Foram encontrados 67361 registros para a palavra: as

Minas Gerais confirma 83 mortes por febre amarela

Em novo boletim epidemiológico divulgado ontem (21), a Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) anunciou que 83 pessoas já morreram em decorrência de complicações da febre amarela. Mais 173 mortes ainda estão sendo investigadas. O atual surto da doença é o maior no Brasil desde 1980, quando o Ministério da Saúde passou a disponibilizar dados da série histórica. Até então, o ano com o quadro mais grave havia sido 2000, quando 40 vítimas da doença morreram.

Os dados da SES-MG mostram que o estado já contabiliza 1.027 notificações de febre amarela. Destas, 234 foram confirmadas, 57 foram descartadas e as demais continuam sob análise...

Motoristas devem redobrar a atenção na BR-235/BA durante o carnaval

O fluxo de veículos deve aumentar durante esta época.

O folião que for trafegar pela BR-235/BA, rodovia que corta o norte da Bahia, durante o período do carnaval deve ficar atento às sinalizações e desvios, além de animais na pista. Entre Carira, em Sergipe, e Juazeiro, na Bahia, a estrada dá acesso às cidades baianas Uauá, Canudos, Jeremoabo e Coronel João Sá, e totaliza quase 360 quilômetros (km), dos quais, aproximadamente 280 encontram-se asfaltados. Atualmente são dois trechos em obras: Os Lotes 1 (Divisa da Bahia/Sergipe à Jeremoabo) e o 5 (Distrito de Pinhões até Juazeiro)...

Espaço do Leitor: SEDUR responde leitor sobre melhorias para a Rua Adão Pereira

Na tarde desta terça-feira (21), o Blog Geraldo José postou a denúncia do morador Francimário Soares Rocha sobre a falta de infraestrutura na Rua Adão Pereira, no bairro Jardim Flórida, em Juazeiro. Veja Aqui.

Em nota enviada a nossa redação, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que a obra de pavimentação na Rua Adão Pereira está em processo de finalização. A SEDUR disse que o trecho mostrado pelo leitor é onde termina a extensão beneficiada com a pavimentação em paralelepípedo granítico e também se dá o entroncamento da via com a Travessa Projetada que ainda não é pavimentada. A secretaria adiantou ainda que empresa responsável pela execução da obra está em campo para revisão de toda a intervenção e as correções necessárias...

SEDUR se manifesta sobre a falta de infraestrutura em alguns pontos da cidade

Nesta terça-feira (21) o Blog Geraldo José postou denúncias de moradores de Juazeiro que sofrem com a falta de pavimentação e infraestrutura principalmente no período chuvoso. Veja Aqui!

Em contato com a nossa redação nesta quarta-feira (22), a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) informou que está ciente de todos os pontos elencados pela população. No bairro Monte Castelo a secretaria frisou que realizou recentemente o patrolamento de todas as ruas e está concluindo a pavimentação asfaltica de uma das principais vias de acesso ao bairro, a Rua Propriá. No Parque Centenário, uma importante obra está em andamento nas proximidades, a pavimentação da Rua Nova Juazeiro, mais conhecida como Rua dos 3 Postes...

Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região move ação contra a Caixa Econômica Federal abertura de agências aos sábados

O Sindicato dos Bancários de Juazeiro e região moveu Ação Civil Pública contra a Caixa Econômica Federal pelo descumprimento do acordo coletivo de trabalho e a lei 4.178 (instituições financeiras e de crédito não pode funcionar as sábados). O sindicato considera um desrespeito da direção da Caixa a abertura das agências aos sábados. A carga horária da categoria bancária é de seis horas, de segunda a sexta-feira, mas o banco insiste em ignorar. O trabalho no sábado, além de desrespeitar a lei, inviabiliza o repouso semanal remunerado pelo empregado, previsto em Acordo Coletivo.

O cronograma que prevê o funcionamento das agências no fim de semana foi divulgado na última terça-feira (14) pelo banco. A ampliação da carga de trabalho dos empregados foi definida para atender a demanda dos saques das contas inativas do FGTS. E as agências já abriram no último sábado, 18 de fevereiro...

O cantor Nilton Freittas canta o carnaval

O projeto "Carnaval de Todos os Tempos" fez tanto sucesso que vai invadir a cervejaria Haus Bier e o Bar Hey Chico, em Petrolina, na próxima quinta-feira, 23 e na abertura do carnaval, na sexta-feira , 24, com apresentações do cantor Nilton Freittas nas duas casas respectivamente

Carnaval de ontem, de hoje, Carnaval de Todos os tempos! A folia começou fervendo em Petrolina e a prévia do carnaval produzida pelo músico e cantor Nilton Frettas foi estendida para que os foliões pudessem curtir ainda mais a democracia dos ritmos carnavalescos, embalada na irmandade do frevo, das marchinhas, do afoxé, do samba e do axé...

Paulo Bomfim discute com governo do Estado e entidades políticas públicas para a agricultura familiar na região

O prefeito Paulo Bomfim, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraiza Carvalho, participou nesta terça-feira (21), na sede do SETAF em Juazeiro, de reunião técnica de organização, funcionamento e planejamento dos Serviços Territorial e Municipal de Apoio à Agricultura Familiar – SETAF e SEMAF. O chefe de gabinete Vilmar Ferreira também esteve presente no evento, assim como o ex-prefeito Isaac Carvalho.

Uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento teve o intuito de promover um alinhamento institucional na operacionalização de políticas públicas para o desenvolvimento rural dos municípios baianos. "Estamos compartilhando responsabilidades e alegrias com a implementação do serviço municipal. São ações direcionadas aos agricultores familiares, visando a melhoria e crescimento das comunidades rurais dos municípios pertencentes ao território. É um prazer saber que estamos trabalhando em prol desse desenvolvimento", afirmou o prefeito...

A verdade sobre Lula, Bolsonaro e as mentiras repetidas mil vezes

 
Com os últimos fatos do mundo político no Brasil, a verdade precisa ser dita em contrário às teses de Joseph Goebbels, principalmente a de que a mentira repetida mil vezes se torna uma espécie de verdade absoluta. Apesar de que Hitler conseguiu governar a Alemanha por mais de uma década, e de também ter convencido o próprio povo alemão da grandeza de seus desígnios como povo superior aos demais existentes na face da terra, o seu projeto mentiroso não passou dos anos em que foi o líder doente mental, autoritário, prepotente e carniceiro. Ou seja, a mentira repetida mil vezes um dia ela acaba sendo revelada, colocando seu inventor em situação constrangedora, e tendo que ser julgado pelos seus resultados práticos pela própria história.
 
É evidente que não estamos no Brasil vivendo um projeto parecido com o projeto dos nazistas, mas que estamos do mesmo modo vivendo sob o signo da mentira que se repete mil vezes, isso ninguém em sã consciência, e que conhece o mínimo do mínimo de propaganda política, pelo menos conceitos elementares do Jean-Marie Domenach (que nada tem a haver com Goebbels), jamais vai ser contrário a tal afirmativa. Estamos falando da guerra política imprimida pela direita brasileira contra o projeto político da esquerda, que esteve na coordenação do Estado durante mais de uma década.
 
Se a mentira não está sendo repetida mil vezes como alguns especialistas da mídia do Jornalismo da Obediência têm afirmado, pelo menos o conceito de criação do "inimigo único" está em pleno vigor. Mas não está funcionando exatamente como querem os mentores da idéia de Estado Mínimo, e de menos privilégios para o povo. Exatamente porque a cada vez que apresentam, como se fosse teoria literária de George Orwell, um fenômeno "pós-verdade" contra o principal representante das correntes do pensamento político da esquerda brasileira, e quiçá latino-americana, Luís Inácio Lula da Silva, e não provam nada contra o mesmo, o projeto político da esquerda que foi assaltado sem as urnas, na própria pessoa do Lula cresce em pesquisas de opinião sobre as eleições de 2018.
 
A mentira repetida mil vezes está se tornando uma verdadeira catástrofe, do mesmo modo que o projeto do Fuhrer de mil anos, que teve que se contentar com os resultados pífios de seu governo de expansão de apenas 12 anos. O grande problema brasileiro é que com a decadência moral e estatística do projeto que repete mil vezes a mentira, é que está criando aos poucos exatamente um representante de projeto político, parecido com o projeto da Alemanha dos anos trinta e quarenta. Em vez de conseguir imprimir no imaginário brasileiro a idéia de um projeto melhor do que aquele que foi representado na figura de Lula está se criando também a figura da solução imaginária de Bolsonaro. O que é muito mais perigoso para o país como nação soberana do que inclusive o projeto da direita tradicional.
 
Corruptos por natureza, desde sempre utilizaram até mesmo o discurso de combate à corrupção, mas não conseguiram fazer com que a maioria dos brasileiros assimilasse o conceito único de Lula como o grande chefe da corrupção no Brasil, exatamente porque falam, esbravejam, inventam mentiras repetidas mil vezes, mas não conseguem provar nada contra Lula (se provassem o homem já estava preso!). E assim, aos poucos até mesmo quem não gosta do PT e de Lula começa a sentir saudades da verdade, e repudiar em números a idéia de ser governado pela mentira, pela corrupção, pela suprema necessidade de governo apenas para poucos iluminados do mundo econômico.
 
Em face disso tudo, o que se constrói aos poucos como cenário para 2018 é a disputa dos dois pólos extremos do mundo político: a esquerda representada por Lula, e a direita representada nada mais nada menos do que por Jair Bolsonaro, e não mais por um representante do consórcio PSDB/PMDB/DEM. E a esquerda mais uma vez despontando como solução para acabar com a crise política e econômica, que provada está de que não foi Dilma Rousseff que a criou, pois ela é resultado do contexto prático da própria idéia da mentira repetida mil vezes, e do capital especulativo em detrimento do capital produtivo.
 
A mentira repetida mil vezes e não se concretizando em pequeno espaço de tempo pode criar outras sombrias mentiras, capazes de não entender que a diversidade existe, e que ninguém vai mudar essa natureza das coisas em si. No mais das coisas, gostando ou não gostando de Lula, ele representa ideologicamente um projeto mil vezes melhor do que o projeto que quer apresentar para a sociedade brasileira o deputado federal Jair Bolsonaro, porque o consórcio PSDB/PMDB/DEM ainda não conseguiu, e parece que não vai conseguir até 2018 um adversário que enfrente tanto Lula, quanto o próprio representante da idéia de extrema-direita no Brasil. É aceitar a idéia de Lula ou aceitar a idéia que está entrando em moda no mundo todo a partir da vitória de Donald Trump nos EUA. Os números não mentem!
..

CHUVAS CHEGAM E OS VELHOS PROBLEMAS DOS BAIRROS DE JUAZEIRO REAPARECEM

MONTE CASTELO

O período úmido mal começou e a área urbana de Juazeiro já apresenta diversos transtornos. Patrick Santos do bairro Monte Castelo faz um relato do que aconteceu com a sua comunidade: “Com as chuvas venho através desta mostrar a situação da minha rua no loteamento barranqueiro II do bairro Monte Castelo. Depois da chuva de ontem até agora onde carros atolaram os pedestres ficam impedidos de sair de casa. Quero pedir o auxílio e uma posição da prefeitura em relação a esse bairro”...

Prefeitura de Petrolina começa recadastramento de servidores em março 

Com a finalidade de validar o quadro de pessoal, assim como atualizar os dados cadastrais e funcionais dos servidores, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Administração, começará, a partir de março, o recadastramento de todos os servidores.

A secretária de Administração, Lucivane Lima, informou que o recadastramento acontecerá em duas etapas: virtual e presencial com a entrega dos documentos e, ressalta, que pretende fazer esse processo sem causar transtornos aos servidores.

Ainda, segundo a secretária, o último recadastramento realizado pelo município aconteceu em 2008, porém os dados não foram atualizados na prática. Ela reforça a importância de manter essas informações atualizadas...

CHUVA VOLTOU A CAIR EM JUAZEIRO NESTA TERÇA E DEVE CONTINUAR NOS PRÓXIMOS DIAS

As chuvas voltaram a cair no final da tarde desta terça-feira (21) em Juazeiro- Ba, confirmando previsões dos institutos de meteorologia que preveem mais chuvas até o final de semana. De acordo com o INMET a previsão de chuvas no período deve superar os 50 milímetros em algumas localidades da região.

De acordo com o Climatempo a quarta-feira segue com previsão de chuva e trovoada no período da tarde e temperatura oscilando entre 21 e 33 graus. Na sua página o INMET informa a possibilidade de corte de energia, riscos de quedas de galhos e leves alagamentos...

Carnaval aquece vendas no comércio em Petrolina

O clima de Carnaval já tomou conta das lojas especializadas em venda de confecções e artigos de variedades em Petrolina. As fantasias ocupam espaços nas prateleiras e nas vitrines. Os empresários do segmento estão otimistas com o crescimento nas vendas que devem se intensificar a partir desta semana que antecede a folia de momo.

Para atender a todos os consumidores, as lojas investem nos adereços. A empresária Virlânia Lopes está animada com a movimentação no comércio. "A maioria das nossas vendas é feita para o público infantil e escolas, mas há consumidores jovens e adultos que adquirem máscaras, fantasias, painéis, confete, serpentina, entre outros produtos. Esperamos para este ano um aumento médio nas vendas de 10% em comparação ao mesmo período do ano passado", disse Virlânia...

RONDESP NORTE PRENDE TRAFICANTE COM 33 PEDRAS DE CRACK NA INVASÃO DO ITABERABA

Nesta segunda-feira (20), equipes da RONDESP NORTE, faziam rondas no bairro Itaberaba, quando nas imediações do canal de esgoto, local conhecido como ponto de comercialização de drogas, avistaram três homens que correram ao perceberem a aproximação da viatura.

Durante a fuga um deles tropeçou e caiu sendo alcançado e imobilizado. O suspeito se identificou como sendo a pessoa de FRANCISCO WELLINGTON VIDAL DA SILVA, vulgo "VIDALZÃO", 39 anos. Com ele foi encontrada a quantia em dinheiro de R$ 149,00, valor segundo ele adquirido com a venda de drogas. O imputado informou que o entorpecente estava em sua residência localizada a alguns metros daquele local...

Petrolina e região registram índices elevados de chuva

As chuvas caídas em Petrolina, Juazeiro e região  entre a noite desta segunda-feira (20) até as 06:00h desta terça-feira (21), foram muito boas e em algumas áreas foram extremamente fortes, segundo o Laboratório de Meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (LabMet).

Em Petrolina, na estação meteorológica da UNIVASF no Campus de Ciências Agrárias (no Burrinho), o índice foi muito elevado 233 mm, esse índice representa a soma do que é esperado para os meses de fevereiro e março); na estação do INMET no bairro Gercino Coelho choveu 48,6 mm; no bairro Jatobá 30,6 mm; nas estações do APAC/CEMADEM no bairro Jardim São Paulo 45,4; no José e Maria 43,2 mm; e na cohab Massangano 44,4 mm...

Espaço do Leitor: Morador cobra melhorias na Rua Adão Pereira, bairro Jardim Vitória

Gostaria de cobrar a Prefeitura Municipal de Juazeiro e a Secretaria de Obras, na pessoa de Anderson Alves, que tomem providências na finalização do calçamento da rua Adão Pereira no bairro Jardim Vitória, pois está trazendo muito transtorno a toda comunidade. A rua não foi concluída e não tem nenhuma sinalização, causando vários acidentes, todos os dias caem veículos dentro.
E após a chuva piorou o que já estava ruim...

As aulas da escola e creche do Residencial Juazeiro I começam no dia 13 de março

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC informa aos pais e alunos que o início das aulas da creche e escola, localizadas no Residencial Juazeiro I, no bairro Itaberaba, será no dia 13 de março.

De acordo com a Superintendência de Gestão da SEDUC, o mobiliário das unidades foi solicitado à empresa na primeira semana do mês de janeiro, mas a mesma não conseguiu entregar a tempo o material para o início das aulas na semana passada, como aconteceu nas demais unidades escolares da Rede Municipal. A SEDUC tranquiliza os pais informando que todas as aulas serão repostas, não tendo nenhum prejuízo pedagógico aos alunos...

XI Mostra de Extensão da Univasf apresentou 118 trabalhos extensionistas

A cidade de Paulo Afonso foi palco, no último fim de semana, de um grande evento de extensão que reuniu estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A XI Mostra de Extensão da Univasf, que aconteceu no campus do IFBA, apresentou à comunidade 118 trabalhos extensionistas realizados durante o ano passado. 

Foram apresentados 95 projetos na forma de banner e outros 23 na modalidade oral, nas mais diversas áreas do conhecimento. O evento contou com a participação de estudantes de todos os campi da Univasf, que além da apresentação dos trabalhos realizados por meio dos programas Pibex e Proext, participaram de atividades artísticas e culturais, como tertúlia e show musical, realizados no sábado (18), e visita à comunidade indígena Tuxás, na manhã de domingo (19). 

Nesta XI Mostra de Extensão, dois trabalhos foram premiados com troféus e tablets. Na categoria banner, o estudante Adelmo Andrade de Souza ficou em primeiro lugar com a apresentação do trabalho intitulado “Empoderamento de agricultores no uso de caldas alternativas para controle de pragas de hortaliças em horta comunitária de base agroecológica”, orientado pelo professor Isaías da Silva Lima Neto. E na modalidade apresentação oral, o vencedor foi o estudante Luiz Gabriel Danas Pereira, com o trabalho “Programa Vida Ativa: o Esporte e o Lazer como promoção da saúde e qualidade de vida”, orientado pelo professor Marcelo de Maio Nascimento. 

Entre os alunos que apresentaram seus trabalhos nesta edição da mostra estava Lívia Bernardes Pereira, estudante concluinte do curso de Enfermagem. Para ela, a mostra representa uma grande oportunidade para os alunos ampliarem seu conhecimento. “Eu gosto muito de apresentar trabalhos. É uma experiência que agrega valor à nossa formação”, afirmou Lívia, que participou de duas mostras de extensão e se prepara para colar grau em breve. “Fui bolsista do PET por dois anos e participei da extensão como voluntária em 2015 e como bolsista no ano passado. Foram experiências muito importantes para mim, pois como profissional irei atuar na área de educação em saúde”, disse. 

Na opinião do professor Daniel Mariano Leite, do Colegiado de Engenharia Agronômica, a Mostra de Extensão possibilitou uma integração importante entre os participantes e entre as instituições parceiras, que trabalharam juntas para a realização do evento. “Foi um momento de integrar e de gerar vínculos, aproximar a comunidade da Univasf, que está distribuída nos seis campi da instituição. Também percebi que houve um cuidado grande com os alunos participantes e isso é muito positivo”, observou. 

Abertura - A cerimônia de abertura da XI Mostra de Extensão, que teve como tema “Universidade e Desenvolvimento Socioambiental”, foi realizada na noite de sexta-feira (17) no auditório do IFBA e teve a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite; do secretário de Educação de Paulo Afonso, Severino Alves de Lima; da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; do coordenador do Colegiado de Medicina do Campus Paulo Afonso, Romero Henrique de Almeida Barbosa; da pró-reitora de Extensão da Uneb, Maria Celeste Souza de Castro; do diretor do IFBA, Arleno José de Jesus; da gerente de Recursos Humanos da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), Rosa de Lourdes Pereira Simões; e da estudante de Medicina Kathary Loory Soares Silveira, representando os discentes. 

Uma apresentação do Coral da Chesf, fundado em 1994 e regido pelo maestro Sandro Rogério Bezerra da Silva, deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, a presidente do Instituto de Ecologia Humana (IEH), Maria José de Araújo Lima, proferiu palestra sobre o Plano de Ação Socioambiental (PAS), desenvolvido na região de Paulo Afonso junto com a Chesf e com a participação da comunidade e do poder público local. 

A pró-reitora Lucia Marisy destacou que a mostra tem grade relevância para a comunidade acadêmica por abrir espaço para discussões sobre a degradação do planeta e o compromisso das instituições de ensino e pesquisa para a mitigação dos problemas que afetam a natureza. “Compete às Instituições de Ensino Superior assumir seu papel, desenvolvendo tecnologias mais limpas, diminuindo a geração de resíduos, substituindo os insumos tóxicos e gerando uma nova cultura capaz de aprender, gerar e aperfeiçoar conhecimentos, adquirir uma nova maneira de olhar e transformar o mundo, baseada no diálogo entre saberes e conhecimentos diversos”, disse, depois de recitar o poema Águas e Mágoas do Rio São Francisco, de Carlos Drummond de Andrade. 

A XI Mostra de Extensão da Univasf foi promovida por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com IFBA, Uneb, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e Prefeitura de Paulo Afonso. A organização contou com a participação de 30 pessoas das três IES envolvidas, 40 professores avaliadores e 14 coordenadores de projetos de extensão. ..

Centro de Terapias Naturais encerra curso de Bio-Saúde, em Juazeiro - BA

Aconteceu entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2017, no Centro de Terapias Naturais Gianne Bande (CETGIB), situado no bairro João Paulo II, em Juazeiro (BA). o encerramento do curso de Bio-Saúde, ministrado pela Terapeuta Matilde Maria Otero Prates, da Associação Brasileira de Saúde Popular – ABRASP.

O curso formou terapeutas naturais, que tem como filosofia, o cuidado com a saúde pela energia da vida presente nas plantas e em outros elementos da natureza. O processo formativo aconteceu em seis módulos e tinha aproximadamente 30 pessoas das regiões de Irecê, Salvador, Juazeiro, Nordestina e demais microregiões da Bahia...

Campanha "Volta às aulas com segurança" é realizada em Maniçoba

Nesta segunda-feira (20) a equipe de educação no trânsito da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) esteve na Escola Municipal Santa Inês, no distrito de Maniçoba, para mais uma ação educativa da campanha "Volta às aulas com segurança".

Além de entregar panfletos e conversar com alguns alunos na porta da escola, a equipe de educação palestrou para os estudantes sobre a importância de seguir as leis de trânsito para evitar acidentes...

Avenidas e bairros de Juazeiro são atendidos por mutirão de limpeza e poda de árvores

Após finalizar as ações de mutirão de limpeza na Rua Zero, bairro Alto da Maravilha e na Rua 05, bairro Maringá, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) de Juazeiro iniciou nesta segunda-feira (20), os trabalhos de varrição, capina, recolhimento de lixo e pintura de meio-fio na Avenida José Messias de Souza, bairro Maringá e na Escola Agrotécnica. O serviço de mutirão em grandes avenidas e vias de acesso da cidade é mantido permanentemente em função do grande fluxo de pedestres e veículos nesses locais.

O diretor de Limpeza da SESP, Jorge Medrado, destaca que os agentes estão nas ruas da cidade diariamente trabalhando para manter a cidade limpa. "Os mutirões vêm desempenhando um papel fundamental no município e melhorando a qualidade de vida da população. Esse é um trabalho contínuo do governo municipal para manter a cidade limpa", finalizou Jorge...