Foram encontrados 67440 registros para a palavra: as

Curso orienta para Gestão de Pessoas na Fruticultura

A Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco realiza, de 10 a 14 de julho, das 18h às 22h e no dia 15 de julho, das 08h às 12h, o curso Gestão de Pessoas na Fruticultura. A capacitação, que conta ainda com 2h de consultoria, visa levar os participantes a conhecerem melhor suas empresas, as pessoas e suas competências, desenvolvendo habilidades de relacionamento interpessoal para o melhor exercício da liderança.

Com informações detalhadas, o curso possibilita aos participantes conhecer técnicas e ferramentas que permitam aprofundar o conhecimento da estrutura organizacional, da ordenação e distribuição das atividades e do levantamento de competências. Para isso, o conteúdo programático aborda o sistema de gestão de pessoas; sistemas de remuneração e provisão; seleção, desempenho e retenção de talentos; entre outros temas. ..

Trabalhador nascido em dezembro pode sacar FGTS inativo a partir de sábado

Trabalhadores nascidos no mês de dezembro poderão sacar, a partir de sábado (8), o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de contas inativas. De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir deste mês. O valor disponível para saque ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total.

O prazo para saque das contas inativas do FGTS termina dia 31 de julho. Valores até R$ 1,5 mil podem ser sacados no autoatendimento, somente com a senha do Cartão Cidadão. Para valores até R$ 3 mil, o saque pode ser feito com o Cartão do Cidadão e a senha no autoatendimento, em lotéricas e correspondentes Caixa. Acima de R$ 3 mil, devem ser feitos nas agências da instituição...

Em meio à crise, Temer libera R$ 1,8 bilhão em emendas em junho

Com a denúncia por corrupção passiva tramitando na Câmara, o presidente Michel Temer reforçou a liberação de verbas para os parlamentares. Somente em junho, o governo empenhou mais de R$ 1,8 bilhão em emendas. O valor já supera o empenhado pela ex-presidente Dilma Rousseff para tentar barrar o impeachment no ano passado.No acumulado do ano até maio, o governo havia empenhado apenas R$ 102,5 milhões em emendas. Ao todo, cada parlamentar pode apresentar até 25 emendas individuais. O valor total previsto para emendas este ano é de R$ 6,3 bilhões.A liberação desses recursos é vista como uma espécie de moeda de troca entre o Palácio do Planalto e o Congresso, e costuma ser usada pelo governo para garantir apoio em votações importantes.

Para barrar o seguimento da denúncia, Temer precisa do voto de pelo menos 172 dos 513 deputados.Além dos valores empenhados, que é uma espécie de promessa de pagamento futuro, o governo também reforçou a liberação dos chamados restos a pagar, recursos referentes a emendas de outros anos que ainda não haviam sido pagas. Somente em junho, foram liberados cerca de R$ 535 milhões, quase um terço do valor disponibilizado o ano inteiro: R$ 1,6 bilhão.No ano passado, Dilma também acelerou a liberação de emendas para tentar barrar o impeachment no Congresso. Somente nos primeiros dias de maio, o governo empenhou R$ 1,4 bilhão em emendas para deputados e senadores. O afastamento de Dilma, porém, foi aprovado pelos senadores em 12 de maio...

Bahia oferta mais de 9 mil vagas para a Educação Profissional e Tecnológica. Tem vagas para Juazeiro, Confira:

A Secretaria da Educação do Estado realiza, de 5 a 10 de julho, a matrícula para cursos técnicos de Ensino Médio nas formas de articulação/modalidades Proeja Médio e Subsequente (PROSUB). Também há vagas para o Proeja Fundamental 1. No total são 9.572 vagas divididas em 30 cursos ofertados em Centros Estaduais, Territoriais e unidades compartilhadas da rede estadual de Educação Profissional e Tecnológica, localizados nos 27 Territórios de Identidade da Bahia. 

Do total de vagas, 4.815 são para o Proeja Médio, ou seja, direcionadas para maiores de 18 anos que concluíram o Ensino Fundamental 2. Para esta forma de articulação, estão sendo ofertados 25 cursos, dentre os quais os de Técnico em Meio Ambiente, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Química, Análises Clínicas, Eletromecânica, Logística, Agroindústria, Manutenção e Suporte em Informática, Enfermagem, Alimentos e Edificações. Estes cursos têm a duração de dois anos e meio e, para se matricular, o interessado deve se dirigir a um dos Centros de Educação Profissional ou unidades compartilhadas que estejam com ofertas de vagas.

Para a modalidade PROSUB, ou seja, as 4.722 vagas são exclusivas para os estudantes que concorreram ao sorteio eletrônico realizado pela Secretaria da Educação do Estado, no último mês de janeiro, e que estão no cadastro de reserva. A convocação já está sendo feia pelos Centros e unidades escolares e os estudantes têm até o dia 10 de julho para apresentar a documentação exigida.

Regime de Alternância - Uma das novidades da oferta é o curso técnico em Agroecologia para o Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Chapada Diamantina, no município de Wagner; para o CETEP do Campo Milton Santos, em Arataca; para o anexo do CETEP do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas; para o anexo do CETEP do Extremo Sul, em Prado, no regime de alternância. Pelo regime de alternância, o estudante passará parte do tempo presencial na unidade escolar e parte na comunidade onde vive. Estas vagas são destinadas, prioritariamente, a pessoas que desenvolvam atividades no campo, tais como: Agricultura, Pecuária, Beneficiamento, Comercialização, Artesanato, Turismo Rural, Agroindústria e ocupações rurais não agrícolas (ORNA), que se inscreveram no sorteio eletrônico, realizado no mês de junho, e que passam por processo seletivo.

Para o Proeja Fundamental 1 estão sendo ofertadas 35 vagas para o curso de qualificação com Administração, para o CETEP Litoral Sul 2, em Itabuna. Este curso tem duração de dois anos e, com a elevação de escolaridade, o estudante conclui o Ensino Fundamental e pode prosseguir os estudos fazendo um curso técnico de nível médio.

Para a matrícula, os interessados devem se dirigir à unidade que desejam realizar o curso, portando RG (original e cópia), CPF (original e cópia), comprovante de residência (original e cópia) e Histórico Escolar (original).

Veja a Portaria AQUI..

TJ-BA desativa 33 varas e comarcas no interior da Bahia

Reunidos em sessão plenária realizada nesta quarta-feira (5), os desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia decidiram pela aprovação da Resolução para desativação de varas e comarcas de entrância inicial. A medida está alinhada ao que dispõe a Resolução nº 184/2013, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece, em seu artigo 9°, que os tribunais devem adotar providências necessárias para extinção, transformação ou transferência das unidades judiciárias ou comarcas com distribuição processual inferior a 50% da média de casos novos por magistrado do respectivo Tribunal, no último triênio.

Também são observados critérios e questões técnicas como a arrecadação judicial e a despesa da comarca, bem como a distância entres as comarcas que recepcionarão o acervo processual e o número de servidores da comarca desativada. Foi aprovada a desativação das comarcas da coluna à esquerda (na coluna da direita, a comarca que irá recepcionar os processos da comarca desativada):

Acajutiba  Esplanada
Alcobaça Prado
Angical  Barreiras
Brejões  Amargosa
Brotas de Macaúbas  Oliveira dos Brejinhos
Itagimirim  Eunápolis
Itiruçu  Jaguaquara
Maraú  Itacaré
Palmeiras Iraquara
Presidente Dutra  Irecê
São Gabriel  Central
Serra Preta Ipirá

Também foram selecionadas para desativação as comarcas que já eram agregadas, na coluna da esquerda (comarcas da direita irão recepcionar os processos da comarca desativada):..

Sema e Inema abrem nova licitação para ampliar Cadastro Ambiental Rural, com lançamento em Juazeiro, dia 8 de julho

No próximo sábado, dia 8, o governador Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, lançam, em Juazeiro, nova licitação para prestação de serviço de cadastramento de imóveis rurais pelo contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos do Fundo da Amazônia para apoio ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). A nova licitação prevê a contratação de empresas para realizar aproximadamente 100 mil cadastros, prioritariamente no Semiárido e no Extremo Sul do estado.

O evento acontece no distrito irrigado do Mandacaru 2, em Juazeiro, com a participação de autoridades locais, prefeitos da região, secretários municipais e equipe da Secretaria do Meio Ambiente. A licitação foi possível com a prorrogação do contrato de concessão de colaboração financeira, após visita do secretário e assessoria à sede do BNDES, que estendeu sua vigência até o dia 1º de dezembro de 2018, com o objetivo de ampliar o cadastramento de imóveis rurais de até quatro módulos fiscais, atendendo especialmente a agricultores familiares...

Cadastro Ambiental Rural: Governador fará entrega de 3.566 cadastros em Casa Nova, nesta sexta-feira, dia 7

O governador Rui Costa e o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, visitam, nesta sexta-feira, dia 7, o município de Casa Nova, no território de identidade Sertão do São Francisco, para realizar a entrega de 3.566 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR/CEFIR) para propriedades rurais com até 4 módulos fiscais. Na oportunidade, haverá a entrega simbólica do cadastro de número 100 mil, marca alcançada pelo Estado por meio do contrato da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo da Amazônia.

O evento acontece às 10h, na Av. da Agrotécnica, em Casa Nova. Os certificados serão entregues aos municípios de Casa Nova (2.299 cadastros), Sobradinho (406 cadastros) e Uauá (861 cadastros), somando um investimento de R$ 356.399,01. Participam as autoridades locais, prefeitos da região, secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicatos de Trabalhadores Rurais e os agricultores familiares cadastrados para receberem certificados...

EU PENSO ASSIM...O “CANCÃO” VAI BELISCAR O “JEGUE DA CHAPADA”

Acredito que até já me adaptei ao pensamento positivo do presidente da JUAZEIRENSE, Roberto Carlos. Ele nunca diz: “Acho que chegaremos às finais desta competição”. Ele sempre foi otimista com seu clube, e sempre foi enfático: “Nós seremos campeões!”.

Tem que ser assim mesmo, acreditar no potencial do time que representa nossa cidade no Campeonato Brasileiro Série “D”...

Mais de 32 mil alunos da rede municipal voltam às aulas nesta quinta-feira (06) em Juazeiro

Mais de 32 mil estudantes e profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) retomam as atividades escolares, nesta quinta-feira (06/07), após 15 dias de recesso escolar. A volta às aulas marca o início oficial do segundo semestre letivo nas 134 unidades que compõem a rede municipal, sob a gestão da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC).

Neste período do recesso, a equipe da manutenção escolar da SEDUC, aproveitou para realizar pequenos reparos nas estruturas de algumas unidades, além de reformar e climatizar a Escola 15 de Julho em Maniçoba, que será inaugurada na próxima semana...

Cooperativa arrecada e entrega 365 kg de alimentos para crianças da creche Casa Lar Maria de Nazaré, em Juazeiro

Solidariedade, fraternidade, cooperação e alegria. Esses foram os sentimentos que invadiram a creche Casa Lar Maria de Nazaré no último sábado (1), em Juazeiro. Em uma ação realizada pela Coapseri, Cooperativa de Trabalho, Assessoria, Consultoria, Prestação de Serviços e Instrutoria, através da Campanha "Dia de Cooperar - Dia C", iniciativa apoiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – SESCOOP/BA e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia - OCEB, as 80 crianças e adolescentes, que são atendidas pela creche, receberam 365 quilos de alimentos, além de brinquedos, fraldas e produtos de higiene.

Muito emocionada, a fundadora e gestora da Casa Lar Maria de Nazaré, a senhora Raimunda Dias, agradeceu aos membros da Coapseri pela doação. "Quero agradecer a todos, foi um prazer receber vocês. Nós somos uma instituição que vive apenas de doação, então eu fico muito emocionada com o que vocês fizeram. Muito obrigada", disse. ..

CRAS de Petrolina realizam pré-conferências de Assistência Social para discutir melhorias

Os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Petrolina já estão se preparando para a Conferência Municipal de Assistência Social que acontece nos dias 17 e 18 de Julho no auditório do Senac.  Para garantir a participação de toda a comunidade, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos já iniciou as pré-conferências que têm como objetivo mobilizar usuários, trabalhadores e prestadores de serviços da área social.

Os encontros levarão as discussões a todos os CRAS do município abrangendo os territórios dos bairros João de Deus, Fernando Idalino, Rio Corrente, José e Maria, Uruás, Agrovila Massangano, N-7, Rajada, Izacolândia e Dom Avelar. Além de discutir o tema da conferência  'Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS', durante os encontros também serão escolhidos dois representantes de cada território os quais irão representar sua comunidade no dia da conferencia na condição de delegado, com direito a voz e voto. Os votos definem as demandas a serem levadas e debatidas na etapa estadual e nacional da Conferência de Assistência Social...

Assessoria do deputado Roberto Carlos esclarece sobre o pleito da reforma da estrada de Quicé

A assessoria de imprensa do gabinete do deputado Roberto Carlos (PDT), com o objetivo de esclarecer a polêmica referente a pavimentação da estrada que liga o distrito de Quicé ao município de Senhor do Bonfim, vem, por meio desta, comunicar que o mentor desta solicitação foi o ex-deputado e atual prefeito do município de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, e contou com o apoio de diversas autoridades da região.

O deputado Roberto Carlos, que comemorou o atendimento do governador Rui Costa a um pleito, também apresentou, oficialmente e extra-oficialmente, desde o Governo Jaques Wagner até o atual Governo Rui Costa, a indicação desta obra. “Estou extremamente feliz de ver o atendimento deste pleito, que era aguardado, ansiosamente, por toda a população bonfinense e que teve o prefeito Carlos Brasileiro como desencadeador e diversas autoridades como reivindicadores da pavimentação da estrada que liga o distrito de Quicé ao município de Senhor do Bonfim, bem como, o representante da Associação de Moradores de Quicé, Robson Bezerra. O importante é saber que Senhor do Bonfim vai contar com a estrada totalmente recuperada, garantindo mais qualidade de vida à população”, finalizou o deputado Roberto Carlos...

Sistema de abastecimento de Petrolina será paralisado por dez horas, nesta sexta-feira (7)

Para garantir uma melhor operacionalidade do sistema de abastecimento de água em Petrolina, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) programou para esta sexta-feira (7) uma intervenção direcionada para a Estação de Tratamento de Água (ETA) Petrolina I. Os serviços serão iniciados às 8h e devem ser finalizados às 18h, período que será preciso suspender o fornecimento de água para aproximadamente 60% da cidade, que é atendida pela ETA Petrolina I. O retorno do abastecimento nas áreas afetadas será retomado, de forma gradativa, após a conclusão dos serviços.

Durante a intervenção na ETA Petrolina I, a companhia vai instalar um novo medidor de vazão da água bruta que chega na estação, além de realizar manutenções preventivas no conjunto de bombeamento da captação da unidade e no sistema de lavagem dos filtros da ETA. "Devido ao baixo nível do Rio São Francisco, os problemas de obstrução dos conjuntos de bombeamento estão sendo mais frequentes. A manutenção desses equipamentos vai possibilitar um maior controle da vazão na entrada da estação, nos dando melhores condições de prevê antecipadamente a necessidade de limpeza na captação da unidade, evitando redução na vazão do sistema bem como melhorar a qualidade da água tratada", explica o gerente de Unidade de Negócios da COMPESA, João Raphael de Queiroz”..

Prefeitura vai construir passagem molhada sobre Riacho Tourão em Carnaíba de Dentro

O titular da Pasta de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Anderson Alves e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira Filho, estiveram nesta quarta-feira (05) na localidade de Carnaíba de Dentro, situada no distrito Carnaíba do Sertão, para definir com a comunidade parceria para construção de uma passagem molhada sobre o Riacho Tourão.

De acordo com a comunidade, mais de 500 famílias serão beneficiadas com a construção da passagem molhada, pois no período de chuvas o Riacho deixa diversas comunidades sem acesso ao distrito e também a Juazeiro. “Quando o riacho fica cheio só nos resta ir a Juazeiro ou Carnaíba pela área da Agrovale, adicionando ao nosso trajeto uma distância de aproximadamente 35 Km, sem contar que esse acesso só funciona até as 17h e depois desse horário ficamos ilhados”, explica Carmelita da Silva, presidente da Associação de Agricultores, Moradores e Criadores Nossa Sra. da Conceição de Carnaíba de Dentro...

Brasil se aproxima de padrão positivo de combate à tuberculose, mostra relatório

Dos 29 países que correspondem a 82% da carga global de tuberculose, ou seja, que apresentam o maior número de casos da doença proporcionalmente à população, o Brasil está mais próximo do padrão positivo de políticas para o setor. Isso significa que o país está mais de acordo com as recomendações internacionais, adotando ou tentando implementar políticas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e mostrando avanço nas melhores práticas. O Brasil, por exemplo, usa tecnologias mais modernas para o diagnóstico da doença e inicia o tratamento nas unidades básicas de saúde, conforme sugerido pelos órgãos internacionais. Essa é uma das conclusões da terceira edição do relatório Out of Step (Descompasso, em português), divulgada hoje (5) pela organização médico-humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a Stop TB Partnership.

O documento destaca a necessidade de os governos aumentarem os esforços de combate à tuberculose que, em 2015, matou 1,8 milhão de pessoas no mundo. O médico Felipe Carvalho, da Campanha de Acesso a Medicamentos da MSF, observou que o relatório apresenta dois fatos alarmantes. Um deles é que 40% das pessoas com a doença não estão recebendo sequer o diagnóstico. “Essa é uma lacuna terrível, levando em conta que a tuberculose é a doença infecciosa que mais mata no mundo. É muito grave”. ..

Grupos chavistas invadem Assembleia Nacional e ferem deputados

Um grupo de simpatizantes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de integrantes de milícias chavistas conhecidas como "colectivos" invadiram nesta quarta-feira (5) a sede da Assembleia Nacional, em Caracas. A imprensa local relatou que os militantes entraram no local de forma violenta por volta das 12h (13h em Brasília), agrediram deputados e intimidaram jornalistas. Antes disso, o grupo se concentrou em frente ao local e atirou rojões.

Durante a manhã, o vice-presidente venezuelano, Tareck el-Aissami, havia convocado a população a se reunir na Assembleia Nacional para protestar contra a maioria opositora, que classificou de "traidora". A invasão ocorreu enquanto os deputados realizavam uma sessão para celebrar o Dia da Independência, que marca a data em que, há 206 anos, a Venezuela se separou da Espanha...

NOTA DE REPUDIO DO SINDICATO DOS POLICIAIS RODOVIÁRIOS FEDERAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO SOBRE O CORTE DE VERBAS DO GOVERNO FEDERAL

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou nesta terça-feira (04) redução no policiamento das estradas federais por falta de verbas. A corporação informou que haverá diminuição do patrulhamento com viaturas, suspensão de resgates aéreos e fechamento de unidades pelo país . O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado de Pernambuco ( SINPRF-PE) emitiu uma nota de repúdio nesta quarta-feira (05) contra a diminuição dos trabalhos da PRF. Confira a seguir!..

FRENTE BRASIL POPULAR EMITE NOTA, CONFIRA:

Na última sexta-feira, 30 de junho, o Brasil viveu mais um grande dia de paralisações e greves. Assim como em 28 de abril, quando 35 milhões de trabalhadores e trabalhadoras cruzaram os braços, nesta sexta outros tantos milhões se mobilizaram por direitos e pela democracia.

As duas datas marcaram a resistência do povo brasileiro contra os ataques do governo Temer aos direitos da classe trabalhadora. A tão falada "reforma" pode acabar, por exemplo, com o direito às férias, aposentadoria, entre tantos outros...

Secretaria de Saúde de Petrolina realiza reunião com representantes dos agentes de endemias

Com o objetivo de fortalecer o trabalho de combate as arboviroses, doenças transmitidas por insetos, em Petrolina, a Secretaria de Saúde realizou nesta terça-feira (04), uma reunião com todos os supervisores e representantes da Associação dos Agentes de Combate às Endemias.

A ação teve como foco traçar estratégias para melhor abrangência da cobertura de imóveis visitados, conscientizando os servidores sobre a dedicação necessária para o serviço público, garantindo cada vez mais um trabalho de qualidade nas comunidades...

Polícia Rodoviária Federal reduz policiamento por falta de verbas

Polícia Rodoviária Federal (PRF) anunciou redução no policiamento das estradas federais por falta de verbas. Em nota divulgada na noite de terça-feira (4), a corporação informou que haverá diminuição do patrulhamento com viaturas, suspensão de resgates aéreos e fechametno de unidades pelo país (veja a lista completa abaixo).

As restrições devem afetar todas as atividades da PRF em território nacional e entram em vigor imediatamente. A PRF ainda não possui um detalhamento de quais atividades ficam suspensas em cada estado. O Ministério da Justiça informou que não irá se manifestar sobre o tema. O G1 aguarda retorno do Ministério do Planejamento...