Foram encontrados 47286 registros para a palavra: ti

Especialista do HDM/IMIP fala sobre o tratamento do câncer infantil oferecido no hospital

Nesta sexta-feira (23.11) celebra-se o Dia Nacional de Enfrentamento ao Câncer Infantil, e a oncologista do Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina, Michelle Ribeiro, aproveita a data para falar sobre o tratamento oferecido às crianças pela unidade materno-infantil.

“Na oncologia pediátrica do HDM nós prestamos assistência de suporte ao tratamento quimioterápico feito pela APAMI”, esclarece. Alguns tipos de cirurgia para leucemias e tumores sólidos (principais tipos de câncer infantil) também são feitas no hospital...

Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo de Técnico de Enfermagem

Por meio de nota, o Hospital Regional de Juazeiro convoca para processo seletivo de Técnico de Enfermagem dia 26/11/2018 às 13:00 hs. os seguintes candidatos:

  • Àdila Victória Maciel Ferreira
  • Anny Kattariny Ataide Viana Ribeiro
  • Bernadete da Silva
  • Caine taluana de Araujo da Silva
  • Crislaine Rocha Santos
  • Geane Silva de Deus
  • Géssica Nunes Dias
  • Irene Margarida da silva
  • Isis Daiane Sá
  • Jacqueline Souza Bezerra
  • Janaine Costa de Oliveira
  • Juliana da Silva Cruz
  • Karina Kelly Silva
  • Layse Cavalcanti Santos Cunha
  • Leidjane do Nascimento Souza
  • Leticia Mirelly de Lima
  • Ligiane de Carvalho Silva Barbosa
  • Luana Santos de Amorim Torres
  • Rafaela de Souza Nascimento
  • Tamires Coelho S. Santos
  • Waleria Ribeiro Gomes
  • Walquiria Feitosa Genuina
..

Prefeito de Jaguarari busca junto ao DMPN maior agilidade na emissão das guias de utilização para a extração mineral

Na ultima terça-feira (20) o prefeito de Jaguarari Everton Rocha esteve reunido com o superintendente do Departamento Nacional de Pesquisas Minerais da Bahia - DNPM, Raimundo Sobreira, na capital do estado. Em pauta a celeridade na emissão das guias de utilização para a extração mineral no município.

Para que uma empresa consiga uma licença ambiental que lhe permita fazer a extração mineral ela passa antes pelo crivo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que realiza uma minuciosa avaliação de impacto ambiental, que tem como objetivo antecipar e prevenir os efeitos negativos da implantação e operação de um empreendimento ou atividade. Ou seja, a licença só será emitida se não houver riscos ao meio ambiente. Por essa razão o prefeito solicitou junto ao órgão regulador maior agilidade na emissão do documento...

Bairro São Gonçalo recebe neste sábado (24), ações itinerantes da Campanha Natal da Cidade

Depois de passar pelos bairros de Areia Branca e José e Maria, ambos na zona leste de Petrolina, a equipe da Campanha Natal da Cidade – desenvolvida através de uma parceria entre CDL e Sindilojas – chega neste sábado (24), ao bairro São Gonçalo, para mais uma visita itinerante do Papai Noel da campanha, aos bairros da cidade. Entre 9h e 12h, a comunidade deste bairro da zona oeste do município sertanejo poderá participar de várias ações, a exemplo de corte de cabelo, análise capilar, aferição de pressão e teste de glicemia. A ação estará concentrada na Avenida Simão Durando (nas imediações do Supermercado Líder e da loja Rasga Tudo).

Vale lembrar que as pessoas que forem ao local também poderão prestigiar a Árvore da União, que será produzida por alunos da Escola Castro Alves. Eles também estão concorrendo ao prêmio de árvore mais criativa. Uma das propostas da campanha Natal da Cidade é estimular alunos de escolas locais, dos bairros que receberão Papai Noel e seus ajudantes, a trabalharem uma peça a partir de elementos recicláveis...

ACIDENTE DE MOTO COM DUAS VÍTIMAS FATAIS EM PETROLINA

No início da tarde desta sexta-feira, dia 23, foi registrado um acidente de moto na BR-407, em frente ao Bairro Cosme e Damião, em Petrolina, com duas vítimas fatais.

Segundo populares as duas jovens, que são irmãs, Maria Aparecida dos Santos e Maria Adriana dos Santos, estavam em uma moto cinquentinha e quando entraram na pista colidiram com um caminhão. As imagens mostram os corpos das duas jovens totalmente desconfigurados...

MORADOR DO BAIRRO MARINGÁ PEDE RECUPERAÇÃO DA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Em e-mail ao Blog o leitor Eronildo, morador do bairro Maringá, faz apelo ao Poder Público no sentido de recuperar a pavimentação asfáltica da rua 04. Confira: “Geraldo os moradores da rua 4, na Maringá vem através dessas imagens mostrar o descaso do Poder Público como essa rua do bar rio Maringá, rua esta que tem um grande fluxo de veículo e que se encontra nesta situação. Situação essa que já foi comunicada várias vezes à secretaria responsável e nenhuma providência foi tomada. Então através desse blog que tem tanta credibilidade, eles possam ver e tomar alguma providência”. ..

Escolas Municipais promovem atividades na Semana da Consciência Negra em Juazeiro

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre as desigualdades sociais, através do preconceito e racismo na sociedade, as escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro realizam na 'Semana da Consciência Negra' - de 19 a 24 de novembro, diversas atividades pedagógicas, lúdicas e interativas, que ampliam a visão crítica dos alunos e enaltecem a cultura do povo negro.

A creche Luana da Silva Nascimento iniciou a programação com leituras de histórias sobre os negros, confeccionaram tendas de pinturas africanas, turbantes, caracterizaram vários alunos e contaram também com a apresentação de capoeira do grupo juazeirense Embodeiros...

Deputado Roberto Carlos apresenta Projeto de Lei que visa a criação da Semana da Prática de Esportes para Idosos

Com o objetivo de incentivar a atividade física na terceira idade, o deputado Roberto Carlos (PDT) apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o Projeto de Lei que institui a Semana da Prática de Esportes para Idosos. Segundo o parlamentar, a realização de exercícios físicos traz uma série de benefícios para a saúde, como a melhora na postura, nas funções motoras, na capacidade cardiorrespiratória, melhora no condicionamento físico, afetando diretamente a sensação de bem-estar.

A população de idosos no estado da Bahia, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, poderá chegar a 2,7 milhões em 2030. “Para alcançar a maturidade com qualidade de vida, o corpo e a mente precisam continuar sendo estimulados a novos desafios e é exatamente nesse ponto que a prática de esportes desempenha um papel fundamental para a melhor qualidade de vida dos idosos”, disse o deputado Roberto Carlos...

12ª Semana Justiça pela Paz em Casa: TJBA oferece serviços gratuitos a partir da próxima segunda-feira (26)

A partir desta segunda-feira (26), o Tribunal de Justiça da Bahia oferece serviços gratuitos diversos para a população, na Praça de Serviços do edifício-sede do TJBA, no Centro Administrativo (CAB), das 9h às 17h, em virtude da 12ª Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Além da prestação dos serviços prestados e o esforço concentrado no julgamento de processos de violência contra a mulher, o TJBA apresentará um Ciclo de Palestras com temáticas relacionadas ao combate à violência doméstica na tarde da próxima segunda. Os debates são abertos ao público a partir das 13h30, no auditório da sede do TJBA, sem a necessidade de inscrição prévia...

ARTIGO: Cuidados com a Black Friday

*Por André Lopes Martins

A Black Friday é anualmente comemorada sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Obedecendo ao calendário norte-americano, país no qual se originou, ela é realizada sempre no dia seguinte ao Dia de Ação de Graças dos Estados Unidos, que, por tradição centenária, é sempre celebrado na 4ª quinta-feira desse mesmo mês...

Pai e filho são detidos com motocicletas adulteradas em Petrolina

Queixa de motociclista levou polícia a localizar veículos irregulares

Um homem, de 46 anos, e o filho dele, de 18 anos, que utilizavam motocicletas adulteradas foram detidos, nesta quarta-feira (22) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Os policiais chegaram até a dupla após um motociclista informar que havia recebido uma autuação em nome de uma pessoa que ele não conhecia...

Petrolina supera meta da campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos

Mais uma boa noticia para Petrolina: o município já superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. Durante a campanha, iniciada no mês de setembro, a equipe de veterinários do Centro de Controle de Zoonoses e os agentes de endemias percorreram diversos bairros da cidade, nas áreas urbana e rural.

Até esta terça-feira (20), já foram vacinados 33.183 da população canina e 7.031 de gatos. A meta era vacinar cerca de 38 mil animais. De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Correia, a vacinação continua. O objetivo é cobrir toda a área do município. “É importante ressaltar que apesar de já termos atingido a meta, estaremos indo para algumas localidades da zona rural do município que ainda não foram contempladas, bem como alguns bairros na zona urbana”, explicou.    ..

SANATÓRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA REGULARIZA PENDÊNCIAS E ESTÁ APTO RECEBER RECURSOS

No último dia 13, o Blog postou reclamação dos funcionários do Sanatório Nossa Senhora de Fátima que estavam com os seus salários atrasados (Veja aqui). Na mesma data, a direção do nosocômio informou que estava com algumas pendências na Receita Federal (Veja aqui) que foram sanadas.

Em e-mail ao Blog nesta quinta-feira (22) a direção do Sanatório Nossa Senhora de Fátima informa que resolveu todas as pendências e o nosocômio está apto a receber os recursos necessários para sua manutenção, pagamento dos salários dos servidores e fornecedores. Confira:..

Jogos Escolares da Juventude Atletas baianos de judô e luta olímpica embarcaram para última etapa das modalidades individuais

A delegação baiana com atletas e dirigentes de judô e luta olímpica embarcaram ontem (21), para terceira e última etapa das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, que acontecem este ano, na cidade de Natal (RN).  As provas começam hoje (22) e seguem até o próximo domingo (25). 

O ultimo grupo desembarca em Natal com uma delegação composta por 50 pessoas, dentre elas, 44 alunos-atletas e mais seis pessoas da comissão técnica. Na edição dos Jogos Escolares do ano passado, as modalidades de judô e luta olímpica conquistaram oito medalhas para a Bahia, sendo: duas medalhas de ouro, uma de prata e cinco de bronze, nas provas individuais e por equipe. ..

Incentivo ao esporte: Prefeitura de Petrolina garante patrocínio anual a atletas e paratletas de corrida

Com mais de 15 anos de paixão pelas corridas de rua, a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) terá um reforço importante para desenvolver ainda mais o esporte na capital do Sertão. A Prefeitura de Petrolina vai incentivar com uma verba de R$ 60 mil os 120 atletas e paratletas que compõem a entidade. O acordo foi assinado, na quarta-feira (21), pelo prefeito Miguel Coelho e o presidente da APA, Natanael Barros.

Será a primeira vez que a Prefeitura garante um fundo desse porte ao atletismo e paratletismo petrolinense. Os recursos serão parcelados ao longo de 12 meses com a finalidade exclusiva de ajudar os esportistas a se prepararem para as competições locais, regionais, nacionais e internacionais...

Confira os preços dos produtos de hortifruti nesta quinta-feira (22) no Mercado do Produtor de Juazeiro

Nesta quinta-feira (22) diversos produtos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro estão com preço baixo como a abobrinha, que está custando R$ 1,67 o quilo; o tomate está sendo vendido por R$1,73 o quilo; já o cento da banana prata está custando R$ 5,00 e da banana maçã custa em média R$ 37,50.

As cotações são monitoradas diariamente pelo setor de estatística do Mercado do Produtor de Juazeiro. A cotação completa dos produtos comercializados no entreposto está no site da Prefeitura de Juazeiro...

Deputado Zó participa da assinatura da Ordem de Serviço Estação do Saber

O Deputado Estadual reeleito, Zó, participou na manhã desta quarta-feira (21) da assinatura da ordem de serviço da 1ª etapa das obras da Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA. O projeto vai transformar a antiga Estação Ferroviária de Juazeiro, localizada entre os bairros Piranga e João XXIII, em um espaço educativo e cultural, com a reforma do prédio histórico, implantação de uma escola, auditório com capacidade para 104 pessoas, entre outros espaços.

Zó aproveitou a ocasião para parabenizar o Prefeito Paulo Bomfim e toda equipe da Secretaria de Educação, além de vereadores entusiastas do projeto que também se fizeram presentes. O Deputado destacou o trabalho realizado pelo grupo político do qual faz parte, que vem trazendo resultados positivos para a cidade e que conta com a aprovação da maioria dos juazeirenses...

Operação Mosaico desarticula esquema que sonegou R$ 18 milhões em ICMS na Bahia

Um esquema que causou prejuízo de R$ 18 milhões aos cofres do Estado nos últimos quatro anos foi desarticulado hoje, dia 22, pela Operação Mosaico, deflagrada por força-tarefa formada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), Polícia Civil e Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba). A ação cumpriu três mandados de prisão e oito de busca e apreensão em Salvador e Camaçari. O alvo principal foi a empresa varejista de pedras naturais Gabisa, acusada de não repassar aos cofres públicos o valor do ICMS cobrado de clientes e declarado ao fisco. Por deixar de fazer o pagamento do Débito Declarado, a empresa foi classificada como "omissa contumaz".

O esquema de sonegação envolvia também a criação sucessiva de empresas no mesmo ramo de atividade, que funcionavam por curtos períodos de tempo, bem como a utilização de sócios laranjas, para que o débito constituído fosse direcionado para pessoas de baixa capacidade econômica e financeira, na maioria das vezes empregados ou ex-empregados das empresas constituídas. Atualmente, o nome fantasia em atividade da empresa é Dipedrarochas Naturais.

Além da intenção de burlar o fisco estadual, as práticas fraudulentas contribuíram para desestabilizar o mercado ao configurarem concorrência desleal, explicam os integrantes da força-tarefa, e ainda permitiram aos envolvidos acumular patrimônio de forma irregular, configurando crimes contra a ordem tributária, conforme a Lei Federal nº 8.137/90. 

A força-tarefa responsável pela Operação Mosaico é integrada pela Promotoria de Justiça Regional Especializada no Combate à Sonegação Fiscal de Camaçari, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo e a Economia Popular (Gaesf) do MP-BA, pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip) da Sefaz-B, pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz) e pela Polícia Civil do Estado da Bahia. Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara Criminal de Camaçari.

A operação contou com a participação de nove promotores de Justiça, 23 servidores da Sefaz; 10 delegados, 48 agentes da Polícia Civil e 12 policiais militares da Cipfaz, além de 10 viaturas. As investigações tiveram a participação da Coordenadoria de Segurança e Inteligência Institucional (CSI) do MP.

Cira

As ações de combate à sonegação por meio da força-tarefa são parte das iniciativas do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira), que reúne a Sefaz-BA, o MP-BA, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o Tribunal de Justiça (TJBA) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA). São exemplos de operações anti-sonegação realizadas pela força-tarefa do Cira nos últimos anos a Beton, na área de argamassa e materiais de construção, a Grana Padano, na de laticínios, e a Etanol I e II, na de combustíveis. O Cira vem intensificando, ainda, o acionamento judicial de contribuintes que cometem crimes tributários, a exemplo da omissão de pagamento do Débito Declarado...

Continuidade da adesão ao Mais Alfabetização terá prazo aberto

Terá início em 26 de novembro o período para que as secretarias municipais e estaduais de educação confirmem a permanência das escolas e das redes no Programa Mais Alfabetização. A confirmação é necessária para continuidade do recebimento, ao longo de 2019, dos recursos e apoios ofertados pelo programa e deve ser feita no Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica, que é a plataforma do Mais Educação. Após a confirmação das secretarias, o sistema abre para confirmação das escolas, no período entre 3 e 14 de dezembro.

Em 2017, 49.040 escolas aderiram ao Mais Alfabetização, o que deve ser feito pela página do programa na internet. O programa, funcionando em ciclo bianual, trabalha para fortalecer e apoiar as unidades escolares no processo de alfabetização de estudantes do primeiro e no segundo anos do ensino fundamental. O ano de 2018 foi o primeiro de execução do programa.

“Há um esforço conjunto entre MEC, secretarias e escolas para apoiar a gestão escolar e a gestão das secretarias, principalmente por meio do professor alfabetizador”, afirma o diretor de Currículos e Educação Integral do MEC, Raph Gomes. “O Mais Alfabetização traz um aporte financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola [PDDE], para ressarcimento do assistente de alfabetização e para aquisição de material pedagógico básico, além de apoio técnico por meio de uma plataforma.”

Gomes explica que esse empenho no fortalecimento da gestão pedagógica se dá por meio de estratégias formativas que o Mais Alfabetização oferece tanto de forma presencial quanto nas modalidades organizadas pelas redes de ensino ou na própria plataforma do programa.

Sistema – “Muita coisa foi melhorando ao longo do caminho”, destaca o diretor. “Temos um sistema de monitoramento e orientação pedagógica mais consolidado e um programa que implementamos de avaliação de fluência das crianças, por exemplo. O retorno que estamos tendo das redes e das escolas é de que [o programa] tem contribuído com a melhoria do aprendizado.”

Tanto pelas secretarias de educação estaduais e municipais quanto, posteriormente, pelas escolas, a confirmação de permanência pode ser efetuada por meio do Sistema de Monitoramento e Orientação Pedagógica do Programa Mais Alfabetização. Esse sistema é o mesmo utilizado pelas redes e escolas na execução do programa.

Acesse a página do Mais Alfabetização ..

Justiça nega pedido de Lula para prestar novo depoimento

O desembargador Gebran Neto, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), negou pedido feito pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser ouvido novamente ouvido na ação penal sobre o terreno para construção da sede do Instituto Lula e um apartamento em São Bernardo do Campo (SP). 

O novo pedido de depoimento foi feito pela defesa após o juiz Sérgio Moro aceitar o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro para ser ministro da Justiça e o processo ficar sob a condução da juíza Gabriela Hardt...