Foram encontrados 9893 registros para a palavra: AMA

Jerônimo dá posse à professora Amali Mussi como reitora da Uefs

Em uma cerimônia marcada por significado histórico, o governador Jerônimo Rodrigues empossou a professora Amali Mussi como reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O evento ocorreu nesta terça-feira (16), na Sala de Reuniões do Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A chapa vencedora, intitulada Chapa 1: Mais Uefs, encabeçada pelas professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho, obteve uma expressiva vitória com 2.614 votos, representando 73,70% dos votos válidos, nas eleições realizadas entre os dias 3 e 5 de abril de 2023. 

O governador Jerônimo Rodrigues destacou a experiência e a competência das gestoras eleitas, ressaltando a importância histórica da nomeação. "Estamos presenciando um momento de grande relevância para a Uefs e para toda a sociedade baiana. Amali Mussi e Evanilda Carvalho foram eleitas com uma votação expressiva", declarou. ..

Leitor reclama que já faz mais de seis dias que não tem água no bairro Palmares 1: "Não tem água para as necessidades básicas"

Leitor reclama que já seis dias não tem água no bairro Palmares 1: . Confira:

Venho através desse e-mail, manifestar a minha insatisfação junto ao serviço de água e esgoto de Juazeiro da Bahia. Geraldo aqui no meu bairro Palmares 1, a população já não aguenta mais o descaso do SAAE com a comunidade. Já temos mais de 6 dias sem um pingo de água nas torneiras, nem dia e nem muito menos a noite, quando ficamos durante toda a madrugada esperando chegar um caroço de água na torneira e nada. 
Pedimos encarecidamente que torne essa manifestação pública. Fiz ligações pro órgão, e a resposta foi de que um uma bomba estaria com problema e já estavam solucionando. Ou seja, só aqui no bairro já tem quase sete dias sem água, então esse tipo de argumento não convence de forma alguma. 
Nem água para as necessidades básicas não temos, hoje mesmo só fiz higiene bucal porque fui até a casa da minha genitora.
Meu nome é Marcondes e sou morador do bairro há mais de 30 anos e esses problemas são recorrentes...

Secretaria da Educação do Estado da Bahia abre inscrições para mais de 18 mil vagas do Programa Universidade para Todos

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) abre, nesta terça-feira (16) e segue até o dia 25 de maio, as inscrições para 18.966 vagas do Programa Universidade para Todos (UPT), nos 27 Territórios de identidade. Isto representa 3.966 vagas a mais do que em 2022, quando foram ofertadas 15 mil vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).  Mais de 29 mil estudantes do UPT já ingressaram no Ensino Superior.
 
Nesta nova edição, serão contemplados 195 municípios do Estado da Bahia, com a oferta das atividades do programa em 310 polos de funcionamento. Em Salvador serão 34 polos com a oferta de 2.375 vagas. O início das aulas está previsto para o dia 5 de junho. O programa é destinado ao fortalecimento das aprendizagens e preparação dos estudantes concluintes e egressos da rede pública de ensino da Bahia para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. 
 
Pode se inscrever o candidato da rede pública do Estado regularmente matriculado, em 2023, no 3º ano do Ensino Médio regular estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); e no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio estadual ou municipal (ou suas modalidades correspondentes); além de egresso do Ensino Médio estadual ou municipal do Estado da Bahia. Não será permitida a inscrição de candidato que estiver cursando ou que tenha concluído curso de nível superior. 
 
Inscrições - No ato da inscrição, o candidato deve fazer opção para um único município, local de funcionamento e turno que deseja cursar, bem como preencher integralmente o formulário de inscrição. O candidato tem que informar, obrigatoriamente, o número do seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e criar uma senha de 6 a 8 dígitos, o que dará origem a um nome de usuário para acesso ao endereço de inscrição. Dúvidas referentes à inscrição podem ser tiradas pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo e-mail [email protected].
 
Seleção - Para a seleção e preenchimento das vagas, serão observadas a opção formulada pelo candidato no requerimento de inscrição quanto ao município, local de funcionamento e turno que deseja cursar e o aproveitamento escolar resultante do cálculo das médias finais obtidas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, transcritas pelo candidato no ato da inscrição.
 
Resultado e matrícula - A relação oficial dos candidatos selecionados será disponibilizada na internet, no mesmo endereço de inscrições, e, também, nos sites das universidades públicas parceiras do programa (UEFS, UESB, UESC, UNEB e UFRB). O candidato contemplado e convocado efetuará a sua matrícula na data a ser definida pelas universidades parceiras. Após a publicação dos resultados, os selecionados serão convocados para a realização da matrícula, que será realizada na modalidade presencial no local e turno que optou para cursar. ..

9º GBM participa de evento sobre a Campanha Maio Amarelo 2023 na cidade de Juazeiro

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos acidentes de trânsito promovendo ações e campanhas durante todo o mês de maio em diversos países do mundo.

Diante dessa premissa que o lema do CBMBA é salvar-vidas, nada mais pertinente como a campanha do Maio Amarelo que é justamente a prevenção dos acidentes de trânsito...

Univasf promove oficina e palestras na 13ª Semana do Bebê de Juazeiro

Com o tema “Desafios e Potencialidades para uma Primeira Infância Saudável”, a 13ª Semana do Bebê acontece em Juazeiro (BA), numa iniciativa da prefeitura municipal, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A programação teve início no sábado (13) e segue até esta sexta-feira (19). A Univasf contribui com o evento promovendo palestras e oficina hoje (15), amanhã (16) e quarta-feira (17).

Hoje foram realizadas a palestra magna “Desafios e Potencialidades para uma Primeira Infância”, ministrada pela professora Marcela Fulanete Corrêa do Colegiado de Psicologia (Cpsi), e a palestra “Educação em Saúde Bucal na Pré-escola” com o professor Braz José do Colegiado de Farmácia (Cfarm), que acontece novamente amanhã (16), às 14h, na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Hosana...

SecultBA abre chamada pública para selecionar 10 bandas Filarmônicas baianas para participar do Desfile Cívico Dois de Julho

Neste ano de bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, a Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), abre chamada pública para selecionar 10 bandas Filarmônicas baianas para participar do Desfile Cívico Dois de Julho - Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia.

A inscrição é gratuita e acontece de 15 de maio a 14 de junho no site da Funceb. O certame irá selecionar 10 filarmônicas com até 41 integrantes. Cada atração artístico-cultural selecionada vai se apresentar no dia 2 de julho de 2023, em Salvador, ao longo do cortejo, que pela manhã vai do Largo da Lapinha até o Terreiro de Jesus; e pela tarde da Rua Chile ao Campo Grande...

Gestão Suzana Ramos anuncia série de investimentos para permissionários do Mercado Joca de Souza durante festa em homenagem às mães

O Sábado (13) foi de comemoração dupla para as mães permissionárias do Mercado Joca de Souza Oliveira. A Prefeitura de Juazeiro, através da Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) realizou uma programação comemorativa ao Dia das Mães e aproveitou o momento para anunciar a instalação de câmeras de segurança com reconhecimento facial e o fornecimento de internet gratuita para todos os permissionários.

A prefeita Suzana Ramos ressalta que a sua gestão tem como foco trabalhar para que Juazeiro siga em franco desenvolvimento. "Ao investir na melhoria da estrutura, segurança, capacitação e dando condições dignas de trabalho para o nosso povo, estamos fomentando o desenvolvimento ordenado, para que Juazeiro continue sendo destaque nesse importante setor. Queremos ser referência não só na comercialização em larga escala como é no Mercado do Produtor, mas também na comercialização diária que é voltada para o abastecimento dos lares juazeirenses", ressaltou Suzana Ramos...

Projeto AMA leva assistência e apoio a gestantes e mães adolescentes

No Brasil, 1.043 adolescentes de 10 a 19 anos se tornam mães diariamente. São 44 nascimentos por hora, segundo registros do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em meio a essa realidade, o "Projeto Apoio a Mães Adolescentes (AMA)" emerge para melhorar a qualidade de vida dessas jovens mães e seus filhos. A iniciativa é mantida pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) e acontece em diversas regiões do país...

Prefeita Suzana Ramos entrega chave à bebê prefeita e abre programação da 13° Semana do Bebê

A emoção marcou o café da manhã em celebração ao Dia das Mães na Maternidade de Juazeiro neste domingo (14). A Prefeita Suzana Ramos entregou a chave simbólica da cidade à primeira bebê nascida neste domingo, a pequena Lara Heloisa, filha de Fernanda Galvão nasceu forte com 2,746kg, medindo 46cm.

O ato determinou o início da 13° Semana do Bebê que segue acontecendo com vasta programação até o dia 19 de maio, planejada pelas Secretarias de Saúde (Sesau), Educação e Juventude (Seduc) e Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes). O tema deste ano é 'Desafios e Potencialidades para uma primeira infância saudável'...

Confira o cronograma da Unidade Móvel Odontológica da Prefeitura de Juazeiro de 15 a 19 de maio

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), informa o cronograma da unidade móvel de atendimento odontológico para o período de 15 a 19 de maio. Serão realizados, por dia, 15 atendimentos na unidade móvel. É preciso que os pacientes levem RG, CPF ou Cartão SUS. Os atendimentos iniciam às 8h.

Confira programação:..

Amapá tem surto de síndromes gripais, e governo decreta emergência

Um aumento de mais de 108%, entre janeiro e maio deste ano, nas internações de crianças com síndromes gripais fez com que o governo do Amapá decretasse emergência em saúde pública no sábado (13).

A superlotação no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá, fez até com que salas administrativas fossem transformadas em espaços para 32 novos leitos clínicos. O hospital ampliou também o número de vagas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, de 20 para 24...

Ações do 'Maio Amarelo' promovem educação no trânsito nas escolas de Petrolina

Com o objetivo de promover a educação no trânsito e a preservação de vidas, a Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA), tem promovido, ao longo deste mês, palestras educativas nas escolas municipais e o projeto 'Turminha do Trânsito', que funciona no Parque Municipal Josepha Coelho.  

As ações fazem parte da programação do 'Maio Amarelo', uma campanha internacional, que tem como objetivo fomentar na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes no trânsito. ..

Secretaria de Educação de Sobradinho adere ao Programa Formacampo

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, assinou acordo de adesão ao Formacampo, um programa da Undime - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam na educação do campo.

O Formacampo é desenvolvido pela Undime, juntamente com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB)...

Faça Bonito: Prefeitura de Juazeiro realiza programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), montou uma programação voltada ao combate do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que envolve toda a sociedade e instituições ligadas a este público. A programação integra a Campanha 'Faça Bonito' que este ano faz alusão aos 23 anos de mobilização ao 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso eà Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 

De acordo com a diretora de Proteção Social Especial da Sedes, Sandra Faustino, a campanha é uma luta pelos direitos de crianças e adolescentes. "Uma conquista que demarca a luta pelos direitos da criança e do adolescente no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Este ano, temos ainda como marco os 50 anos o assassinato da menina Araceli Crespo, o que nos mobiliza a seguir construindo estratégias para que nenhuma criança ou adolescente tenha que vivenciar as marcas da violência sexual ou da impunidade", disse Sandra...

Prefeitura de Juazeiro promove programação especial para homenagear servidoras em comemoração ao Dia das Mães

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) promoveu uma emocionante programação para homenagear as servidoras municipais em comemoração ao Dia das Mães. O evento, realizado nesta sexta-feira (12), foi repleto de atividades especiais dedicadas às mulheres que desempenham papéis fundamentais nas secretarias municipais: da Fazenda (Sefaz), de Finanças (Sefin), de Gestão de Pessoas (Segesp) e de Administração (Sead).

A Prefeita Suzana Ramos expressou sua gratidão e reconhecimento pelo valioso trabalho desempenhado pelas servidoras. "Neste Dia das Mães, queremos expressar nossa profunda admiração e gratidão às servidoras municipais que são mães. Seu trabalho incansável e dedicação ao serviço público são exemplos para todos nós. Essa homenagem é uma singela forma de reconhecer o papel fundamental que desempenhamos na construção de uma cidade melhor", afirmou Suzana Ramos...

PCdoB e Avante ganharam vagas no legislativo de Sobradinho, nesta sexta (12). PT perdeu suas cadeiras

Em solenidade ocorrida na manhã desta sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Sobradinho, foram empossados os dois novos vereadores do município.

Em sessão solene, no Plenário Geraldo Silva, o presidente do legislativo, Charles Alexandre, empossou os vereadores Cícero Ronaldo, conhecido como Batata, (Avante) e Jildivan Ramalho (PCdoB)...

Audiência sobre políticas públicas de segurança acontece na terça (16), na Câmara Municipal de Petrolina

A Audiência Pública é uma proposição do Vereador Professor Gilmar Santos. "É muito importante diante dessa onda crescente de roubos, homicídios, de tanta violência, construirmos propostas que assegurem ao nosso povo uma cultura de paz", disse.

Será realizada na próxima terça-feira (16), às 09h, na Câmara Municipal de Petrolina, uma Audiência Pública para discutir o serviço de Segurança na cidade...

Programa de bolsas de estudo para atletas e paratletas é proposto por Jordávio Ramos na Bahia

Em uma iniciativa voltada para o incentivo ao esporte e à educação, o deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou o Projeto de Lei que propõe a criação do Programa Estadual de Bolsas de Estudo para Atletas e Paratletas do Estado da Bahia, denominado "Fazatleta+". A proposta tem como objetivo conceder bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares aos estudantes que se destacarem em modalidades esportivas e obtiverem conquistas nacionais e internacionais.

Segundo o deputado Jordávio Ramos, autor da proposição, o Programa "Fazatleta+" visa proporcionar aos estudantes-atletas a oportunidade de dar continuidade aos seus estudos em instituições de ensino superior particulares, caso não obtenham vaga em universidades públicas ou optem por essa modalidade de ensino. "A intenção é conciliar os treinamentos e competições esportivas com uma formação acadêmica de qualidade, estimulando o desenvolvimento tanto esportivo quanto intelectual dos jovens", disse...

Maio da Diversidade: Prefeitura de Juazeiro divulga programação voltada ao combate à LGBTFobia

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) montou uma programação referente ao 'Maio da Diversidade', um mês voltado ao combate à LGBTFobia. O tema deste ano é "Inclusão social da população LGBTQIAP+: Mais que tolerância e respeito, um direito!".

No dia 20 de maio a Diretoria de Diversidade estará no Arco da Ponte de Juazeiro onde será realizado o evento "Ser Trans é um sucesso", com o lançamento do grupo terapêutico voltado para o público transexual, travesti, transgênero e não-binário. Serão realizadas ainda uma mediação de roda de conversa, palestra sobre saúde, além de intervenções artísticas. O evento será das 18h às 00h...

Vereador Dr. Salvador cobra agilidade da gestão para garantir pagamento do piso salarial dos enfermeiros em Juazeiro

O vereador Dr. Salvador (PCdoB) apresentou esta semana, na Câmara Municipal de Juazeiro, requerimento solicitando da mesa diretora da casa que encaminhe à prefeita Suzana Ramos, ofício cobrando agilidade da gestão no envio do Projeto de Lei ao legislativo para fazer valer no município o novo piso salarial da enfermagem.

“Essa é uma luta que encampamos com a categoria já a algum tempo, mobilizamos lideranças em Salvador e Brasília, a conquista foi garantida, aprovada em todas as instâncias federais e agora o município precisa agilizar sua parte, encaminhando Projeto de Lei com esse fim à Câmara municipal”, cobrou...