Foram encontrados 41893 registros para a palavra: só

Alemães respiram, mexicanos em alta e chocolate belga são assuntos da nossa coluna sobre a Copa

 

Chocolate belga..

OAB anuncia novo recurso contra cobrança de bagagem em aviões

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) anunciou ontem (22) um novo recurso, com pedido de decisão liminar (provisória), a fim de interromper a taxa extra de cobrança de bagagens pelas companhias aéreas. Para o presidente nacional da OAB, Cláudio Lamachia, “desde que a taxa foi colocada em prática, o consumidor tem sido lesado”. O novo recurso foi motivado pelo reajuste no valor da taxa, feito recentemente pelas companhias Azul e Gol. Desde que a autorização para a cobrança foi anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a OAB tem atuado para revogar a medida, que considera “lesiva” aos consumidores. A medida chegou a ser suspensa pela Justiça Federal em março do ano passado, mas a decisão liminar foi derrubada no mês seguinte. A OAB quer que uma nova liminar seja concedida enquanto não é julgado o mérito final da ação. A bagagem despachada começou a ser efetivamente cobrada em 1o de junho de 2017. A primeira companhia a cobrar foi a Azul, no valor mínimo de R$ 30,00 por mala, preço que agora é de R$ 60,00. ..

HDM e UPAE alertam sobre o risco de queimaduras no período junino

As festas juninas já começaram com muita música, dança e comidas típicas. Nessa época, é comum as pessoas acenderem fogueiras e comemorarem com a queima de fogos. Por isso, é preciso estar bastante atento, principalmente com relação às crianças. Para ajudar com os cuidados, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, trazem algumas dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Soltar balão, além de muito perigoso, é crime! No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental, punível com pena de até três anos e pagamento de multa. A prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grande proporção. Por isso, não solte balão!..

Mensagem de pesar do Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, ressalta “lacuna na vida pública brasileira. ”

O Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, encaminhou da Alemanha, onde cumpre missão oficial, mensagem de condolências pelo falecimento do ex-governador da Bahia, que faleceu ontem (22), em Salvador.

Na sua mensagem o Ministro enfatiza a lacuna política deixada por Waldir: “A morte de Waldir Pires deixa uma lacuna gigantesca na vida pública brasileira. Sempre tive Waldir como uma referência da vida pública nacional, foi o principal responsável para que eu tivesse feito uma opção pela carreira pública, pela atividade política, numa memorável campanha para governador. Ele ali, não só me emocionava com seus discursos, com sua fala, com suas ideias. Foi a partir dali que me convenci do valor da atividade pública e de lá para cá sempre tive Waldir como refencia para toda uma geração” , lembrou...

Mais uma vez o Trem do Forró faz sucesso no São João de Senhor do Bonfim

O Trem que transporta forrozeiros durante as festividades juninas encanta e anima o público que viaja ao som de muito forró pé de serra na Capital Baiana do Forró. "Adorei! Aqui a gente sente o encantamento da festa de São João em Bonfim", disse a turista Valdênia Jatobá.

O trajeto dura em torno de uma hora e quem embarca não consegue ficar parado. "Realmente Senhor do Bonfim não tem igual. Andar de trem ouvindo e dançado forró é inesquecível ", falou a estudante de psicologia, Natalia Rosa, moradora de Aracaju...

Fachin nega recurso de Lula e julgamento é cancelado no Supremo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin rejeitou nesta sexta-feira (22) pedido protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para aguardar em liberdade o julgamento de mais um recurso contra a condenação na Operação Lava Jato. Com a decisão, o caso não será julgado na próxima terça-feira (26) pela Segunda Turma da Corte, e Lula continuará preso. 

A decisão do ministro foi tomada após a vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF 4), Maria de Fátima Freitas Labarrère, rejeitar pedido para que a condenação a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex em Guarujá (SP), um dos processos da operação, fosse analisado pela Corte. ..

Casa Nova: Santana do Sobrado cobra escola prometida pelo governador

Dentre os compromissos assumidos pelo Governador Rui Costa com o município de Casa Nova um deles têm mobilizado a comunidade do Distrito de Santana do Sobrado, unindo jovens estudantes, representantes políticos, professores e gestores escolares: a construção da escola de segundo grau na sede do distrito. Com terreno doado e projeto, a escola ainda não saiu do papel e esta semana, na quinta-feira (21/06), depois de várias reuniões na comunidade e a ida ao prefeito Wilker Torres, uma comissão, com os representantes da comunidade e da administração municipal veio a Juazeiro para uma audiência com a Diretora do Núcleo Territorial de Educação – NTE 10, Marinez Menezes.

“O Prefeito Wilker nos enviou para esta audiência para que voltemos a cobrar do governo do estado o inicio das obras da escola em Santana do Sobrado” – Explica Zé Carlos Borges, Secretário de Governo que acompanhado da Secretaria Municipal de Educação, Rosicler Lustoza, estiveram com a Diretora do NRE 10 – “Foi um compromisso assumido com o prefeito e a população de Santana do Sobrado, a prefeitura doou o terreno está disposta a colaborar com o que for preciso, mas queremos o início da obras”...

SAAE emite comunicado sobre falta d´água em Juazeiro

Informamos que o serviço de melhorias na rede de transmissão de energia que a Coelba havia programado para esse sábado (23) foi suspenso nas ruas José Petetinga e Minas Gerais, no bairro Santo Antônio, portanto as estações de captação e tratamento de água do SAAE funcionarão normalmente não faltando água na cidade como havíamos anunciado. ..

‘MEU NOME É NEGA TONHA’ – DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE COMUNICAÇÃO DA UNEB

Na década de 1990, em Juazeiro (BA), surge uma figura emblemática no futebol amador local: Nega Tonha. Registrada como Antônio Carlos Alves dos Santos, desde cedo quebrou barreiras, quando decidiu que jogaria maquiada no meio dos homens. Sua carreira tem uma vitória importante que vai muito além das quatro linhas do campo.

‘Meu nome é Nega Tonha’ é um curta metragem produzido por estudantes do Curso de Comunicação Multimeios da Uneb – Universidade do Estado da Bahia que conta a bela história dessa personagem conhecidíssima na cidade de Juazeiro (BA). No documentário os produtores decidiram mostrar sua relação com o futebol, Tonha é um dos poucos homossexuais assumido que teve coragem de dizer "Aqui também é meu lugar". O futebol é um universo machista, mas Nega Tonha quebrou paradigmas, sendo um ou uma das grandes goleiras que Juazeiro já teve. Ah com direito a jogar maquiada e tudo. O documentário tem 10 min de duração e foi produzido por André Calixto, Gabriel Marinheiro, Giullian Rodrigues, Iara Bispo e Márcio Reges, todos discentes do 7° período do curso de Jornalismo em multimeios da Universidade do estado da Bahia, campus III, e teve como orientadora a professora Fabíola Moura. Confira o vídeo:..

Estádio Paulo de Souza Coelho recebe vaqueiros para tradicional 'Forró da Espora'

Um dos mais tradicionais festejos do São João de Petrolina, o 'Forró da Espora' será realizado neste sábado (23), no Estádio Paulo de Souza Coelho, a partir das 19h. Ao todo, quatro atrações irão animar o forró dos vaqueiros: Lu Vaqueira; Forró Novo Skema; Adenys Vaqueiro e Sérgio do Forró.

Para o secretário de Cultura, Turismo e Esportes, o 'Forró da Espora' está entre os eventos do ciclo junino de maior tradição no município. "É compromisso da `Prefeitura de Petrolina fortalecer a cultura do nosso povo. Desde o ano passado o prefeito Miguel Coelho pediu que a tradicional festa dos vaqueiros voltasse ao local de origem: o Estádio Paulo de Souza Coelho. Este ano, está tudo sendo preparado com muito esforço para realizamos uma festa melhor que a do ano passado", anuncia o gestor...

Univasf inaugura Ponto de Inclusão Digital na Escola Família Agrícola, em Sobradinho (BA)

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) inaugurou, na quarta-feira (20), um Ponto de Inclusão Digital na Escola Família Agrícola (EFAS), em Sobradinho (BA). Também chamado de Telecentro, o espaço foi estruturado com 20 equipamentos recondicionados pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) da Univasf, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex). O evento contou com a presença do vice-reitor, Telio Nobre Leite, da pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy; da coordenadora do CRC da Univasf, Márcia Bento; do presidente da Campus Party, Francesco Farruggia; do diretor da Associação Mantenedora das Escolas Família Agrícola (Amefas), Evanilton Dimas; e do diretor da escola, Ivo de Jesus Costa.

Realizada no pátio central da escola, em meio a muito verde e a uma decoração alusiva às festas juninas, a cerimônia organizada pelos estudantes teve apresentações artísticas de música, dança, recitais de poesia e cordel. O estudante do 2º ano do ensino médio integrado em Agropecuária Pedro Lucas Gomes dos Santos, que representou os colegas na solenidade, ressaltou a importância do Telecentro para a escola. “Vamos poder unir a tecnologia ao nosso dia a dia no campo e melhorar a nossa convivência com o semiárido”, disse...

Artigo - PNE e os riscos da contramão do retrocesso.

Até 2024, o Brasil precisa ver seus índices educacionais saltarem em proporções desafiadoras se quiser atingir as metas por ele mesmo estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE). Quando, lá em 2014, o governo se propôs a elevar a taxa bruta de matrículas na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% já sabíamos que não seria uma missão simples. No entanto, naquele momento, motivados pelo incremento recente nas políticas públicas do setor educacional, vislumbrávamos um horizonte promissor.

A expectativa era de que, finalmente, a educação ganhasse status prioritário na agenda e no orçamento governamentais. Antes, o já velho discurso de que sem educação não há desenvolvimento não havia sido capaz de garantir, efetivamente, a atenção necessária à pauta. Agora, acreditava-se, as coisas seriam diferentes...

São João de Petrolina promove inclusão social no pátio Ana das Carrancas 

O ‘Melhor e Mais forte São João do Brasil’, promovido pela Prefeitura de Petrolina, também está mostrando que é a festa da inclusão social. É que, durante todos os dias do festejo junino, pessoas com algum tipo de deficiência e idosos estão conseguindo curtir os shows com o devido conforto. Esse cuidado especial tem agradado o público. 

Para Patrícia Bonfim, mãe do garoto Pedro Cauã, de 6 anos, portador da síndrome de Cri du chat e fã das Coleguinhas Simone e Simaria, essa atenção dada para esses grupos é muito importante. “A organização está de parabéns. Fico muito feliz por poder trazer meu filho pra festa e encontrar uma estrutura apropriada. O Pedro é fã das Coleguinhas e aqui, ele teve a oportunidade de ficar mais perto de uma delas” disse. A criança conseguiu realizar o sonho de conhecer a cantora Simone. ..

Waldir honrou o PT defendendo a democracia e as pessoas que mais precisam

O PT/Bahia foi a honrado em ter em seus quadros o ex-governador e ex-ministro Waldir Pires que morreu hoje (22) aos 91 anos. Waldir foi exemplo de homem ético, um patrimônio brasileiro defensor da democracia e das pessoas que mais precisam. Além do PT, Waldir sempre foi respeitado pelas esquerdas.

Numa manifestação contra o golpe em 2016, Waldir se pronunciou na Praça da Piedade em Salvador afirmando que "vou morrer defendendo a democracia e o estado de direito"...

Arraiá da Poligoná’ fortalece mobilização social desenvolvida pela Prefeitura de Juazeiro junto aos moradores da Poligonal Urbana

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) realizou na noite dessa quinta-feira (21), na Praça Central do Bairro Jardim São Paulo, a primeira edição do ‘Arraiá da Poligoná. O evento que contou com apresentação de dança de alunas da Escola Municipal Carmem Costa, brincadeiras juninas, quadrilha improvisada, pula pula, sorteio de balaio, comidas típicas e muito forró, tem como objetivo fortalecer a mobilização social junto às famílias da Poligonal Urbana.

“Essa é mais uma ação do Projeto Técnico Social desenvolvido dentro das obras do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana. Entendemos que não é suficiente só a realização da obra, mas também conscientizar a população sobre a conservação e o uso correto dessas obras. E é para atender essa demanda que uma empresa licitada (Empresa de Pesquisas Técnicas – Eireli) realiza um trabalho diário junto às essas mais de 8 mil famílias que estão sendo beneficiadas”, explica o titular da SEDUR Anderson Alves que esteve prestigiando o evento.

O trabalhador rural e morador do Jardim São Paulo há mais de 20 anos, Márcio Cardoso aprovou a realização do evento e destacou a importância das ações de mobilização social. “É muito positiva a iniciativa, pois diante das dúvidas da população sobre a obra as equipes sempre estão passando no bairro para esclarecer, realizando reuniões para dialogar e tem também as ações educativas. O Governo Municipal está de parabéns pelo compromisso com que tem conduzido essa importante intervenção”, observou o morador.

Já a dona de casa Lucinete Gomes, aproveitou para dizer que a qualidade de vida no bairro está melhorando e “quando todas as obras concluírem o bairro Jardim São Paulo será outro, com infraestrutura, saneamento, pavimentação e tudo que uma comunidade tem direito, e isso graças a gestão de prefeitos como Isaac Carvalho e Paulo Bomfim”. Disse dona Lucinete.

Mas quem aprovou e aproveitou mesmo o ‘Arraiá da Poligoná’ foi a criançada que participou das brincadeiras e garantiu a alegria no evento. “É a primeira vez que fazem um evento assim aqui no bairro. É muito bom, tem brincadeira, dança e muitas atividades para as crianças participarem em vez de ficarem pela rua expostas a situações de perigo”, observou a pequena Claudia da Silva, de 11 anos, enquanto aguardava na fila a sua vez de brincar no pula pula.

De acordo com o secretário Anderson Alves até o final do mês de Junho “mais uma edição do Arraiá será realizada, dessa vez na Praça da Juventude para alcançar um maior número de pessoas. Estamos definindo a data e logo divulgaremos”, finalizou Anderson Alves...

São João de Petrolina se consolida como 'Melhor e Mais forte' e ganha destaque na Globo Nordeste

São João de Petrolina é destaque na Globo Nordeste nesta sexta e sábado

O 'Melhor e Mais Forte São João do Brasil' ganha nesta sexta (22) e sábado (23), transmissão dos shows do Pátio Ana das Carrancas, em Petrolina, pela Globo Nordeste. Os telespectadores de toda região poderão, mesmo distantes, acompanhar as apresentações de grandes nomes como Henrique & Juliano e Marília Mendonça...

Jogador que disputa a copa com um pé no exército, menino Ney e muito mais em nossa coluna sobre a Copa

Foto: Divulgação/Instagram

Copa e continência..

Curso de informática oferecido pela prefeitura amplia capacitação profissional em Petrolina

"Mal sabia digitar, hoje eu sei muita coisa". Essa frase é da estudante Maísa  Gabriele de Souza Silva, de 19 anos, moradora do bairro José e Maria, em Petrolina, que acaba de concluir o curso de informática básica ofertado pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação (Sedu). 

Maísa é uma das 60 pessoas que participaram da iniciativa e destaca a importância do curso para sua vida. "Precisamos procurar caminhos para crescer na vida e conhecimento nunca é demais", ressaltou.  Seu irmão, Hugo Gabriel  Silva Souza, 20 anos,  também participante do curso, endossou o coro dos satisfeitos. "Foi muito positivo participar desse curso. É importante estar conectado, principalmente nos dias de hoje. Estou mais preparado para enfrentar a concorrência do mercado de trabalho", pontuou. ..

CSTT informa sobre interdição na Avenida Benedito Almeida de Moraes

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informa que devido à obra de recuperação e recapeamento da Avenida Benedito Almeida de Moraes – conhecida como Avenida da Câmara de Vereadores, uma parte da via será interditada a partir da próxima semana.

A obra, que faz parte do Programa Pavimenta Mais e da Intervenção da Poligonal Urbana da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), será realizada por trechos para diminuir os transtornos para os moradores daquela localidade...

ESPAÇO DO LEITOR: MUTISSOCA OU ENXAME DE ABELHAS?

Venho mais uma vez por meio desse grande meio de comunicação do blog Geraldo José falar sobre as muriçocas, desta vez na rodoviária de Juazeiro. Além disso, a escuridão contribui ainda mais para o volume das mesmas. Isso é uma vergonha para a cidade, a rodoviária cheia de pessoas que não param de si bater tentando matar as mesmas. Agora eu pergunto: cadê o fechamento dos canais, porque creio que devido aquele canal que fica de frente deve ser um dos motivos de tantas muriçocas. Gente isso é feio para uma cidade que nem Juazeiro lembro-me que essa foi uma promessa de campanha fechar os canais o que começou no Alto da Aliança com todo vapor já está parando há mais de 8 meses. Essa não é Juazeiro que eu quero para meu futuro. Muita propaganda e pouca ação desse jeito tá feio para quem o governo vai apoiar, ninguém vai votar.

Gilliard Silva Souza..