Foram encontrados 9891 registros para a palavra: AMA

Setembro Amarelo: Saúde mental é discutida em escolas de Petrolina

O mês de setembro é dedicado à campanha nacional de prevenção ao suicídio, denominado Setembro Amarelo. Assim, a Secretaria de Saúde de Petrolina, em parceria com os profissionais do Núcleo de Ampliado de Saúde da Familia (NASF) e Secretaria de Educação, continua com intensa programação diária e com a realização de ações de conscientização em alusão a data em diversas Unidades de Saúde e Educação do município.  

Abordando o tema "Rede de Cuidados de Saúde Mental", a programação teve continuidade nessa terça-feira (13), na Escola São Domingos, no bairro Gercino Coelho. Na unidade, foram realizadas atividades e dinâmicas que incluíram o acolhimento e os desafios dos profissionais nos cuidados da saúde mental no âmbito escolar do município...

Medicamento para tratar câncer de mama é incorporado ao SUS

Pacientes com câncer de mama podem contar com o medicamento Trastuzumabe Entansina. Indicado em monoterapia - método em que o processo de tratamento é realizado utilizando apenas uma droga ou procedimento - para tratamento de pacientes classificados no nível HER2-positivo da doença. A Portaria que incorpora o medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira (12).

“A tecnologia recebeu recomendação favorável de incorporação ao Sistema Único de Saúde SUS após passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), responsável por assessorar a pasta nas atribuições relativas à incorporação, exclusão ou alteração de tecnologias em saúde pelo SUS”, informou o ministério...

Programa da Prefeitura de Juazeiro forma primeira turma de funcionários de escolas municipais com treinamento de primeiros socorros

A primeira turma de educadores de escolas municipais de Juazeiro recebeu nesta quarta-feira (14) o certificado de conclusão do Programa Cuidar, da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc). O Cuidar tem a proposta de realizar treinamentos de primeiros socorros para professores e gestores das escolas municipais. Nesta primeira turma, 20 pessoas de escolas do município receberam a formação.

O encerramento da primeira turma contou com a presença de representantes das duas secretarias envolvidas no Programa Cuidar. O secretário de Saúde, Fernando Costa, destacou que os conhecimentos adquiridos sem dúvidas serão multiplicados, o que ajuda no atendimento dos alunos. "Estou muito orgulhoso disso que vejo aqui. Os educadores estão mais seguros para atender situações de risco e emergências que podem acontecer em suas escolas. Tenho certeza que eles vão sair daqui como multiplicadores, trazendo mais colegas para participarem do curso. Certamente eles vão levar o DNA do Samu junto com eles", ressaltou o secretário de Saúde...

Em menos de um ano de implantação do Programa Papel Zero, Prefeitura de Juazeiro economiza cerca de R$ 900 mil com redução de gastos com impressões 

Em apenas oito meses de implantação do 'Papel Zero', programa que reduziu o tempo de envio, recebimento e impressões de documentos, a Prefeitura de Juazeiro economizou quase R$ 900 mil dos cofres públicos municipais. O sistema, que funciona através da plataforma 1Doc, foi implantado pela pela gestão municipal no início do mês de dezembro de 2021.

Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Administração (SEAD), com informações colhidas do período de dezembro de 2021 a julho de 2022, ao todo, foram realizados 104.609 mil acessos à plataforma e economizadas 76.377 impressões de documentos oficiais e 451.588 de documentos anexos...

Com apoio da Prefeitura de Juazeiro, Campeonato Amador tem estreia com empate entre Colonial e Juá Esporte

Com um sentimento de empolgação pela retomada dos eventos esportivos após dois anos de pandemia, o Campeonato Amador da Liga Desportiva Juazeirense, com apoio da Prefeitura de Juazeiro, teve início na noite desta terça-feira (13) no Estádio Adauto Moraes. No jogo de estreia, Colonial, do distrito de Maniçoba, e Juá Esporte, do Jardim Primavera, empataram em 1x1.
 
O embate empolgou torcedores que vibravam a cada jogada e gritavam para os jogadores em campo. Adson Tavares era um deles. Torcedor do Colonial, o rapaz estava feliz de poder ver o time em campo. "A sensação é de alegria, de poder voltar a ver jogos no estádio. O Colonial fez um primeiro jogo bom, teve mais posse de bola, conseguiu o empate, vamos continuar torcendo para que melhore mais e traga vitórias para a Maniçoba", disse.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, prestigiou a abertura e destacou a valorização do esporte no município. "É um prazer estar aqui dando o pontapé inicial no Campeonato Amador 2022. Semana passada a prefeita Suzana Ramos esteve aqui dialogando com os clubes, entregando o material esportivo, pagando a subvenção, justamente para termos um campeonato tranquilo. Teremos diversos eventos esportivos até o final do ano, todos com o apoio do poder público, e isso nos deixa muito satisfeitos", destacou...

Vereadores aprovam requerimento para AMA explicar distribuição dos boxes do Mercado Joca de Souza Oliveira 

Por solicitação do Vereador Alex Tanuri, assinada e referendada por 15 vereadores presentes à sessão ordinária desta quarta-feira, a Câmara de Vereadores de Juazeiro, aprovou a convocação de um "representante da AMA – Agência Municipal de Abastecimento para explicar o critério que será utilizado para a distribuição dos boxes do Mercado Municipal Joca de Souza Oliveira", entregue à administração municipal no dia 09/09, depois de uma reforma realizada pelo governo estadual. 

Tanuri justifica a urgência que requere para a convocação do "Secretário ou Superintendente da autarquia, porque há uma desconfiança de que permissionários do mercado, que estão há 30, 40 anos lá, vão ficar de fora para dar lugar a empresários". ..

Programação alusiva ao Dia da Independência irá movimentar a comunidade de Juremal neste sábado

Com muita organização e aprovação do público, o desfile da Independência em Juazeiro reafirmou um novo tempo de protagonismo municipal. Considerado o evento mais tradicional do município, o dia 7 de setembro foi marcado por muito entusiasmo e aprovação dos juazeirenses. Através da educação, a programação proporcionou a valorização das memórias, tradições e cultura regional, trazendo referências da história de Juazeiro de forma lúdica, interativa e muito informativa.

 Conforme a tradição, as celebrações cívicas do Dia da Independência do Brasil também acontecerão no interior do município. Ao som da fanfarra, e com programação exclusiva, a população do distrito de Juremal irá acompanhar na tarde deste sábado (17), a solenidade em alusão ao bicentenário da Independência...

Juazeiro: PL's aprovados por vereadores estabelecem execução do hino do município nas escolas e novas regras para condução de cães bravos

Durante sessão ordinária desta terça-feira (13), os vereadores de Juazeiro aprovaram 11 Projetos de Lei, entre eles proposições do Executivo e do Legislativo Municipal. A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, Berg da Carnaíba, com o auxílio do primeiro secretário, Renato Brandão, e do segundo secretário, Nalvinho, com a presença de 17 vereadores.

Do Executivo municipal foram aprovados dos projetos:..

Vereador Dr. Salvador cobra providências para regularizar pagamento de servidores da saúde, em Juazeiro

O vereador Dr. Salvador Carvalho (PCdoB) cobrou através de requerimento, endereçado à mesa diretora da Câmara Municipal de Juazeiro, uma providência no sentido de obter do executivo uma informação sobre os atrasos de pagamentos que vem ocorrendo na Secretaria de Saúde de Juazeiro.

No documento, encaminhado à mesa diretora do legislativo, o vereador Dr. Salvador requereu “providências no sentido de solicitar “informações sobre o atraso salarial dos profissionais de Município de Juazeiro junto ao secretário de saúde”, escreveu...

Prefeitura de Sobradinho realiza mais uma entrega aos beneficiários do Programa do Leite

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social- SEADS, realizou mais uma entrega aos beneficiários do Programa do Leite na última quinta-feira (8) e sexta (9), na sede do CRAS.

A SEADS informa que quem não foi ao ato de entrega para receber o leite, deve dirigir-se ao prédio da secretaria, no setor do Programa do Leite, das 8 às 13 horas e recolher o seu benefício...

Vereador de Jacobina que agrediu servidora da prefeitura municipal, renuncia ao cargo; Câmara ainda vai votar cassação

O vereador Valnei dos Anjos (PCdoB), renunciou ao seu mandato legislativo na Câmara Municipal da cidade de Jacobina, norte da Bahia, na manhã desta segunda-feira (12). O agora ex-edil é acusado de agredir física e verbalmente, a ex-diretora de comunicação da Prefeitura Municipal, Ellen Mascarenhas.

De acordo com informações do site Jacobina Notícias, a sessão julgava dois pedidos de cassação contra o vereador. Porém, assim que o relatório foi lido, pouco antes de iniciar a votação que decidiria o futuro de Dos Anjos, ele apresentou o pedido de renúncia do mandato...

Inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional em Petrolina se encerram nesta quinta (15)

Interessados em participar dos cursos gratuitos disponibiliados pelo Programa Qualifica Petrolina, tem até esta quinta-feira (15) para garantir vaga.

Estão sendo disponibilizadas 80 vagas para os cursos de Programador de Sistema, Auxiliar de Cozinha, Pizzaiolo e Cuidador de Idosos...

Fiocruz: Aberta chamada de projetos em comunicação comunitária

Participa de uma organização ou coletivo e percebe a importância da comunicação para melhorar a saúde da sua comunidade? Então essa notícia é para você! A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio de uma parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), lança uma chamada pública de projetos de comunicação popular e comunitária para emergências sanitárias e suas consequências.

A chamada é voltada a organizações da sociedade civil e coletivos, sem fins lucrativos, com histórico de atuação junto a populações vulnerabilizadas, e que se organizam predominantemente a partir de trabalho voluntário. Serão selecionados até 15 projetos, de todo o Brasil, e cada um será financiado com até R$ 45 mil. As organizações e coletivos têm até o dia 19 de setembro para a apresentação de propostas, que devem ser enviadas por formulário eletrônico. ..

Juazeiro: Moradora do Salitre reclama de falta de atendimento de médico cardiologista na Policlínica Municipal. Secretária Saúde responde

Moradora do Salitre reclama de falta de atendimento de médico cardiologista na Policliníca Municipal. Confira

Olá! Venho por meio deste, externar minha revolta em relação a policlínica municipal que foi inaugurada recentemente. De que adianta tudo lindo e bonito se o principal não temos ? Atendimento médico! Pela segunda vez fui remarcada para passar por um cardiologista pois estou com problema de pressão alta. Moro na zona rural, vim para consulta no final de agosto, ao chegar fui informada que o médico não iria atender pois teve um imprevisto, foi remarcada então para hoje dia 12, ai retornar novamente disseram que o médico não poderia atender. Isso é um descaso, um absurdo! Estou indignada, vou ter que pagar minha consulta particular se não eu vou morrer...

Confira o cronograma da Unidade Móvel de Atendimento Odontológico de Juazeiro para esta semana

A Unidade Móvel de Atendimento Odontológico da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), irá circular algumas comunidades durante esta semana, levando saúde bucal para mais pessoas. Confira o cronograma de 12 a 15 de setembro:

- Na segunda-feira (12) a unidade estará em frente à igreja na comunidade de Sabiá II. Os atendimentos serão por livre demanda;..

Prefeitura de Juazeiro realiza vacinação Itinerante em comunidades do interior; confira cronograma:

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), leva a vacinação contra a Covid-19 para comunidades da zona rural no carro de vacinação itinerante. A unidade disponibiliza todas as doses a partir dos 3 anos. Confira o cronograma da semana:

-Na segunda-feira (12) a vacinação será na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Lagoa do Boi, a partir das 8h;..

Apesar dos índices, programa Pipoca da Ivete deve ter sequência em 2023, revela diretor da Globo

O programa Pipoca da Ivete, apresentado pela juazeirense Ivete Sangalo nas tardes do domingo, na rede Globo, deve ter sequência em pelo menos mais uma temporada, é o que revelou Amauri Soares, diretor da TV Globo e afiliadas, em entrevista ao colunista do UOL, Guilherme Ravache.

Apesar da “queda de audiência”, revelada pela coluna, de programas como a Sessão da tarde, o Encontro e o Pipoca da Ivete, Amauri destacou que o programa da baiana de Juazeiro e os demais, devem ser renovados: "Nós estamos super satisfeitos com a performance do Pipoca e vamos fazer uma nova temporada no ano que vem. A audiência, a repercussão e os resultados comerciais estão indo muito bem. É um programa que pega a turma do almoço e prepara para o futebol e depois o Luciano Huck", disse à coluna...

Feira do Bode no distrito do Junco acontecerá de 16 a 18 de setembro trazendo programação diversificada

A Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), divulgou a programação oficial da 4ª Feira do Bode do distrito do Junco (Salitre), que irá acontecer entre os dias 16 e 18 de setembro, na sede do distrito.

A programação diversificada e com atrações para todos os gostos e idades vai contar com: apresentações culturais, torneio leiteiro, realização de exames de OPGs em caprinos e ovinos, Puxada do Bode Rei, shows musicais, exposição e comercialização de animais, artesanatos, produtos da culinária local. O evento ainda vai contar com serviços itinerantes da Prefeitura Municipal como: Adeap Itinerante, Saúde em Movimento e Juá Arborizado (da Semaurb).
 
Confira a programação completa:
 
SEXTA-FEIRA (16/09)
 
16h - Abertura do parque para a recepção dos animais;
18h - Acolhida dos expositores;
19h - Solenidade de abertura;
19h30min - Apresentação cultural em cordel (Escola Municipal Manoel Nunes Amorim);
20h - Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro;
20h - Apresentação cultural (Roda de São Gonçalo);
21h - Show musical
24h - Fechamento do parque.
 
SÁBADO (17/09)
 
07h - Abertura do parque - Recepção dos animais;
08h às 22h - Exposição e comercialização de animais, de artesanatos, de produtos da culinária local, de outros produtos afins e trabalhos tecnológicos;
- Serviços itinerantes da PMJ (Adeap, Saúde em movimento, Semaurb);
08h30min - Primeira ordenha do Torneio Leiteiro (Momento temático);
9h às 12h – Inscrição do Garantia-Safra;
10h - Realização de OPGs em caprinos e ovinos;
10h20min - Orientação sobre a importância da suplementação mineral nos rebanhos Caprinos e Ovinos;
14h às 16h - Voz e violão (Juana e Wilson Freitas);
16h - Apresentação do Ballet da Comunidade do Marruá - Instituto Água Viva;
17h – Apresentação cultural – Dança: "O Sertanejo é, antes de tudo, um forte!" (Euclides da Cunha);
17h30min - Visita da prefeita Suzana Ramos e comitiva;
18h - Premiação da Gincana Cultural Escolar com o Tema: "Salitre - Aqui tem Força na Educação";
19h - Homenagem à professora Eurides Lima de Jesus Queiroz (In memoriam);
20h30min - Segunda ordenha do Torneio Leiteiro;
20h às 23h - Show musical (Beto e João);
23h às 02h - Skema 02;
02h - Fechamento do parque
 
DOMINGO (18/09)
 
07h - Abertura do Parque;
08h - Puxada do Bobe Rei (Saindo da Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, até o local da feira, com a participação dos alunos vestidos de vaqueiros);
08h – Café do Bode com produtores, expositores e parceiros - Participação do Poder Público;
08h às 13h - Exposição e comercialização de animais, de artesanatos, de produtos da culinária local e de outros produtos afins e trabalhos tecnológicos;
08h30min - Terceira ordenha do Torneio Leiteiro;
08h às 09h30min - Inscrição dos animais para o Torneio de Pista (Raças);
09h as 12h – Inscrição do Garantia-Safra;
09h30min às 12h - Julgamento do Torneio de Pista de Caprinos e Ovinos e entrega da premiação;
13h - Encerramento oficial da feira;
14h às 21h - Show musical (Edinho e Juju / Mauricio do Acordeon)...

Setembro amarelo e os desafios da família: A escuta como um caminho possível, é tema de roda de conversa na quinta (15)

A psicóloga, professora mestre Adriana Miron, participa de uma roda de conversa na próxima quinta-feira (15), na sede da Fundação Nilo Coelho. O tema da palestra:  Setembro amarelo e os desafios da família: A escuta como um caminho possível. O evento tem inicio às 19hs. 

 O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.  A campanha Ocorre desde 2015 por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações.
Como uma forma de vivenciar essa campanha, a Fundação Nilo Coelho, por meio da psicóloga Adriana Miron (CRP 02/18650) , promoverá uma roda de conversa com os pais das crianças e adolescentes que compõem a orquestra novos talentos...

Repercussão: Orçamento do Programa Farmácia Popular é cortado em 59% e preocupada autoridades

O governo Bolsonaro cortou em 59% o orçamento em 2023 do programa Farmácia Popular, que atende mais de 21 milhões de brasileiros com medicamentos gratuitos, para garantir mais recursos para o orçamento secreto - esquema revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo de transferência de verbas a parlamentares sem transparência. As despesas para atendimento da população indígena também sofreram uma "tesourada" de 59%.

Na contramão do corte desses programas, as emendas de relator incluídas no orçamento da saúde cresceram 22%. As emendas parlamentares individuais e de bancada impositivas (que o governo é obrigado a executar) aumentaram 13%...