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Prefeito lança o ‘Aprender em Casa’ para alunos da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização em Juazeiro

Nesta terça-feira (11), o prefeito Paulo Bomfim acompanhado da secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, lançou o ‘Aprender em Casa’ que vai atender alunos da Educação Infantil, Pré-escola, 1º e 2º anos do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino, em Juazeiro.

A superintendente pedagógica da SEDUC, Cristine Hermenegildo, mediou o evento online, que reuniu os coordenadores pedagógicos da rede e as representantes da Aprender Editora, Ana Cristina e Camila Revoredo...

Prefeitura de Juazeiro lança o ‘Aprender em Casa’ para alunos da Educação Infantil e do ciclo de Alfabetização 

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC lança nesta terça-feira (11), as 8h30, o ‘Aprender em casa’, que vai atender alunos da Educação Infantil, Pré-escola e 1º e 2º anos do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino, em Juazeiro.

O prefeito Paulo Bomfim, a secretária da SEDUC Lucinete Alves e representantes da Aprender Editora participam do lançamento online pela plataforma zoom com os coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização da rede...

Seduc realiza formação do programa Gestão em Alfabetização e SAEB para coordenadores e professores das escolas municipais de Juazeiro

Nesta terça e quarta-feira (24 e 25, respectivamente), o Programa de Gestão em Alfabetização e o SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica), da Secretaria da Educação e Juventude, reuniram coordenadores pedagógicos e o professores, na Escola de Formação de Educadores de Juazeiro – EFEJ, sendo esta mais uma formação continuada da Rede Municipal de Ensino realizada no mês de setembro.

Os professores do 5º e 9º anos (Português e Matemática) participaram da Formação Saeb, que tem o objetivo de prepará-los para melhorar a aprendizagem dos alunos e atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira...

MEC repassa verba para alfabetização, mas depois diz para escolas não usarem

Em tempos de restrições orçamentárias, o Ministério da Educação enviou a municípios de todo o país uma aguardada verba de R$ 149,6 milhões para ações de alfabetização. Dias depois, porém, as escolas tiveram uma surpresa: a pasta pediu que elas não usassem o dinheiro.

O valor era destinado ao programa Mais Alfabetização, criado no governo Michel Temer (MDB) para apoiar ações nas escolas para ensinar as crianças a ler e escrever.

A verba poderia ser usada para o pagamento de auxílio transporte e alimentação para assistentes de alfabetização e para bancar outras despesas de serviços e materiais de consumo.



Escolas do estado de São Paulo relatam que começaram a receber os depósitos no dia 20 de agosto. No dia 6 de setembro, porém, o MEC enviou um ofício a secretários e diretores de todo o país, com o assunto "URGENTE - Programa Mais Alfabetização - PMALFA. Recursos 2019".

O documento citava "discrepâncias nos valores repassados" e dizia: "orientamos a todas as escolas participantes do Programa que NÃO executem os recursos recebidos". Na quarta-feira (11), a orientação foi reiterada em novo ofício...

UNEB realiza Encontro Internacional de Alfabetização de Jovens e Adultos

O VI Encontro Internacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (ALFAeEJA), promovido pela UNEB, por meio do Programa de Pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA), prorrogou o prazo para inscrições de trabalhos até o dia 30 de setembro.

Os interessados em submeter trabalhos (ver regras) devem realizar inscrição online . Aqueles que desejam participar como ouvintes podem realizar inscrição até o dia do evento. O encontro acontece nos dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e abordará o tema A educação como prática da liberdade: O legado de Paulo Freire na contemporaneidade...

SEDUC prorroga o processo seletivo do ‘Mais Alfabetização’ até esta quinta-feira (18) em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) prorrogou até esta quinta-feira (18), as inscrições para o processo seletivo do Programa Mais Alfabetização em Juazeiro. Os interessados devem comparecer na Escola de Formação dos Educadores – EFEJ, das 8h às 12h e das 13h às 16h, no bairro São Geraldo.

O candidato deve apresentar o RG, CPF, comprovante de residência atualizado, currículo e comprovante do ensino médio completo. Quem for selecionado vai realizar um trabalho voluntário de assistente de alfabetização, auxiliando os professores do 1º e 2º anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino. Os aprovados recebem auxílio para custear despesas com transporte e alimentação...

Alvo de secretário de assuntos Fundiários, escolas do MST são consideradas referência em alfabetização no campo

O secretário especial de Assuntos Fundiários, Luiz Antônio Nabhan Garcia, afirmou que pretende fechar as escolas do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), chamando-as de “fabriquinhas de ditadores”. Em entrevista à revista Veja, Nabhan Garcia disse que o movimento de luta pela reforma agrária é uma “organização criminosa” e defendeu o direito de os fazendeiros utilizarem armas de fogo quando tiverem propriedades improdutivas ocupadas.

Segundo a assessoria de imprensa do MST, cerca de 1,5 mil escolas do movimento são responsáveis pela educação de crianças e jovens de 7 a 14 anos. Destas, 1,1 mil são reconhecidas pelos conselhos estaduais de educação e cultura. Mais de 200 mil estudantes têm acesso à educação graças ao MST. As escolas somam cerca de 4 mil professores, além de 250 educadores que trabalham nas Cirandas Infantis – onde é realizada a educação de crianças de até seis anos ou na faixa da alfabetização. São 320 cursos divididos em 40 instituições de nível fundamental, médio, técnico, superior e educação de jovens e adultos (EJA)...

SEDUC realiza encontro com os assistentes do Programa Mais Alfabetização em Juazeiro

Após seis meses de atuação nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, os assistentes do Programa Mais Alfabetização participaram nesta segunda-feira (26), do encontro de encerramento das atividades, no auditório da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), em Juazeiro. De acordo com o coordenador do programa Igor da Silva, o objetivo desse trabalho foi fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental.

“O assistente de alfabetização auxiliou o trabalho do professor alfabetizador em 76 escolas do município durante seis meses. O foco desse profissional é tornar mais eficiente o processo de alfabetização, tanto na língua portuguesa, leitura e escrita, como na matemática nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Tivemos avanços na aprendizagem dos alunos e isso foi comprovado nas três avaliações que os alunos realizaram durante esse período”, comemorou...

Continuidade da adesão ao Mais Alfabetização terá prazo aberto

Terá início em 26 de novembro o período para que as secretarias municipais e estaduais de educação confirmem a permanência das escolas e das redes no Programa Mais Alfabetização. A confirmação é necessária para continuidade do recebimento, ao longo de 2019, dos recursos e apoios ofertados pelo programa e deve ser feita no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica, que é a plataforma do Mais Educação. Após a confirmação das secretarias, o sistema abre para confirmação das escolas, no período entre 3 e 14 de dezembro.

Em 2017, 49.040 escolas aderiram ao Mais Alfabetização, o que deve ser feito pela página do programa na internet. O programa, funcionando em ciclo bianual, trabalha para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes do primeiro e no segundo anos do ensino fundamental. O ano de 2018 foi o primeiro de execução do programa.

“Há um esforço conjunto entre MEC, secretarias e escolas para apoiar a gestão escolar e a gestão das secretarias, principalmente por meio do professor alfabetizador”, afirma o diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Raph Gomes. “O Mais Alfabetização traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento do assistente de alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma plataforma.”

Gomes explica que esse empenho no fortalecimento da gestão pedagógica se dá por meio de estratégias formativas que o Mais Alfabetização oferece tanto de forma presencial quanto nas modalidades organizadas pelas redes de ensino ou na própria plataforma do programa.

Sistema – “Muita coisa foi melhorando ao longo do caminho”, destaca o diretor. “Temos um sistema de monitoramento e orientação pedagógica mais consolidado e um programa que implementamos de avaliação de fluência das crianças, por exemplo. O retorno que estamos tendo das redes e das escolas é de que [o programa] tem contribuído com a melhoria do aprendizado.”

Tanto pelas secretarias de educação estaduais e municipais quanto, posteriormente, pelas escolas, a confirmação de permanência pode ser efetuada por meio do Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica do Programa Mais Alfabetização. Esse sistema é o mesmo utilizado pelas redes e escolas na execução do programa.

Acesse a página do Mais Alfabetização ..

CIDADES DO CEARÁ DÃO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS NA ALFABETIZAÇÃO E RÁDIOS DENUNCIAM ALUNOS FALTOSOS

Em Brejo Santo, Ceará, a média salarial dos professores ultrapassa R$ 4.060,00. Sabe por que o Ceará tem 77 entre as 100 melhores escolas do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ministério da Educação? E, ainda, sete entre os 10 municípios mais bem avaliados pelo Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) 2017?

"Aqui, temos 14º salário", conta o ex- secretário de Educação do estado, Antonio Idilvan Alencar. Não se trata, porém, de nenhum jogo de perguntas e respostas. O sistema educacional cearense tem se destacado em nível nacional, conforme os principais índices setoriais, graças a uma estratégia pedagógica que inclui incentivos, premiação, autonomia e reciclagem de professores, além de um rígido controle de frequência às aulas. ..

SEDUC realiza formação para os assistentes do Programa Mais Alfabetização

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realizou formação para os assistentes do Programa Mais Alfabetização, que irão atuar nas turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, das escolas municipais da sede e interior de Juazeiro.

De acordo com o coordenador do programa Igor da Silva, o objetivo é fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes regularmente matriculados nos dois primeiros anos do ensino fundamental. “O assistente de alfabetização vai auxiliar o trabalho do professor alfabetizador em sala de aula. Seu foco é tornar mais eficiente o processo de alfabetização, tanto na língua portuguesa, leitura e escrita, como na matemática”, explicou. A superintendente de gestão da SEDUC, Gilmara Lacerda também participou
da formação.

Em Juazeiro foram selecionados mais de 60 assistentes alfabetizadores, que vão atender 76 escolas, beneficiando mais de 2 mil alunos da rede municipal. O Programa Mais Alfabetização foi instituído este ano, pelo Ministério da Educação (MEC), e a expectativa é atender a 4,6 milhões de estudantes em 200 mil turma em todo o país. ..

I° Encontro de Coordenadores e Assistentes de Alfabetização do Programa Mais Alfabetização acontece em Curaçá

A Secretaria Municipal de Educação, através do setor pedagógico, realizou no dia 11/06, o I° encontro com coordenadores e assistentes de alfabetização do PMALFA- Programa Mais Alfabetização.

Instituído pelo Ministério da Educação, o PMALFA visa fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização das crianças, favorecendo o desenvolvimento dos níveis de leitura, escrita e matemática dos alunos matriculados nos 1° e 2° anos do ensino fundamental. Para tanto, os professores contarão com o apoio de um assistente de alfabetização que dará suporte ao alfabetizador nessa missão...

Prefeitura investe em capacitação de assistentes para aprimorar alfabetização de alunos em Petrolina

A Prefeitura de Petrolina realizou nesta semana mais uma ação para fortalecer o processo de alfabetização no município. Desta vez, a capacitação foi destinada aos assistentes de alfabetização voluntários no programa ‘Mais Alfabetização’. 

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) que visa fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados no 1º ano e no 2º ano do ensino fundamental. “Entende-se que a alfabetização constitui o alicerce para a aquisição de outros conhecimentos escolares. O programa destaca que o professor alfabetizador tem papel fundamental nesse complexo processo, além de cumprir a determinação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC quando estabelece que nos dois primeiros anos do ensino fundamental, a ação pedagógica deve ter como foco a alfabetização”, explicou Rosângela Castro, coordenadora local do programa. ..

SEDUC intensifica ações para melhorar os índices de alfabetização das escolas municipais em Juazeiro

Com o objetivo de melhorar os índices de alfabetização na Rede Municipal de Ensino em Juazeiro, a equipe Pedagógica da Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC visitou nesta terça e quarta-feira (29 e 30), mais de 30 unidades escolares da sede e interior do município.

De acordo com a secretária da SEDUC Lucinete Alves, a ação sistematizada ‘Um Gol pela Alfabetização’, dentro do projeto ‘Alfabetização em Foco’, tem como objetivo intervir, apoiar, dialogar com as equipes gestoras e acompanhar pedagogicamente o trabalho realizado nas turmas de alfabetização (2º ano e 3º ano) da Rede...

Programa Mais Alfabetização seleciona profissionais até esta sexta-feira (11) em Juazeiro

Com objetivo de fortalecer e apoiar as escolas no processo de alfabetização dos estudantes das turmas do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, o Programa Mais Alfabetização seleciona 75 assistentes de alfabetização voluntários em Juazeiro.

Os candidatos deverão ser do Ensino Médio (Magistério) e possuir habilidade na atividade de apoio à docência. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (11), das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, na EFEJ – Escola de Formação de Educadores, no bairro São Geraldo. Não é necessário pagar taxa de inscrição...

Programa de Educação em Reforma Agrária oferece 22 mil vagas da alfabetização à pós-graduação na Bahia 

A educação do campo é um desafio que vem dando bons resultados junto ao público atendido pelo Incra na Bahia. Desde o início do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), há 20 anos, completados em abril, foram ofertadas 22 mil vagas em salas de aula aos beneficiários da reforma agrária da Bahia. 

As parcerias com as universidades públicas permitiram o oferecimento de cursos que variaram da Educação de Jovens e Adultos (EJA), passando por técnico profissionalizante até a pós-graduação. Só para cursos superiores, no estado, foram abertas 500 oportunidades que se dividiram entre as graduações em Direito, Licenciatura em Letras, Pedagogia, Agroecologia e Engenharia Agronômica, além da especialização na modalidade Residência Agrária. ..

Topa amplia alfabetização em 5,4 pontos percentuais em 10 anos na Bahia

O estado da Bahia vem avançando na alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Graças ao programa Todos Pela Educação, entre 2007 e 2016, a taxa passou de 81,6% para 87,0% de pessoas alfabetizadas nesta faixa etária, o que representou um aumento de 5,4 pontos percentuais. Os dados também dão conta que o programa vem combatendo o analfabetismo, que em 2000 atingia 23,1% da população nesta faixa etária e que em 2016 diminuiu para 13%. Com isso, entre os estados da região Nordeste, a Bahia é o que apresenta a segunda maior taxa de alfabetização.

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, “os dados comprovam a eficiência deste que é o maior programa de alfabetização do Brasil, que foi criado pelo governador Jaques Wagner e continua sendo priorizado pelo governador Rui Costa, que tem a consciência de que ainda é preciso continuar avançando nesta luta contra o analfabetismo”, destacou.

O Programa Todos pela Alfabetização já possibilitou que mais de 1,5 milhão de jovens acima de 15 anos, adultos e idosos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, fossem alfabetizados. Ao assegurar a alfabetização, o Topa também promove resgate da cidadania para estas pessoas. O programa é realizado em parceria do Estado com prefeituras municipais, entidades dos movimentos sociais e sindicais e universidades públicas e institutos de Educação sem fins lucrativos...

Proposta quer retirar o título de patrono da educação de Paulo Freire

Uma proposta legislativa apresentada no site do Senado quer retirar o título de patrono da educação de Paulo Freire. De autoria da estudante Stefanny Papaiano, apoiadora do Escola Sem Partido, a proposta tem como objetivo revogar a Lei 12.612, de 2012, que concedeu o título ao educador. A justificativa apresentada é que Freire é um filósofo de esquerda e que os resultados de seu método de educação são “catastróficos”, com fracasso, inclusive, nas avaliações internacionais.

O projeto que condecorou o educador é de autoria da deputada Luiza Erundina (PSOL-SP), que considera a sugestão absurda. Em sua página do Facebook, a deputada alega que a medida quer condenar o educador ao segundo exílio e que tal retrocesso não pode ser permitido. “Isso é fruto da Era Temer, que promove a ascensão de forças conservadoras de direita e, com elas, o atraso e o conservadorismo”, condena Erundina...

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerrou neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco', que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano. Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto. 

"Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo', que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro", evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro. ..

Prefeito de Juazeiro participa de seminário sobre Alfabetização promovido pelo Instituto Airton Senna, em São Paulo

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, participou, em São Paulo, nesta quinta-feira, 03, do seminário "Educação no Século 21 – Alfabetização: Dilemas do passado e caminhos para o futuro". A primeira-dama, Nelma Bomfim, e a secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves, acompanharam o prefeito no evento, que contou com a palestra de abertura de Vivianne Senna, presidente do Instituto Airton Senna. 

Em Juazeiro, desde 2009 criou-se uma base para estabelecer uma política de alfabetização, com elaboração de projetos pedagógicos voltados para esta temática. A formação dos professores alfabetizadores foi o primeiro, em seguida a implantação de uma sistemática específica para este público, que tem como finalidade ampliar o número de estudantes alfabetizados até o final dos oito anos de idade...