Foram encontrados 33 registros para a palavra: cemafauna

Filhotes de saruê são resgatados e entregues aos cuidados do Cemafauna

Uma atitude generosa aconteceu na última sexta-feira (19). Um empresário da região, que passava pela PE 626 durante o período noturno, encontrou uma fêmea da espécie saruê (Didelphis albiventris) atropelada na estrada no sentido Pedrinhas em Petrolina-PE. Ao parar o carro percebeu que no ventre do animal, onde se encontra o marsúpio (bolsa situada na região inguinal) havia alguns movimentos e logo viu que se tratava de filhotes. Ele buscou ajuda para salvar os 10 filhotes, pois a mãe já encontrava-se morta e contactou o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) onde realizou a entrega voluntária, preenchendo uma ficha cadastral sendo esse um procedimento raro, já que o Centro não é um órgão ambiental fiscalizador como IBAMA, Inema, CPRH, mas abriu exceção tendo em vista a extrema vulnerabilidade dos animais. 

Os filhotes passaram por avaliação clínica na maternidade do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde estão sendo acompanhados e devidamente alimentados. A médica veterinária Adriana Alves informou ainda que eles permanecerão sob cuidados do CETAS até que tenham condições de retornar para a natureza. O saruê, também chamado de gambá-de-orelha-branca, timbu ou cassaco, é um pequeno marsupial encontrado em todo o Brasil, em diversos ecossistemas como o cerrado e a caatinga, é bastante adaptado à zona urbana devido à procura de alimentação. Uma curiosidade: esse indivíduo pode se alimentar de espécies peçonhentas como a jararaca porque é resistente ao veneno de serpentes.
 
Entrega voluntária de animais slivestres

Em caso de encontrar qualquer animal silvestre o ideal é chamar os órgãos fiscalizadores como IBAMA, INEMA e Ministério Público para realizarem a captura, eles são responsáveis pelo resgate e encaminhamento correto dos animais, sendo preciso primeiro o cadastro e toda a documentação necessária para esse procedimento. De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98 é crime matar, perseguir, caçar, praticar atos de abuso e/ou maus tratos, dentre outras violações

Abaixo disponibilizamos os contatos de alguns desses órgãos:

IBAMA - Escritório Regional de Juazeiro

Juraci Meira de Lima
Chefe do Escritório Regional de Juazeiro
Rodovia BR-210 Juazeiro, Soradinho, Km 0
48905-050 Juazeiro – BA
Tel: (74) 3612-5176 
e-mail: [email protected]

Inema - Juazeiro

UR Sertão do São Francisco
Conjunto Habitacional Juazeiro 3 Lotes – 1 a 4. Esquina da rua G com a rua A – Ao lado do Batalhão e do Mercado Produtor.
CEP: 48.909-790
Tel.: (74) 3611-5203

Ministério Público Juazeiro – (74) 3611-7081
Ministério Público Petrolina – (87) 3866-6400
AMMA Petrolina - (87) 3861-4382
CPRH Recife – Rua de Santana, 367, Casa Forte

Recife - PE - Brasil. CEP: 52060-460 
Telefone: (81) 3182-8800
E-mail: [email protected]

UIGA - Petrolina (Sertão do São Francisco) 

Rua Presidente Dutra, 160 - Centro (Dentro da CODEVASF - 3ª SR) Petrolina - PE 
CEP: 56.304-230 
Telefone: (87) 3861.3462 

E-mail: [email protected]  ..

Mais de 15 mil pessoas visitaram o Museu de Fauna da Caatinga do Cemafauna

Na última semana, o Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) localizado no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), recebeu a turma do 8º ano da Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos – CAIC, de Petrolina-PE. Eles foram a visita de número 15 mil. O museu, que já consta no cadastro do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), foi inaugurado em 2012 e desde então já recebeu visitas de diversos estados brasileiros e também de outros países como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, México e Taiwan.

A vice-gestora da escola, professora Maria do Socorro Canário, falou sobre a importância da visita e a reação dos estudantes ao conhecer o Museu. "Nós trouxemos a turma da manhã que voltou empolgada e já procurando os professores de ciências para comentar sobre o museu e tudo que ouviram na palestra. A turma da tarde já ficou ansiosa para conhecer tudo. Eu também fiquei encantada porque ainda não conhecia e sem falar na recepção, a grandiosidade do Centro. Vocês estão de parabéns e pode ter certeza que iremos trazer mais turmas", afirmou...

'Morcegos são aliados do homem e da natureza', afirma bióloga do Cemafauna Caatinga

O mês de outubro tem uma data bem importante no que concerne a conscientização a respeito de uma ordem de mamíferos, geralmente, muito temida pela população: os morcegos. Em 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional do Morcego. A data foi criada pela Rede Latino Americana e do Caribe, com a intenção de mostrar às pessoas o papel dos morcegos na natureza. Visando desmistificar a figura desse animal, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna Caatinga) está com programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero, como já fora anteriormente divulgado.
 
"O foco agora é falar mais a respeito desse animal silvestre, sobre seus hábitos, principais características e também o que fazer em caso de encontrar indivíduos ou até mesmo uma colônia em algum ambiente urbano habitado. Para conservar é preciso conhecer, e muitas pessoas desconhecem o papel fundamental que os morcegos desempenham na natureza", afirma a bióloga Cibele Zanon, do Laboratório de Mastozoologia do Cemafauna.

Em caso de acidente com morcegos as medidas a serem adotadas podem ser conferidas no 'Blog da Saúde' (Governo Federal) ou ainda no Disque 136...

Arara-azul-de-lear resgatada pelo Cemafauna é encaminhada a criadouro científico indicado pelo Cemave

No início desse mês, uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga foi solicitada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para realizar resgate de um indivíduo da espécie arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari) em Euclides da Cunha, Bahia.

A ave foi avistada numa área aberta de Euclides da Cunha sem conseguir voar. O Cemave foi acionado pela população local; o animal foi resgatado e levado até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Cemafauna onde passou por exames clínicos e visualizou-se um aumento de volume da articulação na asa direita, no entanto, sem ferimentos. No dia 10, a arara foi encaminhada ao criadouro científico Fazenda Cachoeira (uma instituição indicada pelo Cemave), responsável pela conservação de espécies de aves ameaçadas de extinção, com o objetivo de reintroduzi-las à natureza.  ..

Pesquisador que descreveu nova espécie de serpente Thamnodynastes contou com colaboração do Cemafauna Caatinga

Em 2012, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) recebeu a visita do pesquisador Francisco Luis Franco, do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, que veio participar da Semana de Biologia na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e também consultar a Coleção de Herpetologia do Centro.

Nessa oportunidade, o pesquisador verificou a presença de um exemplar de serpente do gênero Thamnodynastes, sobre o qual já estava dedicando alguns anos na descrição da espécie. O Cemafauna doou o indivíduo para o Instituto Butantan que em março de 2010 sofreu um grave incêndio que destruiu 90% da Coleção Herpetológica “Alphonse Richard Hoge”, atingindo grande parte do material biológico da série-tipo, incluindo o holótipo (indivíduo que é utilizado para descrição das características da espécie) estudado por Franco, sendo resgatados somente alguns espécimes, incluindo dois parátipos. Daí a nomenclatura Thamnodynastes phoenix, uma alusão a ave mitológica que morre em combustão e renasce das próprias cinzas...

Estagiários ampliam acervo de Coleção Científica de Entomologia do Cemafauna

A Coleção Científica de Entomologia do Museu de Fauna da Caatinga do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) já tem em seu acervo descobertas importantes como a borboleta Pheles caatingensis encontrada por analistas ambientais da instituição nas matas do município de Brejo Santo (CE) em 2014. Agora, quatro estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e estagiários do Centro ajudam a ampliar o acervo adicionando, entre outras espécies como besouros e borboletas, espécimes de abelhas visualizadas na caatinga.

Sob orientação da professora associada da Univasf, pesquisadora colaboradora do Cemafauna e do laboratório de Comportamento e Ecologia de Insetos Sociais pela Universidade de São Paulo, Aline Andrade, que se dedica ao estudo nas áreas de Ecologia comportamental, química e genética de abelhas Euglossini, os estudantes Taynara Sales, Rannison Sampaio, Emille Guerra e Uirã Alexandre realizam busca ativa em áreas de caatinga no norte da Chapada Diamantina na Bahia e nos municípios inseridos nos eixos Norte e Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas Setentrionais (PISF) nos estados de Pernambuco e Ceará...

Bióloga do Cemafauna tem trabalho premiado com Menção Honrosa na Scientex 2016 da UNIVASF

A bióloga Jéssica Viviane Amorim, analista ambiental do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), orientada pela professora do Colegiado de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenadora do Centro, Patricia Nicola, recebeu na quinta-feira, 10, comunicado de premiação por trabalho apresentado durante a IX Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão - Scientex 2016. 

A Scientex 2016 dividiu-se em outros conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das seguintes atividades:  XI Jornada de Iniciação Científica da Univasf (JIC), V Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (JOINT) e V Mostra de Pós-Graduação da Univasf. A Semana foi organizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, por meio das Pró-Reitorias de Ensino (PROEN) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) entre os dias 20 e 22 de outubro desse ano...

Ornitólogos do Cemafauna participam da expedição "Em Busca da Ararinha-Azul"

Entre os dias 29 de junho e nove de julho aconteceu, na região de Curaçá (BA), a expedição "Em busca da Ararinha-azul" liderada pela SAVE Brasil e Instituto Chico Mendes para a Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o objetivo de reencontrar o indivíduo de ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) que teve sua ocorrência documentada por vídeos de autoria de Lourdes Oliveira e de sua filha Damilys Oliveira. A expedição contou com a participação dos ornitólogos do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga), Paulo de Tarso Sambugaro Santos e de Karlla Rios.

A equipe de campo contou ainda com a presença de diversos pesquisadores brasileiros, estrangeiros e moradores locais. "Durante dez dias, percorremos mais de mil quilômetros em diversos locais dos municípios baianos de Curaçá e Juazeiro em busca da ararinha-azul. Mesmo com a presença de renomados pesquisadores, incluindo o presidente da Parrots International, Mark L. Stafford, não conseguimos localizar o espécime", afirmou o ornitólogo Paulo de Tarso...

Coordenadora do Cemafauna realiza palestra no I Simpósio do Bioma Caatinga da Embrapa Semiárido

A coordenadora do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) professora Patricia Nicola participou, na tarde da terça-feira, 07, de uma mesa redonda que tinha como tema "Biodiversidade: onde o conhecimento precisa avançar?" ao lado de profissionais da área como os professores Luciano Paganucci da UEFS e Gladstone Alves da Silva da UFPE no I Simpósio do Bioma Caatinga promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Semiárido) em Petrolina-PE.

De acordo com a comissão organizadora, o Simpósio tem como principal objetivo reunir diferentes atores, de variadas áreas do conhecimento, para debater a dinâmica dos processos ecológicos do bioma Caatinga. Além disso, discutir o uso e manejo adequados dos recursos naturais vislumbrando minimizar e reverter a degradação do bioma que de área protegida conta apenas 7,5%, tendo mais de 50% da mata nativa já desmatada, não esquecendo de citar animais endêmicos que constam na lista de vulneráveis de extinção, a exemplo do mocó (Kerondon rupestres) e o morcego da espécie Xeronycteris vieirai...

I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco será promovido pelo Cemafauna

O Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) realizará nos próximos dias 11 e 12 de junho o I Curso Introdutório à Falcoaria do Vale do São Francisco com carga horária de oito horas, no auditório do Museu de Fauna da Caatinga, Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As inscrições são presenciais e seguem até o dia oito de junho.

O curso apresentará com ênfase a Biologia das aves de rapina; História, Legislação e equipamentos da Falcoaria; Treinamento e manejo em cativeiro; Reabilitação e reintrodução; Prática de implante de penas e Prática em campo. O ministrante é o falcoeiro Lucas Cabral, membro da Associação Nordeste de Falcoaria, estudante do curso de Medicina Veterinária da Universidade do Vale do São Francisco e estagiário do Cemafauna...

Livro de passatempos infantis com temática da caatinga será lançado hoje na Fenagri pelo Cemafauna

Pensando em uma forma mais divertida para realizar a educação ambiental para crianças, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) lançou essa semana o livro de passatempos “Brincando na Caatinga: Jogos e Passatempos”. A edição está disponível ao público na loja física do Museu de Fauna da Caatinga, no próprio Centro e será lançada hoje à noite, 27, na 26ª edição da Feira da Agricultura Irrigada em Petrolina, Fenagri.

Kathianne Souza, uma das autoras do livreto, é servidora do Cemafauna e observou a importância da educação ambiental, principalmente a voltada para crianças que constantemente visitam o Museu de Fauna da Caatinga. “Sendo formada em Artes visuais e trabalhando no Cemafauna, lugar em que me deparo todos os dias com o deslumbramento de crianças que visitam o museu e se apaixonam por nosso trabalho e pelos animais que acolhemos aqui, não demorou muito para que eu sentisse a necessidade de ver essas crianças aprenderem e participarem ainda mais”, afirmou...

Cemafauna inicia campanha sustentável “O que você faz com o seu jornal depois da leitura?”

“O que você faz com seu jornal depois da leitura?”. Essa é a campanha que o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está lançando a partir dessa semana em diversos pontos da Univasf. O intuito é arrecadar jornais que não são mais utilizados pela população para serem aproveitados nos recintos e gaiolas dos animais que estão em processo de reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS). 

Muitas pessoas são assinantes de jornais impressos ou têm o hábito de comprá-los e acabam acumulando uma grande pilha de jornais velhos em casa. Nesta época de escassez de recursos naturais e grande geração de resíduos muitas vezes jogados no meio ambiente, é necessário manter ações sustentáveis. 

Pensando nisso, o Cemafauna faz um apelo à população de Petrolina para que antes de simplesmente jogá-los no lixo possa doá-los à instituição que os utiliza, diariamente, para cobrir caminhas, forrar gaiolas e recintos dos mais de 1500 animais que estão sob os cuidados no CETAS. Por ser um potente absorvente, o papel do jornal consegue absorver odores e umidade, o que ajuda a manter esses locais sempre secos e livres de mau cheiro. 

Além da sede do Cemafauna, os principais pontos de arrecadação dos jornais estão concentrados na Univasf: recepção da Reitoria, Restaurantes Universitários (RUs) e bibliotecas dos campi Petrolina Centro e Ciências Agrárias, em Petrolina.  ..

Cemafauna celebra Dia Nacional da Caatinga realizando educação ambiental

Uma manhã repleta de conscientização e descobertas nesta quinta-feira, 28. Uma equipe do Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) esteve presente no evento "Dia Nacional da Caatinga" promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Petrolina-PE. As atividades fazem parte do Programa Embrapa & Escola em comemoração ao Dia Nacional da Caatinga.

Com um stand na Trilha Ecológica da Caatinga, a equipe do Centro expôs parte do acervo do Museu de Fauna da Caatinga, além de produtos da loja como camisas, bonés, postais, copos e publicações próprias. O que mais chamou atenção das turmas das escolas da rede estadual que participaram foram os animais taxidermizados e uma cobra viva da espécie salamanta...