Foram encontrados 34949 registros para a palavra: Ação

É a maior seca que o Brasil viveu nos últimos 75 anos e que as mudanças climáticas agravam a situação, diz ministro

O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros necessários para o combate aos incêndios e à estiagem que atinge quase todos os estados, afirmou nesta quinta-feira (19) o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Em entrevista ao Bom Dia, Ministro, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Goés disse que o governo está com liberdade para apoiar estados, Distrito Federal e municípios porque as despesas para combater os efeitos da emergência climática e ambiental foram excluídas do atual teto de gastos. ..

Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno do Hospital Dom Malan em Petrolina faz campanha de doação de leite

O Banco de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno (BIAMA), do Hospital Dom Malan da rede pública de saúde em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, faz campanha de doação de leite para os recém-nascidos prematuros da unidade. O estoque de leite do Biama está muito baixo e correndo o risco de deixar de atender os bebês prematuros todos os dias.

O Hospital Dom Malan tem uma maternidade que recebe mães de alto risco e tem os bebês prematuros que ficam internados na UTI Neonatal, na UCI Neonatal, no berçário externo e no alojamento canguru recebem leite doado ao BIAMA. "Nossa preocupação nesse momento é que o estoque está muito baixo. Nós precisamos de dois litros de leite humano por dia para distribuir para cerca de 50 bebês da unidade. Nosso apelo é para as mãezinhas que estão amamentando seus bebês e venham reforçar as nossas doações, porque estamos com poucas doadoras, " explica a coordenadora do Biama, a pediatra Flávia Guimarães...

Petrolina: “Temos que ampliar os investimentos para promover qualidade de vida à nossa população “, disse Perpétua da Saúde

São 30 anos de militância. Com um curriculum voltado para as lutas do povo trabalhador e na defesa das causas das classes mais populares, a candidata a vice-prefeita pela Coligação Petrolina da Esperança (Federação PT, PC do B e PV e Psol/Rede), mostrou que essa é a chapa de propostas com atuação voltada de fato para o povo, tendo o aval do presidente Lula para executar as ações

As novas declarações de Perpértua ocorreram durante a Sabatina do programa Dupla Conexão da Rádio Ponte FM, nesta quarta,18. Perpétua voltou a alertar a população sobre as “falsas promessas” que já voltaram a ser apresentadas pela propaganda de quem está no poder...

Governo da Bahia investe R$ 366 milhões na requalificação de aeródromos e aeroportos regionais

Desenvolver a malha aeroviária regional, promover desenvolvimento e incentivar a manutenção e atração de novos voos para a Bahia. Com esses objetivos, um investimento total de R$ 366 milhões vem sendo feito pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), desde janeiro de 2023 para requalificação, ampliação e manutenção de aeroportos e aeródromos baianos.
 
Atualmente, estão em andamento serviços no Aeroporto de Feira de Santana, com a construção do muro patrimonial. Obras de recuperação da pista de pouso e decolagem nos aeródromos de Belmonte, Canavieiras, Barra e Xique-Xique. Em Luis Eduardo Magalhães, a obra de requalificação está em fase final, com previsão de conclusão até o início de outubro.
 
Desde 2023, 23 aeródromos passaram por obras para desinterdição, como Itaberaba, Caetité, Santana, Cipó, Monte Santo e Valente, e já estão em atividade com aeronaves, como UTI's Aéreas, Táxi Aéreo, de transporte de valor e de medicamento. 
 
Outras importantes ações de infraestrutura realizadas pelo Governo da Bahia já foram entregues, como o novo Aeroporto de Bom Jesus da Lapa, em agosto do ano passado, que possui infraestrutura para operar com voos regulares diurno e noturno.
 
Assim como a construção de aeroportos, a requalificação dos equipamentos aeroviários também contribui para o desenvolvimento da aviação regional, a exemplo do de Ipiaú, entregue no último dia 11 de setembro pelo governador Jerônimo Rodrigues, e que foi homologado há 24 anos. A recuperação do equipamento beneficia municípios próximos como Itagibá, Ibirataia e Dário Meira, além das empresas de mineração da região, promovendo o desenvolvimento econômico.
 
Mais desenvolvimento
 
Único da região Oeste com voos regulares, o Aeroporto de Barreiras também receberá um novo terminal de passageiros com área de 2.200 m², quase quatro vezes maior em relação ao atual, visando mais conforto e segurança às pessoas. Com investimento de R$ 25 milhões do Governo do Estado, a licitação para a implantação está em andamento e os envelopes com as propostas serão abertos em 01 de novembro.
 
Ainda neste semestre, o aviso de licitação para os serviços na área de movimentação de aeronaves, incluindo a ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.600 m para 1.950 m de comprimento por 30 m de largura para operar com aviões de cerca de 200 passageiros, pátio de estacionamento de aeronaves e taxiway, sairá no Diário Oficial do Estado (DOE). O valor investido será de R$ 50 milhões contando com recursos do Governo do Estado e do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
 
Além disso, o Aeroporto de Feira de Santana também passará por ampliação da pista de pouso e decolagem de 1.500 m para 1.800 m de comprimento por 30 m de largura. O processo licitatório está em andamento  e a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas será em 28 de novembro. Ainda nesse segundo semestre está prevista, também, a publicação da licitação para recuperação do aeródromo de Jequié.
 
Essas obras possibilitam aos aeroportos do interior baiano entrar na escala de conexões nacionais contribuindo para a atração de mais voos e de novos negócios para o estado. "Com a execução dessas ações, disponibilizamos uma infraestrutura ligada à tendência de mercado das companhias aéreas, que estão operando com aeronaves de grande porte. Assim, garante que o estado acompanhe o desenvolvimento da aviação civil permitindo receber aviões com maior capacidade de passageiros", analisa o secretário de infraestrutura, Sérgio Brito.
  ..

Investimento em educação é destaque durante entregas no município de Queimadas

Preparar os estudantes baianos para os desafios tem sido um dos destaques das ações voltadas para educação, que o Governo do Estado tem desenvolvido em toda a Bahia. Nesta quarta-feira (18), em Queimadas, o Colégio Estadual de Tempo Integral Santo Antônio das Queimadas, que passou por obras de ampliação e modernização, foi mais uma unidade entregue à comunidade estudantil do interior baiano. 

 A intervenção teve um investimento de mais de R$ 6,5 milhões, que proporcionou ao colégio mais oito salas, restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e subestação. Para o governador, a melhoria deve ser considerada para além das obras físicas. "A meta é atingirmos esse padrão de escola em todos os municípios. Hoje é meio bilhão de investimento só na alimentação para as escolas. Então, além de garantirmos o aprendizado, vamos garantir o empenho e o desempenho dos estudantes dentro da sala de aula estando bem alimentado", reiterou Jerônimo. ..

Sem chuvas há meses, Juazeiro e Petrolina estão em situação de Emergência devido estiagem

O Sol deve continuar abrasador e sem previsão de chuva para os próximos dias. Na zona rural de Juazeiro e Petrolina a situação é de calamidade. O Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) divulgou que, no Brasil, centenas de cidades estão há mais de 130 dias sem chuva. Com isso, mais de 12 milhões de brasileiros foram afetados e não veem uma gota de chuva há mais de três meses.

Com exclusividade a REDEGN obteve a informação, através da Defesa Civil, que em Juazeiro a última chuva intensa no município aconteceu no mês de abril, quando os órgãos de meteorologia registraram um volume de cerca de 100mm...

AGENDA 15: Andrei terá encontro com representantes da Educação e fará caminhada da vitória no bairro Nossa Senhora da Penha nesta quinta-feira (19)

Andrei Gonçalves representa a nova política, um novo modelo de gestão, voltado para o bem do povo e não para interesses próprios. 

Uma das principais prioridades na gestão da Coligação "O Futuro Chegou" será a educação, uma das áreas mais castigadas nos últimos anos. Por isso, nesta quinta-feira (19), Andrei dará continuidade ao diálogo com educadores em busca de soluções para os problemas enfrentados pela classe e pelos alunos e seus responsáveis. O encontro vai contar com a presença da Secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito...

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitores que não têm biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não serão impedidos de exercer seu direito ao voto. Mesmo sem as impressões digitais registradas, é possível se identificar, na hora de votar, utilizando um documento oficial com foto. Essa medida visa garantir que todo o eleitorado tenha acesso ao processo eleitoral, mesmo as pessoas que não concluíram o cadastramento biométrico.

Nas eleições de outubro, mais de 155 milhões de eleitoras e eleitores estão aptos a votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país (excluindo o Distrito Federal, Fernando de Noronha e as localidades do exterior – Zona ZZ), e aproximadamente 83% já têm a biometria registrada. Isso corresponde a pouco mais de 129 milhões de pessoas...

Cerimônia de geração de mídias das urnas eletrônicas do TRE-BA teve início na manhã desta quarta (18)

Na manhã desta quarta-feira (18) o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início às cerimônias de geração de mídias para as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2024. O procedimento segue calendário fixado pela Justiça Eleitoral baiana para Salvador e para o interior do estado. Na capital, jornalistas puderam acompanhar toda a atividade na 1º zona eleitoral, com a presença do juiz eleitoral Raimundo Nonato Borges Braga, da promotora do Ministério Público Maria Pilar Menezes e de servidores do Regional baiano.

Passo a passo..

INSS esclarece que é falso que comprovante de votação vale como prova de vida

Circula nas redes um suposto aviso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. A publicação, inclusive, cita a Portaria PRES/INSS 1.408 de 2022, quando foi instituído o cruzamento de dados como comprovação de vida. A informação é falsa.

De acordo com o INSS, apesar de ter sido previsto em portaria em 2022, o cruzamento de dados para comprovação de vida tem sido feito escalonadamente com outros órgãos governamentais. Isso ocorre porque há necessidade de ferramentas tecnológicas para fazer o batimento de informações. Algumas já estão em operação. Outras, no entanto, ainda dependem de interoperabilidade com o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). ..

APLB Sindicato em Juazeiro realiza assembleia e trabalhadores em educação recebem esclarecimentos sobre o plano de cargos e carreira

A APLB Sindicato em Juazeiro realizou uma assembleia na manhã desta quarta-feira (18) com a presença dos trabalhadores em educação da rede pública municipal de ensino para que fossem esclarecidos vários pontos acerca do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) da Lei 2.606/2016.

Para Gilmar Nery, diretor da APLB Sindicato a assembleia foi realizada para que os profissionais tirassem suas dúvidas sobre o assunto. "Foi quase um seminário onde a categoria esclareceu o que estava sem entendimento, isso com a presença do advogado Rafael Amorim, que faz parte do corpo jurídico da entidade Na oportunidade nós colocamos todas as questões, todos os artigos relacionados ao PCCR e à tabela de vencimento que foi objeto de enquadramento de 2016 e de agora, com tabela atualizada de 2024", destacou Gilmar Nery...

Onda Azul invade Poço de Fora na inauguração do comitê de Adriano e Juninho, relata assessoria

Por onde Adriano e Juninho Vem aí, candidatos a prefeito e vice em Curaçá, uma onda azul invade a rua, comunidade ou os distritos.

No sábado (14) a festa foi em Pedra Branca, na segunda (16) na Agrovila e nesta terça (17) a onda azul tomou conta do distrito de Poço de Fora, que recebeu Adriano e Juninho para a inauguração do comitê local do 20...

Coligação O Futuro Chegou solicita à Justiça Eleitoral em Juazeiro impugnação de pesquisa eleitoral registrada por instituto com histórico duvidoso, diz assessoria

A Coligação O Futuro Chegou ajuizou ação de pedido de impugnação de pesquisa registrada pela Fernandes Consultoria, do estatístico Denivaldo Fernandes, com o intuito de manter a lisura e o fair play das eleições 2024.

Esta mesma empresa e estatístico tentaram manipular o eleitor juazeirense em 2020, quando divulgaram uma pesquisa fraudulenta que apontava um cenário eleitoral completamente diferente do exposto por outras pesquisas realizadas no mesmo ano e, principalmente, diferente do que foi decidido pelo eleitor no dia 15/11/2020...

Hospital Dom Tomás Participa de Iniciativa para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco

Na próxima segunda-feira (23/09), será lançado o curso “Formação para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil em Pernambuco: da Suspeição ao Centro de Referência”, uma ação fundamental para acelerar o diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes com suspeita de câncer. O curso, inicialmente voltado para profissionais da Atenção Básica de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento da GERES 1 (Região Metropolitana de Recife), visa preparar 588 profissionais de saúde para a detecção precoce da doença. O evento de lançamento ocorrerá no Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo, às 14h30.

O Hospital Dom Tomás, reconhecido por sua atuação na oncologia pediátrica, é membro ativo do Comitê Estratégico para Diagnóstico Precoce do Câncer Infantil em Pernambuco, sendo uma das instituições-chave na articulação dessa iniciativa. O comitê foi instituído para apoiar o Estado de Pernambuco na definição do fluxo de encaminhamento de crianças e adolescentes para diagnóstico e tratamento do câncer. Além disso, o comitê desenvolve propostas para fortalecer essa estratégia, com a participação de hospitais de referência, organizações da sociedade civil e agências de saúde pública...

Projetos da Univasf e da Facape inauguram novo ambiente de inovação tecnológica para fruticultura no Vale do São Francisco

O agronegócio no Vale do São Francisco conta a partir de agora com um novo ambiente inteiramente dedicado ao desenvolvimento de ações de pesquisa, extensão, inovação e novas tecnologias voltadas à cadeia da fruticultura. O Espaço Agromaker, inaugurado no último dia 10 de setembro e localizado no Centro de Excelência em Fruticultura (CEF) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em Juazeiro (BA), está vinculado aos projetos Agrolabs e FruiTech, uma parceria que une a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Faculdade de Petrolina (Facape), além de outros parceiros.

O evento contou com a presença da reitora em exercício da Univasf, Lucia Marisy de Oliveira; e dos coordenadores dos projetos FruiTech e Agrolabs, os professores Valdner Ramos, da Univasf, e Ricardo Amorim, da Facape, respectivamente. Também estiveram presentes representantes do Senar; do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), entre outros parceiros, produtores, professores e estudantes das instituições envolvidas...

Hospital Regional de Juazeiro abre processo seletivo para contratação de auxiliar de serviços gerais

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), abriu nesta quarta-feira (18), o processo seletivo para o cargo de auxiliar de serviços gerais. Os interessados devem enviar o currículo anexado em formato PDF através do endereço de e-mail [email protected], até o dia 24 de setembro (terça-feira). No assunto do e-mail, deve ser informado o nome da vaga.

Para concorrer à vaga é necessário ter ensino médio completo, além disso, é desejável experiência com higienização hospitalar. O cargo também estão disponíveis para Pessoas com Deficiência (PCD)...

Abertas inscrições para cursos de especialização EAD da UPE; Vagas em Afrânio, Cabrobó e Ouricuri

A Universidade de Pernambuco (UPE) está com inscrições abertas para cursos de Especialização na modalidade a distância, pelo programa da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Estão sendo oferecidas 600 vagas distribuídas entre quatro cursos: 'Desesenvolvimento Sustentável para Educação Básica', 'Educação Especial Inclusiva', Ensino da Língua Portuguesa e suas Literaturas' e 'Gestão em Saúde'.

Na área de cobertura do g1 Petrolina, há 25 vagas no polo Cabrobó para especialização em Educação Inclusiva. Os polos Afrânio e Ouricuri estão ofertando 30 vagas cada para a especialização em Ensino de Línguas e suas Literaturas. Já para Gestão em saúde, estão disponíveis 30 vagas para o polo de Ouricuri...

Coligação de Cleivynho, em Sobradinho, aciona MP e PF com denúncia de crime de Fake News em redes sociais 

A Coligação União, Trabalho e Liberdade, em Sobradinho, acionou nesta terça-feira (17) o Ministério Público e a Polícia Federal, com notícia-crime, pedindo apuração de divulgação de Fake News nas redes sociais, com notícia falsa União, Trabalho e Liberdade de que a candidatura do prefeito e candidato à reeleição, Cleivynho estaria impugnada.

Na denúncia a assessoria Jurídica da Coligação União, Trabalho e Liberdade aponta que administradores de um grupo de WhatsApp, denominado “Programa Livre”, teria disseminado “notícia inverídica”, de que “o Sr. Regis Claivys Sampaio Bento (Cleivynho), não teria legitimidade ou autorização para concorrer ao pleito eleitoral”...

Juazeiro: lixo, queimadas, fumaça: reclamam os moradores da Rua Tamarino

Lixo e queimadas, fogo são motivos de reclamação dos moradores da Rua Tamarino no loteamento Eldorado, próximo ao Condomínio Paulo VI. Através de video, o leitor da REDEGN, Mário Varjão, divulgou um vídeo desse problema, que segundo ele, é crônico, área pública e que a prefeitura de Juazeiro Bahia não consegue resolver definitivamente.

O risco do fogo que atinge o meio ambiente não ameaça apenas áreas de preservação isoladas, mas também os centros urbanos. "O momento que o país vive por conta da estiagem que assola nossa caatinga é inadmissível que isso aconteça no centro da cidade", disse Mario Varjao...

Governo do Estado autoriza obras estruturantes para as cidades de Caraíbas e Miguel Calmon

Em encontro com representantes da cidade de Caraíbas, no sudoeste baiano, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou obras em diversas áreas: infraestrutura, educação e abastecimento, que totalizam R$ 41 milhões em investimentos. O ato ocorreu nesta terça-feira (17), no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O município de Miguel Calmon, na região da Chapada Norte, também foi contemplado com quatro projetos de pavimentação.


"Nós fizemos uma reunião, trabalhando com pontos de anúncios e entregas. Estou aqui anunciando a ponte sobre o Rio Gavião, a Escola de Tempo Integral, pavimentação asfáltica na passagem urbana e a água em Bocaína. Quatro ações para Caraíbas", detalhou o governador Jerônimo Rodrigues...