Iniciativa que beneficia direta e indiretamente cerca de 120 famílias de baixa renda, a Horta Comunitária do Bairro João Paulo II, em Juazeiro, irá receber investimentos para a melhoria de sua atividade. Uma parceria firmada na manhã desta quarta-feira (16) entre a Diocese de Juazeiro, cedente do espaço, a Associação da Horta e a Codevasf, promete dar mais dignidade ao trabalho dos comunitários com a construção de um espaço para embalagem de frutas e verduras, recursos para irrigação, bem como uma padaria comunitária.
Funcionando em uma área cedida pela Diocese de Juazeiro com cerca de 34 mil metros quadrados, a Horta é administrada por uma Associação de comunitários que produzem frutas e hortaliças orgânicas que, comercializadas, ajudam na geração de renda para as famílias do bairro.Na reunião ocorrida na manhã desta quarta-feira (16) para a consolidação desta parceria, esteve presente o Bispo da Diocese de Juazeiro, Dom Beto Breis, o Superintendente Regional da Codevasf, Miled Cussa Filho, as assessorias jurídicas das duas entidades e representantes da Associação da Horta Comunitária.
“Essa Horta Comunitária é sinal de uma bela parceria já de décadas entre a Diocese e esses comunitários. E a gente sabe o bem que faz a muitas famílias que aqui trabalham, produzem e fazem essa experiência de comunhão, de trabalhar juntos. E eu fico feliz com o empenho da Codevasf de oferecer qualificação na produção dos alimentos inclusive pensando em outras iniciativas como a padaria comunitária. Isso para promover as pessoas que aqui trabalham e aqui vivem”, disse Dom Beto.
“Então hoje se dá uma parceria entre essas três instituições: a Associação da Horta comunitária, a Diocese – que cede esse terreno com muita alegria – e agora a Codevasf, que com recursos institucionais pode ajudar nos empreendimentos necessários. E a gente percebe que o pessoal aqui fica feliz e, na verdade, toda a população sai ganhando porque poderá ter acessos a alimentos de qualidade”, finalizou Dom Beto.
Segundo o Superintendente da Codevasf em Juazeiro, Miled Cussa Filho, a parceria visa fortalecer um trabalho bonito que já vem sendo realizado. “Os comunitários aqui fazem um trabalho fantástico de produção de hortaliças naturais, orgânicas e a intenção nossa é buscar melhorias para viabilizar o trabalho da associação, melhorar a qualidade da produção dos alimentos, a comercialização. E a gente se sente muito alegre porque com a cessão do terreno que a Diocese faz aqui a gente irá viabilizar outros empreendimentos que melhorarão ainda mais a qualidade dos produtos comercializados aqui”, afirmou.
Horta Comunitária-A “Horta Comunitária Povo Unido” possui atualmente cerca de 120 produtores e produtoras associados, que trabalham no plantio de hortaliças como coentro, alface, couve, cebola, cebolinha, beterraba, cenoura, rúcula, além de plantas medicinais como alecrim, agrião, hortelã e manjericão, distribuindo os produtos que são vendidos no próprio local e em feiras da região.
A experiência teve início em 1987 quando as Irmãs da Congregação das Oblatas de São Luiz Gonzaga (Irmãs Luizinhas), até hoje presentes e atuantes na Comunidade, conseguiram junto à Diocese de Juazeiro uma área para que mães de famílias tivessem uma fonte de renda através do cultivo orgânico de hortaliças. A Diocese cedeu a área e acompanha o projeto, que já conta com mais de 30 anos, buscando garantir o cumprimento da finalidade de sua associação.
..