Foram encontrados 34933 registros para a palavra: ação

Embrapa realiza XXII Curso de Fertirrigação em Petrolina

Entre os dias 22 e 25 de maio, a Embrapa Semiárido promove o XXII Curso de Fertirrigação. O evento acontece anualmente e será realizado no Escritório de Apoio da empresa, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. A fertirrigação é uma técnica que utiliza a água de irrigação para levar nutrientes diretamente até as raízes das plantas, sendo aplicada através do sistema mais conveniente para a cultura.

De acordo com o coordenador do evento, o pesquisador da Embrapa Semiárido José Maria Pinto, a prática é indispensável para o manejo de culturas irrigadas por ser uma das maneiras mais eficientes e econômicas de adubação, além de possibilitar a aplicação de fertilizantes em qualquer ciclo da cultura e uma melhor distribuição dos nutrientes no perfil do solo, inclusive aqueles considerados de baixa mobilidade...

A 1ª Chamada Pública para captação de recursos para viabilizar projetos de base tecnológica acontece na quinta-feira (19)

Acontece nesta quinta-feira (No próximo dia 19, às 19h, acontece no campus Floresta do IF Sertão-PE a Primeira Chamada Pública para captação de recursos para viabilizar projetos de base tecnológica do IF Sertão-PE. O projeto é desenvolvido pelos alunos concluintes do curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação. 

Na chamada pública de captação de recursos para viabilizar projetos de base tecnológica  serão apresentados projetos idealizados por jovens estudantes que buscam parceiros na sociedade civil para financiar parcialmente ou integralmente essas ideias, em troca de percentuais de participação no futuro negócio. ..

POPULAÇÃO REIVINDICA MELHORIAS PARA O BAIRRO MONTE CASTELO

Valdo Adelino Rodrigues Junior participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta terça-feira (17) para expressar o que ele considera “mazelas” do bairro Monte Castelo. “Nós já encaminhamos diversos ofícios aos secretários, ao Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira e também recebemos a equipe do programa Prefeitura Cidadã e as nossas reivindicações nunca foram atendidas” expressou Valdo Adelino.

“Resolvemos procurar a imprensa para ver se agora nós seremos ouvidos pela gestão municipal. O governo já se comprometeu diversas vezes, mas nenhuma ação até agora foi efetivada de fato. Nós queremos segurança, a recuperação da principal via de acesso, a pavimentação das ruas da comunidade, além da melhoria na iluminação” continuou Valdo Adelino...

Recepcionistas da Secretaria Municipal de Saúde participam de capacitação

A Escola de Gestão Pública de Juazeiro – EGESP e a Secretaria Municipal de Saúde iniciaram, nesta terça-feira (17/04), mais uma capacitação voltada para a humanização do atendimento em Saúde. O treinamento, voltado exclusivamente para os recepcionistas das unidades de saúde do município, integra o programa Atender Melhor e tem como objetivo valorizar os servidores e qualificar ainda mais os serviços oferecidos à população.

Durante a atividade, a gerente de Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), Clenilda Ananias explicou que esse tipo de treinamento faz parte da rotina da SESAU. “Nós estamos buscando atualizar permanentemente os nossos servidores para garantir um atendimento cada vez mais qualificado e humanizado para a população da nossa cidade”, frisou a gestora...

Um ano após reforma, Restaurante Popular de Petrolina reforça compromisso em servir alimentação de qualidade

Há um ano, a Prefeitura de Petrolina devolvia à população os serviços do Restaurante Popular. Depois de passar por uma ampla reforma e ser reestruturado com equipamentos modernos, o local retornou às atividades oferecendo por dia cerca de 1000 refeições nutricionalmente balanceadas e com preços que cabem em qualquer orçamento.  

O equipamento oferece um cardápio regional, que inclui pratos típicos como o baião de dois, carne de bode, feijoada, doces caseiros, sucos naturais e frutas. As refeições são preparadas com alimentos produzidos pela agricultura familiar e diariamente são servidas cerca de setecentas refeições no horário do almoço e mais aproximadamente 200 sopas no jantar. Os pratos são servidos para um público diversificado da sede e interior do município e o local é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. ..

Guarda Civil Municipal prende homens e retira cerca de 50 pedras de crack de circulação em Petrolina

Em duas ações, a Guarda Civil Municipal prendeu quatro homens suspeitos de tráfico de drogas, em Petrolina. Entre outros materiais apreendidos pelos guardas civis, estavam cerca de 50 pedras de crack que foram retiradas de circulação. As ocorrências foram registradas em áreas centrais da cidade na noite desta segunda-feira (16),.

A primeira foi na Praça do Centenário, nas proximidades da Igreja Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos, por volta das 21h30. Um grupo em atitude suspeita foi abordado pelos guardas civis. Com Wanderson Oliveira da Silva, Rivaldo Nogueira Filho, ambos de 18 anos e Rafael Dias, 25 anos, foram encontradas 33 pedras de crack, R$ 65 em dinheiro e uma cartela de medicamento contendo três comprimidos...

"Educação para o Trânsito" é intensificada nas escolas municipais de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina, através da Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla), vai intensificar, ao longo do mês de abril, a realização de palestras nas escolas municipais. A ação busca conscientizar os estudantes para a promoção de mudanças de comportamento nas ruas e avenidas.

"A educação é a ferramenta essencial para transformação da sociedade. Essa ação nas escolas ajudará a repensar atitudes no trânsito, bem como evitar acidentes" – disse o gerente de educação no trânsito da Ammpla, Jilmar Barros...

Após ampliação do serviço, prefeitura retira das ruas de Petrolina cerca de 400  animais de grande porte

Três meses após a ampliação do serviço de recolhimento de animais de grande porte, a Prefeitura de Petrolina já retirou cerca de 400 animais das ruas da cidade, entre cavalos, jumentos e burros. Desde o início do ano, a Agência Municipal de Vigilância Sanitária, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), implantou a ronda noturna duas vezes por semana.

De acordo com a coordenadora do Centro de Zoonoses, Graziella Correia, o número de animais capturados aumentou consideravelmente após a ronda. “Os proprietários aproveitavam o horário noturno para soltar os animais, então, resolvemos ampliar o horário da ronda com o objetivo de coibir esse tipo de ação”, frisou...

Vereador Charles Leal agradece à SESP por atender indicação do Mutirão de Limpeza da Praça Santa Terezinha em Piranga

O vereador Charles Leal fez indicação no dia 27 de fevereiro à Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Juazeiro solicitando um mutirão de Limpeza na principal praça do bairro de Piranga, a Praça Santa Teresinha, uma vez que a mesma estava com grande matagal e lixo acumulado.

Nesta segunda-feira (16 de abril), começaram os serviços de limpeza da praça e o vereador Charles Leal agradeceu ao secretário Celso Cândido por atender ao seu pedido e de muitos moradores que residem nas imediações da tradicional praça onde fica a Igreja católica de Santa Terezinha...

Semana do MEI oferece mais de 16 mil vagas de capacitação em 107 municípios da Bahia

A 9ª edição da Semana do Microempreendedor Individual, que acontece, este ano, entre os dias 14 e 19 de maio, vai oferecer 16,9 mil vagas de capacitação em 107 municípios baianos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas pelo site www.semanadomei.com.br.

Com foco em inovação e finanças, o evento vai promover, durante seis dias, 300 capacitações, entre oficinas, seminários e palestras, que pretendem fazer a diferença na gestão do negócio dos microempreendedores individuais. Serão abordados temas como vendas, marketing, planejamento, acesso a crédito e oportunidades de negócios. Os empreendedores poderão obter também orientações sobre benefícios, obrigações, baixa e alteração do MEI e Declaração Anual de Faturamento...

"Uma história de luta e conquista para população de Jacobina e região", afirma Galo, sobre Policlínica

A assinatura da ordem de serviço para construção da Policlínica Regional de Saúde em Jacobina, no último sábado (14), pelo governador Rui Costa (PT), representa "uma história de luta e conquista" que mudará a assistência à saúde na região com um equipamento de ponta. A opinião é do deputado estadual Marcelino Galo (PT), um dos responsáveis pela implantação da Policlínica na Cidade do Ouro que atenderá ainda outros 17 municípios do território do Piemonte da Diamantina.

"Lutamos junto ao governo do estado para que este importante equipamento à promoção da saúde regional fosse construído em Jacobina. Lembro que, junto com o vereador Martins e outros vereadores da região, articulei em maio de 2017 uma audiência com o secretário de Saúde, Fábio Villas Boas, para que a policlínica fosse construída em Jacobina. Entendemos que o território do Piemonte da Diamantina, que tem uma carência história na assistência à saúde, não poderia ficar descoberto de tão relevante serviço a nossa população", afirma Galo, que enaltece a ação do governador Rui Costa. A Policlínica de Jacobina, quando estiver em pleno funcionamento, contará também com um equipamento de ressonância magnética, fruto de uma emenda parlamentar do então deputado federal Amauri Teixeira (PT) que os deputados Marcelino Galo e Jorge Solla conseguiram liberar. "Esse trabalho conjunto, articulado, fortalece as conquistas e gera bons frutos para população jacobinense", enfatiza Marcelino Galo...

Palestra em Juazeiro apresenta transformações e necessidade de inovação nos negócios

Cerca de 100 empresários e potenciais empreendedores lotaram o auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, na última sexta-feira, 13, para conferir a palestra "Negócios em transformação em um mundo em movimento", ministrada por Claudio Forner, consultor, escritor e especialista em inovação de negócios.

O evento promovido pelo Sebrae abordou as mudanças que vêm impactando os negócios na última década. Durante a palestra, Forner apresentou as transformações dos modelos de negócio e a necessidade de ajustes para que se possa acompanhar a velocidade das mudanças no mercado. "Existe uma grande transformação em andamento. Muitos negócios deixarão de existir em um curto espaço de tempo e, ao mesmo tempo, novas oportunidades surgirão. As empresas precisam se adaptar a tudo isso, tornando-se mais flexíveis, ágeis e focadas em um mundo em movimento", frisou...

Pavimentação e reforma do Mercado Joca de Souza na pauta de reunião do prefeito de Juazeiro e secretária de Relações Institucionais da Bahia

No início da tarde desta segunda-feira, 16, o prefeito Paulo Bomfim se reuniu com a secretária de Relações Institucionais da Bahia Cibele Carvalho, com objetivo de tratar dos últimos ajustes para celebração de convênio com o Governo do Estado para realização de obras de infraestrutura, como pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, bem como a reforma do Mercado Joca de Souza. O Chefe de Gabinete Vilmar Ferreira, acompanhou o prefeito na reunião.

Embora tenham sido feitas centenas de ruas e avenidas, desde a gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, Juazeiro ainda tem o déficit muito grande de pavimentação asfáltica. “Estamos num período de crise, mas mesmo assim, temos feito obras com recursos próprios. Entretanto, precisamos de mais ajuda do Governo do Estado. O governado Rui Costa tem nos ajudado e com certeza vai colaborar ainda mais, pois o povo de Juazeiro sabe reconhecer a quem lhe dá a mão”, declarou Paulo Bomfim. ..

Chuvas: Exército faz avaliação das condições estruturais da Ponte Rio Pequi, na PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri

A cidade de Bodocó, Pernambuco, tenta se reerguer após ter diversas casas inundadas pela água de rios e açudes, que transbordaram com a forte chuva da última sexta-feira (13). Segundo a prefeitura, o número desabrigados e desalojados é de 872 pessoas. A principal via de acesso à cidade, a PE-545, que cedeu com a correnteza ainda segue bloqueada, dificultando a chegada de assistência e impedindo a passagem rápida de doentes até o Hospital Regional Fernando Bezerra em Ouricuri.

O Comando do Segundo Batalhão de Engenharia de Construção do Exército (Piauí) realizou ontem domingo (15) uma avaliação das condições estruturais da Ponte Rio Pequi, na PE-545, que liga Bodocó a Ouricuri, onde parte da estrutura cedeu. No local deve ser feita a instalação de uma ponte móvel, de estrutura metálica, para que o tráfego seja liberado. Mas, ainda é preciso uma avaliação final para que o Comando Nacional do Exército autorize o serviço...

Associação dos Produtores Rurais de Missão do Sahy em Senhor elege nova diretoria sábado (21)

Está programada para o próximo sábado, dia 21, a assembleia de eleição e posse da nova diretoria da Associação dos Produtores Rurais de Missão do Sahy -  APROMIS, no município de Senhor do Bonfim.

Em e-mail ao Blog os dirigentes enviaram convite para o evento que acontecerá sábado, dia 21, às 19h, na sede provisória da entidade (na ACOMISA) próximo a tribo na Missão do Sahy, em Senhor do Bonfim-BA...

Ação conjunta das polícias Civil e Militar prende acusados de furtos de animais

Numa ação conjunta entre a Policia Militar (74º CIPM) e Polícia Civil,  três homens foram presos nas proximidades do bairro Dom José Rodrigues. Eles foram pegos num carro e os policiais viram que havia ovelhas dentro do veículo. Foram presos Welson Monteiro da Silva, Joadson Ribeiro Nunes e Caique Monteiro da Silva. Os animais foram roubados de uma Fazenda localizada em Sobradinho, nas margens da BA 210. O proprietário da fazenda reconheceu as ovelhas roubadas e disse que 17 delas tinham desaparecido no último sábado 14. Os três acusados foram autuados pelo crimes de furto qualificado. ..

Remanso: Ministério Público abre inquérito e intima investigados na Operação 'Carro Fantasma'

Envolvidos na Operação “Carro Fantasma”, ex-prefeito e seis vereadores de Remanso, entre eles o presidente atual da Câmara de Vereadores, são alvo de novo inquérito do Ministério Público Estadual (MP-BA) sobre formação de quadrilha. São investigados também o chefe de contabilidade da atual gestão, um ex-secretário de administração, um ex-vereador e um ex-pregoeiro.

No final de novembro do ano passado, os acusados chegaram a ser presos. Todos são suspeitos de participar de um esquema que fraudou em torno de R$ 13 milhões entre 2013 e 2016, na gestão do ex-prefeito Celso Silva e Souza. Os contratos eram feitos através da empresa JMC Construtora, Comércio e Serviços Ltda, que supostamente sublocava veículos em nome de laranjas e que serviam a vereadores e outros políticos. Conforme o MP, o dinheiro da prefeitura foi usado para gastos particulares, dívidas de campanha e compra de apoio político...

Programa Petrolina Legal garante regularização dos imóveis de mil famílias do Nova Vida I e II

Após anos de espera, os moradores dos residenciais Nova Vida I e II terão a posse definitiva de suas casas. Na noite deste sábado (14), o prefeito Miguel Coelho iniciou a entrega dos títulos de posse das famílias da comunidade. A ação faz parte do programa Petrolina Legal, que tem regularizado milhares de imóveis na cidade e garantido a segurança jurídica para a população.

O ato realizado na praça principal do Nova Vida foi acompanhado por centenas de moradores e autoridades como o senador Fernando Bezerra e o deputado Fernando Filho. Na ocasião, foram entregues os primeiros títulos de forma simbólica a 30 famílias. Ao longo dos próximos dias, serão distribuídos os documentos nas residências dos beneficiários do programa, totalizando cerca de mil títulos.


De acordo com o prefeito Miguel Coelho, a meta dos próximos três anos é entregar cerca de 10 mil títulos e escrituras. "Já regularizamos a situação de pelo menos duas mil famílias e iniciamos o trabalho em Rajada, onde devemos entregar as escrituras de mais três mil famílias. Esse é apenas o começo de um programa que será histórico para a cidade, em especial, para quem sonha em ter sua casa devidamente regularizada", justifica.

Moradora do Nova Vida, Cleide Andrade comemorou o recebimento do título de posse. "Era um momento aguardado por muito tempo para quem mora aqui. Agora posso dizer que a casa é minha de fato e de direito."..

Professores da Rede municipal de Petrolina participam de Seminário Nacional de Educação

Mais 300 professores da Rede municipal de Petrolina participaram do Programa Integral de Desenvolvimento Profissional (Progride), sábado (14). O evento, realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-cidadania, teve como tema: "Gestão para uma educação de Qualidade Social: Desafios Contemporâneos", aconteceu no auditório Multieventos da Univasf, em Juazeiro.

O Programa compreende a realização do 17º Seminário Nacional e o 2º Seminário Regional do Sertão do São Francisco de Educação.  Durante o dia, os professores da Rede municipal de Petrolina tiveram a oportunidade de participar da palestra ministrada pelo educador, cientista político  e mestre em ciências sociais, Daniel Cara; da neurocientista e psicóloga, Nadia Bossa; do especialista em educação aplicada através de games\jogos, Luciano Meira;  e pelo doutor em educação e especialista em educação integral, Miguel Arroyo.  ..

MPF inicia processo de doação de bens

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) deu início ao primeiro processo de doação de bens de 2018. A intenção é que os órgãos públicos e entidades filantrópicas interessados em adquirir os bens públicos preencham e enviem requerimento com número e descrição do lote referindo-se ao patrimônio desejado. Estão disponíveis 961 itens, entre livros, computadores, cadeiras, armários, etc.

Podem candidatar-se para a doação de bens: ramos do Ministério Público União, órgãos ou entidades da administração pública federal, estadual ou municipal direta ou indireta; instituições filantrópicas e organizações da sociedade civil de interesse público. As solicitações devem ser enviadas via correios ou entregues na sede do MPF em Salvador, localizada no Doron, entre 16 e 30 de abril. Confira o Aviso de Doação n°01/2018, que contém a lista com os bens a serem doados e o modelo de requerimento de doação...