Foram encontrados 41848 registros para a palavra: só

Juazeiro e Petrolina voltam a registrar temperatura acima de 35 graus

A região de Juazeiro e Petrolina estava nos últimos dias com um clima ameno, até mesmo considerado fora das características do sertão. Agora vem registrando altas temperaturas com máximas de até 38º C e sensações térmicas que superam os 40º C. A umidade relativa do ar, chega a 15% em algumas localidades, sendo que o ideal é que fique acima de 30%. A noite de ontem a temperatura média foi de 30 graus.

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sensação térmica fica cerca de três graus acima da temperatura registrada e supera os 40º C. Sombrinhas são a salvação para muita gente que não está conseguindo encarar os efeitos do sol. A alta temperatura faz com que o índice de umidade relativa do ar chegue a 17% nos municípios. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) entende que de 30% para baixo já pode trazer transtornos, como problemas respiratórios, principalmente em idosos e crianças"...

Assalto violento destrói carro forte e deixa dinamite intacta sobre a pista


Assaltantes voltaram a agir no Vale do São Francisco, nesta segunda-feira (09), explodindo de forma violenta mais um carro forte.

A explosão destruiu completamente o veículo que ficou destroçado sobre a pista na BR 428, entre Petrolina e Lagoa Grande, nas proximidades da entrada do distrito de Nova Descoberta...

Professora que morreu para salvar alunos recebe Ordem do Mérito

O presidente Michel Temer concedeu a Ordem Nacional do Mérito à professora Heley Abreu Batista, de 43 anos, que ajudou no resgate das crianças que sobreviveram ao ataque a uma creche de Janaúba (MG) semana passada. A honraria será concedida em homenagem ao ato de heroísmo da professora, que não sobreviveu às queimaduras e morreu ao tentar salvar os alunos. 

Em nota, a Presidência da República informou que a honraria é concedida a pessoas que deram exemplos de dedicação ao país. "Este é o caso da professora Heley Batista, que sacrificou sua própria vida para salvar a vida de seus alunos, em um gesto de coragem e de heroísmo que emocionou a todos", diz a nota...

PESQUISADOR DA UPE CAMPUS PETROLINA, LANÇA LIVRO SOBRE MANUSCRITOS DO MAR MORTO

O pesquisador Professor Fernando Mattiolli, Doutor em História Antiga, lançou nessa semana em Petrolina, o livro organizado pelo ele titulado "Manuscritos do Mar Morto: 70 anos de descoberta". A obra, completa agora a última etapa de seu trabalho em comemoração septuagésimo aniversário dos manuscritos e é fruto de um trabalho conjunto com alguns dos mais importantes pesquisadores brasileiros e grandes nomes internacionais na investigação desses textos antigos, que nos ajudam a recriar o cenário da Judeia dos dias da formação da Bíblia e de Jesus de Nazaré.

Os capítulos falam sobre as pesquisas já realizadas no Brasil sobre os manuscritos, sobre o papel da mulher entre o grupo que redigiu os textos, sobre as diferenças existentes nas Bíblias que temos hoje para com aqueles que são os textos "originais", entre outros assuntos...

Ministério da Integração emite Nota de Esclarecimento sobre vandalismo no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco

Nota de Esclarecimento

O Ministério da Integração Nacional vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:..

Lago Sobradinho: maior reservatório de água do Nordeste está secando

Dos grandes rios brasileiros, o São Francisco é o maior e um dos mais importantes. Para 12 milhões de pessoas, o Velho Chico é um pai generoso: mata a sede, a fome, produz frutas, energia. Mas o pai anda muito doente. É como se o rio estivesse sofrendo de anemia grave. 

Em uma viagem de mais de mil quilômetros, o Fantástico mostrou um Rio São Francisco quase irreconhecível. Nem os afluentes estão ajudando como antes. Na lagoa de Itaparica, a seca matou mais de 500 toneladas de peixes. O nível da barragem de Sobradinho é de menos de 4% do volume normal. Se chegar a zero, as turbinas param de funcionar...

ESPAÇO DO LEITOR: Agentes de endemias se manifestam contra secretárias de saúde e de gestão em Pessoa em Juazeiro; Veja na íntegra:

Nós Agentes de Endemias recorremos mais uma vez a esse espaço, para expressar o nosso sentimento de repúdio com a Gestão Municipal, à Secretária de Saúde Fabíola Ribeiro e à Secretária de gestão em Pessoa Angelita Carvalho.

O motivo de nossa indignação foi a forma arbitrária, desrespeitosa, vingativa  e exagerada, cortando valores absurdos dos salários dos Agentes que aderiram a paralisação encabeçada pelo SINTRAB. Os descontos variam de R$ 252,00  a 466,30 deixando assim os servidores impossibilitados de cumprir com suas obrigações financeiras.

Ao contrario do que a Srª Fabíola relata, nós temos sim vários motivos para estar paralisados, e os principais deles são:  ..

Mais de 250 toneladas de excesso de peso são verificadas em operação no Agreste

Um caminhão roubado foi recuperado e 75 comprimidos de "rebite" apreendidos

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 259 toneladas de excesso de peso no transporte de cargas, durante uma operação realizada entre os dias 05 e 07 de outubro, em Caruaru e São Caetano, no Agreste de Pernambuco.  Intitulada de OTEPED (Operação Temática de Peso e Dimensões), a ação teve como objetivo reforçar as ações de fiscalização a caminhões, além de coibir fraudes verificadas em documentos fiscais...

Pesquisadores do IF Sertão distribuem mudas medicinais orgânicas e orientam sobre seu uso correto no Projeto de Assentamento Catalunha em Santa Maria da Boa Vista-PE

Pesquisadores do IF Sertão, campus Petrolina Zona Rural, realizam distribuição de mudas medicinais orgânicas e orientam sobre seu uso correto no Projeto de Assentamento Catalunha no Município de Santa Maria da Boa Vista- PE

A utilização das plantas medicinais é uma prática desde os primórdios da civilização. Na pré-história, o homem procurava amenizar suas dores ou tratar suas moléstias através da ação dos princípios ativos existentes nos vegetais. Segundo o pesquisador Teonis Batista da Silva esse projeto é de suma importância para a comunidade sendo uma alternativa de um princípio ativo de fácil acesso. Esse projeto é desenvolvido sobre a orientação da professora Dra. Flávia Cartaxo Ramalho Vilar, ao lado de estudantes de Agronomia...

Fazendários paralisam quatro postos fiscais nesta segunda (09), em Feira de Santana, Juazeiro, Paulo Afonso e Rio Real

Os fazendários vão paralisar nesta segunda-feira, dia 9 de outubro, quatros postos fiscais da Secretaria da Fazenda da Diretoria de Administração Tributária na região Norte (DAT Norte): Angelo Calmon (Feira de Santana), Francisco Hereda (BA-PE, em Juazeiro), Heráclito Barreto (BA-AL, em Paulo Afonso) e Fernando Presídio (BA-SE, em Rio Real/Loreto). A ação ocorrerá das 8h às 20.

O movimento faz parte do calendário de mobilização da categoria que inclui ainda paralisações, nesta terça (10), em todos os postos de atendimento nos SACs e nas Inspetorias fazendárias das cidades deAlagoinhas, Cruz das Almas, Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha e Valença. Este protesto se repetirá na região Região Metropolitana e na capital, nos dias 17 e 18 de outubro, culminando com uma paralisação geral, que vai acontecer dia 26/10, com ato e assembleia no Prédio-sede da Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), no Centro Administrativo, em Salvador.  ..

Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar é inaugurado em Campo Formoso

Mais um espaço para beneficiar a população foi inaugurado na última sexta-feira (06), em Campo Formoso. Trata-se do primeiro Núcleo de Geração de Renda e Convivência Familiar, localizado no Bairro São Francisco, que vai funcionar a partir desta segunda-feira (09) recebendo inscrições para quem quiser fazer atividades físicas, dança de salão, aula de canto, cursos de alfaiataria, costura, crochê e muitos outros serviços tudo de forma gratuita.  O espaço conta com um amplo salão para realização de atividades artísticas, sala de costura e alfabetização.

O evento contou com a presença da prefeita, secretários, vereadores e a população em geral. Para abrilhantar esse momento especial, os grupos de idosas de Tuiutiba e as mães dos alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da sede fizeram uma apresentação especial para o momento. Na ocasião, a prefeita assinou a ordem de serviço para a reforma de 55 escolas da sede e interior juntamente com os secretários de Infraestrutura e Educação e o representante da JNS Engenharia vencedora da licitação para as obras. ..

Estado divulga resultado final do concurso da Polícia Militar e Bombeiros da Bahia

O Governo do Estado divulgou no Diário Oficial da Bahia neste sábado (7) o resultado final e a homologação do concurso público para provimento de vagas dos quadros de pessoal da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. A seleção teve duas etapas: provas objetivas e prova discursiva. Após a publicação do resultado final, serão realizados os exames pré-admissionais, de caráter eliminatório. Os candidatos aprovados passarão por avaliação psicológica, exames médico-odontológicos, teste de aptidão física, exame de documentação e investigação social.

A conclusão e aprovação no curso é requisito para graduação em soldado da PM e do Corpo de Bombeiros. Quando tiver concluído o curso e, posteriormente, lotado na região de sua escolha, o soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar terá carga horária de 40 horas semanais. A remuneração, composta de soldo e gratificação, é de R$ 3.019 (40h) tanto para o cargo de soldado da PM como para o de bombeiro...

Grave acidente mata duas pessoas em Uauá

Um acidente fatal foi registrado na noite desta sexta-feira (06) na localidade de Caldeirão da Serra, zona rural do município de Uauá. Segundo informações, um veículo de marca Estrada Fiat, cor verde escura, perdeu a direção e capotou matando as duas pessoas que foram arremessadas para fora do carro.

No veículo estavam a Secretária de Previdência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uauá, Edna Moura de Santana, mais conhecida por Edna do Sindicato, e a pessoa de Talysson Ferreira Cardoso, professor de informática do Centro de Educação Profissional São Francisco II – CETEP Antonio Conselheiro e filho do senhor Tarcizinho...

Em reunião na Câmara de Vereadores de Petrolina passe livre é motivo de audiência pública

A Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência promoveu na manhã desta sexta-feira (06), a audiência pública, na Câmara de Vereadores de Petrolina. O tema em debate foi "A assistência à pessoa com deficiência no Sertão do São Francisco".

Na oportunidade, conforme este blog já divulgou a presidente da Associação Loucura de Nós, do Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, Patrícia Moreira, cobrou a defesa dos direitos  dos deficientes mentais e o retorno do passe livre, que de acordo com ela, o decreto sancionado pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), não concedeu o direito do passe livre para pessoas com deficiências metal e intelectual. Só foram beneficiadas com o decreto municipal, apenas os cadeirantes e as pessoas com deficiência visual...

Petrobras anuncia novo reajuste para os combustíveis

A Petrobras anunciou um novo reajuste para os combustíveis, com aumento de 1,90% no preço da gasolina nas refinarias e alta de 0,60% no preço do diesel. Os novos valores valem a partir deste sábado (7). 

A nova política de revisão de preços foi divulgada pela petroleira no dia 30 de junho. Com o novo modelo, a Petrobras espera acompanhar as condições do mercado e enfrentar a concorrência de importadores. Em vez de esperar um mês para ajustar seus preços, a Petrobras agora avalia todas as condições do mercado para se adaptar, o que pode acontecer diariamente. ..

Sindicato dos Produtores Rurais oferece curso gratuito para encarregado de campo em Petrolina

O Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina, está com inscrições abertas para o curso de Capacitação para Encarregado de Campo, cujo objetivo é a qualificação gratuita da categoria. O curso tem 16 horas/aula e será ministrado por um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As vagas são limitadas.

A previsão de início do curso é 16 de outubro. A capacitação será dividida em duas turmas. A segunda turma está prevista para os dias 18 e 19.  As aulas são das 8h às 12h e 14h às 18h. Podem participar os associados do Sindicato dos Produtores Rurais. Para se inscrever, o interessado deve entrar em contato com a organização pelo telefone: (87) 3861.3510 ou pelo email: [email protected]. As aulas ocorrerão na sede da entidade...

Criadores de Lagoa Grande já comemoram o sucesso da feira de caprinos, toda quarta-feira em Jutaí

Para incrementar ainda mais a feira de caprinos e ovinos em Jutaí, zona rural de Lagoa Grande, o Prefeito Vilmar Cappellaro, determinou a secretaria da Agricultura e Desenvolvimento do Interior, que elaborasse parcerias estratégicas para melhorar o atendimento aos produtores e aumentar a quantidade e variedade dos animais.  Toda quarta-feira, das 08h às 13h, cerca de 20 a 30 criadores levam seus animais até o pátio de feira onde acontecem as vendas. O secretário da pasta disse que o sucesso da feira é uma realidade "Estamos iniciando uma boa parceria com a ADAGRO e toda a quarta-feira, haverá um técnico aqui para a emissão do GTA, com isso os compradores já levam a guia de GTA no momento da compra com a origem de destino. O técnico vai atender também os criadores toda terça-feira na Sede de Lagoa Grande com a emissão do GTA para o transporte do sítio até o parque de feiras" garantiu Reginaldo Alencar. 

O criador da comunidade de São Mateus, Gercino Pereira, que é assíduo em compra e venda na feira, disse estar muito satisfeito com o apoio que tem recebido da Prefeitura "Temos recebido todos os incentivos necessários para a feira crescer, só hoje em comprei 40 animais. O Prefeito Vilmar tem nos ajudado no transporte dos animais pra cá, ração, pesagem, vacina e tudo o mais. Até agora temos tido todos os incentivos. Não temos o que reclamar do Prefeito. Ele tem demonstrado muito interesse em nos ajudar aqui em Jutaí e região. Queremos agora é que mais compradores venham comprar pra fazer bons negócios. Animais de qualidade e bom preço temos bastante (rs rs)" garantiu...

BAIRRO ALTO DO ALENCAR: TOMA POSSE NOVA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES.

Foi realizada nesta última quarta-feira, 04.10, a posse da nova diretoria da Associação de Moradores do Bairo Alto do Alencar, tendo como presidente Vágner Lopes. Durante a solenidade que ocorreu nas dependências da Associação de Moradores, a posse foi coordenada pelo presidente da Federação Municipal das Associações de Moradores, Francisco Odécio, popular "Chico Bito". Estiveram também prestigiando a solenidade o vereador, Aníbal Pereira e o Líder comunitário, Domingos Sérgio. Ao fazer uso da palavra, o presidente da Associação do bairro, Vágner Lopes, falou dos obstáculos a serem superados pela nova diretoria e destacou que irá desenvolver uma gestão com dedicação e compromisso junto com toda a comunidade do bairro. ..

Prefeito Paulo Bomfim se reúne com direção da Associação dos Empresários do Distrito Industrial do São Francisco

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, se reuniu com a direção da Associação de Empresários do Distrito Industrial do São Francisco (Aedisf), que solicitou apoio na manutenção e melhorias da infraestrutura do local. O secretário de Governo, Clériston Andrade e o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, participaram da reunião.

Hoje, cerca de 80 empresas ocupam o espaço, gerador de economia para Município e Estado. A gestão da área é de responsabilidade da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial da Bahia, mas o prefeito Paulo Bomfim se comprometeu em buscar soluções para requalificar o Distrito, o tornando-o mais viável e para as diversas atividades econômicas ali desenvolvidas...

Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco é marcado por compartilhamento de experiências e questionamentos sobre o futuro do Rio

“A Bacia tem solução, mas é preciso inverter a lógica do desmatamento, da destruição, da desocupação desordenada do solo, da degradação dos biomas, envolvendo sociedade civil, usuários da água, governos e comunidades tradicionais”. É com essa mensagem que o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, deu início, nesta quinta-feira (05), ao Encontro dos Comitês Afluentes do Rio São Francisco, em Salvador (BA).

Pela primeira vez os comitês dos estados que receberão águas da transposição – seis no total – participam do evento, que está em sua quarta edição. Também estão presentes representantes de comitês afluentes, além de especialistas da Agência Nacional de Águas (ANA). A adesão, já confirmada neste primeiro dia, contribui para o objetivo do evento: promover a integração entre os diferentes atores sociais envolvidos com a gestão dos recursos hídricos...