Foram encontrados 29 registros para a palavra: policlinicas

Governo divulga licitação para a construção de policlínicas de Juazeiro, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim e Jacobina

O Diário Oficial do Estado de hoje (6), publicou o aviso de Licitação para construção de Policlínicas Regionais em mais cinco municípios baianos – Vitória da Conquista, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina. O Governo do Estado dá mais um passo para o alcance da meta proposta, que é chegar ao final do ano com 17 policlínicas já construídas ou em construção. Já estão em funcionamento as policlínicas de Teixeira de Freitas, Irecê, Jequié e Guanambi. Ainda nesse semestre serão inauguradas as unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e Alagoinhas.

Com a implantação das Policlínicas Regionais, Governo e municípios se unem para atender melhor a população, indo além da atenção básica, reforçando o propósito de ampliar a oferta de serviços de média complexidade e descentralizar a assistência à saúde na Bahia. Para o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, um destaque na iniciativa é a cooperação entre prefeituras e o governo estadual, tendo em vista que o modelo de consórcios agrega municípios e, pela primeira vez na Bahia, agrega também a participação do Governo do Estado, cofinanciando parte dos custos...

Consórcios garantem policlínicas nas regiões de Jacobina e Senhor do Bonfim

Duas policlínicas regionais de saúde serão construídas em Jacobina e em Senhor do Bonfim, no centro norte da Bahia. O documento que garante a construção dos equipamentos foi assinado pelo governador Rui Costa e prefeitos das regiões no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. As policlínicas vão beneficiar cerca de 700 mil pessoas, distribuídas em 30 municípios. 

O protocolo de intenções é o passo inicial para a operação do Consórcio Público de Saúde das regiões de Senhor do Bonfim e Jacobina. "Pulverizar recursos afeta a qualidade do atendimento. Regionalizar a saúde é uma estratégia que se mostra eficaz em diversos países desenvolvidos espalhados pelo mundo. É isso que estamos realizando com as policlínicas. Estamos mudando o modo de fazer política pública de saúde na Bahia", afirmou Rui. 

Cada policlínica receberá investimentos da ordem de R$ 24 milhões, custeados totalmente pelo Estado. Os recursos serão aplicados em infraestrutura e aparelhos de última geração. Os gastos com a manutenção do equipamento serão divididos entre o governo estadual e os municípios consorciados. "Uma vez estabelecido o consórcio, medidas legais são tomadas, e a obra é licitada e executada em nove meses, em média", explicou o secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas. 

Caém, Caldeirão Grande, Capim Grosso, Jacobina, Mairi, Miguel Calmon, Mirangaba, Mundo Novo, Ourolândia, Piritiba, Quixabeira, São José do Jacuípe, Saúde, Serrolândia, Umburanas, Várzea da Roça, Várzea do Poço e Várzea Nova fazem parte do consórcio da região de Jacobina. Já em Senhor do Bonfim, terão acesso ao equipamento a população de Andorinha, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Itiúba, Jaguarari, Pindobaçu, Ponto Novo, Nordestina, Cansanção e Queimadas, além de Senhor do Bonfim. 

Além da policlínica, serão oferecidos micro-ônibus para levar os pacientes até a unidade de saúde. "Essa policlínica é um importante avanço para transformar Jacobina em um polo de saúde", comemorou o prefeito do município, Luciano Pinheiro. O prefeito de Senhor do Bonfim, Carlos Brasileiro, ressaltou que "a parceria entre municípios e Estado representa uma quebra de paradigma no atendimento à saúde, que muito se esperava na Bahia".

Serviços de qualidade

As policlínicas oferecem uma gama diversificada de exames de alta e média complexidade, com destaque para ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia e cistoscopia. Também serão realizados procedimentos de vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica, gastroenteral, entre outras. 

"Quem ganha é a população que não vai precisar acordar de madrugada para chegar a Salvador para se submeter a exames", lembrou o prefeito de Mairi, José Bonifácio Silva, mais conhecido como Jobope. "A policlínica vem para minimizar o sofrimento das pessoas que mais precisam e que dependem do Sistema Único de Saúde [SUS]", acrescentou a prefeita de Campo Formoso, Rose Menezes. "As mortes diminuirão, pois as doenças serão descobertas precocemente", completou o prefeito de Filadélfia, Lourival Maia. 

Mais saúde

Importantes investimentos na saúde pública têm sido realizados pelo Governo do Estado. Duas policlínicas regionais já estão em funcionamento em Teixeira de Freitas e Guanambi, beneficiando 34 cidades do Extremo Sul e do Alto Sertão. Nesta sexta (8), outra unidade será entregue pelo governador em Irecê. No dia 22, a região de Jequié também passa a contar com mais uma policlínica. 

Além disso, já está em operação o Hospital Regional da Chapada, que beneficia 13 municípios da região de Seabra, e o Hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, será inaugurado no dia 15. ..

Rui firma parceria com 30 municípios para construção de policlínicas em Senhor do Bonfim e Jacobina

Nesta quarta-feira (6), às 14h30, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, o governador Rui Costa assina Protocolo de Intenções com prefeitos de 30 municípios para a formação do Consórcio Público de Saúde da Região de Senhor do Bonfim e de Jacobina. 

Os consórcios são formados por municípios da região das duas cidades, beneficiando mais de 700 mil habitantes. A assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo para a implantação da Policlínica Regional de Saúde em cada região, cujas despesas serão rateadas entre municípios participantes dos consórcios e o Estado...

Prefeitura de Juazeiro emite nota e esclarece leitor sobre exames de próstata

Um Leitor comentou neste blog que a secretaria de saúde de Juazeiro "deixa a desejar na prevenção e combate ao câncer de próstata". De acordo com o leitor, ele tem 66 anos, e acusa que "tem muitos idosos dependendo de exames especificos que são solicitados e nunca executados pela secretaria de saúde de Juazeiro". Ele ainda aponta que aguarda o retorno do urolologista da rede municipal e ate esta data não há prazo".

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde de Juazeiro asclarece: "os atendimentos com urologistas são realizados na Políclinica, mediante agendamento realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município. Informa ainda que todos os exames são realizados normalmente, por meio da rede credenciada"...

Saiba como vai funcionar atendimento nas novas policlínicas regionais


Neste mês de novembro e em dezembro, o Governo do Estado vai inaugurar quatro policlínicas que vão atender a cerca de 2 milhões de pessoas dos municípios Guanambi, Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e o entorno dessas cidades, com serviços especializados e exames de alta complexidade. Em todas as unidades, o atendimento será feito através de agendamento realizado nas secretarias da Saúde dos municípios.

A primeira policlínica será inaugurada no próximo dia 17, em Teixeira de Freitas, para atender a região do extremo sul. Em 24 de novembro, será a vez da população de Guanambi e municípios do seu entorno receber a nova unidade que vai ampliar e dinamizar o sistema de saúde. Já as policlínicas de Jequié e Irecê serão entregues nos dias 16 e 21 de dezembro, respectivamente



COMO SER ATENDIDO 

As policlínicas não atendem urgências e emergências ou outros tipos de demanda espontânea. O atendimento é feito através de um agendamento pelas Secretarias da Saúde dos municípios que fazem parte do Consórcio que administra a unidade.

Passo 1 
O paciente passa por uma consulta em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no seu município ou procura a Secretaria Municipal de Saúde

Passo 2 
Médicos identificam a necessidade de o paciente realizar uma consulta com especialista,  exames como tomografia ou raio-x, ou procedimentos de média complexidade, como biópsia, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, por exemplo.

Passo 3 
A Secretaria Municipal de Saúde agenda o atendimento do paciente na Policlínica Regional de Saúde.

Passo 4  
Caso a policlínica não esteja localizada no município em que o paciente reside, ele será encaminhado até o município vizinho em um dos micro-ônibus especiais que farão o deslocamento dos pacientes dos municípios consorciados.

É importante saber que todo paciente encaminhado para as policlínicas deverá permanecer em acompanhamento com a Equipe de Atenção Básica de seu município...

Governo inaugura quatro policlínicas a partir de novembro

Neste fim de ano, serão entregues as primeiras quatro policlínicas regionais de saúde, totalmente equipadas, que irão oferecer aos moradores das regiões de Teixeira de Freitas (extremo sul), Guanambi (sudoeste), Jequié (centro) e Irecê (centro norte) consultas em até 18 especialidades diferentes por unidade. Além disso de exames como ressonância magnética, tomografia computadorizada, ultrassonografia, ecocardiografia, eletroencefalograma, endoscopia e colonoscopia.

Leia a matéria na íntegra AQUI..

Rui se reúne com prefeitos para garantir qualidade dos serviços das policlínicas

O governador Rui Costa se reuniu, nesta quinta-feira (25), na Governadoria, em Salvador, com técnicos da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e gestores dos consórcios públicos de saúde para discutir detalhes sobre as especialidades que serão disponibilizadas nas policlínicas regionais, além dos roteiros dos ônibus que levarão os pacientes dos municípios vizinhos às unidades de saúde. 

Com obras avançadas, quatro policlínicas estão previstas para serem entregues em setembro deste ano. Elas contemplam as regiões de Jequié, Irecê, Guanambi e Teixeira de Freitas. “Com a obra ficando pronta e os equipamentos sendo instalados, nós estamos passando o bastão para os consórcios de saúde. Estamos cuidando da gestão, padronização e da qualidade do serviço. Fica nosso agradecimento e a felicidade de estarmos construindo algo com cada município. A minha convicção de que essa parceria entre o Estado e os municípios vai dar certo”, afirmou Rui...

Rui autoriza construção de mais duas policlínicas

A construção de mais duas policlínicas - uma na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que será implantada em Simões Filho, e outra na região de Alagoinhas - foi autorizada pelo governador Rui Costa nestas segunda (16) e terça-feira (17), respectivamente. Os novos equipamentos vão atender mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios baianos. Atualmente, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi.

As policlínicas são resultado da formação de consórcios de saúde. "Estamos construindo um novo marco da saúde pública na Bahia, pensada, planejada e executada de forma coletiva, por cada região, garantindo qualidade de atendimento e rapidez a um custo mais baixo para os municípios", afirmou Rui. Segundo ele, até o ano que vem, mais de cinco milhões de baianos já estarão sendo atendidos em policlínicas regionais...

Pelo Twitter, Rui anuncia lançamento de edital de duas policlínicas

Um importante passo para a implantação dos Consórcios de Saúde do Estado da Bahia foi dado nesta sexta-feira (22), com o lançamento do edital para construção das duas primeiras policlínicas, em Jequié e Teixeira de Freitas, conforme anunciou o governador Rui Costa por meio de seu perfil oficial no Twitter (@costa_rui). "A saúde precisa ser pensada regionalmente, porque um município sozinho não tem condições de bancar todos os custos. Trabalho conjunto é a solução", registrou o governador na rede social. 

Os editais foram lançados pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que prevê um prazo de 10 meses para a construção de cada um desses equipamentos, a partir do início das obras. As policlínicas são unidades de cuidado especializado, integrados à rede de atenção à saúde, vão atuar como elo da rede de assistência, se constituindo como um ponto de atenção de média complexidade, ligando a atenção primária aos serviços de maiores complexidades.
 
Os Consórcios de Saúde, que tem nas policlínicas um dos mais importantes equipamentos, são voltados para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e o reequilíbrio financeiro dos municípios. No modelo proposta pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os consórcios envolvem os municípios, que terão a participação do Estado, passando a ficar responsáveis pela gestão regionalizada de serviços, como unidades de pronto atendimento, laboratórios regionais, e eventualmente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e hospitais municipais.
 
"Os consórcios  se constituem na união de entes federativos. Neste caso, Estado e municípios se consorciam  para o desenvolvimento de ações conjuntas e regionalizadas de saúde", explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, acrescentando que "os consórcios  são instrumentos que possibilitam uma nova perspectiva de gestão pública, sobretudo, em um cenário de subfinanciamento da saúde, onde a cooperação interfederativa é uma necessidade".
 
Policlínicas..