Foram encontrados 34985 registros para a palavra: ação

Através de articulação política de Zó, comunidade comemora acesso à água de qualidade na área rural de Juazeiro

O Deputado Estadual Zó participou na manhã desta sexta-feira (28) da inauguração da primeira etapa do sistema de abastecimento de água tratada, que vai beneficiar cerca de 1500 famílias no distrito de Maniçoba, em Juazeiro. Esta etapa da obra, que é uma conquista de Zó, em parceria com o Governo do Estado, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) e a Prefeitura Municipal de Juazeiro, através do SAAE, já começa a atender os povoados do Riacho da Massaroca, Lagoa dos Cavalos e Lagoa das Cabras, onde mais de 100 famílias terão acesso à água potável de qualidade.

Ao lado de representantes das comunidades, do Presidente da Associação de Moradores do Riacho da Massaroca, Jailson Ferreira Leite, e da ex-presidente Ângela Ubaldo, do Diretor do SAAE de Juazeiro, Joaquim Neto, e toda a sua equipe, vereadores e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, que na ocasião representou o Prefeito Paulo Bomfim, Zó falou da satisfação de fazer parte desta conquista...

Após reprovação recorde, Temer encerra governo com rejeição em queda

Presidente mais impopular desde o fim da ditadura, Michel Temer encerrará seu mandato com a reprovação em baixa, aponta o Datafolha. O governo Temer é considerado ruim ou péssimo por 62% dos entrevistados, regular para 29% e bom ou ótimo para apenas 7%.

Apesar de majoritariamente negativos, os números indicam uma melhora na avaliação do emedebista. Em junho deste ano, pouco após a paralisação dos caminhoneiros, 82% dos brasileiros descreveram seu governo como ruim ou péssimo. Essa foi a maior taxa de reprovação já registrada pelo Datafolha.


Depois disso, a rejeição a Temer entrou em queda. Em agosto caiu para 73%, chegando agora em dezembro a 62%, o menor índice desde abril de 2017. Nos últimos seis meses subiram os índices de regular (14%, 21% e 29%) e de bom e ótimo (3%, 4% e 7%).

A pesquisa ouviu 2.077 pessoas em 130 cidades, em 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou pera menos.

De 1989 até hoje, levando-se em conta os últimos dias dos presidentes no poder, só tiveram rejeição numericamente maior que a de Temer os dois cassados por impeachment: Fernando Collor (68%) e Dilma Rousseff (63%), a quem Temer sucedeu.

Nesse período de três décadas, Temer tem o menor índice de bom/ótimo em um final de mandato. Lula é o recordista isolado nesse quesito —encerrou sua gestão, em 2010, com 83% de aprovação.

A nota média, de 0 a 10, atribuída ao desempenho de Temer foi 3,4, seu melhor resultado desde dezembro de 2016.

Na comparação com Dilma, 44% dos entrevistados disseram que a administração do emedebista foi pior; para 20%, melhor; e 34% acreditam que foram iguais.

A pesquisa indica também que corrupção é a palavra mais associada ao Brasil. Para 18% dos cidadãos, é a primeira ideia que vem à cabeça quando pensam no país. Também foram mencionadas “precisa melhorar” (8%), “violência” (7%) e “desastre” (6%).

Em pesquisa de junho de 2017, corrupção já era a palavra mais lembrada, mas por uma parcela maior dos entrevistados (23%). De forma geral, as menções negativas associadas ao Brasil ainda são maioria, mas caíram no último ano. Somam agora 70%, contra 81% em 2017.

Já as menções positivas cresceram de 8% para 22% no período. “Melhoria” (4%), “mudança” (4%) e “esperança” (2%) foram os aspectos positivos mais citados.

A pesquisa aponta ainda quedas na percepção do brasileiro acerca da relevância do país hoje e no futuro. Segundo o Datafolha, 71% declararam que o Brasil é muito importante para o mundo de hoje, o menor número já registrado. Para 24%, tem pouca importância; e não possui importância nenhuma para 4%. Em 2013, 81% diziam que o Brasil tinha muita importância.

Com relação ao futuro, 66% avaliam que o país terá mais relevância, 28% que continuará como está e 5% que terá menos importância no mundo.

A expectativa de maior relevância nos próximos anos foi a menor da série histórica. Em 2010, o índice foi de 77%...

Colégio Integração comemora primeiro ano em Juazeiro

O Colégio Integração comemora o encerramento do primeiro ano de suas instalações em Juazeiro e se alegra por ter sido o colégio que mais matriculou em 2018. Balizada nos valores éticos e morais do cidadão, a instituição consolida sua marca no Vale do São Francisco.

De acordo com o diretor do Colégio, Júnior Cézar, a expectativa é superar a quantidade de matrículas para o ano letivo 2019. Ele destaca ainda que o sucesso da instituição se dá não apenas pela qualidade do ensino em sala de aula, mas também pelas exitosas parcerias com outras entidades, que visam aproximar a escola da sociedade, como é o caso do apoio ao time da Juazeirense. Essa parceria possibilita um relacionamento mais estreito entre o jovem e o esporte, além de valorizar os atletas locais...

Divulgado resultado da Pesquisa de Satisfação dos Restaurantes Universitários (RUs)

A Coordenação dos Restaurantes Universitários (RUs) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulgou o resultado da Pesquisa de Satisfação sobre os serviços dos RUs. Realizada por meio de formulário online de 14 de novembro a 5 de dezembro, a pesquisa teve a participação de 226 pessoas, na maioria estudantes de graduação, que representam 92% dos que responderam ao questionário.

A qualidade dos alimentos e do serviço prestado, a higiene e a diversidade dos produtos servidos nos RUs foram bem avaliados pelos participantes. Para 77,4% dos participantes da pesquisa, a higiene nos RUs é ótima ou boa; e 38,9% também consideraram boa a higiene dos utensílios utilizados nos restaurantes. A qualidade dos alimentos recebeu avaliação ótima ou boa de 50% dos participantes. Já a qualidade no atendimento prestado nos restaurantes foi avaliada como ótima ou boa por 68,2% dos que responderam à pesquisa. ..

Com gestão eficiente, Prefeitura de Petrolina fecha ano com as contas em dia e cumpre antecipação salarial

A crise financeira vivida em vários municípios brasileiros não interrompeu um compromisso feito pelo prefeito Miguel Coelho em Petrolina: pagar, antecipadamente, os salários dos servidores municipais. E como o gestor já havia anunciado, o salário do mês de dezembro também foi antecipado para esta quinta-feira (27) contemplando mais de 7 mil servidores. A nova antecipação nas vésperas do Réveillon injeta cerca de R$ 17 milhões na economia petrolinense.

O prefeito Miguel Coelho, lembra que a Administração Municipal conseguiu acompanhar o cronograma de liberação dos vencimentos do funcionalismo, sem qualquer atraso, graças à eficiência da gestão que vem mantendo o equilíbrio financeiro na cidade. ..

IF Sertão: Projeto estimula uso de palma forrageira na alimentação humana

Feijão, galinhada, salpicão, suflê, pães doce e salgado, pastel e suco. O cardápio preparado nesta no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE teve um diferencial: todos os pratos levaram palma como ingrediente na receita. O preparo dos alimentos utilizando a palma forrageira foi o objetivo da oficina "Receitas com palma", ofertada na última semana para produtores do município de Casa Nova, e faz parte do projeto de Extensão Uso de palma forrageira na alimentação humana: alternativa de combate à fome e à desnutrição no Semiárido nordestino".    

O projeto, que teve início em novembro, visa estimular a alimentação com a planta e desmistificar a ideia de que a palma só pode ser direcionada ao animal. "A palma é riquíssima em nutrientes, como aminoácidos, vitamina A, rica em cálcio, ferro e tem uma versatilidade muito grande. Além disso, é uma planta que dá no semiárido, que tem pouca exigência de água, qualquer pessoa pode cultivar, sem precisar de irrigação", afirmou a orientadora do projeto, professora Elizângela Souza...

Prefeito Paulo Bomfim participa da inauguração das novas instalações do CPM Alfredo Vianna

Na manhã desta quinta-feira (27) o prefeito Paulo Bomfim participou da solenidade de inauguração das novas instalações do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro/CPM Alfredo Vianna, que passa a funcionar no prédio do antigo Colégio Polivalente, o qual foi totalmente reformado para abrigar os novos estudantes. Com isso, o CPM que antes disponibilizava 700 vagas agora contará com 1.200 vagas.

Durante a solenidade foram homenageadas algumas autoridades civis e militares que colaboram para o sucesso do Colégio Militar, a exemplo do prefeito de Juazeiro. “Foi com muita alegria que recebi uma homenagem do CPM das mãos do amigo Cel. Anselmo Brandão e, nesta oportunidade, reafirmo o compromisso em continuar apoiando essa importante unidade educacional que é referência em nosso município e destaque em todo o Estado”...

Secretaria de Educação de Sobradinho encerra Curso e Formação Continuada em Libras

A Secretaria de Educação realizou, no Colégio Municipal 24 de Fevereiro, o encerramento do Curso e Formação Continuada em Libras, Língua Brasileira de Sinais. O curso teve como finalidade o ensino de Libras no contexto escolar e também em situações do cotidiano.

Participaram profissionais de educação, servidores das secretarias municipais e pessoas da comunidade surda. O curso teve início no mês de março, com aulas semanais, carga horária de 80 horas e certificação. No ato de encerramento, estiveram presentes a Secretária de Educação Ducilene Kestering e a Vereadora Isabel Coelho. Houve apresentações dos alunos e da comunidade surda que demonstraram o que aprenderam durante as aulas...

Deputado Roberto Carlos indica a instalação de um Posto Policial em Vera Cruz

O Roberto Carlos (PDT) apresentou ao governador Rui Costa, a necessidade de instalação de um Posto Policial, nas proximidades da Ponte do Funil, no município de Vera Cruz, através da Secretaria de Segurança Pública e Comando da Polícia Militar do Estado. Segundo o parlamentar, o objetivo é, além de coibir atos de violência, atuar no combate à criminalidade, uma vez que servirá de “barreira” naquela localidade, evitando a utilização da ponte como rota de fuga.

“Como já é sabido, a Ilha de Itaparica vai receber recentemente do governo do estado um Complexo Policial. O DISEP - Distrito Integrado de Segurança Pública, que será localizado no município de Vera Cruz, estrategicamente próximo a rotatória entre os municípios de Vera Cruz e Itaparica, nas proximidades da BA 001, é tido como um dos mais modernos. Aproveitando o ensejo, seria de grande importância e utilidade para a expansão desse serviço que fosse estendido a segurança da localidade com a instalação de uma unidade do Posto da PM, nas proximidades da Ponte do Funil”, concluiu o deputado Roberto Carlos...

Prefeito Paulo Bonfim acompanha pavimentação asfáltica na obra de urbanização do distrito de Maniçoba

O prefeito Paulo Bonfim, acompanhado do secretário de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Hemerson Guimarães, e integrantes da sua equipe de governo acompanhou nesta quarta-feira (26) os serviços de pavimentação asfáltica na obra de urbanização da Vila Santa Inês, no Distrito de Maniçoba.

A intervenção é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, executada através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e está sendo custeada com recursos próprios do município. A recuperação da pavimentação asfáltica irá beneficiar cerca de 820 metros da Avenida Jorge Khoury, principal via de acesso do distrito - no trecho entre a Igreja Adventista e a Escola Municipal Santa Inês...

Juazeirenses cobram implantação de ciclovias

O Brasil possui possui pouquissímas vias para o uso exclusivo de bicicletas. Esse número é bastante reduzido quando sabemos que existem mais de 50 milhões de ciclistas circulando nas diversas ruas e avenidas do nosso país. Este Blog apurou que cerca de cinquenta e dois ciclistas são internados por dia no Brasil vítimas de acidentes. Muitas vezes nem a ciclovia é respeitada. Falta educação no trânsito. Motoristas não respeitam ciclistas, não respeitam sequer as marcações das ciclovias.

Em Juazeiro é quase inexistente o número de vias dotadas de sinalização para o trânsito de ciclistas. Trata-se da falta de ciclovias para a boa prática esportiva da da população. Sem se falar que, na maioria das vezes, o ciclista acaba disputando espaço com outros veículos automotores. É fácil constatar as dificuldades que os ciclistas encontram para circular e chegar ao seu destino. Caracterizando-se como a lei do salve-se quem puder. ..

Queiroz diz que movimentação atípica vem de comércio de carros

O motorista Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), afirmou em entrevista ao jornal SBT Brasil nesta quarta-feira (26) que parte da movimentação atípica de R$ 1,2 milhão feita por ele vem da compra e venda de carros.

"Eu sou um cara de negócios, eu faço dinheiro, compro, revendo, compro, revendo, compro carro, revendo carro, sempre fui assim, gosto muito de comprar carro de seguradora, na minha época lá atrás, comprava um carrinho, mandava arrumar, revendia, tenho uma segurança."..

SAAE em Ação leva mutirão de serviços ao Bairro Tabuleiro

Na última atividade do ano, o SAAE em Ação leva todas as equipes do órgão para atender aos moradores do bairro Tabuleiro nessa quinta-feira (27). Além da limpeza nas redes de esgoto e Poços de Visita (PV), retirada de vazamentos, oficinas para confecção de produtos a partir de materiais recicláveis, palestras, brincadeiras com o Palhaço Pouquinho, remoção de entulhos e novas ligações, o SAAE estará com uma equipe do Programa Água Legal fazendo a negociação de débitos das contas de água com até 70% de desconto.

O usuário que estiver precisando dos serviços do SAAE deve comparecer nesta quinta-feira das 9:00 às 16:00h no prédio da Associação de Moradores do Bairro Tabuleiro e fazer a sua solicitação. Além de todos os serviços o SAAE em Ação fará também uma mini gincana com estudantes e moradores da comunidade para a coleta seletiva. Os cinco primeiros colocados com a maior quantidade de papelão, ferro, plástico, garrafas pets, alumínio e outros recicláveis ganharão brindes das equipes do SAAE e da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ)...

Sobradinho: Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informa liberação do pagamento do Garantia Safra

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Sobradinho comunica que o pagamento do Garantia Safra 2017/2018, está liberado para todos que aderiram ao programa. O Garantia Safra foi criado em 2002 e está vinculado à Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Esse benefício social garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio pecuniário, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão do fenômeno da estiagem ou do excesso hídrico.

O programa é destinado a agricultores familiares cuja renda média bruta mensal nos 12 meses que antecederam a inscrição, não supere um salário mínimo e meio, excluídos os benefícios previdenciários rurais. Para ter direito aos recursos, é necessário aderir ao programa, o que deve ser feito sempre antes do plantio. No instrumento de adesão, deverá constar a área a ser plantada com feijão, milho, arroz, mandioca ou algodão. Essa área deve ser superior a seis décimos de hectares e inferior a dez hectares...

Operação Natal Seguro apreende motorista embrigado no Alto do Cruzeiro

Ontem (25).12, a Guarnição RP/75ªCIPM  quando em rondas na R 04, bairro Alto do Cruzeiro, por ocasião da Operação Natal Seguro, percebeu quando o condutor do veículo Corsa Hatch Placa JRO 6480, Salvador-Ba, cor cinza, jogou uma garrafa de cerveja pela janela do veículo, vindo a quebrar próximo a umas crianças.

O condutor, 35 anos, estava em visível estado de embriaguez alcoólica, sem documentos do veículo e quando ao consultar o MOP, foi constatado atraso desde de 2013 e restrição financeira...

Conjunto Eólico Campo Largo entra em operação comercial

O Conjunto Eólico Campo Largo, com capacidade total instalada de 326,7 MW, entrou em operação comercial total nesta sexta-feira, 21/12. Localizado nos municípios de Umburanas e Sento Sé, na Bahia, o empreendimento da ENGIE é formado por 11 parques eólicos, e um total de 121 aerogeradores. Foram investidos cerca de R$ 2 bilhões em sua primeira fase. 

“O aumento da participação das fontes solar e eólica na matriz energética brasileiraé irreversível, o que apenas confirma nossa acertada decisão de investirmos nesse segmento já há mais de uma década”, disse o presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini.  "Continuaremos empenhados no desenvolvimento de novos projetos, mantendo sempre a disciplina financeira que temos demonstrado em nossos investimentos”...

Cemafauna realizará capacitação de resgate de abelhas para membros do 4º GB e órgãos municipais de Petrolina

Nos próximos dias 26 e 27 desse mês, o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) promoverá o segundo ciclo de capacitação de resgate de abelhas para membros do 4º Grupamento de Bombeiros de Petrolina (4º GB) e servidores da Secretaria de Saúde e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O primeiro ciclo aconteceu em outubro e capacitou 25 bombeiros e cinco servidores do Centro de Zoonoses de Petrolina.

A capacitação, a ser ministrada pela professora e analista ambiental do centro, Aline Andrade, acontecerá num primeiro momento no auditório do Museu de Fauna da Caatinga para conteúdo teórico, já a prática se dará no apiário da Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), localizada no Núcleo 7 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho, zona rural de Petrolina...

Programação especial na Praça Nova e Feira Chique movimentam último dia do "Natal de Luz" em Senhor do Bonfim

A prefeitura de Senhor do Bonfim preparou um Natal todo especial este ano para moradores e visitantes. Desde a sexta-feira,22, uma série de atrações animou uma das melhores festas natalinas do interior da Bahia. Com o tema "Natal de Luz" a programação aconteceu na Praça Nova do Congresso. O espaço preparado com muito carinho ganhou uma decoração e iluminação espacial para receber famílias e amigos. A programação reuniu atrações culturais, artísticos e musicais.

Um dos mais tradicionais eventos do Natal bonfinense também aconteceu na segunda-feira,24, a tradicional Feira Chique, realizada há mais de meio século na Praça Dr. José Gonçalves. Na Feira Chique, o público contou com shows, barracas com bebidas e comidas, além de várias opções para comprar brinquedos para criançada...

Campo Formoso: Secretaria de Educação realiza entrega de certificados do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado

Foi entregue nesta terça-feira (18), no CEMEI, os certificados do Programa de Desenvolvimento Profissional Continuado, com formação nas áreas Língua Portuguesa e Matemática Básica. Cerca de 120 pessoas, entre servidores e funcionários públicos municipais, participaram das aulas gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Campo Formoso, desde o ano passado,com carga horária de 80 horas. 

O objetivo do Programa é implementar qualificação e capacitação permanente e continuado que atenda às necessidades institucionais e valorizasse os servidores e funcionários públicos municipais...

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRADINHO (BA) COMEMORA APROVAÇÃO DAS CONTAS DE 2017 PELO TCM

O presidente da Câmara de Vereadores de Sobradinho (BA) Carlos Jarques Canturil da Silva esteve no Programa Geraldo José (Transrio FM) na última segunda-feira (24).

Ele comemorou o fato das suas contas do ano de 2017 terem sido aprovadas pelo TCM – Tribunal de Contas do Municípios. “Isso é fruto do trabalho sério que desenvolvemos na Câmara, além de nesse período termos construído um anexo na Casa, oferecendo maior comodidade aos vereadores e ao povo que frequenta a Câmara para acompanhar as sessões...