Foram encontrados 67393 registros para a palavra: as

Pernambuco sediou Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar

Pernambuco sediou, nesta quinta-feira (27/04), no Centro de Convenções, o Simpósio Compras de Alimentos da Agricultura Familiar para Atendimento de Órgãos Públicos – Região Nordeste, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA. O programa, de âmbito nacional, foi lançado no Estado com o apoio do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), através da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar (Seaf). A expectativa de negócios para este ano é da ordem de R$ 260 milhões.  

"O programa é de fundamental importância no sentido de impulsionar e fortalecer a agricultura familiar, tão importante para o nosso Estado, sobretudo nesse momento tão desafiador que estamos enfrentando, de seis anos de estiagem. Dialoga com as políticas públicas em Pernambuco em benefício dos nossos agricultores, marcando um novo momento na produção e comercialização, envolvendo os estados do Nordeste, por meio de parcerias", comentou o secretário Nilton Mota, que representou o governador Paulo Câmara no evento, ressaltando que o programa promove inclusão econômica e social com fomento à produção sustentável. Atualmente, Pernambuco conta com cerca de 270 mil estabelecimentos da agricultura familiar...

Projeto da Codevasf estima produção de cebola em 15 mil toneladas e é destaque em evento internacional

O projeto público de irrigação Salitre, no Norte baiano, é o destaque da participação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no 29º Seminário Nacional da Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul, evento internacional que foi encerrado nesta sexta-feira (28) no auditório da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro. 

Implantado e gerido pela Codevasf, o Salitre tem área plantada de cebola estimada em mais de 550 hectares e uma produção calculada pelos técnicos, para 2017, em torno de 15 mil toneladas. A expectativa de valor bruto de produção para este ano é de R$ 50 milhões. 

O projeto - considerado um dos mais modernos do país -, foi escolhido para a visita de campo dos especialistas argentinos, uruguaios e de nove estados brasileiros participantes dos eventos, que debatem a prática sustentável na produção da cebola, economia e melhoramento genético. 

A programação inclui palestras e painéis sobre a produção de cebola no país e no Mercosul. Considerado um dos eventos mais relevantes do agronegócio regional e também nacional, os seminários contam com a presença de cerca de 200 participantes entre especialistas, estudantes, representantes de associações de produtores, empresários e comerciantes. 

Produção, comercialização interna e externa e sustentabilidade econômica e produtiva no Mercosul estão na agenda dos seminários, que são uma realização da Associação dos Produtores de Cebola do Médio São Francisco (Aprocesf), Associação Nacional dos Produtores de Cebola (Anace) e Embrapa.

Sobre a cebola 

Segundo dados da Embrapa, o Brasil é hoje o nono maior produtor de cebola do mundo. A liderança é da China, responsável por 32,7% da produção mundial. A cebolicultura brasileira é praticada principalmente por pequenos agricultores, sendo um produto de grande potencial econômico. 

A cebola foi introduzida no Nordeste no final da década de 40, sendo o Vale do São Francisco região com maior número de produtores. Ela é cultivada durante o ano todo, mas é no período de janeiro a março que há a maior concentração de plantio. 

O cultivo gera cerca de 70 mil empregos diretos e indiretos na região, atinge aproximadamente de 172,1 mil toneladas por ano e movimenta a economia do Vale do São Francisco em mais de R$ 500 milhões anuais.

O estado da Bahia é a quinto maior produtor nacional de cebola, com destaque para os municípios de Sento Sé, Juazeiro e Casa Nova, que juntos produzem em média mais de 60 mil toneladas por ano.

Produção familiar 

Em Juazeiro, a Codevasf, por meio da 6ª superintendência regional, tem estruturado os produtores rurais familiares que cultivam cebola com kits de implementos agrícolas que facilitam a preparação do solo, o plantio, a colheita e também o transporte da produção. 

Os kits são compostos de trator, carreta agrícola com capacidade de seis toneladas de carga, grade aradora e niveladora, sulcador leve e roçadeira hidráulica. Os recursos que viabilizam a ação são do Orçamento Geral da União, repassados à Codevasf por emendas parlamentares. 

Somente em 2017 foram mais de 20 kits de implementos agrícolas repassados por meio da 6ª Superintendência Regional da Codevasf, além de duas retroescavadeiras. Até o final do ano, mais 80 kits agrícolas deverão equipar agricultores familiares da região que convivem com os efeitos da estiagem prolongada. 

"Esta ação tem o objetivo de estruturar a produção familiar na região, através da estruturação dos produtores, para que eles possam ser mais eficientes e terem melhora nas condições de vida", afirma o superintendente regional da Codevasf em Juazeiro, Misael Neto.

"Quando vemos os resultados desta iniciativa, como os que estão sendo expostos neste encontro sobre cebola, confirmamos a importância de nosso trabalho", destacou. 

Segurança hídrica 

O analista em desenvolvimento regional da Codevasf, Joselito Menezes de Souza, que atua na superintendência de Juazeiro, foi convidado para falar no 29º Seminário Nacional da Cebola e 20º Seminário de Cebola do Mercosul sobre um trabalho que está desenvolvendo junto à Univasf na área de abastecimento humano em áreas rurais difusas. 

Ele está realizando estudos, experimentos e ações em campo visando à utilização de um coagulante à base de um polímero natural para tratamento preliminar da água, a fim de torná-la potável. 

O trabalho de Menezes integra o curso de mestrado na Univasf, e já foi apresentado em outras instituições como a própria Codevasf em Brasília e universidades e escolas da região...

Ato Público em Uauá reafirma a luta de agricultores/as familiares contras as Reformas do Governo Temer

Na manhã desta sexta-feira (28) diversos lugares do Brasil sediaram manifestações contra as mudanças propostas pelo Governo Michel Temer, principalmente com relação às Reformas Trabalhista e da Previdência, as quais ameaçam diversos direitos dos/das trabalhadores/as. Em Uauá, no sertão baiano, foi realizado Ato Público com a participação de aproximadamente mil pessoas.

A concentração aconteceu na entrada da cidade, reunindo caravanas vindas de outros municípios da região, uma multidão que caminhou até o centro da cidade, encerrando o Ato com falas em frente ao Banco do Brasil. Valdivino Rodrigues, da Articulação Estadual de Fundo de Pasto, uma das entidades organizadoras do Ato Público, disse que foi importante a realização do Ato em Uauá pra firmar que o sertão também é contra essas medidas...

Anísio Viana solicita reabertura de posto policial na Vila Massu em Casa Nova

O município de Casa Nova receberá uma nova viatura da Polícia Militar. A informação foi dada na última quarta-feira (26),  à Anísio Viana que participou de audiência no Quartel do Comando Geral da PM, em Salvador.

Na reunião, Anísio relatou os problemas enfrentados pela população de Casa Nova, em decorrência da criminalidade local, e ainda cobrou a reabertura do posto policial da Vila Massu...

Bancários de Juazeiro e Região foram às ruas nesta sexta-feira (28)

As reformas trabalhistas e previdenciárias estão gerando revolta em todo o país. Com o intuito de protestar, os bancários de Juazeiro e Região foram às ruas nesta sexta-feira (28). O movimento teve concentração às 8h da manhã, na APLB de Juazeiro e em seguida os sindicalistas e a população em geral percorreram as principais Ruas do centro da cidade em direção ao Banco do Brasil.

"Estamos nas Ruas com o objetivo de demonstrar força e mobilização contra as reformas. Não podemos simplesmente aceitar essas mudanças. Esse movimento é mais uma tentativa de defender os direitos da população", externou o Presidente do Sindicato dos Bancários de Juazeiro Maribaldes da Purificação...

CAMPANHA PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS É LANÇADA

No dia 05 de maio de 2017, das 9h às 16h, acontecerá na Praça do Bambuzinho em Petrolina e na Praça do Paço Municipal em Juazeiro a  Campanha pelo o
Uso Racional de Medicamentos. A Campanha será realizada pelo Centro de Informação sobre Medicamentos, Núcleo de Assistência Farmacêutica e
Colegiado de Farmácia da Universidade Federal do Vales do São Francisco.

Além dos estudantes, professores e profissionais de Farmácia participarão profissionais e estudantes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Psicologia
da UNIVASF...

Petrolina: Justiça confirma resultado das urnas e determina arquivamento de processo movido por Odacy Amorim

O juiz Sydnei Alves determinou o arquivamento do processo movido pelo deputado estadual Odacy Amorim contra a campanha eleitoral do atual prefeito de Petrolina Miguel Coelho. A decisão foi emitida, na noite desta quinta-feira, e considera improcedente a suspeita de abuso de poder político e econômico da chapa capitaneada pelo Partido Socialista Brasileiro, no último pleito eleitoral, no município sertanejo.

A decisão judicial foi encarada de forma tranquila pelo prefeito Miguel Coelho. "Recebo essa notícia da mesma maneira de quando fui informado sobre a tentativa da oposição de desrespeitar o resultado das urnas, com serenidade e a certeza da plena legalidade de nosso trabalho. Ao contrário do ex-candidato da oposição, nossas contas foram aprovadas. Isso já evidenciava que nossa caminhada foi limpa e justa. Espero que agora respeite-se não só a decisão sagrada do povo mas também o parecer da Justiça", ressaltou o prefeito de Petrolina...

Univasf adia para 2 de maio sessão pública de licitação para construção do auditório do Campus Sede

A Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) comunica o adiamento da sessão pública referente à Concorrência Pública para Construção do Prédio do Auditório e Urbanização de seu Entorno – Campus Sede (CP 03/2017), que estava marcada para esta sexta (28), conforme o Edital N° 3/2017. A sessão será realizada na próxima terça-feira (2), às 9h, na Sala da CPL, no 2º andar da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

O adiamento da sessão ocorre em conformidade com o item 21.6 do Edital, que determina: “21.6. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecidos, desde que não haja comunicação da Comissão em sentido contrário”. ..

GREVE GERAL: TRABALHADORES TOMAM AS RUAS DA CIDADE DE UAUÁ

Em Uauá centenas de pessoas estão em caminhada pelas ruas principais da cidade em manifesto contra as reformas da previdência e trabalhista implementadas pelo Governo Temer.

O ato público começou no ginásio de esporte da cidade e agora percorre o centro de Uauá, organizado pela Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Central das Associações integradas de Uauá (Cachiu), Sindicato dos Trabalhadores de Uauá (STR), Articulação Estadual das Comunidades Tradicionais de Fundo e Fecho de Pasto, agricultores familiares do Território Sertão do São Francisco...

PMBA disponibiliza informações atualizadas das manifestações na Bahia

A Polícia Militar da Bahia, por meio dos Comandos Regionais da capital, Região Metropolitana e do interior do estado, atualiza o andamento das manifestações desta sexta-feira (28) no estado.

Salvador e RMS..

Deputado Roberto Carlos ressalta na Assembleia Legislativa a importância das obras do Metrô

O deputado Roberto Carlos (PDT), durante esta semana, parabenizou os governos de Jaques Wagner e o de Rui Costa por trabalhar para a construção da maior obra de mobilidade urbana da história da Bahia, a construção do metrô. “Com mais de 70% dos recursos financeiros do Governo do Estado, o metrô que começou no Governo de Jaques Wagner que, para mim, representa um dos maiores governadores da Bahia dos últimos tempos e, atualmente, encontra-se bem adiantado, sob o comando do nosso governador 'correria' Rui Costa que, em minha opinião, bem como Jaques Wagner, é um administrador de excelência e pisa firme no acelerador para conclusão desta tão importante obra, até 2018”, disse o deputado Roberto Carlos.

Segundo o parlamentar, o metrô é um meio de transporte, seguro, confortável, rápido e, ainda capaz de contribuir com a preservação do meio ambiente, uma vez que limita a emissão de gases poluentes por passageiro conduzido, em comparação ao automóvel particular. “Além disso, o metrô, atualmente, atende 25 mil pessoas por dia, e após quase dois anos instalado já atendeu mais de 15 milhões de passageiros. A meta é que quando a Linha 2 estiver completamente inaugurada, até o final deste ano, atenda até 200 mil pessoas diariamente”, ressaltou o deputado Roberto Carlos...

ESPAÇO DO LEITOR: SAAE PRATICA DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO.

Olá, Geraldo José,

Meu nome é André venho por meio deste email fazer uma denúncia quanto ao descaso que o SAAE tem feito com relação a água tratada na região do Salitre...

GREVE GERAL: TRABALHADORES DA ÁREA DE LIMPEZA JÁ ESTÃO NAS RUAS DE JUAZEIRO

Diante do movimento Greve Geral que acontece nesta sexta-feira (28) em todo o Brasil, alguns atendimentos foram interrompidos em Juazeiro. Conforme prometeu o Sindlimp está participando da manifestação e por esta razão não haverá coleta de lixo nesta sexta na cidade.

Sob a liderança do Sindlimp, os trabalhadores da área de limpeza foram os primeiros a chegar às ruas de Juazeiro. A Greve Geral é uma mobilização organizada pelas centrais sindicais do pais que são contra as reformas trabalhistas e previdenciária do Governo Michel Temer...

Secretaria de Saúde de Petrolina reafirma parceria com a Univasf e número de médicos será ampliado nas unidades

Ao contrário do que foi divulgado na imprensa, a Secretaria de Saúde de Petrolina reafirmou, durante reunião na tarde de ontem (27), a parceria com o Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A nova proposta aumenta o número de residentes de 16 para 25, dando nova oportunidade de capacitação aos profissionais e ampliando o atendimento médico, qualificado e voltado para o modelo de saúde da família, nas unidades de saúde. 

A reunião contou com a presença do reitor da universidade, Julianelli Tolentino; da secretária municipal de Saúde, Magnilde Albuquerque, além dos representantes das procuradorias do município, da Univasf e da residência médica, que agora irão formalizar o novo termo que amplia a parceria. ..

Série de concertos no Parque Municipal de Petrolina sofre alteração de datas

O projeto Parque Sonoro, que iniciaria hoje (28) uma série de concertos no Parque Municipal Josepha Coelho, em Petrolina, sofreu mudança nas datas de realização. A primeira apresentação, que estava prevista para esta sexta-feira (28), precisou ser remarcada, já que a Escola Municipal Eliete Araújo Souza, cujos alunos fariam parte da apresentação, aderiu à greve geral. 

Com a mudança, a primeira apresentação da série fica remarcada para o dia 07 de Maio. As apresentações seguem com concerto didático com escolas municipais nos dias 12 e 14/05 quando a regência fará uma homenagem ao Dia das Mães...

Deputado quer cotas para estágio em empresas que recebem incentivos fiscais do Estado

Assim como acontece no ingresso às universidades públicas, o deputado estadual Sandro Régis (DEM) quer instituir cotas para vagas de estágio remunerado para alunos da rede pública estadual de ensino. Segundo a proposta, publicada na edição de terça-feira (25) do Diário Oficial da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), a reserva seria de 50% e teria que ser adota por empresas que recebem benefícios ou isenções fiscais do Estado da Bahia, além também de concessionárias públicas. “Ao estabelecer reservas de vagas para estagiários oriundos da rede pública estadual de ensino, visamos garantir que empresas beneficiadas pelo governo baiano oportunizem o desenvolvimento profissional destes alunos. A proposta não impõe a criação de novas vagas, mas reserva uma parcela definida dentro das vagas já disponibilizadas”, sustenta o parlamentar na justificativa do projeto. Em entrevista ao Bahia Notícias, o democrata afirma que a proposta é uma forma de diminuir as dificuldades financeiras enfrentadas por pessoas de baixa renda. “É uma forma de criar inclusão e dar oportunidade a todos. Já que essas empresas recebem incentivos ou isenções fiscais, elas precisam retribuir isso para a sociedade”, defendeu. O projeto precisa passar agora por apreciação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa. Caso a matéria receba parecer favorável no colegiado, será votada no plenário. ..

Cerest de Juazeiro realiza ato em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho

A data 28 de abril é lembrada como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. Por esse motivo, na manhã desta quinta-feira (27), quem passou pelo sinal que fica na Rua 15 de Julho, no Centro de Juazeiro, foi surpreendido por uma ação de promoção à prevenção desse tipo de acidente. O ato foi realizado em parceria com a Secretaria de Saúde do município, por meio da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador.

Na ocasião, a equipe do Cerest distribuiu material informativo para motoristas e pedestres, com o intuito de chamar a atenção da população para a importância desse tema. De acordo com a gerente do Cerest, Tânia Bonifácio, a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes de trabalho. "Os trabalhadores e as empresas devem sempre estar atentos às normas de proteção e ao uso do Equipamento de Proteção Individual", afirma...

Secretário de Obras Recebe Título Emérito de Colaborador da CIPE/Caatinga

Em comemoração aos 16 anos da CIPE/Caatinga (Companhia Independente de Policiamento Especializado – Caatinga/PM-BA), e ao Dia Nacional da Caatinga, comemorados respectivamente nos dias 17 e 28 de abril, o secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves foi homenageado pela Corporação com a entrega do título Emérito de Colaborador da CIPE/Caatinga. A entrega do título, emitido pelo Comandante da corporação, o Major da PM Wildon Teixeira dos Reis, aconteceu nesta quinta-feira (27), no gabinete do secretário e foi efetuado pela Cabo Sandra Souza e o Sargento Claudio Aguiar.

De acordo com a Cabo Sandra Souza, somente dois títulos foram entregues este ano, e um deles foi conferido ao Secretário Anderson Alves por sua incondicional colaboração prestada à Companhia e principalmente pelos serviços prestados ao Exército Brasileiro enquanto um Guerreiro da Caatinga. “Essa é a forma encontrada pelo Major para homenagear os parceiros e colaboradores que sempre estão conosco. Escolhemos a data de hoje para entregar o título por estarmos na semana da caatinga, e o secretário é um combatente de Caatinga, serviu muitos anos ao Exercito Brasileiro, então é uma homenagem mais do que justa”, ressaltou...

Executivo não apresenta proposta salarial, para servidores de leis específicas, no município de Petrolina

Mais uma vez a reunião do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina – SINDSEMP, e Associações das categorias de leis específicas, com representantes do Executivo, agendada no último encontro, com boas expectativas, termina sem nenhuma proposta para os servidores que não foram contemplados com reajuste salarial.

Na discussão dessa quarta-feira, (26), foram apresentadas a concretização de receitas, sob forma de fonte documental, e os impactos financeiros mês a mês de cada categoria, e segundo o presidente do SINDSEMP, Walber Lins, tendo em vista todo o exposto, não existe uma proposição da gestão, em resolver a situação. “O Executivo não trouxe nenhuma proposta, pelo contrário, trouxe justificativa de que não haveria viabilidade econômica no momento, então se não havia essa viabilidade, ela já foi estudada a mais tempo e teria como trazer essa possibilidade no período da negociação, bem anteriormente, o que não aconteceu”, afirma o presidente, que reconhece a dificuldade de avanço para o segundo semestre, quando foi sinalizada a próxima tentativa de negociação.

Sobre a atual situação de receita do munícipio, que está positiva em relação ao primeiro trimestre, quando se estimava 25% da receita orçada e foi concretizada em 26,7%, Walber complementa: “Se no primeiro semestre, que é o maior pico de arrecadação de receita no município, não existe viabilidade de negociação, imagine no segundo semestre, que teria uma frustração de receita, e não teria realmente como abraçar esse reajuste do servidor?”, questiona o presidente, que entende que a situação com resposta negativa foi uma tentativa de suspender o movimento grevista, ganhar tempo e não avançar, no que diz respeito ao servidor.

A Secretária de Gestão Administrativa, Luiza Leão, que compareceu à reunião acompanhada da Diretora Financeira, Larisse da Silva e da Diretora de Atenção Básica, Maria Grasilda, alega que a dificuldade da negociação é referente impacto na folha, com o pagamento retroativo do reajuste dado aos 75% dos servidores das categorias de base elementar, superior e médio. “A gente concorda que a receita pode decair um pouco no segundo semestre, só que a nossa questão é estudar o impacto dessa folha com esse reajuste, para ver a progressão do reajuste das demais categorias”, conclui, afirmando que o desejo da gestão é de que todas as categorias sejam contempladas.

Diante do resultado da reunião, a diretoria do sindicato convoca todos os servidores de categorias de leis específicas, para uma Assembleia no dia 05 de maio, ás 8 h no auditório do Hotel Grande Rio, para que o assunto seja deliberado e possa verificar a situação, que ora é de suspensão do movimento grevista, e assim definir os próximos passos a serem dados...

Número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada cai 14% em um ano

O número de trabalhadoras domésticas com carteira assinada caiu 14,2% em um ano. De acordo com o eSocial, sistema que reúne dados cadastrais e emite guia única para as contribuiçõs fiscais, trabalhistas e previdenciárias devidas pelos empregadores, registrou redução de mais de 200 mil postos de trabalho. Em março, havia 1,2 milhão de empregadas contratadas, ante 1,4 milhão no mesmo período do ano passado. Em entrevista ao Globo, o presidente do Instituto Doméstica Legal, Mário Avelino, afirmou que a redução de postos formais de trabalho pode estar associada À recessão econômica. "Voltamos praticamente aos mesmos números de agosto em 2015, dois meses após a sanção da Lei Complementar 150", explicou. Nesta quinta-feira (27) é comemorado o Dia da Doméstica.  ..