Foram encontrados 4265 registros para a palavra: ações

Interior se engaja nas ações de combate ao aedes aegypti

Mais de 150 mil casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya foram notificados no estado da Bahia em 2015, com 41 municípios registrando epidemias das três doenças simultaneamente. Para tentar mudar esta realidade, foi realizado neste sábado (13) um esforço de sensibilização e mobilização da população para combater o mosquito aedes aegypti, com a participação das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e representantes dos governos federal, estadual e municipal em pelo menos 31 municípios baianos. 

Na avaliação do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, foi um sucesso o saldo da operação, que contou com aproximadamente seis mil militares em operações na capital e interior, além do reforço de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, diversos profissionais de saúde, além de gestores estaduais e municipais. 

"Precisamos engajar a população nesta luta, que é de todos, sobretudo, quando cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências, o que significa que cada um deve fazer a sua parte", afirmou o secretário. Além da capital, destaque para a mobilização que aconteceu em Jequié (centro sul), Porto Seguro (extremo sul), Feira de Santana, Ilhéus (sul), Alagoinhas (nordeste), Juazeiro (norte), Camaçari (RMS) e Barreiras (oeste), entre outros municípios. 

Em Feira de Santana e Ilhéus

Em Feira de Santana, a primeira visita foi na residência da pedagoga Mary Correia, na rua Manoel da Costa Ferreira, 630. Cada canto da casa foi observado pela equipe, que orientou os moradores sobre as precauções. "Nós achamos que já temos todas as informações, que sabemos tudo sobre o mosquito, mas, quando conversamos com profissionais de saúde, percebemos que sempre há o que aprender. Com essa visita, me sinto preparada para o combate e, principalmente, entusiasmada para orientar minha comunidade e participar como voluntária nesta guerra".

A receptividade da população foi destacada pelo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana, Tenente Coronel Cláudio. Segundo ele, sempre que os militares batem na porta de uma residência, são “bem recebidos pelos moradores. Notamos uma consciência e uma vontade grande da população em vencer a guerra contra o mosquito". 

Em Ilhéus, além dos militares, cerca de 150 equipes de agentes de endemias e de saúde, além de técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e profissionais do Corpo de Bombeiros, visitaram os bairros de Malhado e Teotônio Vilela, os mais populosos do município, onde se concentra a maioria dos casos de dengue, zika vírus e chikungunya. Foram feitas visitas domiciliares para combate ao foco do mosquito, além da distribuição de panfletos educativos e informações sobre prevenção.

As atividades de conscientização também foram realizadas em pontos de grande movimento da cidade, como o terminal de transporte urbano, a Central de Abastecimento do Malhado e as imediações do Aeroporto Jorge Amado. De acordo com a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Sul, Marize Eduane Pinheiro, as ações conjuntas vão continuar na próxima semana, com a identificação e tratamento de focos, buscando a redução de notificações na região.

Jequié e Alagoinhas 

Em Jequié, "além de 28 equipes realizarem ações educativas, um mutirão de limpeza está ocorrendo em diversos bairros", ressaltou o superintendente da Assistência Farmacêutica da Sesab, Gilmar Vasconcelos. Em Alagoinhas e Juazeiro, os servidores dos Hospitais Dantas Bião e Regional de Juazeiro, respectivamente, se uniram ao mutirão de mobilização, onde além de orientar, conseguiram sensibilizar pessoas como Maria de Fátima Silva, que é dona de casa e mora no Centro de Alagoinhas.

“Em minha casa, eu e meus dois filhos já tivemos dengue, e sempre tive cuidado em deixar minha casa limpa. Infelizmente, alguns no bairro não tem essa preocupação. Estou fazendo minha parte e espero que com essa ação, outras pessoas se comprometam em manter seus quintais limpos, precisamos nos manter unidos nessa causa”, disse Maria de Fátima.

Juazeiro e Barreiras

No município de Juazeiro, o diretor do hospital regional, Lucas Chaves, destacou que a informação aliada à conscientização é essencial ao combate ao mosquito. “A melhor forma de evitarmos a dengue é combater o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença, e este é um compromisso de todos. Essa missão se sustenta na atuação firme de todos, na conscientização popular, no papel disseminador da mídia ao informar e educar e na atuação de empresas, cada vez mais cientes do crescente papel da responsabilidade social”.

Em Barreiras, distante 870 quilômetros de Salvador, o secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, falou sobre a importância da mobilização, enfatizando ser fundamental que todo cidadão tire, pelo menos, 15 minutos do seu dia para procurar possíveis focos em suas residências. “Já temos muitos exemplos de locais que, por meio da população, reduziram seus índices de infestações. Tenho certeza que com o engajamento de todos, teremos plenas condições de vencer esta batalha. Se cada um fizer a sua parte, sem dúvida teremos um efeito imediato na cidade e, com isso, Barreiras estará no topo das cidades que eliminaram o Aedes”.

Também presente à ação, a coordenadora do Núcleo Regional de Saúde - Oeste, Maria Raquel Aurora, explicou que o objetivo desse trabalho é mobilizar toda a cidade no controle ao mosquito. “Convocamos a população de Barreiras para que consigamos alcançar, pelo menos, 98% dos domicílios vistoriados e livre de focos". ..

Sesp atende sede e interior com ações na área de iluminação pública

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Juazeiro realizou na última semana manutenção na iluminação pública na sede do distrito de Mandacaru I e no bairro Jardim Primavera .

A Iluminação Pública ainda intensificou as ações com atendimento nos bairros Palmares, Piranga, Tancredo Neves, Itaberaba, Jardim Flórida, Alto da Maravilha, Centro, Alagadiço e Country Club. Ao todo foram substituídas 74 lâmpadas, 15 reatores, 48 reles e 39 bases. Todo o cronograma de atuação é previamente definido pela Sesp, inclusive com as solicitações feitas pelos moradores através do telefone da Secretaria...

Definida as atrações do primeiro programa de auditório o Abertura Cultural!

Valeu a pena a espera, quinta-feira, dia 18/02, terá início o primeiro programa de auditório de uma série de vinte que vai acontecer no Centro de Cultura João Gilberto. O projeto Abertura Cultural conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia tem como principal objetivo a valorização  da cultura e arte regional e será apresentado pelo radialista e repórter Rinaldo Lima. Nesse primeiro encontro Rinaldo Lima vai receber para um bate papo informal três grandes nomes: O sanfoneiro, cantor e compositor Raimundinho do Acordeon, o artista plástico Iehoshua Iahueh (Shuá) e o poeta e compositor Manuca Almeida. Na ocasião, haverá recital e show musical. O programa tem entrada grátis e acontece todas as quintas a partir das 19:00h no Centro de Cultura João Gilberto. ..

Estado e Forças Armadas fazem coletiva sobre ações de combate ao Aedes aegypti

O Governo da Bahia e as Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) realizam coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (12), às 9h, na sede do Comando da 6ª Região Militar, localizado no bairro da Mouraria, em Salvador. Na pauta estarão as ações de mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti, que terão início simultâneo em 13 cidades do estado neste sábado (13).

Os municípios de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Paulo Afonso, Ilhéus, Itabuna, Vitória da Conquista, Juazeiro, Camaçari, Porto Seguro, Alagoinhas, Jequié e Santo Antônio de Jesus contarão com representantes dos governos federal e estadual, além das Forças Armadas. “Buscamos a participação e envolvimento de todos, a exemplo de lideranças políticas, associações, sindicatos, agentes de saúde e, principalmente, do cidadão comum, pois cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências”, afirma o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Entre as presenças confirmadas na ação deste sábado estão do ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Salvador; da secretária executiva da Casa Civil, Eva Chiavon, em Vitória da Conquista; do secretário do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, em Barreiras; do ministro interino da Secretaria da Aviação Civil, Guilherme Ramalho, em Feira de Santana; e do reitor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), João Carlos Salles, em Camaçari. Nesta ação, além das autoridades federais, estaduais e municipais, as forças armadas terão efetivo de mais de 4,5 mil homens.

Na segunda etapa, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, Exército, Marinha e Aeronáutica farão visitas nas residências junto com os órgãos estaduais e municipais para o combate e a erradicação de focos do mosquito. O Governo da Bahia também atuará nas escolas, com a distribuição de cartilhas e fazendo palestras sobre as formas de eliminação dos criadouros, bem como na capacitação de cerca de mil agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que levarão informação aos quatro cantos do estado. ..

Família de Beatriz e manifestantes pedem mais celeridade nas investigações policiais sobre a morte da criança

“Somos todos Beatriz!”. Esse foi o grito que os manifestantes entoaram, na noite desta quinta-feira (11), durante mais uma manifestação pela  morte da criança Beatriz Angélica Mota. O protesto, que aconteceu em frente ao Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, centro de Petrolina, reuniu e emocionou familiares, amigos e a população no geral.

Beatriz foi morta com golpes de faca no dia 10 de dezembro de 2015 em uma das dependências da escola. Após 60 dias, o caso segue sem solução e nenhum suspeito de ter cometido o crime foi identificado...

Condôminos reclamam de más instalações de elevador no Edifício Clube Primavera, bairro Country Club

Sou moradora do Ed. Clube Primavera, situado na Rua Carlos Drumond de Andrade, Country Clube, Juazeiro. Os prédios são novos, a torre que nos foi entregue em maio/2015,  foi entregue sem subestação de energia e de água,  devido ao problema da energia o elevador social do prédio torre I teve problemas, queimou uma placa há cerca de 06 meses e desde de então está sem funcionar. ..

Com ampliação de atrações sem corda e mais investimento em segurança, índices de violência têm redução no Carnaval da Bahia

As forças de segurança estaduais deram por mais um ano a prova de que talvez seja a única polícia no mundo capaz de controlar dois milhões de foliões por dia nos três circuitos do Carnaval de Salvador - Dodô, Osmar e Batatinha -, além das festas em bairros e em cidades de grande porte do interior da Bahia.

O esquema de segurança pública para o Carnaval deste ano registrou diminuições de 16,7% nas tentativas de homicídios (cinco em 2016 e seis em 2015), de 6,9% nas lesões corporais (176 registros neste ano contra 189 em 2015) e de 3,5% nos roubos numa comparação com a festa de 2015 (110 casos em 2016, contra 114 no ano anterior). Os dados são relativos ao período das 19h de quinta-feira (4) às 7h desta quarta (10). ..

ARTIGO - TURPILÓQUIOS E OUTRAS ABERRAÇÕES TÊM MANCHADO A MÚSICA BAIANA

O gosto musical do brasileiro, em especial do baiano, não é mais o mesmo, infelizmente isso é fato e a cada carnaval fica mais evidente está triste realidade. Uma verdadeira decadência. Para a folia momesca músicas chamadas de "baianas" estão sendo produzidas com o falso propósito de estimular a dança e esquecer o estresse, mas na verdade estão conseguindo mesmo é alienar mentes, incitar a imoralidade e deturpando condutas, flertando todo o tempo com a pornografia, quiçá igual ou pior que o Funk do estado do Rio de Janeiro, ao seguir na mesma linha de "musicalidade".

Em um contexto geral a música popular brasileira tem passado por uma revolução de estilos, com ritmos, harmonias e melodias que vão do luxo ao lixo. O padrão musical é algo que há algum tempo já não se observa mais. Não é necessário citar nomes de cantores ou conjuntos musicais, basta apenas sintonizar uma emissora de rádio ou assistir programas de auditórios exibidos geralmente aos sábado e domingos à tarde na televisão. Geralmente a música que a mídia passa e está na moda é ruim. É impressionante como pessoas conseguem desenvolver gostos tão medíocres para certas combinações de sons que chamam de música...

Detran-BA realiza ações dentro e fora dos circuitos do Carnaval

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba), seguindo o que já fez nos últimos anos, montou um posto especial de atendimento ao cidadão durante o Carnaval 2016. A estrutura principal fica na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, funcionando 24 horas por dia até terça-feira (9), em um dos principais circuitos da festa, o Barra-Ondina. Além de informações e orientações referentes ao comportamento no trânsito, são oferecidos aos foliões serviços para solicitação de segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Segundo o diretor do Detran, Maurício Bacelar, as atividades específicas do Carnaval foram iniciadas ante da festa começar.  "O Detran [atua] fiscalizando e educando. Nosso trabalho começou antes do Carnaval quando fizemos vistoria de trios e capacitação de motoristas". De acordo com ele, durante a folia, o trabalho começa bem cedo, fazendo inspeção para tirar veículos do circuito...

Sesp atua na sede e interior de Juazeiro com ações na área de iluminação

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) executou ações de manutenção na área de iluminação em várias regiões de Juazeiro esta semana. As equipes atuaram em todo o bairro Itaberaba, Castelo Branco, Residencial Juazeiro II, Maringá, além das praças Monsenhor Nestor (Bairro Alagadiço) e Antônio Marcelino dos Reis (São Geraldo). No interior os trabalhos beneficiaram a sede do distrito de Itamotinga e Guanhães.

A Iluminação Pública ainda intensificou esta semana as ações com atendimento de solicitações da população em mais de 20 bairros da cidade. Ao todo foram substituídas 91 lâmpadas, 20 reatores, 80 relês e 44 bases. O gerente de Iluminação, Hildenberg Carvalho, destaca o trabalho que o governo municipal vem efetivando na cidade nessa área. "Estamos trabalhando intensamente em diversos pontos de Juazeiro para garantir a iluminação necessária e, acima de tudo, assegurar a melhoria na segurança e qualidade de vida da população", disse o gerente...

Carnaval de Petrolina: Prefeitura divulga ordem de apresentações da festa

Os festejos carnavalescos se aproximam e os foliões se preparam para sair às ruas desfilando alegria e irreverência. Em Petrolina, a Prefeitura já organiza a cidade para receber a folia de momo. A programação oficial do carnaval será de 6 a 9 de fevereiro, mas desde a sexta-feira (5) já tem bloco desfilando pelas ruas da cidade e neste dia crianças atendidas pela APAE e pelo Petrape tomam conta do circuito do carnaval. 

Acompanhe os dias e horários de apresentações no carnaval de Petrolina e programe a sua festa:..

COM AUMENTO SALARIAL, AUDITOR ALERTA PARA PRAZO DE PAGAMENTO E ALTERAÇÕES DO DAE

O ano de 2016 iniciou com aumento salarial, subindo para R$ 880,00. Luciano Cortez, auditor fiscal do trabalho, alerta para o término do prazo de pagamento do DAE dos empregados domésticos, relativo ao mês de Janeiro e que encerra no próximo dia 05.

Como houve alterações no valor do salário mínimo desde o dia 01/01/2016, faz-se necessário que os empregadores domésticos, que pagam salário mínimo ou proporcional, façam as adequações necessárias dentro do sistema eSocial.

Clique aqui e veja nota informativa completa...

EM 1º DE MARÇO INICIAM AS ENTREGAS DAS DECLARAÇÕES DO IMPOSTO DE RENDA 2016

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2016, referente aos ganhos de 2015, começa no dia 1º de março e termina em 29 de abril. Deverá declarar o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.123,91 em 2015.

As regras para a prestação de contas deste ano foram divulgadas nesta terça-feira (2) pela Receita Federal, por meio de instrução normativa publicada no "Diário Oficial" da União. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, também recebem mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores normalmente começam a ser pagos em junho de cada ano pelo governo e seguem até dezembro, geralmente em sete lotes...

Ações sociais vão garantir respeito e inclusão durante o Carnaval de Salvador

 
Diversas ações sociais promovidas pelo Governo do Estado para o Carnaval da Bahia vão propagar o respeito e garantir o direito de crianças, adolescentes e foliões de todos os gêneros, classes e raças. Essa é o objetivo central das campanhas lançadas na manhã desta segunda-feira (1º), no Palácio Rio Branco, no Centro Antigo de Salvador. Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 1,6 milhão de investimentos, por meio das secretarias estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Justiça Social), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Cultura (Secult), além de outros órgãos que se mobilizaram para apoiar as causas.
 
Contra a exploração sexual e o trabalho infantil na folia, a cantora Margareth Menezes é madrinha da campanha 'Fique de olho. No Carnaval de todo mundo criança não trabalha', pelo terceiro ano seguido. Para a cantora, ações como essa podem decidir o futuro de uma criança. "Sinto-me honrada de participar disso, porque é muito sério uma criança ser submetida a qualquer tipo de violação ou exploração, que pode interferir definitivamente no caráter dela, no ser humano adulto que ela vai se tornar", explicou.
 
Uma rede de instituições vai trabalhar durante o Carnaval no Plantão Integrado de Proteção, recebendo denúncias, atendendo casos de violação dos direitos da criança e do adolescente e encaminhando para órgãos responsáveis, como Juizado da Infância e da Adolescência, Defensoria Pública do Estado, Conselho Tutelar, entre outros. A coordenação desse plantão fica em um posto fixo na sede do Procon, na Rua Carlos Gomes. 
 
Ecofolia Solidária
 
Na campanha 'Eco Folia Solidária – O Trabalho Decente Preserva o Meio Ambiente', o Governo do Estado aposta no fortalecimento de cooperativas e organização dos trabalhadores que recolhem materiais recicláveis das ruas, oferecendo kits para o trabalho digno e apoio financeiro com diária e alimentação. No evento desta segunda (1º), o secretário da Setre, Álvaro Gomes, entregou simbolicamente dois kits com fardamentos e equipamentos de proteção individual, como luvas e botas. 
 
Além disso, durante a manhã, foi disponibilizada uma linha de financiamento especial para três cooperativas de catadores e uma de alimentação. Com o empréstimo, é possível comprar o material coletado por catadores avulsos, estocar e vender no período pós-festa. "A perspectiva é que sejam retiradas dezenas de toneladas de resíduos sólidos das ruas através do trabalho dessas pessoas. Nos preocupamos com a cadeia completa, para que o preço justo também fique assegurado, mesmo com uma oferta maior, como a que acontece em períodos como o Carnaval", disse o secretário. 
 
Combate ao racismo
 
Para o enfrentamento à discriminação racial, a Sepromi vai coordenar as ações para denúncias e atendimento às vítimas de racismo. Durante a folia, o Centro Nelson Mandela Itinerante funcionará na sede do Plantão Integrado e equipes de técnicos especializados farão abordagem qualificada para monitoramento das ruas. Segundo o coordenador do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, Wlamir França, qualquer forma de racismo será combatida, sejam agressões verbais, físicas ou constrangimentos. 
 
"Existem muitas formas de discriminar e é importante que estejamos atentos a todos eles, seja por um tratamento diferente, uma ameaça e qualquer tipo de maus tratos que podem ser um comportamentos racistas. Estamos preparados para lidar com essa situação e queremos que todos sintam-se acolhidos e encorajados a denunciar", afirmou o coordenador. 
 
Ouvidoria 
 
A Ouvidoria Geral do Estado prestará apoio com atendimento através do 0800 284 0011 ou pelo site do órgão. Neste ano, durante o Carnaval, o 0800 também vai receber ligações realizadas por telefone celular. "Teremos dois milhões de pessoas nas ruas e queremos preservar a paz como uma marca dessa festa que mobiliza tantas pessoas", explicou o ouvidor-geral do Estado, Yulo Oiticica. 
 
"Qualificamos nosso pessoal para uma atenção especializada a qualquer tipo de discriminação, seja contra mulher, crianças ou adolescentes ou discriminação de raça. Muitas vezes, depois do 'calor' da emoção, as pessoas deixam passar, e nós não queremos isso. Através da Ouvidoria, é possível acessar um canal de denúncia de onde estiver, seja através da ligação ou de uma conexão com o nosso site", acrescentou o ouvidor-geral.
..

Casa Nova: Prefeitura realiza ações para minimizar danos das chuvas

A prefeitura de Casa Nova, através da secretaria de Obras e do SAAE, realizou, na última semana, ações para amenizar os alagamentos devido as fortes chuvas que caíram sobre cidade. Além do maquinário, a gestão municipal usou bombas de sucção.

Os bairros São José, São Francisco, Zé da Totonha, Gilson Viana, Vila Azul, Vila Papelão e João e Maria receberam as equipes. Segundo Edvaldo Carvalho da secretária de Urbanismo, coordenador das equipes de ação, as atividades foram realizadas  para solucionar – canais foram abertos e as águas estão sendo escoadas pelas bombas. "Já foram abertos três canais e foram instaladas frentes com bombas nas mais diversas localidades", conta Edvaldo...

GRUPO ANJO AMIGO DESENVOLVE NOVAS AÇÕES EM FAVOR DOS DESABRIGADOS DO ITABERABA

Os incansáveis membros do Grupo Solidário Anjo Amigo estiveram no final de semana realizando mais uma ação em favor das famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram em Juazeiro. Sábado à noite (30), vários membros do grupo promoveram a entrega de sopão e cachorro quente para os desabrigados do Itaberaba. Neste domingo (31), outros membros do Anjo Amigo entregaram roupas, calçados, colchões, camas, produto de limpeza, e material escolar para outras famílias do referido bairro. “Mas a nossa causa cousa continua” expressou Thatyanne nas redes sociais. ..

ARTIGO: ANDRÉ BASTOS, SUAS LIMITAÇÕES E VITÓRIAS!

Construir uma história de determinação e lutas é um caminho longo a ser percorrido, é preciso enfrentar muitos desafios para conseguir chegar onde se pretende. Rir e chorar são ações permanentes nas condições humanas, mas para alcançar esses objetivos árduos na vida precisamos antes de tudo sonhar.

Para Antônio Bastos, mais conhecido como André Bastos, paratleta de Juazeiro, vice campeão brasileiro na categoria remo, sua melhor amiga hoje é a cadeira de rodas. Ele relata como passou pelo processo de adaptação aos vinte e três anos de idade e que depois disso conseguiu superar suas dificuldades tornando-se uma pessoa melhor e com mais vontade de viver...

Gravações de Velho Chico começam pelo Nordeste

O sertão nordestino é o palco principal do início das gravações de “Velho Chico”, próxima novela das nove, de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção de Luiz Fernando Carvalho. Nos primeiros dias de janeiro, no interior de Alagoas, mais precisamente em Olho D´água do Casado, o diretor comandou as primeiras cenas com os atores Chico Diaz e Cyria Coentro, que interpretam respectivamente os retirantes Belmiro e Piedade. Em seguida, parte da equipe viajou para o Rio Grande do Norte, Baraúna, onde Rodrigo Santoro fez os primeiros takes como o coronel Afrânio. Outros atores, como Marina Nery, Rodrigo Lombardi, Fabíula Nascimento, Carlos Betão também já iniciaram seus trabalhos.     

Ao total, entre os meses de janeiro e fevereiro, serão gravadas cerca de 500 cenas, que estão acontecendo em três frentes de gravações simultâneas, dirigidas por Luiz Fernando Carvalho, Carlos Araújo, Gustavo Fernandez e Philippe Barcinski. Entre as locações escolhidas estão: São Francisco do Conde, Raso da Catarina e Cachoeira, na Bahia; Baraúna, no Rio Grande do Norte; Povoado Cabloco e Olho D´água do Casado, em Alagoas. Dez caminhões saíram abastecidos do Rio de Janeiro rumo ao nordeste para estas gravações. Só de figurino foram três toneladas divididas em 3 caminhões e outra parte que foi despachada por avião. Entre os itens estavam: vestuário, acessórios, máquina de costura e até fogão para tingimento. ..

Em visita a Riachão do Jacuípe, Rui anuncia ações na região

 
Na cidade de Riachão do Jacuípe, na região sisaleira, o governador Rui Costa anunciou ações que serão realizadas na cidade para minimizar os efeitos das chuvas, como inscrição das famílias afetadas no aluguel social, construção de casas e de bueiros para escoar água na BR-324.

“Nós já estamos, junto com a Prefeitura, retirando as famílias que estão em risco e colocando em abrigos. Agora que a água baixou, começa a segunda etapa, que é identificar aquelas casas que ainda têm risco de uma parede ou telhado desabar. Essas casas serão destruídas e as famílias irão para o aluguel social até que nós possamos construir as novas casas”, disse Rui Costa. 

De acordo com o governador, um conjunto habitacional será construído “para alocar não apenas as famílias que perderam suas casas agora, mas também precisamos fazer um reassentamento de famílias que estão em casas próximas ao rio”. Rui seguiu para o município após entregar, na manhã desta terça-feira (26), obras nas áreas de infraestrutura, esporte e saúde à população de Heliópolis. 

Riachão do Jacuípe é uma das cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem a Bahia nas últimas semanas. O rio que dá nome ao município e o Rio Verde, conhecido como Boqueirão, transbordaram na última sexta (22), invadindo casas e alagando ruas, além de ter provocado o desabamento de parte da ponte sobre a BR-324 e o rompimento de uma adutora de água. A ponte está sendo reconstruída por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e deve ser liberada até sexta-feira (29). 

Cerca de mil famílias foram afetadas e 600 tiveram que abandonar as casas devido ao aumento do nível dos rios. Ainda em Riachão do Jacuípe, o governador visitou áreas atingidas nos bairros Jabotá e Barra e também a Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, onde estão famílias desalojadas.
 
A construção do conjunto habitacional vai beneficiar pessoas como a dona de casa Maria José Rios, 40 anos, que morava com os três filhos e uma neta às marques do Rio Boqueirão, no bairro Jatobá. “Quando acordei, já estava tudo dentro d’água. Não sobrou nada. Fiquei com a roupa do corpo. A água invadiu rapidamente. E até na casa é arriscado entrar porque está em tempo de desabar”. 
 
Doações 
 
Um posto de coleta de doações para as famílias atingidas foi montado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas precisam de alimentos não perecíveis, água potável, material de higiene pessoal e limpeza, fraldas, roupas e colchões. Na última segunda (25), as Voluntárias Sociais da Bahia (VSB) enviaram cerca de quatro toneladas de donativos.
 
De acordo com o superintendente da Defesa Civil do Estado, Rodrigo Hita, o apoio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) também será solicitado. “A Defesa Civil está aqui desde sexta-feira, trazendo colchões, água potável e alimentos. Acionamos a Vigilância Sanitária para trazer hipoclorito de sódio para evitar doenças transmissíveis pela água e estamos articulando também com a Conab a entrega de 300 cestas básicas”, explicou . 
..

Julio Lossio reforça compromisso com ações sustentáveis

Questões que envolvem a sustentabilidade e geração de energias renováveis sempre estiveram na agenda do prefeito Julio Lossio. Mesmo fora de Petrolina o gestor municipal busca se reciclar e acompanhar as tendências do mercado para o fomento a este tipo de prática. Não foi diferente na passagem de Lossio pela cidade do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (26). O prefeito, que cumpria compromissos institucionais no BNDES, visitou a Generatori Fotovoltaici, empresa italiana que fabrica placas de energia solar.

A ideia do prefeito é conseguir parcerias e experiências para futuramente desenvolver projetos semelhantes no município pernambucano e na região. "Petrolina é uma região onde o seu bioma é peculiar, vivemos em um local onde o sol está presente em maior parte do ano, por isso a utilização de placas de energia solar é uma das saídas para a preservação do meio ambiente e a população assumir hábitos sustentáveis que impactarão também na economia doméstica e em empresas", avalia Lossio. 

Petrolina já desenvolve ações voltadas para a sustentabilidade, como o Ecomoney, programa instituído para contribuintes que instalarem equipamentos, painéis solares, aerogeradores ou similares que produzam energia limpa e em trocam tem deduções no Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU)...