Foram encontrados 41890 registros para a palavra: só

Primeiro curso pré-vestibular voltado para comunidade Quilombola é lançado em Juazeiro

Juazeiro lançou oficialmente na última sexta-feira (18) o primeiro curso pré-vestibular voltado para comunidade Quilombola da região. O lançamento contou com a presença da secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial (SEPROMI) Fábya Reis. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade Cida Gama acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Félix, representou o prefeito Paulo Bomfim. O vereador Aguinaldo Meira representou o Poder Legislativo, na ocasião.

Com mais de 200 anos de existência, a comunidade do Alagadiço é a primeira comunidade Quilombola certificada pela Fundação Palmares, em Juazeiro. A primeira turma de curso pré-vestibular lançado faz parte do projeto Universidade para Todos (UPT), coordenado pelo Departamento de Ciências Humanas (DCH III) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus de Juazeiro, com financiamento do Governo do Estado e da Prefeitura de Juazeiro. ..

Envenenamento de animais assombra moradores de Juazeiro

Um ato criminoso tem assombrado os moradores do bairro Centenário, em Juazeiro. Recentemente, pelo menos dez animais foram vítimas de envenenamento na localidade. De acordo com relatos de populares, essa semana sete gatos e três cachorros sofreram com o atentado. Os bichos teriam sido intoxicados por um produto conhecido como "chumbinho", cuja a venda é proibida no país. 

Atento às denúncias dos ataques contra os bichos, o deputado estadual Marcell Moraes garantiu cobrar da Polícia Civil mais celeridade para encontrar os responsáveis pelos crimes. O parlamentar lamentou também que no estado ainda não haja uma delegacia especializada contra os delitos envolvendo os animais, fato que agilizaria a investigação e coibiria novas ações criminosas. ..

Prefeitura de Sobradinho distribui mudas de palma para pequenos produtores rurais

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Sobradinho, em parceria a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado, através do programa com a Bahiater, realizou na última sexta-feira (18) a distribuição de 107 mil raquetes ou mudas de palma para 107 pequenos produtores rurais. Antes da distribuição das mudas os agricultores assistiram a uma palestra com o coordenador técnico do programa Bahiater, Osvaldo Lopes, que deu orientações sobre o preparo de solo, plantio, manejo da cultura e manipulação de defensivos orgânicos para a prevenção e controle de pragas.

Osvaldo Lopes também reforçou a importância da cultura da palma em nossa região. "Escolhemos fazer a distribuição da variedade de palma conhecida como "palma doce" , pois além de ser resistente a pragas, o cultivo desta cultura vem como um reforço para o produtor rural familiar que todo ano enfrenta a seca, pois essa planta aproveita todas as chuvas e umidade do ar, o que favorece seu crescimento por vários anos. Esta variedade tem alto valor energético e armazena grande quantidade de água, sendo assim, uma importante fonte para o rebanho. A palma doce apresenta alta produtividade e tem excelente adaptação ao clima do semiárido," informou o coordenador...

ESPAÇO DO LEITOR: ATRASO NO PAGAMENTO DOS MOTORISTAS DOS TRANSPORTE ESCOLAR DE JUAZEIRO.

Em mensagem ao Blog via facebook um leitor reclamado atraso no repasse aos motoristas dos veículos que fazem o transporte escolar em Juazeiro. Veja: “Geraldo venho através desta mensagem fazer uma denúncia sobre a empresa de transportes escolar de Juazeiro que não está repassando o pagamento dos motoristas desde março. Queremos uma solução sobre esses pagamentos que não está acontecendo, pois todos são pais de família e estamos até hoje sem receber. Tem também a segurança de nossos alunos porque temos que fazer manutenção nos transportes... Assim mesmo atrasando os pagamentos eles cobram vistoria, e ameaçam que se agente não fizer a vistoria eles não vão pagar. Isso é um absurdo. Queremos uma solução e que o prefeito tome providências porque está muito complicado. Óleo sobe todo dia e aumento de quilometragem nada. Gostaríamos que o prefeito tomasse providências com a pessoa que está responsável por essa empresa, porque pode vir a prejudicar e muito o próprio... Não sabemos mais o que fazer, está muito difícil.... Obrigado por favor Geraldo nos ajude... Não posso ser dentificado”.

Em contato com a Secretaria de Governo, através do seu titular Clériston Andrade e obteve a seguinte informação: "O mês de março já foi pago a empresa, que deve estar repassando aos transportadores. O mês de abril vence dia 20 de maio" explicou...

Caso Beatriz: Lúcia Mota Lança candidatura pelo Psol e avisa que não se cala até ser concretizada a Justiça pela morte da filha

A morte da menina Beatriz  Angélica Mota, assassinada em Petrolina, no ano de 2015, durante festa no Colégio Auxiliadora, com mais de 42 facadas ganha a partir deste domingo (20), a luta partidária que terá como lema o pedido de justiça. No ato político e cultural, Lúcia Mota, mãe de Beatriz, assassinada com 7 anos de idade, lançou pelo Psol-Partido do Socialismo e Liberdade, a pré-candidatura a deputada Estadual pelo estado de Pernambuco.

Diversas lideranças e movimentos sociais participaram do evento que foi marcado pela emoção e denúncias contra a falta de estrutura da segurança pública que assola Pernambuco. A direção do Psol de Juazeiro esteve presente no ato do lançamento das pré-candidaturas no Estado de Pernambuco. "A partir de agora sou uma opção de voz para pedir justiça por Beatriz e todos aqueles assinados e que são estatísticas no Estado de Pernambuco. Vamos lutar por Justiça e segurança pública", disse Lúcia Mota...

Gonzaga Patriota cumpre intensa agenda no sertão pernambucano e leva recursos para Arcoverde

Em uma agenda de trabalho intensa, onde percorreu alguns municípios do estado sexta-feira (18) como Garanhuns, Tuparetama e Itapetim, o deputado federal Gonzaga Patriota esteve também em Arcoverde, acompanhado do pré-candidato a deputado estadual, Alvinho Patriota, em encontro com a prefeita Madalena Britto, entregando ao município emenda de sua autoria no valor de R$ 232.000,00, direcionada para compra de equipamentos de saúde. 

Além desta, somente em 2018, o deputado destinou tantas outras emendas para  Arcoverde, como uma de R$1.790.000,00 para a construção da "Academia das Cidades", além de R$ 300.000,000 para manutenção dos serviços de saúde, R$ 400.000,00 para pavimentação, e R$ 150.000,00 para compra de equipamentos hospitalares...

PT planeja ofensiva ao TSE em caso de negativa à candidatura de Lula

Diante da provável impugnação à candidatura de Lula por parte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o PT tem feito um levantamento para identificar candidatos que, mesmo com registros indeferidos, reverteram a inegibilidade após vitória nas urnas. 
 
O objetivo é ter base para uma ofensiva contra o tribunal que, segundo a Folha de S. Paulo, já teria até nome: "Lula será exceção à regra?". Presidente do TSE a partir de agosto, o ministro Luiz Fux já deu declarações que sugerem posicionamento contrário ao registro do ex-presidente. ..

Ministro Edson Duarte acerta detalhes da Mobilização Nacional contra o Desmatamento Ilegal

Parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Estado do Pará reforça as ações para coibir o desmatamento ilegal na região. Em audiência entre o ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o governador Simão Jatene, foram discutidos os detalhes da iniciativa, que integra a Mobilização Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal.

Lançada no dia 7, em Cuiabá (MT), pelo ministério, a iniciativa busca reduzir de forma contínua a perda de vegetação nativa por meio de ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, poderes judiciário e legislativo, setor privado e a sociedade civil organizada. A mobilização se propõe a estender as medidas na área de fiscalização e avançar em ações de ordenamento territorial, regularização fundiária, assistência, fomento e valorização das atividades produtivas sustentáveis...

Comunidade Acadêmica e Movimentos Antirracistas do Vale debateram sobre racismo na Universidade

O primeiro dia do semestre letivo 2018.1 da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi marcado por um debate sobre o combate ao racismo no ambiente universitário. Estudantes, servidores e representantes de Movimentos Antirracistas do Vale estiveram reunidos na tarde da última quinta-feira (17) na Audiência Pública sobre Racismo na Universidade, que aconteceu no auditório da biblioteca, no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento contou com a presença do vice-reitor Telio Nobre Leite e dos pró-reitores de Ensino, Monica Tomé, e de Gestão e Orçamento, Antônio Pires Crisóstomo.

Durante o debate, que teve muita participação das pessoas presentes e foi mediado pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais Nilton de Almeida, foram discutidas diversas temáticas relacionadas ao enfrentamento do racismo institucional como a política de cotas raciais para discentes e servidores, a violência, o preconceito racial, a aplicação da Lei N° 10.639/2003, que regula o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres negras...

Soldado da Polícia Militar participa do quadro Lata Velha

Neste sábado (19), o Soldado PM Gozales vai participar na TV Globo, do programa Caldeirão do Huck, realizando um grande sonho: a reforma do seu "Buguinho". Imperdível!

..

Sobradinho: Deputado Valmir Assunção reafirma compromisso com gestão de Luiz Vicente Berti

Nesta Sexta Feira (18) o Prefeito Luiz Vicente participou, juntamente com o Deputado Federal Valmir Assunção (PT) de uma plenária que discutiu a participação da mulher na política, realizado no SINSERP, Sindicato dos Servidores Públicos, em Juazeiro. Após a plenária, em entrevista a Ascom da Prefeitura de Sobradinho, o parlamentar reafirmou seu compromisso com a gestão municipal. "Minha parceria com o povo de Sobradinho é muito importante e antiga. O apoio que a gestão tem dado ao Movimento Sem terra é de grande relevância, e eu fico muito feliz com isso, pois fortalece ainda mais nossa luta e o meu empenho e compromisso com a gestão do Prefeito Luiz Vicente, pessoa que gosto e respeito", revelou Assunção.

O Deputado Valmir Assunção ressaltou a importância das emendas que ele tem pleiteado para o município. "O investimento é uma consequência da relação do trabalho que desempenhamos. A administração tem feito uma gestão séria, que tornou-se referência para toda a região, e eu tenho orgulho de ser um parceiro da prefeitura. Fui procurado pelo prefeito, que é um incansável nos pleitos para o seu município, para disponibilizar algumas emendas referentes as áreas de saúde e infraestrutura e com muito prazer destinei esse recurso ao povo de Sobradinho, atendendo o pedido de Luiz Vicente", declarou...

Agricultores de Sobradinho recebem 107 mil mudas de palma para segurança alimentar do rebanho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta sexta-feira (18), a entrega de 107 mil mudas de palma, no município Sobradinho, Território de Identidade Sertão do São Francisco. Até maio desse ano, já foram entregues mais de 13 milhões de mudas. O projeto é voltado para agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais e tem como objetivo proporcionar reserva estratégica para a alimentação do rebanho bovino, caprino e ovino, principalmente em períodos de longa estiagem.

A ação, que é realizada pela Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e a Superintendência de Assistência Técnica Extensão Rural (Bahiater), integra o projeto de Segurança Alimentar do Rebanho, que está distribuindo mudas de palma para o plantio nas propriedades rurais da agricultura familiar em diversos municípios da Bahia.

Em Sobradinho, estão sendo atendidas 107 famílias de agricultores familiares (mil mudas por famílias) do município, cadastrados no Sistema de Solicitação de Mudas e Sementes da SDR. Foram entregues 50 mil mudas à Prefeitura Municipal de Sobradinho e 57 mil mudas às associações Comunitária Nova Descoberta, Agrícola Vale do Paraíso e Agrícola Vale Verde, contempladas no Edital do Ministério da Integração. Durante a entrega foi realizada, por técnicos da Bahiater, uma capacitação sobre o manejo de mudas de palma, com os agricultores que receberão as mudas.

De acordo com o representante da Associação Agrícola Vale do Paraíso, Josivan Santos, os agricultores familiares que vivem no semiárido têm muitas dificuldades, principalmente nos períodos mais secos: "Com o plantio de palma vamos ter a alimentação para o rebanho o ano inteiro, ajudando no dia a dia da criação de caprinos e ovinos".

O secretário de Agricultura de Sobradinho, Leneildo Monteiro, afirmou que com a distribuição de mudas de palma o município só tem a crescer: "Essas entregas são a oportunidade que pequenos produtores têm de engrandecer sua produção, sendo uma opção para dar sustentação ao rebanho, e a palma, além de ser um alimento propício para o animal, tem um baixo custo para o cultivo. A gestão municipal só tem a agradecer a essa parceria com o Estado".

No Território Sertão do São Francisco, desde 2017, já foram entregues 320 mil mudas de palma forrageira doce ou miúda, beneficiando 320 famílias, totalizando um investimento de R$ 57,3 mil.

Próximas entregas..

COM APOIO DA COMUNIDADE 76ª CIPM REALIZA SOPÃO SOLIDÁRIO

Por iniciativa do Comandante da 76ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) Major Luiz Henrique, sob a coordenação do Capitão Fabrício, é realizado um “Sopão Solidário” que é distribuído com as famílias carentes dos bairros de jurisdição da referida companhia de polícia militar.

O evento acontece há dois anos e é realizado de quinze em quinze dias. O sopão desta vez contemplou as famílias do Residencial Mairi e os produtos foram doados por Túlio Araújo, Rafael Frutas e Ronaldo Frutas...

Professor de Economia da UFPE diz que é muito difícil comprovar combinação de preços nos postos de combustíveis

Nos últimos dias e em vários estados foi noticiado que o Ministério Público investiga prática de cartel por parte de postos de combustíveis. "Em tempos de judicialização ampla e irrestrita nada mais esperado, afinal a gasolina subiu muito, muito nos últimos meses", avalia rofessor do Departamento de Economia da UFPE, Fernando Dias.

De acordo com o professor esta política da Petrobras é praticamente monopolista na venda de gasolina. "Isto não impede, contudo, que os postos se organizem em carteis e com isso obtenham vantagens indevidas em cima dos consumidores. Isto, porém, não é tão simples de demonstrar. Nas últimas décadas dezenas de ações neste sentido foram tomadas, e poucas chegaram a algum lugar, incluso aí uma CPI no Congresso. O ponto é que é muito difícil demonstrar a existência de um acordo coletivo de combinação de preços, e os dados não ajudam", diz Alvaro...

ambulantes cadastrados no São João de Petrolina terão acesso a linha de crédito

Na capital do São Francisco os festejos juninos já começam nesta sexta-feira (18) com a abertura do São João dos Bairros, na comunidade do José e Maria. E a Prefeitura de Petrolina, através da Agência do Empreendedor (AGE), traz uma novidade para os ambulantes cadastrados para trabalhar nas festividades: pela primeira vez, os trabalhadores terão acesso a uma linha de crédito para potencializar as vendas.

Segundo o diretor presidente da AGE, Sebastião Amorim, desde o inicio de maio, a Agência está disponibilizando aos ambulantes cadastrados pela Associação dos Barraqueiros, Ambulantes de Eventos do Vale do São Francisco (ABAEV), a linha de crédito popular que é de até R$ 2 mil, com juros de 1% ao mês...

Sobradinho: Prefeitura realiza entrega de enxoval para gestantes

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Sobradinho, com apoio do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), realizou dia 15, a entrega de kits de enxovais para gestantes cadastradas no PAIF, Serviço de proteção e atendimento integral à família, que desenvolve o programa "Cuidando de Quem Cuida".

104 gestantes, em estado de vulnerabilidade social, estão cadastradas no programa, que tem como principal objetivo dar um suporte as gestantes com a oferta de enxoval. Durante toda a gestação as beneficiárias do programa são acompanhadas pela equipe multiprofissional do CRAS, formada por psicólogo e assistente social e no nono mês recebem o kit de enxoval...

Servidores e professores da Universidade de Pernambuco estão com salários atrasados

A Universidade de Pernambuco (UPE) está com salários atrasados. Professor contratado da UPE, Mário Dutra é um dos docentes que está com o salário atrasado. “A primeira parcela [do salário] deveria ter sido paga no dia 20 de abril. Essa é uma situação reincidente aqui na Universidade de Pernambuco e sequer sabemos se vamos receber as outras parcelas”, lamenta.

Os estudantes que precisam utilizar a biblioteca do Campus estão sendo prejudicados pela falta de servidores. Por conta disso, o espaço passou a funcionar em horário reduzido por tempo indeterminado. “Como eu estudo a noite, fica mais difícil a gente vir para cá no nosso horário porque já está fechada”, conta a estudante Ângela Souza Lins...

Prefeitura de Petrolina convoca mais profissionais de processos seletivos da Educação

A Secretaria de Educação de Petrolina (SEDU) divulgou nesta quinta-feira (17) mais três convocações dos classificados no processo seletivo para a contratação na Rede municipal de ensino. Os editais 38, 39 e 41 estão disponíveis no Diário Oficial do município, no site: https://doem.org.br/pe/petrolina.

Ao total, 40 candidatos classificados estão sendo chamados para ocupar os cargos de Assistente de Criança; professor de educação infantil, anos iniciais, português, história e educação física; motorista de carro leve; professor instrutor de LIBRAS e auxiliar de limpeza – estes últimos foram classificados no processo seletivo realizado em 2017, mas ainda em validade. O comparecimento do candidato deve acontecer entre os dias 21, 22 e 23 de maio no auditório da SEDU, localizado no Centro de Convenções, 2º andar, no Centro, das 8h às 16h, munido de toda a documentação original e cópias relacionadas no Anexo II de cada edital, para tratar da contratação e localização nas unidades escolares...

Acari realiza campanha de enfrentamento ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente

Proclamado pela Lei Federal 9.970/00, no ano 2000, o dia 18 de maio foi declarado como "Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes". Data que visa a promoção de campanhas de conscientização da sociedade para esta problemática crescente no Brasil.

 A ACARI - Associação Civil de Articulação para a Cidadania, instituição filantrópica que atua em Petrolina/PE na promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, vem realizando nas redes sociais e nos meios de comunicação regional, a campanha "Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes"...

Número de casos de cães e gatos envenenados causa preocupação em Juazeiro

Em Juazeiro 10 casos de envenamentos de cães e gatos preocupam os moradores de um condominio, localizado no bairro Centenário. Foram envenenados 7 gatos e 3 cachorros.

O advogado Mário Pires apontou a situação de crueldade. A maioria dos bichos foi intoxicada com um veneno chamado “Chumbinho”, cuja venda é proibida no Brasil. O código penal brasileiro trata esse tipo de comércio como crime contra a saúde pública. Além disso, envenenar animais está previsto na lei de crimes ambientais, com uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa...