Foram encontrados 34987 registros para a palavra: ação

Maioria dos municípios do Nordeste reduziu seus gastos com educação em 2017

Dos 25 municípios da região Nordeste analisados pelo anuário Multi Cidades – Finanças dos Municípios do Brasil, da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), apenas oito aumentaram seus gastos com educação em 2017 em relação a 2016. A redução nos investimentos pela maior parte dos municípios gerou uma retração percentual de 2,1% na região, que totalizou R$ 41,2 bilhões gastos com educação no ano passado.

As maiores quedas foram sentidas em Arapiraca (AL), Mossoró (RN) e Paulista (PE), que registraram retração de 16,8%, 14,4% e 11,3%, respectivamente, no período analisado. As administrações municipais de Petrolina (PE), Campina Grande (PB) e Caucaia (CE) diminuíram os gastos com educação em 8,8%, 8,3% e 7,3%, respectivamente, em 2017,..

Eficiência em Educação: Petrolina é destaque nacional pela qualidade do ensino básico

O que já vinha sendo notado pelos petrolinense ganhou reconhecimento nacional: Petrolina está entre os 18 municípios de Pernambuco a conquistar o 'Selo de Eficiência' pelo seu desempenho na Gestão Municipal de Educação.

O trabalho, sob a coordenação técnica da Universidade de Brasília, resultou no Atlas da Eficiência da Gestão Municipal da Educação 2018, o qual aponta que Petrolina faz parte dos 10% de municípios que alcançaram resultado positivo em termos de gestão educacional na etapa da educação básica...

Espaço do Leitor: Infestação de escorpiões em Juazeiro

Em novo e-mail ao Blog GJ leitora pede ao prefeito Paulo Bomfim alguma medica no sentido de diminuir a infestação de escorpiões em Juazeiro (BA). Confira: “Geraldo me chamo Mairane Paraguassú e venho aqui mais uma vez cobrar um retorno do prefeito que até agora não se prontificou em tomar uma medida séria para combater esses peçonhentos. E mais um apareceu em minha residência só que dessa vez no banheiro do quarto dos meus filhos o que se torna pior e muito preocupante.

Tomo todos os cuidados possíveis para combatê-los, mas não sei dizer de onde estão vindo, pois, todos os ralos já estão fechados, mas ainda assim apareceram. A sorte é que depois do aparecimento desses bichos eu tirei meus filhos de casa e percebi que não sou a única a reclamar e o bairro Novo Encontro também não é o único lugar que esses bichos estão aparecendo...

Associação de Ex-Alunos da UNEB inscreve para  pré-vestibular social até dia 2 de fevereiro

A Associação dos Ex-Alunos da UNEB (Unex) está com inscrições abertas, até 2 de fevereiro, para as novas turmas do Pré-vestibular Social Zeferina. São ofertadas 160 vagas para turmas regulares, com aulas de segunda a sexta-feira, nos turnos matutino ou vespertino. A iniciativa é voltada para estudantes de baixa renda que desejam se preparar para vestibulares e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os interessados devem comparecer à sede da Unex, no Campus I da UNEB, em Salvador, de segunda a sexta, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Para efetuar a matrícula, é necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência, histórico ou atestado de conclusão do ensino médio e duas fotos 3×4...

Prefeitura de Petrolina leva conscientização sobre violência contra mulher ao Jardim Petrópolis 

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura de Petrolina levará às mulheres do Jardim Petrópolis e bairros vizinhos o projeto 'Elas merecem respeito'. A partir das 10h, a temática da violência contra a mulher será debatida entre os presentes abordando tanto as agressões, quanto as leis que protegem este público. 

"A Prefeitura de Petrolina tem desenvolvido este projeto a fim de conscientizar as mulheres e a população em geral sobre a violência doméstica e familiar. A nossa palestra tem por objetivo levar essas pessoas a refletir e orientá-las como proceder no enfrentamento a esse tipo de violência" explica a secretária executiva de Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana. ..

Operação Tapa Buraco recupera diversos pontos no Mercado do Produtor de Juazeiro

A Autarquia Municipal de Abastecimento/AMA de Juazeiro realizou no último fim de semana a operação tapa buraco em diversos pontos do Mercado do Produtor. A ação irá contribuir com a fluidez do trânsito, proporcionando um deslocamento seguro e confortável aos permissionários e condutores de veículos que transitam pelas vias. O diretor executivo interino, Everton Luiz Costa, acompanhou o serviço e avaliou a ação de forma positiva para a infraestrutura do mercado.

“Estamos seguindo mais um cronograma da operação tapa buraco que contribui para melhorar as atividades no entreposto. Iremos sanar os transtornos causados pelos buracos, evitando acidentes e possibilitando a circulação mais tranquila dos veículos. Nosso objetivo é recuperar todo recapeamento asfáltico do entreposto. Estamos realizando diversas ações para avançar na estrutura dos mercados, feiras e camelódromo de Juazeiro”, concluiu...

Prefeitura inicia nesta terça renovação de alvarás para transporte complementar em Petrolina

Os profissionais que trabalham com transporte público complementar em Petrolina já podem iniciar, a partir desta terça-feira (15), a renovação dos alvarás de permissão para 2019. O documento concedido através da Autarquia de Mobilidade de Petrolina (Ammpla) visa garantir que os veículos e motoristas circulem na cidade de acordo com as leis de trânsito do município preservando a segurança dos passageiros.

O alvará legaliza o exercício da profissão e é emitido, anualmente, seguindo um calendário específico.  Para renovar a permissão, os condutores devem comparecer à Ammpla até o dia 13 de maio e apresentar cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, comprovação dos cursos de especialização e certidão de nada consta de débitos com município. O atendimento na Ammpla acontece das 7h às 13h, já as vistorias que serão realizadas no Sest/Senat poderão ser feitas das 7h às 11h30. ..

Campus Floresta disponibiliza 25 vagas em curso superior de Gestão da Tecnologia da Informação para ingresso no 1º semestre de 2019

O IF Sertão-PE divulgou o edital nº 59/2018, referente à seleção de candidatos para provimento de vagas em cursos de graduação, com ingresso no 1º semestre de 2019.  São 442 vagas disponíveis em 10 cursos de nível superior (entre licenciaturas, bacharelados e cursos de Tecnologia), distribuídos entre seis campi do Instituto: Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. A seleção utilizará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), exclusivamente com base nos resultados obtidos pelos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente ao ano de 2018.

De acordo com o cronograma oficial da seleção, as inscrições serão realizadas entre os dias 22 e 25 de janeiro, exclusivamente pela internet, por meio do endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br. Para o campus Floresta são disponibilizadas 25 vagas para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, para o período noturno. O curso tem duração de 3 anos.   ..

Deputado diz que paralisação de anestesistas é a primeira consequência do "pacote de maldades" de Rui

O deputado estadual Alan Sanches (DEM) alerta que a paralisação dos anestesistas credenciados pelo Planserv na capital baiana,  desde a última segunda-feira (7),  é a primeira consequência do "pacote de maldades" do governador Rui Costa (PT). Segundo Sanches, com a redução da contribuição do governo ao Planserv de 4% para 2%, que significa menos R$ 200 milhões de repasse por ano para os cofres do plano, fica inviável qualquer tipo de negociação, de elevação e essa foi a primeira prova, onde nem mesmo a intermediação do Ministério Público Estadual (MPE) conseguiu findar o impasse com os anestesistas", frisou. 

O deputado, que é médico por formação, destaca, no entanto, que preciso se levar em consideração que trata-se de um serviço fundamental e que não pode esperar por negociação. "E fazer os mais de 500 mil usuários do plano sentir na pele o efeito da má gestão, que tende a piorar", enfatizou o deputado, clamando por soluções a curto prazo. Sem acordo, um novo encontro entre representantes do plano e médicos anestesistas foi marcado somente para o dia 30 de janeiro.  A categoria alega não haver atualização da tabela do Planserv desde 2015...

Após ter exoneração pedida por Moro, diretora da Funai diz que segue 'trabalhando normalmente'

A determinação de exoneração de um diretor num órgão do governo voltou a provocar confusão na gestão Bolsonaro , com novos desencontros entre ministros e resistência do suposto exonerado em deixar o cargo. 

Desta vez, o imbróglio ocorre na Fundação Nacional do Índio ( Funai ) e envolve os ministros da Justiça, Sergio Moro , e da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.  Moro determinou a exoneração da diretora de Proteção Territorial da Funai, Azelene Inácio, mesmo com a transferência do órgão da Justiça para o ministério de Damares. ..

Janeiro Tem Mais Artes abre inscrições para oficinas em Petrolina ; Veja a programação do festival

Estão abertas a partir desta segunda-feira (14) as inscrições para as oficinas do Festival Janeiro Tem Mais Artes em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Serão oferecidas aulas de Canto, Cinema, Cerâmica, Teatro, Dança de salão, Palhaçaria e Estamparia artesanal.

As inscrições podem ser feitas na coordenação de cultura do Sesc Petrolina, das 14h às 18h. Trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e seus dependentes pagam R$ 10 e os demais pagam R$20 por oficina. As vagas são limitadas...

Valmir lamenta arrombamento de gabinete de vereador em Prado: "Soa como intimidação"

O arrombamento do gabinete do vereador Odilei Matos, no município de Prado, extremo sul da Bahia, deixou o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) indignado. Neste domingo (13), Assunção disse que o crime soa como intimidação e que é preciso apurar o caso para que a Câmara de Vereadores possa trabalhar em paz e de forma ordeira. "A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia e vamos acompanhar o caso, soa como intimidação e isso é um absurdo. Precisamos apurar o caso de forma rígida e que cada parlamentar possa realizar sua função de fiscalizar independente de ser da oposição ou situação", salienta Valmir.

Conforme dados, a janela do gabinete do vereador de Prado foi encontrada arrombada na última terça-feira (8). Uma pedra foi encontrada no local, e há suspeita que ela teria sido utilizada pelos criminosos para quebrar a janela e adentrar no espaço. "Sugiro que até a presidência da Casa tome providências para evitar que isso aconteça novamente. A instalação de grades nas janelas do prédio seria uma dessas medidas. A polícia também deve realizar perícias no local para concluir o inquérito e descobrir os autores do crime", completa Assunção...

SEDES informa aos usuários do Cadastro Único e Bolsa Família que o sistema de operacionalização dos programas encontra-se fora do ar

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) informa aos usuários do Cadastro Único e Bolsa Família que o sistema de operacionalização dos programas encontra-se fora do ar. A área de tecnologia da Caixa Econômica já foi informada e está trabalhando para sanar o problema.

Os atendimentos agendados para hoje (14/01) foram transferidos para o dia 23/01 no mesmo horário/turno...

Moro quer enviar ao Congresso proposta de criminalização do caixa 2

O ministro da Justiça, Sergio Moro, pretende incluir a criminalização do caixa dois eleitoral no pacote de medidas que apresentará à Câmara em fevereiro. Desde que foi escolhido para a pasta, Moro elabora com ajuda de auxiliares um combo de projetos de lei para reforçar o combate à corrupção, ao crime organizado e à violência.

Segundo pessoas que acompanham as discussões, o ministro quer fazer com que a lei eleitoral seja mais clara e objetiva e que tenha uma pena maior para a prática de uso de dinheiro não declarado por candidatos em campanhas. A proposta que tem sido preparada por Moro não daria anistia a fatos passados. Ou seja, aqueles que estão processados ou investigados, como o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), não seriam beneficiados...

Secretaria de Agricultura de Jaguarari promove capacitação para operadores do sistema de abastecimento de água gerido pelo município

A prefeitura de Jaguarari através da Secretaria de Agricultura com apoio do setor de Recursos Hídricos do município promoveu na sexta-feira (11) um curso de capacitação para os operadores dos sistemas de abastecimento de água gerido pela administração municipal. Durante o treinamento foi repassado à melhor maneira de se operar o sistema e o quadro de comando, além da assepsia no local de trabalho.

Após o curso de aperfeiçoamento ministrado, a Secretária de Agricultura, Luciana Souza acredita que esses operadores desempenhem uma função ainda melhor junto ao sistema de abastecimento de água, sejam eles movidos através de bomba submersa ou de motores a diesel...

MARINHA PROMOVE PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE AQUAVIÁRIO MARINHEIRO FLUVIAL DE CONVÉS NÍVEL 3

Estarão abertas as inscrições, no período de 24/05/2019 à 24/07/2019, para o processo seletivo do curso de Formação de Aquaviário Marinheiro Fluvial de Convés Nível 3 (CFAQ-II C N3-1/2019), num total de 30 vagas disponíveis.

O curso é destinado a brasileiros de ambos os sexos, maiores de dezoito anos, concluintes do Ensino Fundamental, aprovados em processo seletivo, de acordo com diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e tem objetivo de habilitar o aluno para as capacidades exigidas do Marinheiro Fluvial de Convés, nível 3 contidas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas no apoio ao Serviço de Quarto de Navegação, conforme limites estabelecidos nas Normas de Procedimentos das Capitanias Fluviais (NPCF)...

Doutorado em Educação da UNEB está entre 15 melhores do Brasil

O doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) da UNEB está entre os 15 melhores do Brasil, de acordo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

O curso stricto sensu alcançou a nota 5, melhor desempenho possível no ranking, que avalia a qualidade da educação superior no país. De acordo com a vice-coordenadora do PPGEduC, professora Mary Valda Sales, o doutorado do PPGEduC atingiu inserção social, qualificação acadêmica e formativa máxima. "Essa conquista é resultado da soma de esforços dos gestores, colaboradores, corpo docente e discente em atender as normas, requisitos da Capes, no processo de formação dos doutores em educação", destacou a gestora...

Mãe é indenizada em R$ 40 mil por morte de filho em clínica de reabilitação de Juazeiro

Uma mãe será indenizada em R$ 40 mil por uma clínica filantrópica de dependentes químicos de Juazeiro, pela morte do filho. O jovem, de 16 anos, foi internado na Clínica Nossa Senhora de Fátima em setembro de 2018, por força de uma decisão judicial, por apresentar "quadro familiar desagregado e possui transtorno mental, com relatos de ameaças e agressões aos genitores, além de relatos de envolvimento com drogas". Poucos dias depois, o jovem conseguiu ter acesso ao telhado da clínica, na tentativa de fugir do estabelecimento, e caiu de uma altura de seis metros, sofrendo múltiplos ferimentos. 

Ele foi encaminhado ao Hospital Pró-Matre, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Testemunhas narraram que o paciente conseguiu arrombar a passagem para o telhado, que é fechada com cadeado, usando uma barra de ferro retirada de uma das camas. O adolescente já tinha sido internado na clínica por oito vezes e sempre falava em fugir do local. A mãe pediu na Justiça a indenização de R$ 200 mil pela morte do filho. A clínica, em sua defesa, afirmou que não há relação de consumo no caso, uma vez que é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, vinculada ao SUS. Também afirmou que não houve negligência ou culpa, e atribuiu à vítima a culpa pelo acidente. Por tais razões, afirmou que não há dano a ser indenizado. ..

Em ação pioneira, Prefeitura de Petrolina firma parcerias para garantir serviço de recolhimento de abelhas

Exterminar abelhas é considerado crime ambiental no Brasil e para tentar diminuir essa prática, a Prefeitura de Petrolina, através de uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco, firmou parcerias com outros órgãos que atuam no município para a realização da remoção, captura e retirada de colmeias.

A parceria, inédita na região, foi firmada após a realização de evento sobre a temática em setembro de 2018 e conta com o Centro de Controle de Zoonoses; Agência Municipal de Vigilância Sanitária; Agência Municipal de Meio Ambiente- AMMA; Associação dos Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp); Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna); Bombeiros, além do Ministério Público de Pernambuco...

Salas de vacina estarão abertas neste sábado para atender a população em Petrolina

Para facilitar o acesso da comunidade ao serviço de vacinação fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde ampliou o atendimento na cidade. Desde o último mês de dezembro ,as salas de vacinas das Unidades Básicas estão abertas à comunidade no segundo sábado de cada mês.

Portanto, no próximo sábado (12), as salas de vacinas estarão abertas para atendimento ao público das 8h às 12h. A medida oportuniza o acesso à imunização para aquelas pessoas que trabalham durante a semana no horário de funcionamento do serviço de vacinação. "Avaliamos que essa ampliação seria muito importante para a população que precisa se vacinar, mas não consegue comparecer de segunda a sexta-feira às unidades. Com essa ação, pretendemos atingir este público e também qualquer pessoa que precise se vacinar", destaca a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro...