Foram encontrados 43811 registros para a palavra: PR

Reunião do programa Univasf em Ação será realizada no Campus Senhor do Bonfim na segunda-feira (23)

Nesta segunda-feira (23), o Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) será palco da terceira reunião do programa Univasf em Ação. O encontro acontecerá no auditório do campus, a partir das 17h. Todos os estudantes, docentes e técnico-administrativos em educação estão convidados a participar.

Estarão presentes à reunião o vice-reitor Telio Nobre Leite; a chefe de Gabinete, Edilene Bezerra; o pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira; o assessor de Projetos Institucionais, Leonardo Cavalcanti; o assessor de Infraestrutura, Sérgio Motta; a secretária de Registro e Controle Acadêmico, Yariadner Costa Brito; e o prefeito Universitário, José Edilson dos Santos Júnior...

LUCAS RAMOS: "PRIVATIZAR A CHESF É COLOCAR O RIO SÃO FRANCISCO NA PRATELEIRA DE VENDA"

O deputado estadual Lucas Ramos (PSB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Chesf na Assembleia Legislativa de Pernambuco, participou da audiência pública realizada sexta-feira (20) em Floresta, no Sertão do Itaparica, que debateu o processo de privatização do Sistema Eletrobras, do qual faz parte a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. No debate, foram apresentadas opiniões contrárias à venda da estatal e reforçada a importância de manutenção da subsidiária nordestina como empresa pública. 

Durante a reunião, ocorrida na Câmara de Vereadores do município, Lucas apresentou os riscos que uma possível desestatização da Chesf pode representar para as políticas públicas de uso múltiplo das águas do Velho Chico. "Entendemos que a privatização coloca na prateleira de venda o Rio São Francisco e seus recursos, que garantem o abastecimento humano, desenvolvem a agricultura irrigada, a pesca artesanal e oferecem a energia elétrica que impulsiona a região Nordeste", afirmou. ..

Profissionais da prefeitura são capacitados para identificar trabalho infantil em Petrolina

O enfrentamento ao trabalho infantil, que já vem sendo intensificado em Petrolina, será ainda mais fortalecido. É que profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedesdh) participaram nesta semana de uma capacitação sobre as formas de identificação e de combate à exploração infantil.

Partiparam da capacitação, a gerente da Proteção especial de alta complexidade, Helena Brandão; a gerente da Proteção Especial de média complexidade, Laise Macedo, além de educadores sociais das Ações estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti); educadores sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ; conselheiros tutelares e a coordenadora do Aepeti, Mara Marilac que destacou a importância da capacitação...

6º BPM REALIZA PRISÃO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE E CETO PRENDE HOMEM ACUSADO PORTE DROGAS

O 6º Batalhão de Polícia Militar de Senhor do Bonfim, prendeu no  Bairro Brisas do Monte, após denúncia de direção perigosa o condutor de um veículo. Segundo os policiais o acusado encontrava-se em visível estado de embriaguez alcoólica e muito agressivo.

No veículo havia outras 4 pessoas, inclusive uma criança. Os policiais ainda foram desacatados; cerca de 10 pessoas, entre amigos e parentes dos ocupantes, aproximaram-se provocando uma confusão generalizada. Uma passageira chegou a agredir fisicamente um dos policiais. O acusado foi conduzido à delegacia de Polícia Civil e autuado em flagrante. ..

Professora da Rede municipal de Petrolina é destaque na fase estadual do Prêmio 'Professores do Brasil'

Da Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva, no bairro João de Deus, em Petrolina, a professora Nilza Pereira de Souza, foi selecionada entre os três melhores colados na fase estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil. A educadora foi inscrita na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais com um projeto sobre educação ambiental.

Com 'Não Deixe o Rio Morrer', Nilza concorreu com centenas de atividades desenvolvidas em escolas estaduais e municipais de Pernambuco. O prêmio, que é organizado pelo Ministério da Educação, incentiva premiar diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública...

Prefeitura de Limoeiro reinaugura praça Adalberto Moreira

Na noite deste sábado (21), a Prefeitura de Limoeiro em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Habitação, reinaugurou a Praça Adalberto Moreira, na Rua da Gameleira, em homenagem ao músico homônimo. Completamente restaurada com pintura, reposição do calçamento, mudanças na iluminação, nos bancos, canteiros e arborização, o evento contou com a presença do prefeito Joãozinho, da secretaria da pasta, Fabíola Pimentel, vereadores, o filho de Adalberto, Marco Pinto, família, amigos, companheiros de arte e de caminhada.

Emocionado, Marco Pinto agradeceu a todos que participaram e promoveram a realização das melhorias. "Ficamos muito contentes com o reconhecimento e a homenagem, considero um marco na história desse bairro. Nós morávamos na rua transversal e o reduto do meu pai era aqui: jogavam, tocavam músicas. Ele tinha um nome no município e agora restauraram a praça e vamos comemorar com a presença de nossos amigos. Estamos satisfeitos com o trabalho do prefeito e vamos mostrar nossa alegria através da música que é nossa forma de se expressar".

"Estar aqui é relembrar tantos momentos que passamos como São João, Carnavais e tantas outras memórias que vivenciamos", recorda o prefeito Joãozinho que partilha a alegria da reinauguração da praça com o saudoso nome do grande músico. Acrescenta ainda que ele "deixou a arte em sua geração, a exemplo de Marco Pinto e o ator Irandhir Santos que hoje representa Limoeiro, reconhecido em todo Brasil e no exterior. Adalberto moreira marcou época e esta foi nossa justa homenagem". ..

Gonzaga Patriota apresenta projeto de decreto legislativo que anula nova portaria do trabalho escravo no Brasil

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB-PE) apresentou, na última quarta-feira (18), um Projeto de Decreto Legislativo (PDL 805/2017) para anular novas regras do Governo para fiscalização do trabalho escravo. A portaria nº 1.129/2017, publicada no Diário Oficial da União na última segunda (16), determinou que jornadas extenuantes e condições degradantes, a partir de agora, só serão consideradas trabalho análogo à escravidão se houver restrição de locomoção do trabalhador. Tarefas forçadas, jornada exaustiva ou em condições degradantes não se enquadram mais à tipificação.

"Outro problema é que o regulamento passa a exigir o preenchimento de uma infinidade de requisitos, a maioria de caráter subjetivo, para enquadrar o trabalho escravo. Isso dificulta enormemente a configuração da ocorrência de uma ilegalidade e, consequentemente, torna inviável a sua fiscalização e punição. Não obstante, essa portaria estabelece um rol de atos burocráticos que impedem a lavratura de auto de infração, abrindo larga margem para impunidade", argumentou Gonzaga Patriota...

Genário Rabelo se reúne com Comitiva da União Europeia para discutir Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia

O Presidente do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) e Prefeito de Canudos, Genário Rabelo, esteve quinta-feira (19) com membros da União Europeia (UE) para discutir a implementação do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. O encontro aconteceu na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB) e contou com a presença de outros prefeitos baianos que dialogaram sobre os impactos globais e ações de sustentabilidade nos municípios.

Os membros da UE buscam o comprometimento dos prefeitos com programas de baixa emissão de carbono preparando os municípios e financiando o desenvolvimento de políticas públicas para o clima e energia renovável...

EMEI Maria Suely Medrado Araújo promove desfile pelos 48 anos do bairro Tabuleiro

Bonito desfile na manhã deste sábado (21) marcou as comemorações dos 48 anos de fundação do Bairro Tabuleiro. O desfile contou com a participação da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Suely Medrado Araújo em comemoração à data. A população acompanhou atenta a participação dos pequeninos em data tão significativa para a comunidade. ..

Zó presta homenagem a Bule-Bule através de Moção na Assembleia

Na última terça-feira (19), o deputado estadual Zó (PcdoB) deu entrada em uma moção de aplauso na Assembleia Legislativa da Bahia para homenagear  o músico, repentista, escritor e poeta Antonio Cardoso, Bule-Bule, pelos seus 70 anos de idade e 50  de carreira.

De acordo com Zó, a moção é um singelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados na cultura da Bahia, pois Bule-Bule é uma referência da cultura sertaneja e nordestina...

Ivete Sangalo vai às lágrimas no Caldeirão do Huck: 'Um dos presentes mais lindos que ganhei na vida'

Ivete Sangalo teve uma tarde de extrema emoção no Caldeirão deste sábado, 21/10, no quadro "Visitando o Passado". Depois de fazer uma surpresa para uma fã, a cantora acabou surpreendida por Luciano Huck ao ser presenteada com a réplica do apartamento que morou com a família em Salvador, nos anos 80. Assim que pisou no cenário, a nossa musa ficou muito emocionada! "Foi um dos presentes mais lindos que já ganhei na minha vida", agradeceu Ivete.

Veja todos os vídeos AQUI..

MORADORES DOS RESIDENCIAIS RECLAMAM MAIS UMA VEZ DE QUEIMA DA PALHA DA CANA NA AGROVALE QUE PROMETE INVESTIGAR

João Marckos e João Paulo de Souza Bispo entraram em contato com o Blog na tarde deste sábado (21) para relatar mais uma situação absurda provocada pela empresa Agrovale e que está afetando diversos bairros em Juazeiro, especialmente os mais próximos da empresa, a exemplo dos Residenciais Juazeiro I, II e III. Confira a mensagem de João Paulo:

Geraldo,..

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência entrega mais uma cadeira de rodas pelo Projeto ‘Mobilize-se’

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) e a Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) fez a entrega de mais uma cadeira de rodas adquirida através da primeira etapa do programa ‘Mobilize-se’, idealizado pelo próprio conselho desde o início do ano.

A beneficiada foi a aluna Ana Beatriz Ferreira Medrado, de 12 anos, da escola Cremildes Brandão.  A presidente do Conselho Emanuela Mariano destacou que o objetivo do projeto é fazer com que as pessoas com deficiência possam exercitar seu direito de ir e vir. “A alegria no rosto da criança é visível ao saber que vai ter mais acesso a todos os espaços da escola junto com seus amiguinhos”, ressaltou. Nesta primeira etapa, já foram entregues 3 cadeiras de rodas...

Crise faz prefeitos fecharem as portas e buscar ajuda na Assembleia nesta quinta (26)

Movimento Pró-Município chama atenção para queda de receita e situação financeira

Após reunião entre a Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Consultivo da UPB – Presidentes de Associações e Presidentes dos Consórcios, quinta-feira (19), ficou decidido que os prefeitos baianos realizarão uma grande mobilização na próxima quinta-feira (26) – as prefeituras do estado fecharão as portas, mas os serviços essenciais serão mantidos...

Nova etapa do Projeto Cisternas é iniciada em Sento-Sé

O Projeto Cisternas segue proporcionando mais qualidade vida aos homens e mulheres do campo que precisam viver e produzir no semiárido. Após alcançar 100% da meta na construção de barreiros nos municípios de Remanso, Curaçá, Canudos, Casa Nova, Uauá, Sobradinho e Remanso, o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) deu início a mais uma etapa de construção de barreiros em Sento-Sé. 

Em 2016 foram entregues 50 barreiros no município e nesta próxima etapa mais 52 famílias serão beneficiadas gratuitamente com construção da tecnologia, capaz de armazenar até 500 mil litros de água, em suas propriedades...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina atualiza protocolo de SEPSE

O Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina buscando prestar uma assistência de qualidade aos seus usuários procura constantemente a atualização dos seus profissionais e dos protocolos de cuidado à saúde que guiam o serviço. Nesta semana, por exemplo, foi a vez da atualização do protocolo de SEPSE, que existe desde 2014. 

Para isso, a direção se reuniu com a equipe de saúde voltada à assistência da mulher e todos puderam dar a sua contribuição de acordo com a experiência vivenciada em cada setor. As recomendações contidas no protocolo são baseadas nas diretrizes da Campanha Internacional de Sobrevivência à SEPSE e visa o tratamento de pacientes das unidades de internação e de terapia intensiva. ..

Secretaria de Educação apresenta o programa EJA em Campo Alegre de Lourdes

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte realizou hoje (20/10) uma reunião na biblioteca municipal para a apresentação do programa do Governo Federal EJA (Educação de Jovens e Adultos), em Campo Alegre de Lourdes. O EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos, e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e/ou Médio na idade apropriada.

A reunião tratou a respeito do funcionamento do programa e sua formação pedagógica e, contou com a presença da Secretária de Educação Jeane Almeida Rodrigues, técnica e coordenadora do programa Elisângela Castro, Iene Ferreira e Elissandra Castro do setor psicopedagógico, coordenadores das turmas e professores...

Água, meio ambiente e cidades foram temas do 2º dia do Encontro Preparatório de Juazeiro

"Se vocês querem melhorar o nível de chuvas da sua região, têm que começar a plantar árvores já". Esta foi a recomendação do engenheiro químico e consultor em saneamento e meio ambiente Celso Luís Giampá, durante a Mesa Redonda Água e Meio Ambiente, do Encontro Preparatório para o Fórum Mundial da Água. Autor do livro Água: a próxima guerra, ele foi categórico ao dizer que para assegurar o abastecimento de água é preciso ter atitudes mais sustentáveis.
 
Isso tem a ver com o ciclo hidrológico, que é afetado com o corte de árvores. Um dos fatores que provocam chuvas são os chamados "rios voadores", enormes massas de vapor d'água vindos na atmosfera que em condições propícias precipitam. O problema é que estes rios não são somente alimentados por água que vem dos oceanos, rios e lagoas, mas também por umidade resultante da evapotranspiração das plantas.
 
Ressaltando que o Brasil é um país privilegiado pela grande quantidade de água doce disponível e pelo fato de a maioria dos seus rios estarem localizados inteiramente dentro do território nacional, ele enfatizou também a  necessidade de  políticas de uso racional da água serem efetivadas e se tornarem prática constante dentro do país. "A água não nasce da torneira. Infelizmente, o povo só percebe que temos um problema de água quando abre a torneira e não sai água. É só aí que as pessoas vão começar a se manifestar", apontou.

O Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o Fórum Mundial da Água está acontecendo em Juazeiro, no Complexo Multieventos da Univasf. Profissionais da área tecnológica de todo o Brasil estão reunidos para debater temas pertinentes ao uso sustentável da água e preservação dos recursos hídricos até à noite desta sexta-feira (20). O evento visa coletar sugestões do Nordeste para levar até o Fórum Mundial da Água, que acontece em Brasília entre 18 a 23 de março de 2018, e é uma realização do Sistema Confea/ Crea com apoio da Mútua...

Salvador é a primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global pelo clima

Aconteceu ontem quinta-feira, dia 19 de outubro, na União dos Municípios da Bahia (UPB), o debate com a representação internacional sobre o Pacto Global de Prefeitos para o Clima e Energia, evento realizado pela UPB e pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Salvador se tornou a primeira cidade da América Latina a aderir ao Pacto Global dos Prefeitos Pelo Clima e a Energia, iniciativa que busca permitir uma maior colaboração entre as cidades de todo o mundo com o objetivo de construir conexões e aumentar a oferta de financiamento para apoiar e capacitar a administração pública na ação local pelo clima e energia renovável...

Ciro Gomes diz que senador Aécio é um cadáver político e tem que ser enterrado

O pré-candidato a Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, atacou possíveis postulantes de outros partidos ao posto durante um almoço com empresários na Firjan, no centro do Rio, ontem (19). Sobre Marina Silva, o ex-governador do Ceará disse que não a vê com energia para a disputa e que, além disso, "o momento é muito de testosterona", hormônio masculino. Também dirigiu críticas aos tucanos Geraldo Alckmin, João Doria e Aécio Neves, a quem chamou de "cadáver político".

Ciro disse que Aécio "continua dando as cartas" e afirmou que o PSDB insiste em não tirá-lo do comando do partido...