Foram encontrados 71 registros para a palavra: polemica

Procuradoria do Estado interpela criminalmente Igor kannário

A Procuradoria Geral do Estado da Bahia ajuizou, na manhã desta segunda feira (9), uma interpelação criminal contra o cantor-político Igor Kannário (DEM) para que preste explicações sobre as declarações polêmicas no carnaval. 

No carnaval, durante a passagem de sua pipoca no Campo Grande, Kannário atacou os policiais militares e chegou a chama-los de "bunda mole"...

Secretário de Bolsonaro é exonerado após polêmica sobre o nazismo

O secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, foi exonerado do cargo, segundo confirmou a assessoria da pasta na manhã desta sexta-feira. Ele provocou uma onda de indignação após copiar frases de um discurso nazista em um pronunciamento oficial da pasta. A exoneração de Alvim já havia sido antecipada pela colunista Miriam Leitão.

A polêmica surgiu após um vídeo ser divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões. Na gravação, Alvim copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além disso, o anúncio traz como fundo musical a ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, compositor alemão celebrado pelo nazismo...

Eduardo Bolsonaro se desculpa por declaração polêmica

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) usou hoje as redes sociais para comentar a polêmica entrevista que concedeu à Leda Nagle, onde foi acusado de sugerir um novo AI-5. "Minha posição é bem confortável e eu não fico nem um pouco constrangido de pedir desculpas para qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida ou imaginado o retorno do AI-5", afirmou em video.

"Estão mal interpretando minha citação sobre o AI-5. Estão interpretando de maneira errada o que eu disse. Não há a possibilidade de retorno do AI-5 atualmente", garantiu o deputado. "Pode até ter sido uma resposta infeliz e se pudesse refazê-la faria sem citar o AI-5 pra não dar essa polêmica toda", afirmou. ..

NOVO MONUMENTO À MURIÇOCA DEVE RENDER POLÊMICA EM JUAZEIRO (BA). CONFIRA OS VÍDEOS

Segundo o dicionário digital Muriçoca é uma espécie de pernilongo, porém menor, mais encorpado, penas mais curtas, voo mais lento e não tão esperto para fugas rápidas quanto o pernilongo. Não é o mesmo que mosquito. A origem do nome, segundo Houaiss: "tupi *mberu'soka 'pernilongo', formado do tupi mbe'ru 'mosca' e tupi 'soka 'que quebra, que parte, que fura'; há tb. as f. meruçoca, moroçoca, muruçoca; f.hist. 1877 muriçoca, 1888 murissoca".

Pois bem, este pequeno animal que incomoda tanto os juazeirenses a partir desta segunda-feira (02) vai virar produto de comercialização. O artista plástico Rafael Pereira, autor do monumento à Muriçoca, que foi levado por prepostos da Prefeitura de Juazeiro e posteriormente destruído, está anunciando artigos tipo chaveiros com a imagem do mosquito. Rafael também construiu um novo monumento à Muriçoca, desta feita, muito maior o que deve irritar ainda mais quem compõe o governo municipal. Por certo, o assunto deve render novas polêmicas ao longo da semana...

Com arbitragem polêmica e técnico e dois jogadores expulsos, Garapa empata em Petrolândia

Precisando da vitória no Campeonato Pernambucano de Futsal o time petrolinense foi para cima do adversário e ainda no primeiro tempo abriu 2 a 0 no placar. Os gols foram marcados por Carlos Recife e Neidson. Na segunda etapa o jogo mudou de figura. A arbitragem da partida virou protagonista e expulsou o técnico Ricardinho e dois jogadores do Garapa, o goleiro Guto e Jorginho e com isso, o Petrolândia chegou ao empate. Após a partida o treinador do time de Petrolina lamentou a péssima atuação dos árbitros: "Foi ridículo. As expulsões injustas, marcou várias faltas sem ser, gol nosso anulado. Nunca vi algo assim na minha vida de futsal" disse ele. A partida terminou em 2 a 2 e agora o Garapa se concentra para o próximo confronto, que será na quinta-feira, 29, contra a Facesf no Ginásio Osvaldo do Flamengo em Petrolina. ..

A falta de cinemas no Brasil e a contribuição das universidades para mudança é tema de debate no Polêmicas Contemporâneas da TVE

O Polêmicas Contemporâneas desta segunda-feira (19) traz o gerente de relacionamento com as comunidades de cultura, artes e humanidades na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Álvaro Malaguti, para discutir cinemas e os desafios de expansão do parque exibidor brasileiro e a contribuição das universidades. A exibição é às 23h, na TVE Bahia.

Na apresentação ele explica que a RNP é uma organização social que opera e mantém a estrutura de rede para as universidades, institutos federais e outras instituições de ensino, cultura, educação e pesquisa, e tem infraestrutura de alta capacidade e alto desempenho para esse universo de rede de educação...

Após polêmica, Prefeitura de Juazeiro encaminha nota sobre retirada de muriçoca gigante

Em nota encaminhada ao Blog GJ Notícias, a prefeitura de Juazeiro se manifestou sobre o recolhimento da escultura de uma muriçoca gigante colocada em frente à Rodoviária da cidade.

Confira a nota:..

Decreto de Bolsonaro cria polêmica em universidades

Decreto assinado na última semana pelo governo Jair Bolsonaro tem causado polêmica sobre possíveis implicações nas escolhas para funções de direção dentro das universidades federais. O texto se refere a nomeações para cargos em comissão e funções de confiança em órgãos ligados à administração federal. Segundo o governo, o decreto não altera os procedimentos nas instituições de ensino.

Embora não mencione explicitamente as instituições de ensino superior, um dos artigos do decreto dá poder ao ministro da Casa Civil para fazer nomeações dos chamados cargos de nível 5 e 6 do grupo DAS (Direção e Assessoramento Superiores). Nas universidades, estes são cargos de alto escalão...

Postagem de Bolsonaro causa polêmica nas redes e recebe críticas inclusive de apoiadores

O presidente da República Jair Bolsonaro publicou ontem em sua conta pessoal no Twitter, um vídeo que vem causando polêmica em todo o país. Inconformado com atitude de blocas que faziam referencias negativas à sua pessoa e gestão Bolsonaro postou um vídeo em que um homem aparece dançando sobre um ponto de táxi, fazendo gestos obscenos. Esse tipo de vídeo tem obrigatoriedade de ter filtro de conteúdo adulto, o que Bolsonaro só teria feito duas horas após a repercussão da matéria.

“Não me sinto confortável em mostrar, mas temos que expor a verdade para a população ter conhecimento e sempre tomar suas prioridades. É isto que tem virado muitos blocos de rua no carnaval brasileiro. Comentem e tirem suas conclusões”, escreveu o presidente. O vídeo teve repercussão instantânea tanto na própria publicação de Bolsonaro quanto na internet, de forma geral. No Twitter, três assuntos do momento referem-se ao tema: “#ImpeachmentBolsonaro”, “Presidente da República” e “Golden Shower”. ..

Após polêmica, MEC produz nova carta às escolas e mantém filmagem de alunos

Após a polêmica acerca da carta na qual pedia às escolas que uma mensagem que continha o slogan do governo fosse lida ao alunos antes da execução do Hino Nacional, o Ministério da Educação (MEC) afirmou que enviará, uma carta atualizada do ministro Ricardo Vélez Rodríguez aos colégios. No novo texto, o slogan Brasil acima de tudo, Deus acima de Todos será retirado da mensagem a ser lida aos alunos. O pedido para que a cena seja filmada será mantido.

Segundo a pasta, a mensagem a ser lida foi "devidamente revisada a pedido do ministro, após reconhecer o equívoco, tendo sido retirado o trecho também utilizado durante o período eleitoral". A versão atualizada da carta tem a seguinte redação: "Brasileiros! Vamos saudar o Brasil e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração"...

Tribunal de Justiça da Bahia esclarece polêmica sobre o teto salarial

O Tribunal de Justiça da Bahia esclarece através de nota polêmica envolvendo o teto salarial.

Confiram:..

STF deve começar 2019 com tensão, após polêmica sobre prisão em 2ª Instância

Os efeitos da liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou na quarta-feira a soltura de todos os presos que estão encarcerados em decorrência de condenação em segunda instância de Justiça, só não foram mais amplos por conta da rápida atuação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e do presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli. Caso a decisão continuasse em vigor por mais 48 horas, o país assistiria à libertação de milhares de detentos, inclusive do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 Apesar de ter sido cancelado por Toffoli, o ato de Marco Aurélio está longe de ser inócuo. Escancara a divisão entre os integrantes da Corte e representa um presságio do que pode ocorrer no próximo ano, com uma série de assuntos polêmicos pautados ainda para o primeiro semestre. Conhecido por divergir da maioria nas votações em plenário, Marco Aurélio é apelidado nos bastidores do Supremo como ministro “voto vencido”. ..

Polêmica: Prefeitura retira vegetação que obstruiu calçada no centro de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou na manhã desta quinta-feira (20), uma operação de retirada de grades e vegetação que foram colocadas, indevidamente, numa calçada localizada na Rua Padre Fraga, no centro da cidade. Cerca de 50 cabeças de frade, além de grades de proteção de um canteiro haviam sido instaladas indevidamente por populares, prejudicando o trânsito de pessoas pela calçada e oferecendo risco a quem passasse pelo local.

A operação foi resultado de um trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), através da Diretoria de Disciplinamento Urbano e Atividades Licenciadas, em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). As cabeças de frade foram apreendidas e levadas para o Viveiro Municipal, que fica no Parque Josepha Coelho. Após um período de recondicionamento e aclimatação, a vegetação será devolvida à natureza, uma vez que, é típica da Caatinga...

Proposta de mudança de embaixada em Israel gera polêmica

A mudança da embaixada brasileira em Israel de Tel-Aviv para Jerusalém, confirmada pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), pode interromper uma trajetória de crescimento da parceria entre Brasil e países árabes, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. A afirmação é do presidente da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, Rubens Hannun. Quinto destino das exportações brasileiras, os países árabes ensaiam também sua entrada no financiamento a investimentos em infraestrutura do País. Produtores de petróleo, eles concentram 40% dos recursos de todos os fundos soberanos do mundo. “Existe o risco de uma interrupção, mas ele não está claro”, disse Hannun ao jornal. No ano passado, as exportações brasileiras para o conjunto dos países árabes somaram US$ 13,6 bilhões. Neste ano, as vendas estão 15% abaixo do registrado em 2017, nos valores acumulados até junho.

Mas a projeção é que o volume de vendas chegue a US$ 20 bilhões em 2022. O Brasil tem hoje uma posição forte como fornecedor de alimentos para a região. Essa posição foi conquistada, entre outras coisas por causa da posição equilibrada que o Brasil mantém no conflito entre Israel e a Palestina, segundo Hannun. Os países árabes dão pouco espaço a concorrentes de produtos brasileiros que tentam ingressar em seus mercados. Uma vez contrariados, avalia, eles poderão passar a olhar para outros fornecedores, como a carne da Austrália, da Turquia e da Argentina, ou o frango da França. A transferência da embaixada, que demonstraria o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, é uma medida polêmica. Os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital de seu futuro Estado. Já a comunidade internacional não reconhece a reivindicação israelense de Jerusalém como sua capital indivisível. ..

Após polêmica com Julio Lossio, A Rede Sustentabilidade, declara apoio a Dani Portela (PSol)

Comandada nacionalmente por Marina Silva, a Rede Sustentabilidade realizou uma reunião extraordinária, nesta segunda-feira, e orientou os filiados da sigla, militantes ou simpatizantes a votar em Dani Portela (PSOL), candidata ao governo do estado. A decisão foi tomada praticamente uma semana depois de a comissão executiva nacional da legenda expulsar, por unanimidade, o candidato Julio Lóssio, ex-prefeito de Petrolina. Lóssio ainda concorre ao pleito, porque entrou com recurso no Tribunal Regional Eleitoral neste final de semana. E ainda não há prazo para julgamento. No entanto, ele não receberá mais recursos da sigla.

“A Rede Sustentabilidade/Pernambuco, no primeiro turno da eleição para governador, indica aos seus candidatos, filiados, simpatizantes e eleitores, o voto na candidata Dani Portela (PSOL), face ao seu compromisso com um projeto de desenvolvimento sustentável para Pernambuco e para o Brasil que contempla as minorias e a riqueza da diversidade, bem como sua luta por um mundo politicamente democrático e socialmente justo”, diz um trecho da nota da Rede.

No mesmo documento, o partido anunciou a manutenção das candidaturas proporcionais e as candidaturas ao Senado do Pastor Jairinho e de Adriana Rocha. Segundo o texto, “essas candidaturas reafirmam seu compromisso com a plataforma programática da REDE, com a candidatura de Marina Silva à presidência e se colocam como uma alternativa à velha política ainda predominante em Pernambuco e no Brasil”.

A comissão estadual diz que, nesse momento, a proximidade programática da Rede é com a candidatura de Dani Portela, “uma alternativa de renovação da política pernambucana e a importância de fortalecer a participação das mulheres na disputa dos espaços institucionais”...

Projeto de Lei que cria Programa Escola sem partido é aprovado na Câmara de Vereadores de Petrolina e gera polêmica

Mais um Projeto considerado polêmico movimenta a Câmara de Vereadores de Petrolina. O Vereador Osinaldo Souza defende o Projeto Lei que cria no âmbito do sistema de ensino do Município, o Programa Escola Sem Partido e dá outras providências. O Projeto de Lei foi aprovado hoje pela manhã e contou com a maioria dos votos.

De acordo com o Projeto a proposta é criar Neutralidade política, ideológica do Município; Pluralismo de ideias no ambiente acadêmico; Liberdade de aprender, como projeção específica no campo da educação, da liberdade de consciência;  Reconhecimento da vulnerabilidade do educando como parte mais fraca na relação de aprendizado; Educação e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência; Direito dos pais a que seus filhos menores não recebam a educação moral que venha a conflitar com suas próprias convicções...

Crise Combustível: Polêmica dos caminhoneiros vai parar nos tribunais

A greve dos caminhoneiros que parou o país por mais de uma semana parecia pacificada, mas o ponto final dessa disputa entre transportadores e empresas contratantes de serviços ainda está longe do fim. Uma das reivindicações da categoria era que o governo adotasse uma regra que garantisse uma remuneração mínima pelas viagens, calculada com base no tipo de transporte e no quilômetro rodado.

As tabelas de frete foram publicadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 30 de maio e ajudaram no fim das paralisações, já que atendiam a uma das reivindicações dos transportadores. O problema é que as novas regras impactaram de uma hora para outra no aumento de custo de transporte e, por consequência, no custo total de produtores dos mais diferentes setores da economia. Agora, com os problemas apontados pela indústria e o agronegócio, a agência trabalha na revisão dos valores...

MP da reforma trabalhista caduca sem que governo resolva polêmicas

A medida provisória que regulamenta trechos da reforma trabalhista implementada no ano passado caduca nesta segunda-feira (23) e o governo ainda não sabe como vai resolver pontos que, agora, ficarão no limbo jurídico, à mercê de contratos e acordos coletivos. O texto que altera 17 artigos da reforma travou em um Congresso que tem atuado a passos lentos desde o início de 2018 por estar focado quase que exclusivamente nas eleições de outubro.

A MP chegou ao Legislativo em novembro de 2017 após uma negociação com o governo para que a reforma fosse aprovada no Senado sem alterações que obrigassem o texto a voltar à Câmara. Cinco meses depois, a comissão especial que deveria começar a discutir a medida não tem sequer um relator para dar início aos trabalhos...

Vazamento de relatório aumenta polêmica envolvendo o Facebook

Em meio à uma polêmica envolvendo vazamento de dados, o Facebook viu na última semana seus problemas aumentarem após um memorando escrito por um alto executivo vir à público relatando que a empresa estava determinada a crescer, apesar dos riscos para seus usuários. O memorando escrito por Andrew Bozworth, amigo do fundador da rede social Mark Zuckerberg, e datado de 2016 foi divulgado pelo site de notícias "Buzzfeed". "A verdade nua e crua é que acreditamos tanto em conectar as pessoas que qualquer coisa que nos permita conectar mais pessoas de maneira mais frequente é 'de fato' boa", diz o texto do arquivo.

Nele, Bozworth ressalta que o princípio poderia conquistar resultados positivos, como evitar suicídio, encontro um amor, como negativos. "Todas as práticas questionáveis de importar contatos, toda aquela linguagem sutil que ajuda usuários a serem procurados por amigos. Talvez possa custar uma vida ao expor alguém aos bullies. Talvez alguém morra em um ataque terrorista coordenado em nossas ferramentas"...

Polêmica: Vereador propõe conceder título de cidadão de Petrolina ao Juiz Sergio Moro

O vereador Ronaldo Silva (PSDB) deu entrada na sessão ordinária desta terça-feira (22) ao Projeto de Decreto, que concede Título de Cidadão Honorário de Petrolina ao Juiz Sérgio Moro.O vereador Gilmar Santos (PT) já declarou ser contrário ao projeto que deve incendiar ainda mais os ânimos da Câmara de Vereadores de Petrolina. A proposta deve ser discutida nas próximas sessões.

 Sergio Moro é o juiz responsável pela Operação Lava Jato, maior investigação de corrupção já feita no Brasil.  A coluna “Expresso”, assinada pelo jornalista Murilo Ramos, da revista “Época”, informou recentemente que o juiz da Operação Lava Jato, Sergio Fernando Moro, vai deixar o Brasil, possivelmente entre 2019 e 2020, para estudar. No meio universitário do Paraná, comenta-se que ele teria sido convidado para estudar e até lecionar tanto na Itália quanto nos Estados Unidos (Harvard). Italianos e americanos estariam interessados em entender como se deu a maior operação de “caça à corrupção” da história do Brasil...