Foram encontrados 43821 registros para a palavra: PR

VESTIBULAR UNEB 2018: Candidatos concluem provas; gabaritos serão divulgados nesta quarta (20)

A UNEB concluiu, na manhã desta segunda-feira (18), a aplicação das provas do Vestibular 2018 na capital e no interior do estado. Participaram deste segundo dia 33.748 candidatos, registrando o índice de abstenção total de 19,2% (8.047). A universidade verificou o menor número de ausentes dos últimos anos e não constatou intercorrências graves, confirmando a projeção deixada pelo início do certame.

"O vestibular ocorreu em clima de tranquilidade e a lisura do processo foi assegurada. Registramos também uma queda significativa do índice de abstenção, se considerarmos os últimos três vestibulares", destacou o reitor da UNEB, José Bites de Carvalho. Hoje foram aplicados os exames de matemática e ciências da natureza (física, química e biologia). Os candidatos tiveram 4h para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h do início.

Aproximadamente 2.700 profissionais trabalharam para garantir a realização do certame. As provas foram aplicadas em 24 estabelecimentos da capital e 66 do interior do estado, contemplando as 24 cidades onde a universidade possui campus.

Resultado e concorrência..

Descaso: Cachorros no Parque Josepha Coelho e cavalos na Praça da Catedral em Petrolina

Este Blog tem denunciado através de reportagens que o município de Petrolina esta perdendo o controle com o grande número de cavalos, jumentos, cachorros e pombos, nas ruas e avenidas. Leitores enviam toda semana fotos de animais soltos nas ruas da cidade. Nesta segunda-feira (18), a invasão aconteceu na Praça da Catedral, centro de Petrolina. O espaço fica aberto para o setor responsável da Prefeitura esclarecer sobre as ações que podem ser tomadas para não assistirmos mais cenas como estas das fotos...

METEOROLOGISTA PREVÊ CHUVAS NO SEMIÁRIDO EM 2018

O verão - que começa na próxima quinta-feira, 21 - promete ter um regime de chuva regular na maior parte do país, sem grandes extremos como secas ou enchentes. A previsão é do meteorologista Luiz Cavalcanti, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Brasília. "A perspectiva é de muitas chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e particularmente na Região Sul. É um período que, essencialmente, é muito chuvoso. Estamos com chuvas bem marcantes e a tendência é que o verão permaneça como está terminando a primavera, com muita chuva nessas regiões”, disse.

Segundo o meteorologista, o fenômeno conhecido como La Niña, quando ocorre o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, este ano é predominante, mas com pouca intensidade, o que deve contribuir para garantir uma normalidade climática no Brasil. Inclusive, haverá chuva no semiárido do Nordeste, que sofre com seca há sete anos...

Artigo: O Brasil precisa de políticas públicas de combate às drogas, por Gonzaga Patriota

Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética, que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso, técnicas especiais. Elas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais.

O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranqüilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. É um conjunto de fenômenos fisiológicos, comportamentais e cognitivos, no qual o uso de uma substância ou uma classe de substâncias alcança uma prioridade muito maior para um determinado indivíduo, do que outros comportamentos que antes tinham mais valor. Uma característica central da síndrome da dependência é o desejo (freqüentemente forte e algumas vezes irresistível) de consumir drogas psicoativas, as quais podem ou não ter sido prescritas por médicos...

Ex-alunos do Colégio Estadual de Petrolina preparam o 4º Encontro em 2018

Vai acontecer no dia 03 de fevereiro de 2018, o quarto encontro dos ex-alunos  do Colégio Estadual de Petrolina. A programação consta de Missa de Ação de Graças e muita música. Detalhe: entre os ex-alunos estão Aldy Carvalho e Humberto Barbosa, dois cantores e compositores. O cantor e compositor Maciel Melo também é um dos ex-alunos. 

Um dos organizadores do encontro, Aldizio Barbosa, diz que são esperados mais de 99 pessoas. "São amigos que moram em São Paulo, Salvador, Natal, Recife, Curitiba enfim de todos os lugares desse Brasil. O mais importante é confraternizar e marcar o próximo encontro, sempre para relembrar nossas boas histórias", diz Aldizio...

Homem é preso acusado de agredir a própria mãe em Petrolina

A Guarda Civil Municipal (GCM) recebeu um chamado da Rua Rajada, no bairro Gercino Coelho. A ideia era averiguar um veículo que estava com o som muito alto, onde o condutor estaria, supostamente, embriagado. No local, a GCM apurou que o homem identificado como Luciano Vidal de Souza, de 53 anos, estava descontrolado a ponto de gritar várias vezes que iria matar a própria irmã que tentava acalmá-lo. De acordo com informações, momentos antes, por volta das 9h30 do domingo (17), Luciano já havia agredido a própria mãe, de 93 anos, com tapas e empurrões, o que motivou a família a acionar a GCM.

Imediatamente, os guardas municipais deram voz de prisão a Luciano que foi contido e conduzido à Delegacia da 213ª Circunscrição da Polícia Civil em Petrolina, localizada no bairro Ouro Preto. No local, ele foi apresentado à autoridade policial de plantão para a tomada das providências legais cabíveis ao caso...

Carlos Neiva pede desligamento da Prefeitura de Juazeiro e diz: Sempre acreditei que há o tempo certo para tudo na vida

" Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou..." Eclesiastes 3:1-8.

Na vida temos que cumprir ciclos, viver buscando fazer o melhor por onde passarmos e sair da melhor forma possível levando consigo só as boas lembranças, as amizades construídas e a certeza do dever cumprido...

Temer desmonta programa de saúde mental que era modelo para o mundo, indigna-se Valmir

Uma decisão do governo do presidente Michel Temer (PMDB) pode fazer com que pacientes com transtornos mentais voltem a ser internados em hospitais psiquiátricos no Brasil. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), o desmonte de um dos programas de saúde mental mais bem-sucedidos do mundo e que era modelo para diferentes países tem preocupado ativistas e profissionais da área. O governo passa a limitar os recursos para unidades que trabalham com a reinserção psicossocial de pessoas, como serviços residenciais terapêuticos, e passa a aumentar o gasto com hospitais psiquiátricos. Nesta sexta-feira (15), o parlamentar petista disse que o Ministério da Saúde agiu à revelia e não considerou nem mesmo a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do Sistema Único de Saúde (SUS) nem os órgãos envolvidos.

"Na última reunião da CIT [realizada na quinta, 14 de dezembro, em Brasília] não houve sequer debates. As mudanças na política de saúde mental foram aprovadas por meio de uma portaria do Ministério da Saúde. Isso é de um atraso sem tamanho, não ouviram a classe. Todos estão horrorizados, essa portaria vai impor sérios retrocessos no tratamento de pacientes com transtornos mentais e a usuários de álcool e drogas. O temor agora é que retorne as internações de pessoas com transtornos em hospitais psiquiátricos. Precisamos é reforçar os laços familiares e em comunidades para modificar o que não deu certo todo esse tempo de dor e sofrimento das famílias. Não tem como Temer agir sempre dessa forma, é preciso reagir urgentemente", pontua Valmir...

Saúde em Afrânio é premiada

O  Prêmio Destaque 2017,  foi conferido a Afrânio pela VIII GERES - Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, pelo município ter se destacado na área Atenção a Saúde.

O prefeito Rafael Cavalcanti foi bastante parabenizado com mensagens de reconhecimento de profissionais de outros municípios pelos  números em saúde terem se destacado na reunião periódica da CIR - Comissão de Intergestores Regionais. "Estamos no caminho certo. Mostrando resultado e plantando trabalho para, muito em breve, colhermos mais ações positivas que venham melhorar a vida dos afranienses, "comemora o prefeito Rafael que também parabenizou todos os profissionais da Saúde pela conquista do prêmio...

Chile: Em segundo turno, Piñera vence eleição presidencial com margem folgada

Sebastian Piñera venceu com boa margem a eleição presidencial para o Chile. Seu rival, Alejandro Guillier, reconheceu a derrota e disse que contactou Piñera para parabenizá-lo. Segundo a apuração oficial, com praticamente 100% das urnas apuradas, Piñera tinha 54,6% dos votos, enquanto Guillier estava com 45,4%.  No primeiro turno, ele era o favorito, mas obteve 36% dos votos, enquanto seu maior rival não foi Alejandro Guillier, que teve 22% dos votos, mas a abstenção, que chegou a 46%. O índice de abstenção tem aumentado desde que o voto deixou de ser obrigatório no país, em 2012. No primeiro turno, a taxa foi recorde: dos 14 milhões de chilenos habilitados a votar, apenas 6,7 milhões compareceram às urnas ..

Sesi/PE prorroga inscrições para últimas vagas em cursos gratuitos até 11 de janeiro

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) prorrogou, até 11 de janeiro, as inscrições para o processo seletivo simplificado 2018 do programa Educação Básica articulada com a Educação Profissional (Ebep). A iniciativa, destinada aos filhos de trabalhador da indústria de baixa renda, possibilita que o estudante realize gratuitamente o Ensino Médio e um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial de Pernambuco (Senai/PE) para facilitar o início da vida profissional. Das 118 vagas que restam, as últimas 08 são para o curso de Eletromecânica em Araripina, no Sertão. As demais vagas estão na Região Metropolitana do Recife. Mais informações pelo telefone 0800.600.9606 ou no site www.pe.sesi.org.br.

“É uma ótima oportunidade para os moradores de Araripina garantirem uma Educação de qualidade para seus dependentes e prepará-los para mercado de trabalho, quando concluírem os estudos”, afirma a gerente de negócios do Sistema Fiepe, Alba Núsia Mendes. Ela lembra que 85% dos alunos do Ebep conseguem emprego ainda no primeiro ano de formado. Neste ano os alunos também terão direito ao material didático e fardamento gratuitos...

Nome do novo Superintendente  da 6ª Região da CODEVASF pode ser anunciado nos próximos dias


De acordo com informações colhidas pelo Blog Geraldo José, um novo nome deve ocupar a 6ª Superintendência da Codevasf, em Juazeiro, em tempo breve. A indicação, de acordo com fontes muito próximas ao deputado Elmar Nascimento (DEM), deve prestigiar o grupo do prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, que se aproximou do grupo comandado pelo prefeito de Salvador, ACM Neto e pleiteia o cargo.

De acordo com as informações o nome indicado seria o de Tum, irmão do prefeito Wilker Torres, que tem sido anunciado como possível candidato a deputado estadual nas eleições que se aproximam. Confirmada a disposição de concorrer na eleição de 2018, Tum teria que se desligar da função já no início do ano que vem, cumprindo as determinações da lei eleitoral. 

Se a informação se confirmar o ex-deputado Misael Neto deixaria o cargo que ocupa, também por indicação de Elmar. Misael Neto está à frente da Superintendência, em Juazeiro, desde o dia 22 de julho de 2016, com pouco mais de um ano na função.  ..

Univasf: Estudante de Engenharia Elétrica recebe prêmio de Tecnologia e Inovação do CREA-BA

O estudante Audenor Júnior, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), recebeu o Prêmio Arlindo Fragoso de Tecnologia e Inovação, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA). Audenor conquistou o terceiro lugar na Modalidade 2 do prêmio com o projeto de Iniciação Científica que desenvolve, intitulado “Análise e classificação de tumores cerebrais em imagens de ressonância magnética” e recebeu R$ 5 mil para investir em sua pesquisa.

Ele recebeu a premiação, concedida a projetos que possuam características inovadoras e que apresentem potencial de introdução no mercado, na última segunda-feira (11), na sede do CREA-BA, em Salvador (BA). A pesquisa consiste em um algoritmo computacional, ou programa de computador, que detecta tumores cerebrais a partir de imagens de ressonância magnética...

UNEB realiza 1º dia de provas do Vestibular 2018 com participação de 82% dos inscritos

Na manhã deste domingo (17), candidatos participaram do primeiro dia de provas do Vestibular UNEB 2018. O clima registrado pela universidade foi de tranquilidade e segurança na capital e no interior do estado. Hoje foram aplicados os exames de língua portuguesa (incluindo literatura brasileira), língua estrangeira (inglês, espanhol ou francês) e ciências humanas (história, geografia e atualidades), além da redação. 

Participaram deste primeiro dia 34.338 candidatos. O índice de abstenção registrado foi de 17,8% (7.457), significativamente inferior ao verificado em igual dia dos vestibulares anteriores: 2017.2 (29,7%) e 2016 (25,3%). Os candidatos tiveram 4h30 para concluir as provas e só puderam deixar os locais após 2h de exame. Aproximadamente 2.700 profissionais estão trabalhando para garantir a realização do certame. ..

Ninguém acerta dezenas e prêmio da Mega-Sena acumula para R$ 43,5 milhões

O concurso 1.997 da Mega-Sena, que aconteceu neste sábado (16), terminou sem ganhadores e acumulou o prêmio para R$ 43,5 milhões. O sorteio aconteceu em Bragança Paulista (SP), quando saíram os números 01-07-14-31-35-46. Apesar do insucesso com a Mega-Sena, a Quina teve 86 acertadores. Cada um vai levar R$ 36.389,62. Outras 6.280 pessoas ganharam na Quadra, cada uma levando R$ 711,89.  ..

Atleta Juazeirense Rafaela Augusta brilha em Maceió e chega entre os primeiros em Maratona Aquática

A atleta Juazeirense, Rafaela Augusta, cmpriu sua missão em Alagoas e retorna a Juazeiro com mais um troféu importante, conquistado neste domingo em Maceió...

UAUÁ: EM ASSEMBLEIA PROFESSORES CONCLAMAM POR AUDIÊNCIA PARA DEBATER O REORDENAMENTO DA REDE.

Na última quinta-feira, dia 14, os professores da rede municipal de Uauá se reuniram em assembleia geral na sede da APLB para discutir e deliberar sobre o reordenamento da Rede Municipal de Educação uma proposição da atual gestão. Logo após uma grande discussão, a categoria decidiu por unanimidade:

1. Solicitar uma audiência, urgente, junto à secretaria de Educação para debater o reordenamento da Rede Municipal de Educação com a participação de todos os professores;..

TJBA prorroga até a próxima terça (19) Semana de Conciliação de débitos com o ICMS

O Tribunal de Justiça do Estado (TJBA) prorrogou até a próxima terça-feira (19) a Semana de Conciliação para os contribuintes do ICMS com débitos tributários cobrados tanto na esfera administrativa quanto na judicial. Após o encerramento do mutirão, o contribuinte em débito com o fisco estadual pode ainda aproveitar as condições especiais até o dia 22, para pagamento à vista, e até o dia 29, para parcelamento. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do Estado para consultar o débito, simular parcelamento e até emitir o documento de arrecadação.

Os atrativos ao acordo com o Estado incluem 70% de desconto em multas e acréscimos moratórios, para pagamento à vista, e 50% para parcelamento em até 12 meses. Para os contribuintes que estavam à espera dessas condições especiais, o TJBA e a Sefaz-Ba fazem um alerta: oportunidade igual só poderá se repetir em 2021. Isso porque, ao aprovar as condições especiais de negociação com os contribuintes, o Confaz – Conselho Nacional de Política Fazendária estabeleceu que os estados deverão cumprir um intervalo de quatro anos para voltar a oferecer descontos na quitação de débitos tributários.

O mutirão fiscal acontece nas seguintes varas da Fazenda Pública: 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 9ª, 10ª e 11ª de Salvador, 1ª e 2ª de Feira de Santana, 1ª de Barreiras, 1ª de Camaçari, 1ª de Ilhéus, 1ª de Itabuna, 1ª de Juazeiro, 1ª de Lauro de Freitas, 1ª de Simões Filho e 1ª de Vitória da Conquista. Também participam do mutirão a 1ª Vara Criminal de Itamaraju e a 2ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais de Teixeira de Freitas.

Combate à sonegação - A chance de evitar problemas na esfera judicial é outro fator a ser considerado pelos contribuintes com impostos em atraso: junto com o apelo à regularização espontânea representado pela Semana de Conciliação, o TJBA está acelerando o julgamento dos processos relativos a débitos tributários, como parte de uma série de iniciativas do poder público com o objetivo de potencializar as ações de recuperação de créditos tributários.

Em novembro, o TJBA decidiu instaurar ação penal a partir de denúncias oferecidas pelo Ministério Público Estadual (MPBA) contra empresários que, juntos, deixaram de recolher aproximadamente R$ 26 milhões ao fisco. O MPBA, por sua vez, anunciou a ampliação do cerco aos sonegadores, com o ajuizamento de dezenas de ações penais contra empresários dos ramos de combustíveis, alimentos, vestuário e brinquedos, que não repassaram à Fazenda Pública o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido aos consumidores. 

Já a Procuradoria Geral do Estado também vem dando maior celeridade à tramitação de processos de cobrança tributária em seu âmbito de atuação. Estas iniciativas acontecem no âmbito do Cira (Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos), que reúne o TJBA, o MPBA, a PGE e as secretarias estaduais da Fazenda, da Segurança Pública e da Administração. Ao todo, R$ 200 milhões já foram recuperados para os cofres públicos desde 2014 como resultado da atuação do Cira...

Com incentivo da prefeitura, empresários apadrinham crianças carentes de Petrolina

Dezenas de crianças carentes de Petrolina tiveram suas rotinas transformadas graças a um projeto da prefeitura que vem estimulando o apadrinhamento dos pequenos petrolinenses assistidos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Batizado de ‘Padrinho Legal’, o projeto implementado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, aproxima empresários da região a famílias de baixa renda. Após o apadrinhamento, o ‘padrinho’ passa a fazer doações que incluem café da manhã e cestas básicas às famílias de seu apadrinhado...

Prefeito Paulo Bomfim e presidente do Constesf cobram de prefeitos e vereadores da região celeridade no processo para a construção da Policlínica Regional

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu na tarde desta sexta-feira, 15, com o presidente do Consórcio Sustentável do Território Sertão do São Francisco (Constesf) e também prefeito de Canudos, Geo Rabelo. Juntos, ligaram para os demais colegas gestores para pedir celeridade e apoio efetivo das Câmaras Municipais para que a Policlínica Regional tão logo seja instalada.

A instalação da Policlínica Regional será de grande importância para a melhoria dos serviços de saúde à população, é o que prevê o  prefeito Paulo Bomfim. “Hoje nós temos a Rede Peba, onde atendemos mais de 50 municípios. Criando um Consórcio de Saúde, os municípios do lado baiano terão mais acesso aos médicos especialistas, pois é esta a preocupação do Governador Rui Costa, pensar no povo da Bahia, com todo respeito ao Estado vizinho. Os prefeitos e vereadores precisam se sensibilizar e fazer com que a Lei de adesão ao consórcio e modelo da gestão e funcionamento da unidade de saúde sejam aprovadas o quanto antes. Outras regiões no Estado já foram beneficiadas e tiveram melhoras significativas”, garante o prefeito de Juazeiro...