Foram encontrados 67450 registros para a palavra: as

Workshop Infância e Juventude: Família acolhedora é esperança de dias melhores em Cansanção

Esperança. Essa é o sentimento que move a juíza Mariana Martins, titular da Comarca de Cansanção, a 354 quilômetros de Salvador. Apaixonada pelo chamado Direito Menoril, a magistrada viu uma grande oportunidade em conhecer mais sobre o tema e ter acesso ao posicionamento de especialistas ao se inscrever para o workshop "Infância e Juventude: adoção nacional e internacional, apadrinhamento e acolhimento familiar", que será realizado no dia 25 de agosto no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia.

Um dos interesses é sobre a Família Acolhedora, ainda mais essencial para uma localidade em que não há uma instituição de acolhimento. "Nós não temos um abrigo que possa receber crianças acolhidas, retiradas do convívio familiar. Então, a instalação do projeto da Família Acolhedora aqui em Cansanção se faz muito importante para conferir um apoio maior a essas crianças", afirma...

Programação completa da 5ª Feira de Noivas de Petrolina é divulgada; confira

Desfiles, palestras, bate-papos, sorteios de brindes, exposições e apresentações culturais. A programação da Feira de Noivas e Decorações deste ano promete muito movimento, surpresas e as últimas novidades para casamentos, batizados, aniversários, formaturas e cerimoniais. Ocupando uma área de 3 mil metros quadrados no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina – PE, a Feira começa nesta sexta-feira (18) e vai até o domingo (20). 

Na abertura, às 17h, a banda OuTrio é quem dará as boas-vindas ao público, numa mistura de clássicos do Rock e músicas regionais. Logo após, às 19h, está prevista a Cerimônia Oficial de Abertura, que vai contar com autoridades, empresários e personalidades de Petrolina e região. Depois, todos poderão conferir as novidades distribuídas em 96 estandes deste que já é considerado o maior evento do segmento no Vale do São Francisco, e espera receber este ano um público de 12 mil pessoas. O desfile de noivas é o próximo na lista, às 20h20; e, em seguida, às 21h, o OuTrio volta a se apresentar no palco principal...

JUAZEIRO: Inscrições para o Programa Transformar continuam abertas

As inscrições para seleção pública do programa “Transformar” continuam abertas até a próxima sexta-feira (18). O programa lançado pelo prefeito Paulo Bomfim em maio deste ano irá beneficiar pessoas com deficiência através da reforma de sua casa, com adequações de acessibilidade nos imóveis e será financiado com recursos próprios municipais.

As inscrições estão sendo feitas nas sedes dos cinco CRAS, respectivamente, nos bairros Malhada da Areia, Quidé, João Paulo II, Itaberaba e Tabuleiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h...

Prefeitura, Sindilojas e Senac promovem ciclo de palestras e oficinas em Juazeiro

Uma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Sindilojas e o Senac promove nos dias 23 e 24 de agosto, um ciclo de palestras e oficinas em gestão e informática. As ações integram o Projeto de Qualificação Profissional da ADEAP e têm o objetivo de contribuir com a qualificação dos empreendedores do município de Juazeiro.

As inscrições estão sendo realizadas até o dia 22/08, em horário comercial, na sede da ADEAP (Rua Oscar Ribeiro, nº 110, Centro) ou no SINDLOJAS (Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 106, Centro), mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível que será doado a uma instituição de caridade, além da cópia do RG, CPF e comprovante de residência...

Padrasto é preso suspeito de estuprar enteada de 12 anos em Senhor do Bonfim

Josenilton Tomaz, de 31 anos, foi preso  na cidade de Senhor do Bonfim, sob suspeita de estuprar a enteada de 12 anos. Ele foi detido por policiais da 19ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Senhor do Bonfim), no município de Mirangaba (a 350 km de Salvador).

Segundo a delegada Magda Roberta Soares, titular da Delegacia Territorial (DT/Pindobaçu), a adolescente era violentada pelo padrasto desde os 11 anos, além de sofrer ameaças de morte caso denunciasse o crime. O caso foi descoberto por meio de uma denúncia anônima. Ao desconfiar da investigação, Josenilton fugiu para o município de Mirangaba, onde foi localizado e preso pelos policiais. Ele está custodiado na DT/Pindobaçu, será transferido para o complexo de Senhor do Bonfim e permanecerá à disposição da Justiça...

Tecnologia social da Codevasf é certificada pela Fundação Banco do Brasil

A expansão da "Metodologia Mandacaru" de conversão de sistemas de irrigação, projeto de autoria de técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foi classificada para receber o Prêmio de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil 2017. A tecnologia social desenvolvida por técnicos da empresaé uma das 173 consideradas aptas a receber a certificação neste ano, de um total de 735 iniciativas inscritas. O objetivo da premiação é levantar projetos sustentáveis que possam ser reaplicados em diversas comunidades.

A próxima etapa do Prêmio, que está em sua nona edição, será nesta terça-feira (15), com a divulgação dos projetos finalistas. Já as propostas vencedoras serão anunciadas na cerimônia de premiação, em novembro. Neste ano, a Fundação BB irá premiar com R$ 50 mil cada uma das seis iniciativas vencedoras nas categorias nacionais, além da entrega de um troféu e a produção de um vídeo retratando as iniciativas das 21 instituições finalistas nacionais e das três finalistas internacionais...

Rui atende professores e anuncia concurso com 3,4 mil vagas

Em reunião com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), nesta segunda-feira (14), na Governadoria, o governador Rui Costa anunciou detalhes sobre concurso público para contratação de 2.796 professores e 664 coordenadores pedagógicos. As vagas do certame serão municipalizadas e distribuídas por 365 cidades baianas. O Governo do Estado também aumentou para 70% o percentual de gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) de todos os diretores escolares da rede de ensino. Ainda como resultado da reunião com a APLB, o governador autorizou a ampliação da jornada de trabalho para aqueles educadores que trabalham 20h semanais e desejam passar para o regime de 40h, recebendo o dobro do salário.

“A reunião foi muito positiva. Conversamos sobre os pleitos, as demandas dos professores, e saímos com boas notícias. O concurso, que terá um total de 3.460 vagas, será publicado em, no máximo, 60 dias. Além disso, anunciamos a incorporação para 1.078 professores da ampliação da jornada de trabalho, de 20h para 40h semanais. E, cumprindo um compromisso meu, também aumentaremos a remuneração de diretores de escola. Marquei uma nova reunião com a APLB para a segunda quinzena de setembro, quando conversaremos sobre o restante da pauta, com as promoções dos reajustes que vamos praticar ainda este ano, em função dos cálculos que estamos fazendo pra dar garantias que possamos fazer melhoria salarial associada à segurança, tanto dos aposentados, quanto dos professores da ativa”, afirmou Rui Costa. 

Os concursos para os educadores e o aumento de carga horária têm o objetivo de suprir a vacância deixada pelo grande volume de aposentadorias e garantir a prestação dos serviços da rede pública de ensino, composta por 1.297 unidades escolares.

A abertura dos certames e a concessão de aumento de carga horária remunerada foram possíveis em função de o Estado ter saído do limite prudencial com gastos de pessoal, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está em fase de preparação dos editais. 

As 2.796 vagas abertas para professores do ensino médio e fundamental vão gerar um impacto de R$ 117,6 milhões, a partir de janeiro de 2018. As vagas serão para professores do magistério público com carga de 40 horas semanais. Já com as 664 vagas de coordenadores pedagógicos, o Governo terá uma despesa com custeio de R$ 29,4 milhões, no exercício 2018.

De acordo com o presidente da APLB, Rui Oliveira, a reunião foi proveitosa. “Decidimos pontos importantes com o governador, que figuram como uma grande vitória do movimento sindical. Vamos continuar discutindo sobre promoções e outras questões em outro encontro que já deixamos marcado”. 

Segundo o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, o governador está apostando firmemente na mudança pedagógica e no apoio à escola. “Além das vagas oferecidas no concurso, estamos aumentando a carga horária de 262 coordenadores pedagógicos de 20 para 40 horas semanais com o objetivo de cobrir a totalidade de nossas escolas com coordenação pedagógica. Os novos professores também vão trabalhar num regime de 40 horas, o que possibilita uma maior interação e ambientação do professor com a escola, e consequentemente uma melhora do trabalho que é feito”, explicou. 

Carga horária

O Governo vai abrir processo para a ampliação de carga horária de 816 professores do ensino fundamental e médio. O acréscimo dos gastos com ampliação da carga horária será de 29,4 milhões no exercício de 2018. Os processos de aumento da carga horária devem ser solicitados individualmente pelos interessados e estarão condicionados à existência de vaga no quadro de magistério público estadual, além da observância dos critérios previstos no Estatuto do Magistério.

Também foram abertas 262 vagas para aumento de carga horária de coordenadores pedagógicos. Eles vão sair de uma carga de 20 horas para 40 horas semanais. A medida teve entendimento favorável da Procuradoria Geral do Estado (PGE), em função de suprir a vacância de aposentados, exonerados e falecimentos.

Bolsa Permanência

A Bolsa de Estímulo à Permanência em Atividade de Classe é outra medida do Governo do Estado para garantir a boa prestação dos serviços da rede pública de ensino, em função da grande quantidade de aposentadorias de educadores. 

Em dezembro de 2016, a administração estadual abriu três mil vagas da bolsa para professores que já possuem os requisitos para aposentaria, mas que desejam permanecer em atividade. Aqueles que optarem pela bolsa e decidirem continuar lecionando recebem valores entre R$ 800 e R$ 1,6 mil, dependendo se a carga horária é de 20 ou 40 horas...

Petrolina terá interdição de avenidas e ruas para garantir segurança dos fiéis que participam da Procissão da Padroeira

A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) interdita nesta terça-feira 15, dia da Procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padroeira de Petrolina, o tráfego a partir das 15h. Serão interditadas a Avenida Guararapes, Avenida Cardoso de Sá, Avenida  Joaquim Nabuco, Rua Pacifico da Luz, além das adjacências da Igreja Matriz) e Rua Aristarco Lopes.

O objetivo é garantir segurança aos participantes da procissão de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Os agentes de trânsito da Ammpla estarão em plantão para disciplinar e fiscalizar os cruzamentos interditados, como também nas ruas no entorno da região central do evento. ..

Definido adversário da Juazeirense na semifinal do Brasileirão


Foi encerrada agora a pouco, em Ponta Grossa, no Paraná, a última partida das quartas de final do Campeonato Brasileiro da Série D e o Operário (PR) se junta a Globo (RN), Atlético (AC) e Juazeirense (BA) na semifinal da competição. Os quatro clubes já garantiram vaga na Série C ano que vem.

Com a vitória do Operário sobre o Maranhão, por 2 a 1, a Juazeirense é o time com menor pontuação, 19, e enfrenta o que mais pontuou até o momento, o Globo (RN), que chegou aos 27 pontos. Operário (PR) e Atlético (AC), com 24, vão fazer a outra semifinal.

A primeira partida do mata-mata contra o Globo será no Adauto Moraes, mas a CBF ainda não definiu dia e horário da partida. A definição depende de acordo com o canal Interativo, que deve transmitir as partidas decisivas.

Para garantir a classificação nesta última fase, o Globo perdeu por 1 x 0 para o URT, no jogo de Minas Gerais, devolveu o placar jogando em casa e se classificou na cobrança de penalidades. A Juazeirense, por sua vez, ganhou do América no Adautão, por 3 x 0 e empatou no jogo de volta, na Arena das Dunas, em Natal, por 1 x 1.

Juazeirense e Globo são os times mais jovens da competição: a Juazeirense tem nove anos de fundada e o Globo apenas quatro anos no futebol profissional.  ..

EU PENSO ASSIM...ESTOU NA SÉRIE “C”, PAPAI!

Domingo, 13, DIA DOS PAIS, a JUAZEIRENSE foi até a capital potiguar, NATAL, jogar a segunda partida contra o AMÉRICA, jogo esse, decisivo para chegar à Série “C”. No primeiro encontro, aqui no Adauto Moraes, o “MECÃO”, do Rio Grande do Norte, clube centenário que já esteve na 1ª divisão do Campeonato Brasileiro, foi goleado por 3x0 e no segundo jogo, lá na ARENA DAS DUNAS, domingo, arrancamos, com muito heroísmo, um histórico empate, 1x1, que agregado ao jogo inicial, vencemos por 4x1. Por isso, já estamos na Série “C”, e já classificados, ainda temos mais um adversário pela frente que é o GLOBO, também do estado do Rio Grande do Norte, da cidade de CEARÁ MIRIM, região metropolitana de Natal, jogo esse de ida e volta que vai servir para definir posições entre os quatro primeiros colocados que irão para a SÉRIE “C” do Brasileiro em 2018, é a fase semifinal.

Essa ascensão, coloca a JUAZEIRENSE como a 3ª maior força do futebol da Bahia no ranking nacional. Com essa gloriosa subida, será necessário que a diretoria do “CANCÃO DE FOGO” terá, necessariamente, que se fortalecer mais ainda, com toda consistência e planejamento, pois disputaremos a SÉRIE “C” do Brasileiro, competição muito mais forte do que a anterior, onde participam clubes com história bem abalizada na tradição do futebol brasileiro. A atual diretoria da JUAZEIRENSE tem ciência disso e já de cedo, vai começar a fazer o seu planejamento técnico-financeiro para enfrentar outra grande barreira que é a Série “C” do Campeonato Brasileiro no próximo ano.

Não é somente o clube SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE que sobe, e que aparece no cenário esportivo do Brasil. É também o nome de nossa cidade que repercute nacionalmente. Parabéns a toda sua dinâmica diretoria, desde o seu presidente Roberto Carlos. Louvores e aplausos para seus heróis atletas que estão brilhando nessa importante competição. Sua comissão técnica, comandada pelo competente e experiente Carlos Rabelo, enfim, parabéns à nossa querida cidade que vive momentos de euforia pelo grande feito da SOCIEDADE DESPORTIVA JUAZEIRENSE. O torcedor está vibrando. No domingo, 13, dia dedicado aos pais, o “CANCÃO” num som bem forte cantou: “    ESTOU NA SÉIRE C PAPAI”...

Zó parabeniza Juazeirense pela ascensão a Série C do Campeonato Brasileiro

O deputado estadual Zó (PCdoB), parabeniza, nesta segunda-feira o Juazeirense pelo acesso à Série C do Campeonato Brasileiro de 2018. De acordo com o parlamentar, com apenas 11 anos de vida o Juazeirense marca sua história no futebol baiano como primeiro time do interior a entrar na Série C. “Espero que essa conquista seja a primeira de muitas” comemorou.

“O time apresentou técnica e determinação enfrentando o América de Natal, na Arena das Dunas. O Cancão de Fogo, como é conhecido, merecidamente está na série C em 2018. Todos estão de parabéns, inclusive a torcida”, afirmou Zó...

Juazeirense desembarca às 3h da manhã no aeroporto de Petrolina


A festa que começou em Natal deve prosseguir nesta terça em Juazeiro

A equipe da Juazeirense ainda está fazendo conexões, antes da chegada triunfal ao aeroporto de Petrolina, mas em Juazeiro já começaram os preparativos para uma festa calorosa, que começou em Natal e deve ter desdobramentos no solo baiano.

O desembarque da equipe, em Petrolina, deve acontecer por volta das 3 da manhã, num horário bastante inconveniente para a festa, que deve acontecer de fato na reapresentação dos jogadores, às 17h desta terça-feira, no Adauto Moraes. Os jogadores devem desfilar em carro aberto pelas ruas da cidade, comemorando a conquista histórica...

Imprensa nacional destaca acesso da Juazeirense para a Série C

A imprensa nacional esportiva destacou o acesso do Juazeirense para a série C. Ao empatar em 1x1 com o América-RN, na Arena das Dunas, a Juazeirense entrou para a história como o primeiro clube do interior da Bahia a conseguir um acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A Série D foi disputada pela primeira vez em 2009 e, desde então, nunca um time baiano disputou a terceira divisão nacional. A Bahia, por sinal, é o único estado do Nordeste que ainda não teve representante no formato da Série C com 20 clubes. 

Jornais e programa de rádio de todo o Brasil tem destacado que o Juazeirense é um clube novo, fundado em 2006. Em duas temporadas (2015 e 2016), foi terceiro colocado no Campeonato Baiano e chegou ao acesso em sua terceira participação na Série D. Antes tinha sido 32.º colocado, em 2013, e 12.º em 2016...

Mudança no comando nacional da Codevasf provoca especulações quanto ao destino da instituição em Juazeiro e Petrolina

Conforme o blog Geraldo José noticiou hoje que a divisão do espólio de cargos que foram retirados de deputados que votaram pelo afastamento de Temer estava criando problemas para o Planalto. Há casos em que mais de um partido reivindica a nomeação para o mesmo posto. (Veja reportagem aqui).

O Diário Oficial da União (DOU) publicou a nomeação de Antônio Avelino Rocha para o cargo de presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional. Avelino Rocha entra no lugar de Kenia Régia Anasenko Marcelino, exonerada e que era indicada do senador Antonio Carlos Valadares (SE), do PSB, partido que já desembarcou do governo, embora ainda detenha o Ministério de Minas e Energia...

Juazeiro e Petrolina discutem mudanças climáticas e desertificação no semiárido brasileiro

O XX Congresso Brasileiro de Agrometeorologia (CBAGRO) e o V Simpósio de Mudanças Climáticas e Desertificação no Semiárido Brasileiro (SMUD), teve início nesta segunda-feira 14. A programação vai até o dia 18 de agosto. O Congresso e Simpósio acontecem entre Juazeiro e Petrolina com o tema “A Agrometeorologia na Solução de Problema Multiescala”. O objetivo do evento é promover um fórum de análise, discussão e compartilhamento de informações científicas sobre os resultados e avanços da pesquisa, ensino e extensão.

O pesquisador da Embrapa e um dos organizadores do congresso Iedo Sá participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) e informou que o evento terá mais de 700 congressistas inscritos, de todos os estados brasileiros, além de diferentes países, como Argentina, Austrália e Estados Unidos...

Colunista acusa Fernando Bezerra Coelho de ser uma cobra de 3 cabeças, uma em Lula, outra em Temer e Dilma

Uma crônica intitulada do “Profeta Adalbertovscky/blog Magno Martins acusa que  “em Pernambuco o senador Fernando Bezerra Coelho é uma cobra de três cabeças. Uma cabeça é de Lula, outra de Dilma e mais uma de Temer. Citado pelo procurador Rodrigo Janot, o projeto majoritário de FBC tornou-se inviável e ele lançou o plano F1 para o filho Fernando ser candidato a governador. Mas o ministro também aceita o sacrifício de ser candidato a vice em qualquer chapa.  

O artigo também argumenta que os “líderes do grupo remanescente do ex-governador Eduardo Campos costumam dizer que FBC já ganhou um prêmio de oito anos com mandato de senador e imunidade parlamentar.  Uma fonte graduado do PSB contou que FBC está mapeado nos arraiais socialistas e os radares acompanham seus passos, Petrolina, Recife, Brasília et Orbi”. ..

Presidente da Associação dos Pescadores da Ilha do Fogo, Tadeu Reis, diz que está cada vez mais difícil sobreviver da profissão

O blog do Geraldo José percorreu alguns pontos entre Petrolina, Juazeiro e Sobradinho/Bahia e constatou como a seca tem afetado de forma drástica uma das principais atividades econômicas: a pesca. O presidente da Associação dos Pescadores Profissionais da Ilha do Fogo, Tadeu Reis da Costa, disse que vai completar no próximo mês de outubro 60 anos e aos cinco já acompanhava o pai nas pescarias. 

"Olhando a situação do rio São Francisco dá vontade de chorar. Convivo dentro do rio, dia e noite, madrugadas e sinceramente só Deus o vai salvar", lamenta Tadeu, ressaltando que a pesca está comprometida. "A  imagem é desoladora. É dramático olhar o rio. A água acabou em vários pontos do rio e esse rio está morrendo"...

Mudanças na Superintendência da Codevasf de Juazeiro e Petrolina devem acontecer para agradar PP-Partido Progressista

Aliados de Michel Temer colocaram na ponta do lápis, neste fim de semana, a erosão do capital político do presidente após seu esforço para barrar a denúncia de Rodrigo Janot na Câmara. Os cálculos foram feitos a fim de mensurar a disposição da base aliada para aprovar a reforma da Previdência. Os números não são alvissareiros. Nas contas de um deputado planilheiro, o governo tem apenas 150 votos certos em apoio às novas regras de aposentadoria.

Antes da denúncia, o governo contava 255 apoios à Previdência. Entre esses, porém, 105 votaram pelo afastamento de Temer e agora são considerados incógnitas quanto às mudanças na aposentadoria...

Final de semana de forte calor e meteorologia prevê aumento de temperatura

Juazeiro, Petrolina viveram um período considerado atípico no último mês de julho. as temperaturas registraram frio principalmente durante a madrugada. A temperatura chegou a 14 graus na Zona Rural. 

A justificativa dessa mudança climática aconteceu em decorrência da estação inverno, que começou no dia 20 de junho e segue até 22 de setembro, os dias são mais curtos que as noites...

Leitora de Pilão Arcado reclama de poluição sonora e pede providências para garantir sossego da população

O blog Geraldo José recebeu através de email reclamação de poluição sonora que perturba o sossego da população de Pilão Arcado. De acordo com a denúncia “hoje a população de Pilão Arcado vive um verdadeiro tormento, principalmente os mais idosos e doentes, tudo isto causado por abusos dos sons automotivos, os paredões de som parados em bares na zona urbana da cidade.”

O email ainda relata: "Hoje somos obrigados a viver este inferno, não temos mais o direito de dormir, assistir televisão, e muito menos conversar dentro da nossa própria residência, o que estão fazendo é um verdadeiro desrespeito", desabafou dona Maria.  ..