Foram encontrados 349 registros para a palavra: enem

Escolas estaduais realizam últimos aulões de revisão para o Enem

Às vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece sábado (5) e domingo (6), os estudantes da rede estadual de ensino estão envolvidos nas últimas atividades preparativas. Na capital e no interior, os professores realizam revisões e aulões para a consolidação dos conteúdos, que já foram trabalhados ao longo do ano letivo, e dão o suporte psicológico para amenizar a ansiedade típica do período.

Em Salvador, durante esta semana, no Colégio Estadual Raphael Serravalle, no bairro da Pituba, as revisões do conteúdo do Enem vão acontecer no horário das aulas. “Ao longo do ano realizamos muitas atividades voltadas para o Exame. Nesta reta final, vai ser o momento de os alunos tirarem as principais dúvidas”, explicou o diretor, Hamilton Lopes.

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, os estudantes do 3º ano do Ensino Médio terão revisões para as provas do Enem na quinta-feira (3), com aulas de matemática e química, e na sexta-feira (4), de biologia e física. “As aulas de revisão vão acontecer no auditório da escola, nos dois turnos, começando às 9h e às 14h, e incluem, também, revisão de produção de texto”, explica o vice-diretor, Fabiano Rocha.

Aulão
(Foto: Ascom/Educação)

No Colégio Estadual Monsenhor Alcides Cardoso, no município de Ipirá (a 214 quilômetros de Salvador), os estudantes participam de uma Roda de Conversa sobre Atualidades. O projeto interdisciplinar visa fortalecer a formação cidadã dos alunos, com foco na abordagem contextualizada do Enem.

A professora de língua portuguesa, Regiane de Santana, explica que a iniciativa de promover a roda de conversa foi para estimular os estudantes a fazerem as provas com mais segurança e conhecimento dos temas ligados ao conteúdo do exame. Entre os temas discutidos estão: questões étnico-raciais e relações e gêneros. “A atividade é voltada para a grade de conteúdos solicitados pelo exame nacional e, ao trazer os alunos para a discussão, estamos provocando neles o interesse por assuntos que estão na ordem do dia da vida social de todos. É uma forma, também, de estimulá-los a dar continuidade aos estudos após o término do Ensino Médio”, relata a educadora.

Para a estudante Isabele Barreto, 18 anos, 3º ano, o enfrentamento ao racismo deve ser uma ação cotidiana. Mas, para quem vai fazer as provas do Enem, ela considera que uma roda de conversa sobre o tema contribui ainda mais para aprofundar os conhecimentos teóricos sobre o assunto. “A Educação é um canal importante para a valorização dos afrodescendentes e para o debate sobre o racismo que ainda hoje existe na sociedade. Quanto mais conhecimento tivermos, mais combateremos práticas racistas e outros preconceitos. Então, considero muito válida a iniciativa deste projeto pedagógico que vai nos ajudar muito na hora de resolver questões da prova ligadas ao tema”, afirma Isabele...

Devido a ocupação de escolas, prova do ENEM será adiada; Confira a lista das instituições afetadas em Petrolina e Juazeiro:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira (1º) que 191.494 dos 8,7 milhões de inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderão fazer a avaliação no próximo fim de semana, em razão de 304 ocupações em colégios listados como locais de provas. As provas adiadas serão realizadas nos dias 3 e 4 de dezembro, segundo o Inep. Confira a lista das escolas de Petrolina e Juazeiro que estão na lista:

..

UNEB informa sobre realização do Enem nos campi da instituição

A Reitoria e os Diretores dos 29 Departamentos da UNEB, na capital e no interior do estado, estão dialogando com os estudantes mobilizados nas dependências da universidade, contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241/2016, para garantir a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos campi da instituição onde serão aplicadas as provas.

De acordo com matéria publicada no dia 29/10 pelo Portal Brasil: “Caso as ocupações sejam mantidas, prejudicando os alunos que fariam prova nesses locais, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] terá de fazer a prova em outra data para aqueles estudantes que não conseguiram”. ..

Inep faz plantão de atendimento para tirar dúvidas de participantes do Enem

A menos de duas semanas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos podem tirar dúvidas sobre a realização das provas pelo telefone 0800-616161, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) das 8h às 20h (horário de Brasília), diariamente. O serviço funcionará normalmente no fim de semana e no feriado de Finados, na próxima terça-feira (2).

Este ano, o Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal. No total, 8.627.195 brasileiros farão as provas – é a edição com segundo maior número de inscrições confirmadas, superada apenas pela de 2014, que registrou 8,7 milhões de inscritos...

Mais de 3,3 milhões de estudantes ainda não acessaram o local de prova do Enem

Até a manhã de hoje (27), 3.384.940 candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ainda não tinham acessado o cartão de confirmação de inscrição no exame, que contém o local de prova, de acordo com balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O acesso é de responsabildade do candidato. A recomendação é que os participantes conheçam o trajeto com antecedência para evitar atrasos no dia da prova que, neste ano, será nos dias 5 e 6 de novembro.

O cartão está disponível pela internet, naPágina do Participante, e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. De acordo com o Inep, responsável pelo exame, 5,2 milhões do total de mais de 8,6 milhões de candidatos já sabem onde farão as provas. O número equivale a mais de 60% dos candidatos...

AGU diz que poderá cobrar Enem dos estudantes em escolas ocupadas

A  Advocacia-Geral da União (AGU) diz que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão.

De acordo com o último balaço do Ministério da Educação (MEC), 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos.

O MEC deu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados...

Segurança do Enem terá coleta de digitais e fiscalização de lanche

No fim de semana dos dias 5 e 6 de novembro, mais de 8,6 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em mais de 1,7 mil cidades. A segurança de um exame desse porte contará pela primeira vez com coleta de dado biométrico dos participantes, além disso, até mesmo os lanches dos candidatos serão vistoriados. Neta semana, o Ministério da Educação detalhou em entrevista à imprensa a logística do exame. Serão impressas 18 milhões de provas, que estaraão em 77 mil malotes com lacres eletrônicos que registram o momento exato em que foram abertos. No Enem de 2016, haverá a coleta de impressões digitais dos participantes. “Isso irá se traduzir em maior segurança. A Polícia Federal tem um banco de digitais e poderá conferir se o participante é quem afirma ser e não outra pessoa”, explica a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini. A coleta será feita no dia do exame e, caso haja suspeita, a conferência será depois pela Polícia Federal. O esquema de segurança conta ainda com detectores de metais e envelopes porta-objetos, onde os candidatos deverão colocar objetos como celulares, objetos eletrônicos e outros que possam comprometer a lisura das provas. O envelope deve ser lacrado e colocado embaixo da carteira. Candidatos que postarem fotos ou mensagens dentro dos locais de prova serão desclassificados. ..

Comunicado: Facape terá atividades interrompidas durante a realização do ENEM

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) informa que a instituição será cedida para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) durante os dias 05 e 06 de novembro. Portanto, as atividades que estavam previstas para essses dias serão reprogramadas.

 ..

AGU estuda cobrar Enem de estudantes que ocupam escolas

A Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que poderá cobrar os prejuízos aos cofres públicos causados pela ocupação de unidades de ensino programadas para receber a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com nota divulgada pelo órgão. O último balanço do Ministério da Educação (MEC) apontou que 182 locais de prova estão ocupados por estudantes em protesto contra a Medida Provisória do Novo Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que estabelece um limite de gastos para a União para os próximos 20 anos. O MEC estabeleceu prazo até 31 de outubro para os estudantes deixarem os locais. Caso isso não ocorra, o exame será cancelado nessas escolas e institutos federais. Segundo a pasta, cerca de 95 mil candidatos poderão ser afetados.

Segundo a Agência Brasil, a AGU informou que a maior preocupação é com a própria realização do Enem, marcada para os dias 5 e 6 de novembro. A ideia é cobrar dos responsáveis o valor pago por cada nova prova aplicada. O Enem tem um custo de R$ 90 por participante. A AGU também estuda o ajuizamento de ações por eventual prejuízo ao patrimônio, caso seja constatada depredação das instituições de ensino. O órgão diz que, em conjunto com outros órgãos, vai trabalhar para identificar os responsáveis. Equipes de advogados públicos estarão de plantão até a realização do exame...

Mais de 40% dos inscritos no Enem já acessaram informações sobre local de prova

Cerca de 3,4 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acessaram as informações sobre local de prova, de acordo com balanço, divulgado hoje (21) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número corresopnde a 41% dos mais de 8,6 milhões de inscritos.

Os cartões de confirmação de inscrição estão disponíveis desde a quarta-feira (19) na internet, no site do Enem e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone. Para acessá-lo é preciso informar CPF e senha...

Colégio Edson Ribeiro é número 1 em Juazeiro no ENEM

Completantando 70 anos de história, o tradicional Colégio Edson Ribeiro em Juazeiro tem motivos de sobra para celebrar. O colégio é número um no ENEM em Juazeiro. 

Com o lema Consolidando o presente e Construindo o futuro, o Edson Ribeiro já está com matrículas abertas e com teste para bolsas de 80%. Para maiores informações entrar em contato pelo telefone 74 3611 7226..

Candidatos já podem consultar locais de prova do Enem 2016

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 já podem consultar o local onde farão as provas, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O acesso ao cartão de confirmação de inscrição foi liberado nesta quarta-feira (19), e está disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.Para evitar os já famosos atrasos, a recomendação é que os candidatos façam o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova, a orientação é chegar com antecedência ao local – os portões abrem uma hora antes do início do exame.

O cartão de confirmação, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio...

MEC adia divulgação dos locais de prova do Enem

O cartão de confirmação com o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 não será divulgado nesta terça-feira (18), segundo o Inep. A previsão é de que eles sejam disponibilizados a partir desta quarta, de acordo com o instituto.

As informações estarão disponíveis pelo aplicativo do Enem do governo federal, pelo site http://enem.inep.gov.br/participante, e além disso, o ministério enviará e-mail aos inscritos. Assim como no ano passado, os cartões não serão impressos e só estarão disponíveis na versão digital...

MEC prorroga prazo para o último simulado do Enem

O prazo para fazer o último simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para o dia 23 de outubro. As provas ficariam disponíveis somente até esse domingo (16). Agora, os estudantes têm mais uma semana para testar os conhecimentos. O simulado pode ser acessado na plataforma Hora do Enem.

Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O simulado ficará disponível para ser inicado até as 19h59 de domingo (23), no horário de Brasília. Com o horário de verão, os participantes devem verificar qual o horário limite na localidade onde estão...

Começa hoje o quarto simulado online da Hora do Enem

A partir de hoje (8) os estudantes podem testar os conhecimentos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no quarto e último simulado disponível na plataforma Hora do Enem. O simulado poderá ser acessado até às 19h59 do dia 16 de outubro, na internet.

Para acessar a página por computador, telefone ou tablet, é preciso fazer um cadastro no site e localizar o teste na aba de simulados. O Enem será aplicado nos dias 5 e 6 de novembro...

Apenas 115 escolas atingem nível mais alto na nota da redação do Enem

Apenas 115 escolas de quase 15 mil em todo país tiveram média igual ou superior a 800 pontos na redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. Dessas, a maior parte é particular e quatro são públicas. Os dados do Enem por Escola foram divulgados hoje (4) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A nota é equivalente ao nível 5, o mais alto de proficiência calculada para os estudantes. Nessas escolas, mais da metade dos alunos está nesse nível, ou seja, eles obtiveram uma nota acima de 800 na prova - a nota da redação vai até mil pontos. Apenas uma das escolas têm 45,45% dos estudantes no nível 5, o Instituto Presbiteriano Gammon, em Guanhães (MG). A maior porcentagem, 94,12%, é do Instituto Educacional São José - Unidade Mocambinho, em Teresina...

Começa amanhã o terceiro simulado gratuito da Hora do Enem

Os estudantes de todo o país terão mais uma oportunidade para testarem os seus conhecimentos e se prepararem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Começa amanhã (sábado, 3), a partir das 8 horas, a terceira edição do simulado Hora do Enem, que vai até às 20 horas do dia 11. A prova é gratuita, que tem 80 questões e poderá ser concluída em até quatro horas, por computador, telefone ou tablet, é aberta a todos os interessados. Basta fazer um cadastro no site e acessar o teste na aba de simulados.

Nesta terceira etapa, 75% das questões aplicadas serão inéditas. Os estudantes que fizerem o simulado pelo aplicativo android terão acesso a um ranking, onde poderão comparar sua nota com a de outras pessoas que disputam uma vaga no mesmo curso universitário,  além de poderem verificar se seu desempenho é compatível com a nota de corte do curso e da instituição em que desejam estudar...

ESTUDANTES QUE ESTÃO SE PREPARANDO PARA O ENEM VÃO PODER PARTICIPAR DE AULÕES OFERECIDOS, DE GRAÇA, PELO JUÁ GARDEN SHOPPING

Na busca de contribuir na preparação dos estudantes que vão enfrentar a maratona de provas do Enem 2016, o Juá Garden Shopping resolveu promover aulões durante todos os domingos deste mês de setembro. As aulas são totalmente gratuitas e os participantes poderão tirar dúvidas, aprender macetes e receber dicas de como se dar bem no exame, que é o principal passaporte para ingressar na Universidade.

O “Aulão ENEM 2016” vai contar com aulas nas áreas de geografia, história, biologia, física, matemática, linguagens, química e redação. As disciplinas serão ministradas por professores renomados na região. O primeiro encontro já acontece neste domingo (4), a partir das 9h na Praça de Alimentação e tem vagas limitadas. O professor Arnaldo César esteve no programa Geraldo José na tarde desta quinta-feira (01) oportunidade em que informou que as inscrições podem ser feitas no cursinho Top de Linha, que é o parceiro do Juá Garden neste projeto, e também na administração do shopping em horário comercial. Se possível, levar 1 kg de alimento para ser doado a instituições de caridade de Juazeiro...

SESI/PE realiza aulão preparatório para Enem em Petrolina

O 4º aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  do SESI/PE será neste domingo (21), das 9h às 12h, em Petrolina. Desta vez, a iniciativa ocorre em parceria com o curso BioLógica, que fará a revisão do conteúdo e resolução de exercícios de todas as disciplinas cobradas na prova. A aula será no salão de eventos do SESI Petrolina, na Rua Barão do Rio Branco, 797, no Centro. A entrada será garantida pela doação de 1kg de alimento não perecível, que será enviado para instituições beneficentes da cidade.

Como as vagas são limitadas, é recomendável fazer a inscrição antecipadamente. As inscrições devem ser realizadas no SESI Petrolina, na sede do curso BioLógica, pelo telefone (87) 3861-5491 ou pelo WhatsApp (87) 9.8862.3476, onde também é possível obter mais informações sobre o aulão...

Especialista dá dicas de sucesso para os estudantes que estão se preparando para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais esperadas pelos estudantes brasileiros, e como as avaliações já se aproximam muitos candidatos já sofrem com o medo e a angústia de um pensamento que paira nas suas cabeças: Será que estou realmente pronto para ser aprovado no ENEM?

As provas serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro e até lá é muito comum professores dos chamados “cursinhos” e experts dos conhecidos macetes de prova darem conselhos batidos e repetitivos aos estudantes como “leia muito e faça resumos do que estudou...” ou até mesmo “priorize as matérias mais difíceis...”, mas infelizmente, este são clichês superficiais e que, na maior parte das vezes, não funcionam com todos os perfis de estudantes...