Foram encontrados 33841 registros para a palavra: Ba

Movimentos sociais e comunidades religiosas reforçam combate ao Aedes

O combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, conta agora com o apoio de movimentos sociais e fiéis das religiões de matriz africana, espíritas, católicos e evangélicos, que estão colocando a fé e o trabalho coletivo e individual a favor da saúde dos baianos. Atendendo à convocação do governador Rui Costa, lideranças religiosas e representantes dos movimentos se reuniram na manhã desta quarta-feira (24), no auditório da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), e conheceram as ações que podem ser desenvolvidas em suas comunidades para evitar a proliferação do inseto.
 
O evento contou com apresentações dos secretários estaduais da Saúde, Fábio Vilas Boas, e da Comunicação, André Curvelo, sobre as formas de disseminação do mosquito, as doenças, as maneiras de se combater e prevenir e também de acionar o Estado. Na ocasião, Rui ressaltou a importância do envolvimento de cada cidadão na mobilização e no combate ao mosquito. "Cada entidade tem boletins, páginas nas redes sociais, carros de som, e eu acho que nós temos que nos engajar nisso. Se nós queremos preservar a vida e a saúde dos nossos fiéis, trabalhadores, moradores, temos que participar desse mutirão".  
 
O governador lembrou que o mosquito não se desloca mais de 200 metros do local onde nasceu e que 80% das pessoas que contraíram uma das três doenças foram contaminadas em sua própria residência. "A contaminação vai vir da nossa casa ou da do vizinho. Então, cada um de nós tem que ter a tarefa de atuar no combate e na prevenção. O mosquito precisa de água limpa e calor para se reproduzir, portanto, o convite aqui é para que cada um, no seu segmento, na sua base social, entre na campanha".
 
De acordo com Rui, o Estado está investindo em novas tecnologias para combater o Aedes, como a biofábrica Moscamed, em Juazeiro, que produz mosquitos modificados geneticamente e que, ao se reproduzirem, formam gerações estéreis. "Nós já estamos fazendo testes com mosquitos em Jacobina e Juazeiro, com resultados positivos. Nos lugares onde eles foram soltos, a população de mosquito reduziu em até 80%. Agora estamos procurando apoio do governo federal para produzir este mosquito em larga escala e distribuí-lo pelos lugares onde há os principais focos".
 
Aprovação e mobilização
 
A líder religiosa do candomblé Makota Valdina afirmou que essa convocação por segmentos é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nós somos negros, temos características próprias, somos diversos. Não viemos somente de um lugar, mas de várias culturas, então temos normas, tradições diferenciadas. Eu acho que a gente pode, por meio da Sepromi [Secretaria de Promoção da Igualdade], trabalhar por bairro, por região, colaborando com essa campanha. A mensagem é que água para nós é vida, temos que cultivar a água viva, e não a água que cria mosquito para matar”.
 
O pastor Luís Fernando Ferreira disse que é um momento em que todos estão de braços dados por um objetivo. “A Igreja Adventista do Sétimo Dia, com seus 2,4 mil templos e 180 mil membros, está usando as redes sociais, todos os eventos, para divulgar o combate ao mosquito. Essa convocação do governador Rui Costa é muito boa porque já tínhamos a iniciativa própria e, com a parceria com o Governo, teremos mais material e ferramentas para levar aos nossos membros, que vão levar a campanha para as comunidades”. 
 
Representante do Sindicato dos Agentes Comunitários (Sindacs), Aldenílson Rangel aprovou a mobilização e ressaltou a importância dos agentes comunitários de saúde na ação em toda a Bahia, pedindo a valorização da profissão. “Essa mobilização é muito importante. Nós já estamos mobilizados e nos reunindo com diversos outros órgãos para fazer uma campanha em todo o estado”. O padre José Carlos Silva disse que o Aedes é um problema que afeta a todos, independente do segmento. “É preciso que todos se juntem para combater o mosquito e tomem consciência, procurando, na própria casa, os focos do Aedes aegypti. É preciso que cada um pense não apenas em si, mas também na vida do outro, que é muito importante".
..

IFBA campus Juazeiro divulgará edital para seleção de alunos para o Curso Técnico em Administração na forma integrada ao Ensino Médio

IFBA campus Juazeiro divulgará, em breve, edital para seleção de alunos para o Curso Técnico em Administração, na forma integrada ao Ensino Médio. Alunos que tenham concluído o Ensino Fundamental poderão concorrer a uma das 80 vagas, das quais 50% são exclusivas para alunos oriundos de Escolas Públicas.

A seleção, gratuita, se dará através da média entre as notas de português e matemática das três últimas séries do Ensino Fundamental. Orienta-se aos candidatos interessados que providenciem histórico escolar do Ensino Fundamental e aguardem a divulgação do calendário de inscrições...

Deputado Roberto Carlos participa da abertura das Comissões na Assembleia Legislativa da Bahia

Como presidente da Comissão de Agricultura e Políticas Rurais da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, sendo votado por unanimidade por seus pares, o deputado Roberto Carlos (PDT), vice-líder do Governo, participou, nesta terça-feira (23), da abertura dos trabalhos das comissões, na casa legislativa.

No evento, o deputado agradeceu a confiança dos seus pares e reafirmou o seu compromisso com a agricultura. “Comprometo-me a trabalhar para que possamos criar mais políticas públicas, na Comissão de Agricultura, que beneficiem o setor, em toda Bahia. Conto com a participação dos meus colegas deputados, para que possamos conduzir um trabalho de excelência”, ressaltou Roberto Carlos...

Sétima edição da Caravana da Saúde atende cerca de 400 pessoas e reforça o combate a dengue no bairro Antônio Guilhermino

A sétima edição da Caravana da Saúde registrou cerca de 400 atendimentos nesta quarta-feira (24), no bairro Antônio Guilhermino. Além das consultas médicas e a realização de exames, Agentes de Endemias promoveram um grande mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya no bairro. A equipe de endemias visitou cerca de 70 casas, informando à população sobre os perigos representados pelo mosquito e a eliminação dos focos de proliferação.

O secretário Municipal de Saúde, Dalmir Pedra, ressaltou que a gestão está ampliando cada vez mais os atendimentos a população na Caravana e que o governo não está medindo esforços para combater o Aedes aegypti. “Eliminar o mosquito é uma das prioridades do governo municipal. Além de ofertar saúde, estamos trabalhando nas ações de prevenção e eliminação dos possíveis focos do mosquito da dengue”, ressaltou Pedra...

Roteiro da tocha olímpica na Bahia é divulgado. Juazeiro recebe a tocha dia 26 de maio

 
Entre 19 e 27 de maio, 27 cidades baianas, algumas delas localizadas nas regiões mais belas do estado, estarão no roteiro da Tocha Olímpica, que virá de Atenas, na Grécia, e desembarcará em Brasília. O início do revezamento no país será no dia 3 de maio e, até a chegada da chama ao Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos 2016, terão sido percorridas 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional. 
 
O governador Rui Costa destaca a importância do evento esportivo para a Bahia. "Mais uma vez, a Bahia e os baianos têm a oportunidade de mostrar ao mundo a capacidade para a realização de grandes eventos e a experiência adquirida com o Carnaval, maior festa a céu aberto do planeta, e também ao sediar as copas do Mundo e das Confederações". 
 
Mais de 20 mil quilômetros de estradas, além de 10 mil milhas aéreas, fazem parte do roteiro da tocha, que será carregada por 12 mil condutores, mudando de mãos a cada 200 metros. Para o governador, "ao mesmo tempo, vamos ter os olhos do mundo voltados para a nossa terra, para a nossa gente. E vamos poder também mostrar a hospitalidade e a capacidade de trabalho do baiano, que vai poder reforçar seu orçamento nas atividades de comércio e serviços necessárias durante o evento". O roteiro da chama olímpica no país foi divulgado nesta quarta-feira (24), em evento organizado pelo Comitê Rio 2016. Na ocasião, também foi divulgado o uniforme, com predomínio do branco, usado pela judoca olímpica Érika Miranda.
 
Belezas naturais e cidades estratégicas
 
No litoral, além da capital, estão contempladas cidades como Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro, onde o Brasil foi descoberto, e locais como Morro de São Paulo, um dos cenários mais deslumbrantes da Bahia e cartão postal que circula o mundo inteiro.  No interior, cidades estratégicas, como Feira de Santana e Vitória da Conquista, estão garantidas no roteiro. Em Lençóis, haverá uma operação especial, com surpresa que ressalta as belezas da Chapada Diamantina. E, às margens do Rio São Francisco, Juazeiro e Paulo Afonso também vão receber a chama olímpica.  
 
As chamadas 'Cidades Celebração', onde a tocha pernoitará na Bahia, são Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Durante as Olimpíadas, Salvador vai receber três rodadas duplas de futebol masculino, duas rodadas duplas de futebol feminino, uma partida das quartas de final masculina e outra feminina. A seleção brasileira olímpica, que possivelmente terá a presença de Neymar, vai jogar na Arena Fonte Nova, no dia 10 de agosto, contra adversário ainda a ser definido. O sorteio das chaves está marcada para 14 de abril, no Rio de Janeiro. 
 
Roteiro das cidades baianas que receberão a tocha:

19/05/2016 – BA – Teixeira de Freitas, Itamaraju, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro
20/05/2016 – BA – Eunápolis, Itapetinga, Vitória da Conquista
21/05/2016 – BA – Itambé, Floresta Azul, Ibicaraí, Itabuna, Ilhéus
22/05/2016 – BA – Itacaré, Camamu, Ituberá, Cairu, Morro de São Paulo, Valença
23/05/2016 – BA – Lençóis, Chapada Diamantina
24/05/2016 – BA – Salvador
25/05/2016 – BA – Feira de Santana, Riachão do Jacuípe, Capim Groso, Senhor do Bonfim
26/05/2016 – BA – Jaguarari, Juazeiro, Sobradinho
..

Brasileiro demora 8 meses para se recolocar no mercado de trabalho, diz SPC

O brasileiro que fica desempregado está demorando cerca de oito meses para se recolocar no mercado de trabalho, o que levanta outra preocupação além do avanço da taxa de desemprego em si. A estimativa é do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "Os oito meses estimados pelo SPC Brasil são um período significativamente maior que os 6,8 meses que eram necessários no final de 2014, um aumento de 36 dias", analisa a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, em nota. "O tempo maior para a recolocação é reflexo da conjuntura econômica atual, em que se observa o fechamento de postos de trabalho ao invés da criação de outros novos", ressalta. ..

SEMAOP e PRF alinham parceria para combater o crescente número de animais soltos em Juazeiro

A Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública de Juazeiro registrou em janeiro do corrente ano 67 apreensões de animais soltos em vias urbanas. Preocupados com esse crescente número de animais, nesta segunda-feira, 22, o secretário Agenor Souza, o Diretor de Fiscalização, Péricles de Jesus e a Assessora Técnica Jurídica, Elaine Borges, estiveram reunidos com o Inspetor Chefe da Polícia Rodoviária Federal, situada em Senhor do Bonfim, Magnun Guanaes.

A pauta central da reunião foi o apoio entre os órgãos públicos no que diz respeito ao recolhimento de animais em vias urbanas e também de rodovias estaduais e federais.  Em um levantamento realizado pela PRF, entre 2010 e 2015 foram registrados 235 acidentes envolvendo animais nas pistas. Destes, 87 pessoas ficaram levemente feridas, 22 ficaram em estado grave e oito pessoas perderam a vida. Já a Policia Rodoviária Estadual da 4ª Companhia de Juazeiro registrou entre Janeiro de 2013 a 22 de Fevereiro deste ano um total de 85 acidentes envolvendo animais na pista, com 93 veículos envolvidos onde 9 pessoas ficaram gravemente feridas e outras perderam a vida. ..

Mutirão de combate ao glaucoma será realizado de 25 a 27 de fevereiro em Juazeiro

Nestes dias 25, 26 e 27 de fevereiro a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde realizará um Mutirão de Combate ao Glaucoma e outras doenças oftalmológicas. A ação tem a parceria da Secretaria de Saúde do Estado e a Policlínica Moisés Andrade.

O atendimento será realizado em carretas oftalmológicas localizadas na Rua Jose Pititinga, em frente ao Centro de Cultura João Gilberto, bairro Santo Antonio, das 8h às 17h. O público que necessitar do atendimento deve apresentar os originais e cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência...

Trabalhadores rurais baianos participam do combate ao Aedes aegypti

Estado com maior número de famílias que vivem da agricultura familiar - cerca de 700 mil -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador. 

Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA). De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. "Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias".

Material informativo

Jerônimo Rodrigues afirmou que as secretarias municipais de agricultura e desenvolvimento rural, bem como os sindicatos e cooperativas, serão parceiros importantes no combate ao mosquito. "A ideia é que o apelo do governador Rui Costa e da presidenta Dilma possa chegar a cada canto da Bahia". A partir desta quarta-feira (23), com apoio da Sesab, a SDR dará início à distribuição de material informativo às entidades parceiras. "Teremos, no dia 1° de março, uma videoconferência pelo sistema do IAT [Instituto Anísio Teixeira] para que possamos informar, orientar e capacitar os técnicos. No dia 12, faremos uma grande limpeza nas áreas da SDR, nos prédios, nos Setafs, nas máquinas que estão paradas, etc”.

Segundo ele, no dia 19 de março, será realizada uma ação para verificar as cisternas. “Queremos [observar] se os sistemas de captação de água, os reservatórios em geral, estão recebendo a devida manutenção, se estão sendo devidamente cobertos para evitar a proliferação do Aedes aegypti", explicou o secretário de Desenvolvimento Rural.

Movimentos sociais

Para o secretário Fábio Vilas-Boas, a mobilização junto à população que vive na zona rural "é importante porque estamos buscando capilaridade. Precisamos levar informação aos locais mais distantes, à zona rural, às famílias das periferias. Portanto é muito importante envolvermos os movimentos sociais na difusão deste conhecimento". O presidente da Fetag-BA, Claudio Bastos, disse que os 410 sindicatos filiados à federação representam trabalhadores da agricultura de todos os municípios baianos. "Acho de fundamental importância esta parceria da Sesab [e] SDR com todos os órgãos ligados à agricultura familiar, aos movimentos sociais da área rural como um todo”.

Ele disse que “é uma grande realização esta parceria. É um trabalho que envolve toda a sociedade. Nós, da Fetag, vamos mobilizar todos os sindicatos, associações e cooperativas num ato de orientação, para que possamos de fato fazer este combate [ao mosquito] e conscientizar o nosso povo também". A coordenadora de Educação da Frente dos Trabalhadores Livres (FTL), Mirla Duarte, avalia como fundamental a mobilização do meio rural na prevenção da dengue, zika e chikungunya. "Os trabalhadores são sujeitos que vivenciam a realidade estabelecida no campo. Eles precisam participar destas discussões. A troca de conhecimento é importante e necessária”. ..

Prefeitura de Juazeiro emite nota referente a reivindicações dos moradores do bairro Argemiro, confira:

Após moradores do  Argemiro enviar para o blog reivindicações sobre a falta de conclusão de obras no bairro (veja aqui), a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa aos moradores do bairro Argemiro que a reforma da Unidade de Saúde do bairro e da Farmácia da Família serão iniciadas assim que os trabalhos forem concluídos na UBS do bairro João Paulo II que também passa por reforma. Os recursos estão assegurados e irão atender a reforma de 21 postos de saúde e a ampliação de cinco deles. 

Já a Secretaria de Serviços Públicos informa que o trecho que dá acesso à sede da Companhia da Polícia Militar no bairro não tem rede elétrica, e que até o presente momento não existe nenhuma solicitação para instalação de rede de iluminação no local. ..

Bancada de situação rejeita requerimento para convocar secretário

A votação de projetos e requerimentos foi bastante agitada na sessão da Câmara de vereadores de Juazeiro no início da noite desta terça-feira (23). A bancada de situação, representada por doze vereadores presentes, votou desfavorável aos requerimentos  nº 01/2016 e nº02/2016, ambos de autoria do vereador José Carlos Medeiros (PV), os quais solicitavam as informações sobre os pagamentos efetuados às empresas ART e Vale Norte (concernente aos serviços de coleta de lixo); e a presença do secretário de Serviços Públicos do município, Fernando Dantas, para discorrer sobre as ações desenvolvidas durante o ano de 2015.

Para Medeiros, “a blindagem dos companheiros ao secretário citado só demonstra algo de errado tanto na prestação de serviços aos munícipes, como também com a prestação de contas. Mais uma vez os vereadores aliados do prefeito dão uma demonstração de que não pensam no bem-estar da população. A coleta de lixo ficou paralisada e a população sacrificada e nem sequer podemos convocar o secretário a dar explicações porque a maioria não permite. Lamentável”...

TERRENO ABANDONADO PROVOCA INCÔMODOS NO BAIRRO ITABERABA

Bom dia Geraldo,

Sou grande admiradora do seu trabalho e venho lhe pedir uma ajuda para denunciar um terreno próximo ao Ceasa de Juazeiro. Atrás de um prédio abandonado existe muito lixo, foco do mosquito da dengue, animais, inclusive, já vi alguns garis da prefeitura de Juazeiro descartando material (lixo) nesse terreno, e por conta das chuvas aí que a situação que já não era boa ficou pior...

"Papel das empresas é fundamental", diz Rui em convocação para combater o Aedes

O compromisso de entidades e empresas no combate ao mosquito Aedes aegypti, proposto pelo governador Rui Costa, ficou evidente na fala dos representantes que participaram do encontro realizado o auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, na manhã desta terça-feira (23). “A Coelba está envolvida na campanha contra o mosquito e agora vai se associar à campanha do Estado. Cerca de 15 mil funcionários participarão da campanha, levando o conhecimento para suas casas e suas famílias", disse José Roberto Bezerra de Menezes, presidente da Coelba, durante o evento promovido pelo Governo do Estado.
 
Rui disse que saiu entusiasmado do encontro. “Os empresários saíram com o compromisso de mobilizar suas empresas a favor da saúde e contra o mosquito. Cada um pode criar uma fórmula original, o que interessa é que as pessoas possam ser surpreendidas em um bar, restaurante, loja, para que a Bahia possa se livrar do mosquito e os bebês nasçam com saúde”. Rui também destacou o investimento em tecnologias. “Na Moscamed, em Juazeiro, estamos produzindo um mosquito transgênico que vai reduzir a população do Aedes”. 
 
O governador avalia que uma das principais parcerias foi firmada com a Coelba. “São cinco milhões de residências com contratos. Os funcionários da Coelba fazem a leitura nas casas de cada pessoa da Bahia inteira, e poderão indicar os locais com potencial foco do mosquito. Eles vão registrar nos aparelhos, que são geoprocessados, e a informação vai diretamente para o poder público, facilitando o trabalho e aumentando a taxa de acerto das equipes de saúde. Nós vamos determinar que a Embasa faça a mesma coisa”. 
 
O presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Ricardo Alban, disse que esse é um problema de toda a sociedade e que precisa ser encarado pelas consequências imediatas e para as gerações futuras. “O dia 5 de março foi escolhido como o Dia da Indústria Contra o Mosquito. A mobilização será feita dentro de todo o sistema, com ações em 500 empresas na Bahia, que terão os funcionários, escolas, professores e estudantes treinados. Vamos formar cerca de 31 mil agentes multiplicadores dos conceitos de combate ao mosquito. Serão cerca de quatro horas aula para atingir um universo além da indústria, chegando às casas dos colaboradores, dos estudantes. E vamos usar o entretenimento, estamos montando 34 peças teatrais para que o tema seja entendido”. 
 
Carlos Andrade, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio), disse que a instituição elogia a iniciativa do governador, de não só fazer a propaganda, mas também convocar as entidades empresariais para que façam parte da iniciativa. “Hoje a federação do comércio tem 85 % das lojas comerciais e 92% dos empregados filiados. Vamos fazer um trabalho amplo, com campanha de conscientização em todas as notas. Será um trabalho muito proveitoso junto com as outras entidades e com a população”. 
 
Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros. Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos", enfatizou Rui.
 
Principais ações sugeridas pelo Estado:
 
1 - Entrar em contato com a Secretaria de Saúde do Estado pelo [email protected] para solicitar palestras de técnicos para seus funcionários.
 
2 - Colocar as campanhas nos contracheques e fundo de tela do computador.
     
3 - Estimular os funcionários a baixar o aplicativo Caça Mosquito e denunciar focos encontrados.
 
4 - Realizar mutirão para encontrar focos na empresa e nos arredores.
 
5 - Entrar em contato com entidades de classe para mobilização em eventos.
 
6 - Enviar material descartável para reciclagem, a fim de não acumular lixo.
 
7 - Incluir o combate aos criadouros do Aedes aegypti nas políticas de saúde e segurança ocupacional.
 
8 - Nomear um funcionário responsável por estabelecer um plano com metas e acompanhar as ações.
 
9 - Disponibilizar pessoas para serem treinadas para aplicar inseticida na empresa, que deverá comprar a máquina, o aplicador e o Estado proporcionará o treinamento e o fornecimento do inseticida.
 
10 - Realizar campanhas de combate ao mosquito que envolvam as famílias dos funcionários
..

PETROLINA: Prefeitura ajuda na ressocialização de detentos através do trabalho

A Petrolina de Petrolina através da Secretaria de Infraestrutura mantem o programa de ressocialização dos apenados com o trabalho de auxiliar de  limpeza pública. Os trabalhadores são integrantes de um convênio firmado entre a cidade e o Patronato Penitenciário de Pernambuco, órgão de execução penal para cooperação técnica.

O convênio dá margem de participação de 150 sentenciados em regime aberto e livramento condicional para execução de atividades na área de serviços gerais, para pintura de meio fio, varrição, raspagem de vias, manutenção e recuperação de praças, canteiros centrais, poda em geral, além dos serviços de pedreiro e servente. A seleção é feita através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDJUDH/SEDSDH). Atualmente as equipes desenvolvem  suas atividades em todos os bairros e prédios públicos de Petrolina...

ESPAÇO DO LEITOR: Moradora dos Palmares II reclama da coleta de lixo em seu bairro.

A moradora do Palmares 2 em Juazeiro está muito chateada com a situação do lixo em seu bairro. Veja abaixo na íntegra o desabafo de Laysce Fernandes:

..

Prefeito Julio Lossio em Brasília trata da urbanização do Cacheado

O prefeito Julio Lossio, acompanhado da secretária de Infraestrutura, Tatyanne Lima, esteve nesta segunda-feira (22) reunido com o gerente de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Wladimir Macedo e Kátia de Oliveira, Analista do Ministério das Cidades, para tratar sobre os detalhes dos serviços de urbanização que estão sendo realizados pela prefeitura no bairro Cacheado, local onde antes existia uma invasão sem condições básicas de moradia.

O projeto de urbanização contempla a construção de um trecho do Canal, drenagem, energia elétrica e a pavimentação das ruas principais. Além da construção de uma AME -  unidade de saúde de Atendimento Multiprofissional Especializado e de uma praça. Em uma parceria fechada com o Governo Federal, a Caixa Econômica, o Programa Minha Casa, Minha Vida, Ministério das Cidades e a Secretaria de Habitação de Petrolina.

O objetivo da reunião segundo o prefeito foi para alinhar e conduzir a estratégia para dar prosseguimento a obra, cujos recursos são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Estregamos na última semana junto com a presidente Dilma mais de 2 mil casas. Queremos garantir cidadania aos petrolinenses. Hoje estamos buscando meios de trazer para a cidade cada vez mais obras, com o apoio do Governo Federal", expôs...

Homicídio no bairro Piranga

Um homem identificado como Paulo Ronaldo da Silva Gomes, foi assassinado na tarde desta terça-feira (23), com vários disparos de arma de fogo na cabeça, na rua do Riso, bairro de Piranga. O crime aconteceu próximo a um supermercado situado na comunidade. Ainda não se sabe o autor do homicídio e o que teria ocasionado o fato que se deu nas proximidades de um Posto da Polícia Militar no referido bairro. A vítima estava na moto Honda CG fan, cor preta, placa NYP 4898. ..

Chuvas e aumento do dólar afetam preço da cesta básica em Petrolina e Juazeiro, segundo Facape

O preço dos alimentos segue em alta em Petrolina e Juazeiro. A inflação agregada nas duas cidades no mês passado chegou a 7,06%, segundo o Índice da Cesta Básica (ICB) da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). No lado pernambucano, o valor da cesta continua maior, com uma diferença de R$ 11,70 em relação ao preço registrado em Juazeiro.

Diferente de janeiro de 2015 - quando a estiagem causou a diminuição da produção e, consequentemente, aumento nos preços - o ano de 2016 começou chuvoso no Vale do São Francisco. Mas, o excesso de chuvas causou grandes perdas nas regiões produtoras. O resultado foi a diminuição da oferta e aumento nos preços de alguns itens, como tomate, arroz e feijão carioca. A carne continua em alta.

Os produtos afetados pela desvalorização do real frente ao dólar também contribuem para que a cesta permaneça mais cara. O açúcar, por exemplo, teve o preço alavancado devido ao aumento das exportações e redução da oferta no mercado interno, além do crescimento da parte da cana de açúcar destinada à produção de etanol...

Bairro Antônio Guilhermino receberá nesta quarta-feira (24) a Caravana da Saúde

A sétima edição do programa Caravana da Saúde, realizado pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde será na próxima quarta-feira, 24, no bairro Antonio Guilhermino. 

O programa criado com a proposta de dar celeridade ao grande volume de consultas e exames demandados pela população oferece diversas especialidades: ortopedia, oftalmologia, cardiologia, ginecologia, fonoaudióloga, nutricionista cirurgião geral, eletrocardiograma e coleta de exames laboratoriais. A população pode buscar a Unidade de Saúde do bairro neste dia 24, das 8h às 14h...

Damião Medrado rebate acusações de constrangimento: “Agi de acordo com a Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Casa”

O presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, vereador Damião Medrado (PSD), ocupou a tribuna da Casa nesta segunda-feira (22) para informar à população as regras contidas na Lei Orgânica do Município e Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Juazeiro.

“Na última sessão houve um mal-entendido com um cidadão que se manifestou com palmas durante sessão e no momento em que vereador estava usando a tribuna. Alertei-o sobre a situação e acredito que fui mal interpretado. Não é do meu perfil constranger ninguém, nunca tratei ninguém mal! ”, afirmou...