Foram encontrados 43807 registros para a palavra: PR

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do HDM/IMIP termina nesta quinta-feira (28)

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina termina nesta quinta feira,  28 de setembro com uma vasta programação. A ação é uma das atividades obrigatórias da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e tem como objetivo promover o conhecimento e a conscientização dos funcionários e colaboradores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho. 

É também uma oportunidade para reforçar o programa de treinamento já realizado pela CIPA e Segurança do Trabalho, devendo acontecer todo ano. "Essa é a nossa sexta edição do evento e para esse ano preparamos uma programação bem especial, muito rica em palestras e momentos de integração", garante a técnica de segurança do trabalho, Carine Freitas. ..

ESMERALDO LOPES PROMOVE ESCLARECIMENTOS EM RESPOSTA A COMENTÁRIOS NO BLOG

Em resposta à matéria do link (veja aqui)

PROPÓSITO CIDADÃO..

Prefeitura de Petrolina envia resposta sobre lei da mordaça

Ontem (27) o Blog postou matéria intitulada “LEI DA MORDAÇA IMPERA NA PREFEITURA DE PETROLINA”. Em resposta à postagem a Coordenação de Comunicação da Gestão Miguel Coelho enviou a seguinte nota:

Acerca da nota publicada neste Blog de título "lei da mordaça, do silêncio", a Prefeitura de Petrolina esclarece que trata-se de uma inverdade. Desde o início do ano, a administração municipal vem prezando pela boa relação com todos os profissionais da imprensa da região, levando em consideração o papel importante na interlocução com a sociedade...

GABRIEL MENEZES NEGA QUE ESTEJA PENSANDO EM CONCORRER PARA ESTADUAL E PROSSEGUE CAMPANHA CONTRA A REELEIÇÃO

Apesar do mal-estar criado no âmbito da Câmara de Vereadores de Petrolina, Casa Plínio Amorim, o parlamentar Gabriel Menezes (PSL) segue firme com a campanha pelo fim da reeleição que na sua opinião deveria ganhar o Brasil. Na tarde desta quarta-feira (27) Gabriel Menezes participou mais uma vez do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) e ganhou a adesão de vários ouvintes e eleitores juazeirenses que defenderam a sua candidatura para a Casa Aprígio Duarte Filho na cidade.

Em dois momentos, o entrevistado foi interpelado por vereadores de Juazeiro. Inicialmente, Fábio Luiz (Fabinho) questionou se ele não estava com a estratégia para concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco e em seguida Gleidson Medrado, líder do prefeito na Câmara, disse que respeitava a opinião de Gabriel, mas não poderia conceber que todos fossem colocados na vala comum. “Existem bons políticos ainda querendo trabalhar por sua cidade e região” frisou...

Estudantes de Juazeiro produzem audiovisual e chamam a atenção para a degradação do Rio São Francisco

S.O.S Velho Chico. Este é o nome do curta-metragem produzido pelos estudantes do curso técnico em Recursos Humanos do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Negócios do Norte Baiano, localizado em Juazeiro (508 km de Salvador), para chamar a atenção sobre a degradação do Rio São Francisco. Conhecido como Velho Chico, o rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul, passando por cinco estados e 521 municípios. No curta, de cinco minutos, os estudantes contam um pouco sobre a história do Velho Chico, mostram como ele faz parte da vida dos ribeirinhos e revelam como o rio está ameaçado por diversos fatores, a exemplo da derrubada das matas ciliares, do assoreamento e da poluição das águas pelo despejo de lixo, esgoto e outros sedimentos.

O audiovisual foi desenvolvido para a participação da equipe, formada por 13 estudantes, na seletiva escolar do projeto Produção de Vídeos Estudantis (PROVE), realizado pela Secretaria da Educação do Estado. O curta com duração de cinco minutos foi filmado com celular e câmera digital e levou um mês para ser finalizado. Os estudantes se dividiram entre diferentes funções como produção, roteiro, direção, filmagem e edição.

Para a produção do vídeo, a equipe participou de uma oficina de produção audiovisual para aprender técnicas de linguagem fotográfica, produção de roteiro e edição. Além do aprendizado sobre as técnicas do audiovisual, o processo, segundo o professor José Carlos de Amorim, ampliou os conhecimentos dos estudantes sobre as questões ambientais, contribuindo para uma nova consciência sobre a necessidade do cuidado com os recursos hídricos. “O curta tem o objetivo de chamar a atenção da população para que se sinta responsável por aquele que dá vida a ela, o rio, pois o mesmo corre o risco de secar e ser extinto. Além disso, os estudantes criaram um novo olhar sobre o rio como cidadãos através do protagonismo juvenil”, revela o educador...

ARTIGO - O TURISMO NO PRESENTE SOB A ÉGIDE DO PASSADO

Segundo a OMT “Turismo compreende as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e estadas em lugares distintos aos de sua residência habitual, por um período de tempo consecutivo inferior a um ano, com fins de lazer, negócios e outros.”

Pensando na realidade do turismo local a região norte da Bahia – zona turística do VSF (Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho, Curaçá, Sento Sé e Campo Alegre de Lurdes) região liderada pelo município de Juazeiro, cidade pólo que tem na sua infra-estrutura a porta de entrada para turismo do vinho (enoturismo) no Estado da Bahia. Região com potencial turístico diverso que poucos destinos consolidados possuem, sem medo de errar, o desenvolvimento do setor consolidado teremos oferta turística ampliada em outros tipos de turismo com qualidade e condição de competitividade...

6º BPM PROMOVE AULA INAUGURAL DO PROJETO POLÍCIA MIRIM

Aconteceu na tarde de terça-feira (26), na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, a Aula Inaugural do Projeto Polícia Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar, presidida pelo Tenente Coronel PM José Carlos Soares Mariano, responsável pela implantação do projeto na cidade.

Marcaram presença a Drª. Lara Vasconcelos, Promotora de Justiça, Dr. Leonardo Virgílio Monteiro, Delegado, a Prof.ª Cristiane Maia, Secretária de Educação, o Vereador Elizeu dos Temperos, entre outras autoridades civis e militares, além dos instrutores e familiares de 30 alunos...

Centro de controle de zoonoses promove Dia Mundial Contra a Raiva em Petrolina

Nesta quinta-feira (28), o Centro de Controle de Zoonoses de Petrolina realizará diversas atividades educativas de conscientização e prevenção sobre o cuidado com os animais, principalmente com relação a importância da vacinação contra a raiva. O evento acontecerá no bairro Antônio Cassimiro, das 8h às 14h.
 
Além das atividades educativas, será realizada a vacinação antirrábica em cães e gatos e orientações com médicos veterinários. “A ação marca o Dia Mundial Contra a Raiva e tem como objetivo orientar a comunidade sobre as medidas de prevenção da raiva, bem como alertar para os sinais e sintomas que ela pode apresentar”, destacou a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia.
 
Animais a partir dos três meses de idade já podem receber a dose. “A vacina antirrábica é única forma de prevenção segura da doença”, frisou. ..

Continua proibida toda quarta-feira uso das aguas do Velho Chico nos projetos de irrigaçao

Para preservar os estoques de água nos reservatórios da Bacia do Rio São Francisco, a captação em corpos d’água superficiais perenes de domínio da União no manancial estão suspensas todas as quartas-feiras. A resolução é da Agência Nacional de Águas, em articulação com os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e usuários.

A previsão é de que a medida dure até o fim do período de seca, em 30 de novembro, mas poderá ser prorrogada caso haja atraso no início das chuvas na bacia. A interrupção.....

Lei da Mordaça impera na Prefeitura de Petrolina

A "lei da mordaça, do silêncio" vem imperando atualmente pela prefeitura de Petrolina. Os jornalistas do Blog Geraldo Jose e de outro meio de comunicação foram comunicados na tarde de hoje, desta quarta-feira 27, que "a direção do Centro de Atenção Psicosocial André do Cavaquinho-Caps 2", do bairro Caminho do Sol, "só poderia falar com autorização expressa dos superiores".

A pauta da redação dos blogs era apurar a acusação dos pacientes com deficiência mental e intelectual que denunciam o cancelamento do direito de passe livre no transporte público de Petrolina. Segundo a presidente da Associação Loucura de Nós "Existem pessoas que precisam vir duas ou três vezes no Centro de Atenção Psicosocial e não tem condições de pagar transporte"...

Liga da Beleza promove capacitações e bons negócios em Juazeiro

Empresários e potenciais empreendedores do setor de beleza e estética de Juazeiro e região, que buscam qualificação profissional, competitividade e também planejam fechar bons negócios, já podem se inscrever para o Liga da Beleza – Beleza, Negócios e Conexões, que acontece em Juazeiro nos dias 2 e 3 de outubro no Rapport Hotel. Na programação, está a palestra "Seja um profissional de beleza antenado: A importância de saber administrar o seu dinheiro", além de exposição de produtos, show room e rodada de negócios com empresários do segmento.

As inscrições para as oficinas custam R$ 20 e estão sendo feitas no Instituto Embelleze, localizado na Av. Raul Alves, Bairro Santo Antonio, em Juazeiro. Para participar da palestra basta doar itens de higiene que serão entregues ao Sanatório Nossa Senhora de Fátima. Já para obter informações sobre a rodada de negócios é só ligar para a sede do Sebrae em Juazeiro, no telefone (74) 3612-0468...

Proprietários de Carros tiram dúvidas sobre prazo de pagamento do IPVA

Os proprietários de veículos com placas de final 0 tem até esta quarta-feira (27) para pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto (na quitação em cota única). Neste prazo, ainda há a opção de pagamento em três parcelas, sem desconto. Para os que optarem por pagar em cota única sem desconto, o prazo é maior: 27 de novembro. 

Em setembro também encerra também o prazo para pagamento da terceira parcela para os proprietários de veículos com placas de final 7 e 8, cujo vencimento é, respectivamente nesta quinta (28) e sexta (29). Nestes dias também acaba o prazo para pagar a cota única sem desconto para placas do mesmo final. Na quinta, vence ainda a segunda cota para os veículos de final 9. O calendário anual pode ser consultado no site da Sefaz (clique aqui), clicando em “Inspetoria Eletrônica” e, em seguida, em “IPVA”. Dúvidas podem ser sanadas pelo call center da secretaria, no número 0800 071 0071...

Associação de deficientes mentais acusa prefeito de Petrolina de cortar passe livre do transporte público

O professor aposentado Ary Quintella, acusou o prefeito Miguel Coelho de insensibilidade de não conceder o direito de passe livre no transporte público de Petrolina para pessoas com deficiência mental e intelectual. "Existem pessoas que precisam vir duas ou três vezes no Centro de Atenção Psicosocial-Caps, não tem condições de pagar transporte. É preciso a sensibilidade das autoridades", diz Ary.

A presidente da Associação Loucura de Nós, Patrícia Moreira, entidade ligado ao movimentos dos direitos deficientes mentaisl, também reclamou do decreto sancionado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), de não conceder o direito do passe livre para pessoas com deficiências mental e intelectual. "Só foram beneficiadas com o decreto municipal, apenas os cadeirantes e as pessoas com deficiência visual", disse Patricia...

Deputado apela para que ministro recue sobre privatização da Chesf

Em apelo ao ministro Fernando Filho (Minas e Energia), o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf, Danilo Cabral (PSB), pediu que o governo, assim como aconteceu com a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), reveja a privatização da Eletrobrás, especialmente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

"Que o recuo no caso da Renca, fruto da ausência de diálogo, sirva de exemplo no debate da Chesf. Se não dialogar, a força do povo vai fazer você recuar novamente. Não manche sua biografia colocando sua digital na venda do São Francisco", declarou Danilo Cabral durante audiência pública realizada nesta terça-feira (26) na Câmara dos Deputados, com a presença do ministro. ..

Prefeitura de Juazeiro inaugura reforma da Praça da Mônica dentro do ‘Toda Sexta tem Obra’

Cumprindo mais uma agenda do Programa ‘Toda Sexta Tem Obra’ a Prefeitura de Juazeiro inaugura nessa sexta-feira (29), às 08h, a reforma da Praça da Mônica, no bairro Alagadiço. O projeto de reforma desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) teve como foco uma intervenção que devolvesse à comunidade uma praça limpa, bonita, aconchegante, com cores fortes e vibrantes e que sirva como opção para convivência da população e desenvolvimento sadio das crianças.

“Nessa sexta-feira a comunidade recebe oficialmente uma nova Praça da Mônica totalmente reformada com canteiros, bancos e piso recuperados; muro central rebaixado para proporcionar uma maior visibilidade de toda a área. Brinquedos infantis, mesas e bancos para jogos foram instalados; toda iluminação foi revista; o espaço recebeu paisagismo, e o principal: o monumento da Mônica foi totalmente restaurado”, explica o engenheiro da SEDUR, Bismarck Cavalcante...

Prefeitura e SETAF firmam parceria em projetos implantados pelo governo do estado na zona rural de Juazeiro

Representantes do Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (SETAF) de Juazeiro estiveram nesta segunda-feira (25), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP) participando de reunião com o corpo técnico da secretaria com o objetivo de firmar parcerias para projetos em desenvolvimento. Técnicos dos dois órgãos mapearam as comunidades rurais de Juazeiro e as ações a serem desenvolvidas pelo governo do estado nessas localidades.

“O nosso objetivo é analisar e estudar projetos e ações desenvolvidas nas comunidades da zona rural de Juazeiro pelo governo do estado e buscar possibilidades conjuntas de desenvolver ações realizadas pelos nossos técnicos. Já estamos realizando alguns projetos a exemplo da distribuição de forragens para alimentação animal, mas queremos atuar de forma mais minuciosa, possibilitando o crescimento e a busca por melhorias para essas localidades”, explicou o titular da ADEAP, Tiano Felix...

PRIMEIRA FEIRA DE ORGÂNICOS DE JUAZEIRO ACONTECE NESTA QUINTA (28), NA PRAÇA CORDEIRO DE MIRANDA

Nesta quinta-feira, dia 28, na Praça Cordeiro de Miranda (onde está localizada a estátua de Santiago Maior) ocorrerá das 16 às 20 horas, a primeira realização da Feira de Orgânicos de Juazeiro.

Jeferson Matias Superintendente de Agricultura da ADEAP – Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária da Prefeitura de Juazeiro esteve no Programa Geraldo José nesta terça-feira (26) oportunidade em que explanou sobre a iniciativa da gestão Paulo Bomfim. “A finalidade é proporcionar uma opção para quem busca e deseja produtos orgânicos, uma vida mais saudável, além de estabelecer condições de comercialização aos produtores orgânicos do Vale do São Francisco. O espaço tem também o desejo de fidelizar a compra em um lugar específico para esta produção orgânica” pontuou...

SINDSEMP e Faculdade Anchieta oferecem palestras profissionalizantes aos servidores municipais associados

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (SINDSEMP) e a Faculdade Anchieta realizaram palestras profissionalizantes, na manhã e tarde da segunda-feira (25), para os servidores municipais associados, com os temas “Profissionais do Século XXI e Trabalho em Equipe/Relacionamento Interpessoal. A parceria entre o sindicato e a faculdade está sendo firmada com o objetivo de capacitar os servidores municipais, visando a valorização profissional e a melhor qualidade do serviço prestado à população.

Para a supervisora comercial da faculdade Anchieta, Emanuela Carvalho, a parceria com o SINDSEMP tem o propósito de agregar conhecimento, oferecendo ao servidor e familiares, descontos em cursos de pós-graduação. “Em um mundo cheio de escolhas, o conhecimento é essencial para que você se destaque, e foi pensando e se adaptando ao movimento dinâmico do mercado que a faculdade Anchieta criou o centro de pós-graduação, buscando firmar convênios com empresas que desejam incentivar a participação dos seus colaboradores. Além de facilitar o ingresso de seus funcionários, a empresa tem direito a palestras profissionalizantes, foi com essa ideia que viemos atrás do SINDSEMP”, completou...

Pernambuco incentiva programa de Regionalização do Turismo

Os municípios pernambucanos com vocação para o turismo ganharam um incentivo do Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, por meio da Empetur, para se inscrever no novo Programa de Regionalização do Turismo. Através de um intenso trabalho de sensibilização, pela primeira vez em 11 anos de existência do programa do Ministério do Turismo o Estado bateu recorde de inscrições com o número de 103 municípios. A participação no programa garante a entrada no Mapa do Turismo Brasileiro e a destinação de recursos federais de incentivo ao turismo para os municípios.
 
Entre janeiro e julho de 2017, o Ministério do Turismo abriu o sistema de inclusão de dados para a nova estrutura do Programa de Regionalização. Neste período, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, através da Empetur, convidou os municípios com perfil para o turismo para o início das inscrições. 

Entre os compromissos assumidos pelos municípios está a destinação anual de recursos orçamentários para o turismo, constituição ou reativação dos conselhos de turismo e elaboração de um Planejamento Estratégico Municipal de Turismo. Com a chegada de novos municípios pernambucanos ao Programa de Regionalização do Turismo, duas novas regiões turísticas foram criadas, "Sanfona, Aboio e Couro" e "Território da Poesia e Cantoria", totalizando 16 regiões turísticas.
 
A cada dois anos, haverá uma reavaliação do programa e os municípios deverão estar preparados para as novas exigências do Ministério do Turismo visando à permanência na lista.
 ..

Termina amanhã (27) prazo para sacar Bolsa Família de junho

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa que termina amanhã (27) o prazo para que os contemplados do Programa Bolsa Família saquem a parcela do benefícios do mês de junho/2017. Caso o valor não seja sacado até esta data limite o recurso retorna para o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA).

Se o beneficiário já possuir o cartão e senha, deve dirigir-se à casa lotérica para sacar o benefício. No caso de o beneficiário possuir o cartão, mas esqueceu a senha, é necessário ligar para o 0800 726 0207 e no mesmo dia comparecer à casa lotérica ou correspondentes bancários para efetuar o recadastramento da senha e saque da parcela do benefício...