municípios. A partir do momento em que o Estado sinaliza com o Pacto de Acompanhamento Familiar e estabelece o público, a gente desenvolve a estratégia, mapeia onde estão essas famílias e cumpre o que está no pacto. Estabelecemos campanhas de mobilização, ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, saúde, cultura, lazer, sem perder cada uma delas a sua identidade". 

Estrutura e atendimentos

Segundo a superintendente de Assistência Social da SJDHDS, Leísa Souza, a Rede Suas é formada por 616 Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que atuam na área preventiva, 219 Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que fazem atendimento especializado para quem sofreu violência ou violação de direitos, e 15 Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Pop). "Contamos ainda com duas residências inclusivas, para pessoas com deficiência, e uma rede de 96 unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e idosos que romperam o vínculo com a família e estão em vulnerabilidade social", explica. 

De acordo com a a superintendente, nos Cras, em 2016, foram atendidas 2,8 milhões de pessoas. Nos Creas, 1.855 casos de violência sexual de crianças e adolescentes foram registrados e estão em acompanhamento. "Além disso, nós registramos quatro mil casos de violência psicológica e física a crianças e mulheres. São dados significativos e importantes, já que o estado tem 1,7 milhão de famílias beneficiárias do Bolsa Família, que são acompanhadas nos Cras e Creas. A Bahia tem 100% de cobertura de Cras e é um dos estados que melhor cofinanciam a assistência social no País", acrescenta. ..

Comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce recebem oficinas de capacitação

A Secretaria do Meio ambiente está realizando, durante este mês de maio, oficinas de Sustentabilidade Ambiental nas comunidades beneficiadas pelo Programa Água Doce (PAD) com o objetivo de sensibilizar e capacitar os beneficiários quanto aos procedimentos para manutenção da qualidade da água fornecida pelos sistemas de dessalinização. As atividades contemplam 16 comunidades em 11 encontros, que acontecem entre os dias 16 e 24 de maio, em cinco municípios do semiárido baiano.

O Programa Água Doce transforma água salobra de poço em água potável da mais alta qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas sustentáveis de dessalinização no semiárido, incentivando a autonomia das comunidades na gestão do seu mais precioso recurso natural. O programa tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos, promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental. Sendo assim, o componente Sustentabilidade Ambiental é de grande relevância e inclui cinco dimensões (ambiental, social, econômica, espacial e cultural) à ação.

Na Bahia, o PAD é coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), com parceria, na execução das obras civis, da Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), e recursos do Ministério do Meio Ambiente, além da participação dos municípios e das comunidades beneficiadas na gestão e manutenção dos sistemas.

Oficinas - As oficinas foram iniciadas no último dia 16 de maio, em Itiúba (comunidades de Ponta Baixa e Caldeirã) e Monte Santo (Lagoa Bonita e Salgado). Dia 17, foram contempladas as comunidades rurais de Manuel Patrício, Cruz II do Salitre e Pateiro, no município de Juazeiro. 

Em Juazeiro, a atividade será realizada ainda nos dias 18 (Veneza), 19 (Bargado) e 20 (Juvenal e Campo Grande). Dia 22, será contemplada a comunidade de Caldeirão do Almeida, em Uauá. Dia 23, Poço do Cavalo, em Quijingue. E dia 24, também em Quijingue, a atividade será para as comunidades do Poço da Pedra e Jurema.

Além dos moradores das comunidades, participam, prefeituras municipais, professores, profissionais de saúde (Agentes Comunitários de Saúde, médicos, enfermeiros) e lideranças locais.

Desde a implantação da primeira etapa do programa na Bahia, o PAD totalizou 145 sistemas de dessalinização, em 26 municípios. O programa tem previsão de implantar mais 150 unidades, contemplando 48 municípios. A previsão total de investimento é em torno de R$ 62 milhões, com recursos do Ministério do Meio Ambiente.

Sistema de dessalinização - O sistema é, basicamente, composto pelo poço, de onde é puxada a água salobra, que vai para o dessalinizador, equipamento que tem uma tripla membrana com microporos que filtram a água, retendo o excesso de sais minerais, além de retirar totalmente o flúor, o nitrato, bactérias e vírus. O resultado é uma água purificada e com quantidades ideais de sais minerais para o organismo, com qualidade superior à água pluvial. 

O efluente (concentrado das substâncias e sais retidos) é canalizado para um tanque com lona, onde a comunidade pode criar tilápias, ou irrigar culturas resistentes aos sais, como a erva-sal, que serve para alimentar caprinos e ovinos, entre outros...

Em Juazeiro, famílias são capacitadas para receber barreiros do Projeto Cisternas

Nesse final de semana, cerca de 30 famílias da comunidade da Rocinha, em Juazeiro, participaram do curso de Sistema Simplificado de Manejo de Água para Produção de Alimentos (Sisma), com o objetivo de prepará-las para receberem barreiros em suas propriedades rurais. O Barreiro é uma tecnologia social de captação e armazenamento de água de chuva construído gratuitamente pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), através do Projeto Cisternas.

Durante o curso, os participantes foram orientados sobre como fazer o uso sustentável da água armazenada na produção de alimentos e discutiram temas como convivência produtiva com o semiárido, segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos e agroecologia. A capacitação busca preparar as famílias e as comunidades rurais para que elas possam desenvolver suas atividades agrícolas, pecuárias, adquirindo segurança alimentar e que possam também incrementar sua renda...

Seminário debate implantação do método APAC em Teixeira de Freitas

O presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelino Galo (PT), participou sexta-feira (12), no campus X da UNEB, em Teixeira de Freitas, do Seminário que debateu a implantação do método APAC no município.

De acordo com Galo, o método APAC está presente em 43 cidades brasileiras com índice de reincidência criminal de 30%, número bastante inferior quando comparado com o sistema prisional tradicional, aonde a reincidência criminal ultrapassa os 90%.  Para o parlamentar, Teixeira de Freitas criou as condições necessárias para a implementação do método, o que lhe credencia a ser o primeiro município na Bahia, de forma pioneira, a ter a metodologia dedicada a recuperação de apenados, mediante a aplicação de um método rígido de autodisciplina e baseado em princípios de valorização humana.  ..

Representante da SEDUR participa de capacitação para elaboração do PPA municipal

O Superintendente de Planejamento da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), João Pedro Neto, está participando desde ontem (09) do "Curso de Elaboração do PPA Municipal". A capacitação com carga horária de 16h acontece na sede do IFBA e é realizada pela Secretaria do Planejamento do governo do Estado (Seplan-Ba) em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

O curso destina-se à formação dos agentes públicos municipais ligados às áreas de planejamento governamental, com o objetivo de contribuir com o processo de construção e articulação do PPA Municipal 2018-2021, e representa a continuidade ao ciclo de atividades relacionado a preparação dos municípios baianos  para a construção dos seus PPA...

Semana do MEI tem capacitações gratuitas em Juazeiro e região

A Semana do MEI na Região Norte da Bahia será realizada entre os dias 8 e 12 de maio, oferecendo mais de 700 vagas gratuitas em capacitações para Juazeiro, Paulo, Sobradinho, Remanso e Sento Sé. Durante o evento, que acontece em todo o Estado até o dia 13, serão abordados temas ligados à inovação, marketing, planejamento, vendas e empreendedorismo. Mais informações ou inscrições podem ser feitas pelo telefone (75) 3281 4333, em Paulo Afonso, e (74) 3612 0827, em Juazeiro e demais cidades.

A programação de Juazeiro acontece no auditório do Sebrae, na Rua Coronel João Evangelista, 22, Centro, e há cerca de 400 vagas nas palestras "Torne-se um ambulante legal", "Mototaxista tire suas dúvidas com a Previdência", "Quero ser um empreendedor individual", "Como aumentar as vendas através da comunicação visual", "Como o MEI pode obter financiamento do BNB". Fazem parte também as Oficinas SEI Formar Preço, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Comprar, SEI Vender e a clínica tecnológica "Higiene e manipulação de alimentos". Também será realizado o Seminário "Desafios e tendências para empreender no segmento de alimentos e bebidas", no auditório do Senai, localizado na Av. Aldolfo Viana, Centro de Juazeiro...

Secretaria entrega certificados para trabalhadores do SUAS capacitados

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no CIAM, a cerimônia de entrega de certificados dos participantes da 1ª capacitação para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama e equipe da secretaria.

A capacitação foi voltada para cozinheiros e auxiliares de serviços gerais que atuam na rede socioassistencial, fazendo parte da política de educação permanente da secretaria. “Foram dias de dedicação e comprometimento e todos esses funcionários saem daqui preparados para desenvolverem o conhecimento adquirido nos seus postos de trabalho”, destacou a gerente de Gestão do SUAS e Educação Permanente, Sandra Timóteo...

Servidores do setor de limpeza da área de saúde recebem capacitação em Andorinha

A Secretaria Municipal de Saúde de Andorinha, ofereceu um curso de Capacitação de Higiene e Limpeza Hospitalar, para as colaboradoras e responsáveis pela limpeza e higienização nas Unidades Básicas de Saúde do município.

Durante a capacitação foram apresentadas informações corretas e o uso de técnicas e normas que devem ser realizadas durante as atividades diárias da limpeza dos banheiros, cozinha e demais espaços...

Sebrae/PE oferece série de capacitações gratuitas para microempreendedor individual

Empresários e pessoas que desejam abrir o seu próprio negócio terão uma série de oportunidades para capacitação e orientação em gestão empresarial com a Semana do Microempreendedor Individual (MEI) 2017. O evento é realizado pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) em todo o país, de 8 a 13 de maio. Em Pernambuco, a programação se estende ao longo do mês, com previsão de 278 atividades gratuitas. Os interessados ainda vão poder tirar dúvidas em palestras, oficinas e participar de consultorias com especialistas em pequenos negócios.

Os microempreendedores individuais são aquelas pessoas que trabalham por conta própria e desejam transformar seu comércio, fábrica ou serviço em uma empresa formalizada. Para isso, a Receita Federal oferece uma modalidade tributária reduzida, o Simples Nacional, taxa unificada de impostos que cede ao microempreendedor um CNPJ, permite a emissão de nota fiscal e facilita o acesso a crédito como pessoa jurídica. Desse modo, o MEI terá direito a benefícios trabalhistas como aposentadoria, auxílio-doença, licença-maternidade e, ainda, a possibilidade de contratar até um funcionário. Estão dentro dessa faixa de contribuição as empresas que faturem até R$ 5 mil por mês ou R$ 60 mil por ano...