Foram encontrados 688 registros para a palavra: festival

Artistas sobem ao palco do Centro de Cultura nesta primeira noite do Festival Edésio Santos da Canção

A realização do Festival Edésio Santos que faz parte do calendário municipal de eventos tem acontecido regularmente nos últimos nove anos. Sua 20ª edição começa hoje e segue até o dia 02 de dezembro, no Centro de Cultura João Gilberto, às 20h. O Edésio Santos é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Esse ano homenageia os 80 anos de Luiz Galvão e acontece os três dias na arena do Centro de Cultura João Gilberto.

Nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro, quinta e sexta-feira, respectivamente, acontecem as eliminatórias do Festival, a partir das 20h, com 12 músicas sendo apresentadas por dia. No sábado acontece a final, com 12 músicas escolhidas das 24 apresentadas nos dias anteriores. ..

Artistas já ensaiam para o Festival Edésio Santos da Canção

Os ensaios para a 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção começaram no dia 20 de novembro no estúdio de Casa Azul, no Bairro Country Club. O Edésio Santos que acontece de 30 de novembro a 02 de janeiro no Centro de Cultura João Gilberto, é um projeto da Prefeitura Municipal de Juazeiro, realizado através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

Há três anos à frente da Direção Musical do Festival, o músico Soneca Martins está empolgado com as canções. “Estamos dirigindo musicalmente o festival e os ensaios estão bem desenrolados. As músicas de Juazeiro e região já estão bem passadas e as canções estão lindas. Algumas músicas já chegaram com arranjos prontos, feitos pelo compositor, outras estamos preparando com dedicação e cuidado, primando pela qualidade, além de auxiliar o que já estava previamente pronto. Está bem equilibrado”, afirma...

O III Festival de Arte e Cultura da UNEB

O III Festival de Arte e Cultura da UNEB, realizado anualmente desde 2015, com musicais, poesia, dança do Vale do São Francisco vêm inovando a cada ano, trazendo artistas locais e valorizando a cultura da região. Este ano o evento integra as atividades do Novembro Negro, promovido pela Gerência de Diversidade da Secretaria de Desenvolvimento e Igualdade Social de Juazeiro (Sedis).

O evento organizado pelos estudantes do 4º período do curso de Jornalismo em Multimeios é uma iniciativa da disciplina Comunicação e Cultura, ministrada pela Professora Ms. Dalila Santos. O festival será realizado sábado, 18/11, no Departamento de Ciências Humanas, campus III. De acordo com a professora Dalila Santos, o Festival de Arte e Cultura da UNEB, é uma grande contribuição da disciplina para compreensão que a cultura não é algo que está apenas em museus, revistas, filmes, shows, "ela é produzida pela sociedade e vivenciada diariamente por todos nós", afirma...

SECULTE convoca selecionados do Festival Edésio Santos para sorteio da ordem de apresentações

A Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, convoca os artistas selecionados na 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção – que acontece de 30 de novembro a 02 de dezembro - para participar do sorteio da ordem de apresentação musical, na próxima terça-feira, 14, às 15h, na Secretaria de Cultura e Turismo na Avenida Carmela Dutra (Orla I), nº 683, Centro.

Segundo o Secretário de Cultura, Sérgio Fernandes, a organização da 20ª edição do Festival Edésio Santos da Canção está caminhando para ser mais um sucesso. “Estamos convocando as pessoas que foram selecionadas para que possamos realizar o sorteio da ordem de apresentações. Mas também vamos aproveitar e falar sobre os ensaios, que já têm data para começar”, disse...

II Festival de Afrocoletivade terá oficinas, apresentações artísticas e 'Desfile Beleza Negra', em Petrolina

Teve início nesta quarta-feira, 01, a segunda edição do Festival Afrocoletividade. O Festival é uma ação socioeducativa, politica e cultural que visa o combate ao racismo e promove a valorização e afirmação da identidade negra em Petrolina, promovendo o fortalecimento cultural, sócio formativo e auto reflexivo como proposta para a construção de políticas públicas a nível Municipal.

O evento idealizado e organizado pela Rede de Mulheres Negras em Petrolina, traz em seu contexto uma agenda diversificada em construção coletiva com artistas, produtores culturais, sociedade civil organizada, coletivos e todos que queiram contribuir com criatividade e boas energias com abordagem racial e afro-brasileira, justificando assim o nome do festival Afro (de Afrobrasileiro e/ou África) e Coletividade (de construção coletiva)...

Festival consagra município de Glória como Capital Nacional da Tilápia

Detentor do título de Capital Nacional da Tilápia, por ser o maior produtor do peixe no Brasil, o município de Glória, no norte da Bahia, promoveu a primeira Fest Tilapia na sexta-feira (27). Produtores, empresários e representantes do Governo do Estado comemoraram os bons resultados do setor e discutiram novos vetores de crescimento, com a presença do governador em exercício, João Leão. João Leão disse que vibrou com a piscicultura local. "Percorri todo o litoral do Lago de Xingó e de Itaparica e vi o potencial que essa região tem. Hoje Glória é a capital Nacional da Tilápia e eu fiz um desafio aqui, vamos transformar toda esta região na capital mundial da Tilápia".

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Serviços de Paulo Afonso, Gorete Moreira, uma das entidades organizadoras da Fest Tilapia, afirmou que "mais de 200 pessoas trabalham com a produção do peixe no município de Glória, desde famílias de pequenos produtores até empresários". A feira reuniu instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-BA) , Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) e universidades.

Segundo o secretário da Agricultura Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado (Seagri), Vitor Bonfim, o Estado investiu R$40 mil na festa, por meio da Bahia Pesca, empresa vinculada ao ógão. "A nossa expectativa é que esse evento se consolide e atraia a atenção não só da Bahia, mas do resto do Brasil para este modelo de exploração econômica da cadeia da Tilápia, já que aqui nós temos desde o alevino até o peixe beneficiado para entregar ao mercado consumidor, que é o filé da Tilápia". Bonfim disse também que Glória pode servir de exemplo para outros municípios. "A Bahia possui outros 18 grandes lagos como este e diversas empresas que podem promover a geração de emprego e renda"...

III Festival do Doce de Leite de Juremal fortalece economia local e atrai centenas de visitantes

No último final de semana, o distrito de Juremal, interior de Juazeiro, sediou o III Festival do Doce de Leite, uma realização da Prefeitura Municipal, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), em parceria com a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL).

Segundo a Agência de Desenvolvimento Econômico do município, o volume de negócios ultrapassou os R$ 150 mil, desde a comercialização do doce, incluindo ainda artesanato, culinária, artefatos decorativos, cosméticos e vestuário, bares e lanchonetes da localidade...

Juremal promove no final de semana o III Festival do Doce de Leite

No próximo final de semana, o distrito de Juremal, a 40 km de Juazeiro, receberá entre os dias 20 e 22 de outubro, o III Festival do Doce de Leite, na Praça Manoel Gonçalves Neto. José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP, participou do Programa Geraldo José na tarde desta terça-feira (17) e disse que a proposta de organização e padronização do produto para a comercialização, surgiu da iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e da Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), promovem conjuntamente mais um festival na localidade.

O doce de leite de Juremal é fabricado ainda de forma artesanal, produzido há cerca de um século, passado de geração a geração e representa a principal fonte de renda para várias famílias. “A realização do Festival do Doce de Leite reúne ferramentas de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves...

Encerramento do Festival de Teatro Wellington Monteclaro é marcado por emoção e alegria

O encerramento da segunda edição do Festival Wellington Monteclaro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, na noite deste domingo, 15, no Centro de Cultura João Gilberto, foi marcado pela emoção e alegria. O Secretário Sérgio Fernandes e o Deputado Estadual Roberto Carlos estavam presentes.

A premiação foi feita com troféu: melhor ator para José Lírio Costa, de 3x Plínio Marcos; melhor atriz para Juliene Moura, de Chico e Flor e melhor direção para 3x Plínio Marcos. Júri popular indicou a convidada Antonio Meu Santo. O troféu do terceiro melhor espetáculo ficou com Sítio do Pica Pau Amarelo. Segundo melhor espetáculo foi para Chico e Flor e melhor espetáculo para 3x Plínio Marcos. A mãe de Wellington Monteclaro, Dona Dalva, também recebeu um troféu em homenagem ao seu filho...

Prefeitura de Juazeiro realiza III Festival do Doce de Leite do distrito de Juremal

O distrito de Juremal, 40 km de Juazeiro, receberá entre os dias 20 e 22 de outubro, o III Festival do Doce de Leite, na Praça Manoel Gonçalves Neto. Com a proposta de organização e padronização do produto para a comercialização, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL), promove mais um festival na localidade.

O doce de leite de Juremal é fabricado de forma artesanal, produzido há cerca de um século, passado de geração a geração e representa a principal fonte de renda para várias famílias. “A realização do Festival do Doce de Leite reúne ferramentas de extrema importância para o resgate, divulgação e fortalecimento da cultura local, com a inserção de antigas tradições para as novas gerações. Além de proporcionar a abertura de outros mercados e de oportunidade de grandes negócios”, destacou José Wilson Chaves (Chaveco), diretor de Pecuária da ADEAP...

Mucugê recebe Festival de Forró da Chapada neste feriadão

A cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina, recebe neste feriadão a primeira edição do Festival de Forró da Chapada. O evento acontece entre os dias 12 e 14 de outubro e celebra a valorização do forró gonzagueano, ao reunir grandes representantes do ritmo, como Targino Gondim, Genival Lacerda, Marquinhos Café, Adelmário Coelho, Estakazero, Zelito Miranda, Flor Serena, Jó Miranda, e Tato, do Falamansa.
 
Este é o primeiro evento da Chapada Diamantina que promove o forró, o baião, o xaxado e o xote. Na programação também contará com oficinas gratuitas de sanfona, aulas de dança, forró na praça com a Rural Elétrica e, em todas as noites, shows com Targino Gondim e seus convidados.
 
O Festival de Forró da Chapada vai estimular a produção, criação, inovação e renovação musical dentro do forró contribuindo para a conquista do mercado de trabalho, ampliando a divulgação dos artistas e difundindo o movimento. A ideia é manter o compromisso com as raízes culturais, promovendo intercâmbio musical entre todas as gerações participantes, de diferentes estados brasileiros e entre músicos já consagrados, cantores, compositores, produtores, empresários, técnicos, estudiosos, comunicadores e amantes do forró. ..

Festival apresenta toda a riqueza teatral de Juazeiro no Centro de Cultura João Gilberto

Toda a força da produção teatral de Juazeiro está representada no Festival Wellington Monteclaro, que acontece entre os dias 10 e 15 de outubro no Centro de Cultura João Gilberto – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia na cidade. As entradas são gratuitas. 

O projeto é uma mostra não competitiva, que tem como objetivo promover o fomento das artes cênicas da cidade e o intercâmbio entre artistas e público. Todos os artistas e grupos que compõem a grade de programação participaram de uma chamada pública em agosto.  ..

Seculte divulga programação oficial do Festival de Teatro Wellington Monteclaro

Com sete peças concorrentes, a organização do Festival de Teatro Wellington Monteclaro divulgou a programação oficial do evento que se realiza no período de 10 a 15 de outubro. Realizado pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, a competição acontece pelo segundo ano consecutivo.

Dois convidados especiais estarão apresentando seus trabalhos na abertura e no encerramento do Festival. No dia 10, às 20 horas, o artista Sebastião Simão Filho apresentará o monólogo ‘Odemar’, baseado na obra do poeta português Fernando Pessoa. E no dia 15, antes que as cortinas se fechem, será apresentado o clássico ‘Antônio meu Santo’, texto do ator e diretor Hertz Félix, inspirado no original de João Augusto...

Emoção e orgulho marcam o I Festival de Cultura, Artes e História de Canudos

Um resgate da luta, resistência e fé foi a principal atração do I Festival de Cultura, Artes e História realizado em Canudos nesta quarta (4) e quinta-feira (5). Quem esteve presente nos dias de evento pôde prestigiar uma programação em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos que exaltou a história do município.

Diversas apresentações emocionaram o público como o desfile temático com encenações baseadas no livro 'Os Sertões', de Euclides da Cunha, a Banda de Pífanos, teatro, artesanatos e o grupo de dança Arraiá do Conselheiro. O Concurso "Canção Histórica de Canudos" também foi uma grande atração no festival. Cinco músicas concorreram à premiação em dinheiro. O grande vencedor foi Mariano da Silva, com a canção "Sangue Derramado". Uma grande virada cultural, com as participações de Bião de Canudos, Gereba e Fábio Pais, encerrou o evento atraindo uma multidão à Concha Acústica, no centro da cidade...

Seculte divulga lista final das músicas que concorrem ao Festival Edésio Santos da Canção 2017

Por ferir as normas estabelecidas em edital, duas músicas inscritas e selecionadas para concorrer ao Festival Edésio Santos da Canção de 2017, foram substituídas pela Organização do Festival, seguindo os critérios de pontuação estabelecidos pela Comissão de Triagem. A nova lista foi divulgada no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira, 5.

Duas músicas de Juazeiro-BA, ‘A saudade é uma cela’, de autoria de Dudé Casado, e ‘Nu e Cheio’, de Armando Rafael, deram lugar a ‘Tenha Fé’, de Massay Coelho, de Juazeiro-BA, e ‘Mistérios de Mulher’, de Laécio Beethoven, de Salvador-BA. As citadas obras, conforme ficou comprovado, ferem o princípio do ineditismo exigido no Edital em seu artigo 6* e seus desdobramentos...

Mucugê recebe 'Forró da Chapada' entre os dias 12 e 14 de outubro

A Chapada Diamantina se consolida como a região com grande número de festivais de música no segundo semestre do ano. E em 2017 acontece pela primeira vez o Festival de Forró, que promete esquentar as noites frias do histórico município de Mucugê entre os dias 12 e 14 de outubro. A grade de programação já circula nas redes sociais. 

Na programação, além de Targino, estão ainda nomes como Marquinhos Café, Genival Lacerda, Estakazero, Tato do Falamansa, Jô Miranda, Del Feliz, João Lacerda, Cezzinha e artistas locais. Para manter a dinâmica dos dias de evento acontece na quinta, sexta e sábado as oficinas de sanfona (das 9 às 12h), aulas de dança (da 16 às 18h) e ainda tem a participação da Rural Elétrica (sempre às 17h).Vale lembrar que toda a programação é gratuita...

Secretaria de Cultura dá os últimos retoques na organização do Festival de Teatro Wellington Monteclaro

Na semana que antecede o Festival de Teatro Wellington Monteclaro, a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte acelera os preparativos com o objetivo de levar ao público o que existe de melhor nas artes cênicas de Juazeiro e região. Por conta disso, o secretário da pasta, Sérgio Fernandes, determinou prioridade total para o evento que acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade.

Um dos pilares para o sucesso do Festival é a boa divulgação e nessa terça-feira o gerente de cultura, Ramon Raniere, dedicou seu tempo em visitas aos meios de comunicação, detalhando a programação prevista para os cinco dias do Festival...

1º Festival de Cultura, Artes e História celebra os 120 anos do fim da Guerra de Canudos

Em comemoração aos 120 anos do fim da Guerra de Canudos, será realizado o 1º Festival de Cultura, Artes e História do município. O evento acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro e tem como objetivo ressaltar a história e cultura de Canudos, abordando os anos de resistência dos que lutaram por justiça social no sertão baiano.

Um dos destaques do festival será o desfile temático onde as escolas retratarão toda a história do município e de toda a guerra, com o tema “A luta, o homem e a terra”, com encenações baseadas no livro ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha. O Concurso “Canção Histórica de Canudos” também será um dos grandes momentos do festival. A programação inclui ainda apresentações da Filarmônica Municipal, da Banda de Pífanos, teatro, artesanatos, dança e uma grande virada cultural com artistas locais que encerrarão o evento...

MÚSICO DENUNCIA FALTA DE INEDITISMO EM CANÇÕES DO FESTIVAL EDÉSIO SANTOS DA CANÇÃO. SECULTE ESTÁ INVESTIGANDO

Músico juazeirense, que pediu para não ser identificado, em e-mail ao Blog Geraldo José, denuncia irregularidades (descumprimento) num dos principais critérios de certificação do Festival Edésio Santos da Canção: O ineditismo das canções inscritas. Confira:

"Amigo comunicador, venho através desta, mostrar, não só a minha, mas a indignação de muitos artistas e compositores do Vale do São Francisco. Recentemente a Prefeitura de Juazeiro divulgou as 24 músicas classificadas para o Festival Edésio Santos da Canção, entretanto, o Festival, nos últimos anos, tem se mostrado desacreditado e muito pouco confiável, pois a qualidade da curadoria e júri deixa muito a desejar. E neste ano a preguiça ou, arrisco até mesmo a dizer, falta de boa fé pela a organização deste festival. Eu não quero me identificar...

Conheça as 24 músicas selecionadas para o Festival Edésio Santos da Canção

No último final de semana aconteceu, em Salvador, na sala de dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, a curadoria do Festival Edésio Santos da Canção, que classificou as 24 músicas concorrentes do festival que irá acontecer de 30 de novembro a 02 de dezembro, uma realização da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes.

As 24 músicas classificadas foram publicadas no Diário Oficial deste dia 27 de setembro, e estarão disponíveis na secretaria e no site da Prefeitura. “Agora vamos preparar o Festival e organizar os ensaios com a banda base. Algumas pessoas ainda questionam o porquê da curadoria acontecer fora de Juazeiro, mas é que já houve a experiência de ser em Juazeiro e o resultado não foi bom, havia preferências nas escolhas, resultados eram vazados. Fazendo em outro local prezamos pela isonomia, de forma idônea, inclusive com curadores que já fazem esse trabalho constantemente”, afirma o Gerente de Cultura Ramon Raniere. ..