Foram encontrados 34970 registros para a palavra: Ação

Esclarecimentos sobre a barragem de Rejeito da Mineração Caraíba

..

Volta às aulas: Ammpla reforça educação no trânsito e palhaço ajuda a levar conscientização

Pensando em reduzir os impactos causados no trânsito em função do retorno às aulas, a Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) deu início na terça-feira (5) às ações para sensibilizar sobre os cuidados neste período. Para chamar atenção de pedestres e motoristas, a Autarquia conta com as brincadeiras do palhaço 'Pirulito' que, de forma descontraída, alerta sobre a importância de ser civilizado em prol de um trânsito harmonioso.

As atividades fazem parte da 'Operação Volta às Aulas' e serão realizadas nos locais de maior fluxo de veículos com o objetivo de evitar acidentes nas proximidades das instituições de ensino. Além do monitoramento, a operação inclui ações de organização do trânsito com caráter de campanha educativa. Segundo o diretor-presidente da Ammpla, Edilson Leite, a campanha segue pelos próximos dias alertando, principalmente, sobre o respeito à sinalização e aos pedestres...

Qualificação profissional: Prefeitura de Petrolina capacita mais de 200 pessoas em residencial 

A quarta-feira (6) foi de muita alegria e conquista para cerca de 220 pessoas no Residencial Vivendas I e II, em Petrolina. Com brilho nos olhos, os presentes participaram da solenidade de entrega dos certificados dos cursos de janeiro, de capacitação do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) do Programa Minha Casa Minha Vida. 

Os residentes puderam participar dos cursos de primeiros socorros, automaquiagem e liderança no último mês. A estudante Emilly Vitória da Silva, de 15 anos, foi uma das 120 participantes do curso de maquiagem e já pensa em continuar no ramo. "Eu fiquei muito feliz com a oportunidade, além de ter ocupado um período das férias, ainda aprendi a me maquiar e penso em trabalhar futuramente como maquiadora", comemora a jovem. ..

CONSELHO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER PROTESTA CONTRA A CONTRATAÇÃO DE DEVINHO, ROBINSÃO E IGOR CANÁRIO PARA O CARNAVAL DE JUAZEIRO

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher encaminhou aos diversos veículos de comunicação da região cópia de Nota Pública onde se diz surpreendida e repudia as contratações dos artistas Devinho Novaes, Robinsão e Igor Canário pelas músicas depreciativas a todas as mulheres para o Carnaval antecipado da cidade em 2019.

Na mesma nota, o Conselho solicita que a Lei Anti-Baixaria seja observada e cumprida na sua totalidade. Confira:

..

O árbitro roubou os nossos sonhos, acusa o presidente Roberto Carlos, Juazeirense vai entrar com representação na CBF

O presidente da Juazeirense, o deputado estadual Roberto Carlos (PDT), disparou contra a arbitragem do jogo contra o Vasco, na noite da última quarta-feira (6), pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida, realizada no Estádio Adauto Moraes, terminou no empate em 2 a 2 e o resultado acabou eliminando o time baiano do torneio. Para o dirigente, o Código Penal Brasileiro deveria punir também "os que roubam nossos sonhos".

"Estou indignado. Acho que o Código Penal não deveria punir só ladrão que rouba um celular, um carro, deveria ter também um artigo mais rigoroso que punisse aqueles que roubam o sonho da gente. Era o sonho da Juazeirense ganhar do Vasco, seguir na caminhada, chegar mais na frente. Infelizmente o árbitro tirou esse sonho nosso", declarou em entrevista ao Bahia Notícias...

Estádio de Petrolina segue em reestruturação e torcedor assiste partida estadual na casa da Fera Sertaneja

O jogo da 4ª rodada do Campeonato Pernambucano aconteceu nesta quarta-feira (6), no estádio Paulo de Souza Coelho com a presença de centenas de torcedores das duas equipes que foram assistir à disputa entre o time do Petrolina e o Santa Cruz. Com transmissão para todo o estado, através da Globo Nordeste, a partida levantou o ânimo do torcedor pernambucano e aqueceu a disputa em campo.

Quem esteve no estádio, pode observar além dos lances polêmicos da partida, importantes intervenções no equipamento esportivo. Como a restauração de alambrados e muretas no entorno do campo; pintura e manutenção das arquibancadas e muro interno e externo. O local também se transformou em um espaço com mais acessibilidade após a reestruturação. A noite não foi das melhores para o time do Petrolina, mas a equipe segue na competição com 1 ponto. Ficando na 9ª posição da tabela depois do resultado de 2x1 para o Santa Cruz...

PRESIDENTE DA SUBSEÇÃO DA OAB EM JUAZEIRO PARABENIZA NOMEAÇÃO DE LUIZ VIANA PARA CONSELHO FEDERAL DA ORDEM

O Presidente da OAB Subseção Juazeiro Thiago Franco Cordeiro enviou mensagem ao ex-presidente da OAB na Bahia, Luiz Viana, pela sua nomeação ao cargo de vice-presidente do Conselho Federal da Ordem no Brasil. Confira:

Parabéns, Presidente Luiz Viana!..

Juazeiro: Desembargador reforma sentença e condena ex-prefeito por contratação ilegal, assessoria de Isaac responde

O ex-prefeito de Juazeiro, no Sertão do São Francisco, Isaac Carvalho, teve novo revés na Justiça. É que o desembargador José Cícero Landin Neto reformou uma sentença de 1° grau na qual foram afastadas penalidades administrativas ao ex-gestor. Assim, Carvalho volta a ser sentenciado por improbidade administrativa [crime contra a administração pública], tendo os direitos políticos suspensos por três anos, além de pagar multa equivalente a 12 vezes o salário de prefeito à época dos fatos.

A medida do desembargador, publicada nesta quinta-feira (7), atende a pedido da promotora Andréa Mendonça da Costa. O caso em questão se refere à acusação de que o ex-gestor contratou, sem concurso público, um total de 1.049 servidores quando administrou a cidade. O ex-gestor, que obteve votação para se tornar deputado federal, não assumiu o mandato em Brasília devido à condenação por segunda instância [Lei da Ficha Limpa]...

MPF consegue manter credenciamento do Hospital Sote à rede interestadual de saúde PEBA em respeito a pactuação regional

O Ministério Público Federal (MPF), polo Petrolina/Juazeiro obteve decisão judicial liminar que determina ao Estado da Bahia manter o credenciamento do Hospital de Serviço de Ortopedia e Traumatologia Especializada (SOTE), localizado em Juazeiro (BA), à Rede Interestadual de Saúde do Vale do Médio São Francisco Pernambuco-Bahia (Rede PEBA). 

Com isso, fica garantida a transferência semanal para o SOTE de até 15 pacientes do Hospital de Urgências e Traumas (HUT) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Petrolina (PE). A responsável pelo caso é a procuradora da República Ticiana Nogueira. A transferência de pacientes para o SOTE havia sido encerrada em 31 de janeiro, pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB). ..

Requalificação da Av. Principal no distrito Maniçoba será entregue nesta sexta (08)

A Prefeitura de Juazeiro, através do programa 'Toda Sexta tem Obra' inaugura nesta sexta-feira (08), às 16h30, a requalificação da Av. Jorge Khoury Hedaye, popularmente conhecida como Av. Principal, na Vila Santa Inês do Distrito Maniçoba.

A intervenção custeada com recursos próprios do município beneficiou uma extensão de 820 m com recapeamento asfáltico, drenagem superficial (meio fio e linha d'água), saneamento, calçadas em intertravado em parte da via, pavimentação em paralelepípedo granítico em toda lateral da extensão beneficiada e também no entroncamento com as ruas transversais, estacionamento ao longo da via, além de sinalização horizontal e vertical...

Mais Luz: prefeitura leva iluminação pública à comunidade rural de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina está implementando o novo sistema de iluminação pública do Sítio Porteiras, zona rural do município. A proposta da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA) é dar mais conforto e segurança para a  população que antes vivia na escuridão.

A comunidade está sendo contemplada com a instalação de cerca de 1000 metros de rede elétrica, 40 novas luminárias, além de suas respectivas lâmpadas, todas de vapor de sódio de 70W.  O prazo de execução do serviço, que começou na segunda-feira (4), é de 60 dias...

Ministério Público participa de simulado de emergência em barragem da Jacobina Mineração

O Ministério Público do Estado da Bahia participa, no próximo dia 22, do simulado de emergência da barragem de rejeitos da Jacobina Mineração e Comércio (JMC), que acontece no município de Jacobina, localizado no norte do estado. A atividade será acompanhada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida. Segundo ele, “o MP irá avaliar, juntamente com a empresa e os demais órgãos públicos, as oportunidades de melhorias para atendimento de eventuais emergências”. 

Este será o primeiro simulado de barragens no estado. No dia anterior ao simulado (21), o promotor de Justiça participa de um treinamento realizado pela JMC com instituições e representantes da comunidade. O simulado estava agendado para ocorrer em dezembro, mas foi suspenso em razão das chuvas e da decretação de situação de emergência pelo Município. ..

Petrolina: plataforma de ações e investimentos na educação é lançada na abertura do ano letivo

Diante de uma plateia de mais de 3 mil educadores, nesta terça-feira (5), no espaço Zé Matuto, o prefeito Miguel Coelho abriu oficialmente as atividades do ano letivo 2019. Destacando o compromisso da Prefeitura de Petrolina com a área da educação e aproveitando a presença dos milhares de professores no evento, o gestor lançou durante o encontro uma nova plataforma de ações para garantir a melhoria da qualidade da aprendizagem nas unidades de ensino do município.

Intitulado como “Petrolina Educa”, a iniciativa vai investir na qualificação e saúde dos profissionais; no fortalecimento do trabalho pedagógico com os alunos; na ampliação do número de escolas em tempo integral; no incentivo à participação da família na vida escolar dos filhos, entre outras ações...

Prefeitura de Juazeiro reforça iluminação e torna Adauto Moraes apto a ter partidas transmitidas em rede nacional

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), realizou melhorias no Estádio Adauto Moraes, tornando-o apto a sediar partidas profissionais transmitidas pela televisão, em rede nacional. A iluminação recebeu mais 50 mil watts de potência, que poderá ser vista na partida entre Juazeirense e Vasco, pela Copa do Brasil 2019, que será realizada nesta quarta-feira (06), e com transmissão ao vivo pela Rede Globo.

Foram instalados refletores de 2 mil watts, lâmpadas e reatores, o que favorece a imagem vista pelos monitores de televisão. "O futebol profissional avança com o nosso time local e o município faz a parte dele, colaborando com a estrutura para realização de grandes espetáculos de futebol. E a nossa idéia é melhorar ainda mais este palco do esporte", declarou o prefeito Paulo Bomfim...

Prefeitura de Sento-Sé emite nota informando sobre licitação do saneamento, confira:

Em resposta à reclamação do leitor Ananias Gama (Veja aqui), a Prefeitura Municipal de Sento-Sé informa que em novembro foi feita a licitação para finalização da obra de construção do saneamento básico e esgoto da sede por parte da Codevasf. Sendo de responsabilidade da mesma a execução da obra e não concluíram.

A gestão está atenta a situação, cobrando para que estes transtornos sejam solucionados...

Chuvas: Precipitação hídrica do mês de janeiro foi considerada crítica; a vazão de Sobradinho está em 844m³/s

Durante a reunião promovida na segunda-feira (04 de fevereiro) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco foram apresentadas informações sobre a precipitação hídrica na bacia do Rio São Francisco. 

De acordo com a apresentação feita pela equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o mês de janeiro apresentou uma precipitação considerada crítica. ..

DIREÇÃO DO SANATÓRIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA SE MANIFESTA SOBRE RECLAMAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS

No dia 31 de janeiro deste ano o Blog GJ postou reclamação dos funcionários do Sanatório Nossa Senhora de Fátima em Juazeiro (BA) que alegaram que “desde o mês de dezembro que não recebemos nossos salários e nem no décimo terceiro que é garantido pela lei e tem prazo para que seja efetuado, já estamos findando o mês de Janeiro e mais um salário a vencer. A situação chega a ser desumana já tem colegas de trabalho passando fome” argumentaram os servidores à época (Veja aqui).

Em contato com a nossa redação Victor Dewilson Diretor Administrativo do Sanatório Nossa Senhora de Fátima informa que “sobre a nota que foi postada no blog, o sanatório informa que os salários já estão em dia e que o décimo será regularizado em breve. Existem algumas inverdades na nota, pois os pacientes comem bem. São 6 refeições diárias. A administração do sanatório está aberta a todos os funcionários para esclarecer qualquer dúvida é não há necessidade de irem até o blog para expor esta situação” declarou o diretor do nosocômio...

Ministro da Educação diz que a universidade não é para todos e que brasileiro viajando é um canibal, rouba coisas dos hotéis

Declarações recentes do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, têm causado polêmica. Entre outros assuntos, ele disse que a universidade não é para todos. O ministro da Educação defendeu incluir a disciplina educação moral e cívica no currículo do ensino fundamental para os estudantes aprenderem o que é ser brasileiro e quais são os nossos heróis. Ele falou para a revista ‘Veja’. A entrevista saiu na edição desta semana.

Vélez Rodríguez disse que a volta de educação moral e cívica nas escolas é uma forma de ensinar o adolescente que viaja que existem contextos sociais diferentes e que as leis dos outros países devem ser respeitadas. Afirmou que o brasileiro viajando é um canibal: “Rouba coisas dos hotéis, rouba o assento salva-vidas do avião; ele acha que sai de casa e pode carregar tudo. Esse é o tipo de coisa que tem de ser revertido na escola”, disse o ministro...

Ministro anuncia ação emergencial para vistoriar as barragens

A tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), foi pauta da reunião promovida na última segunda-feira (04 de fevereiro) pela Agência Nacional de Águas (ANA), em Brasília (DF), na qual são analisadas as condições hidrológicas da bacia do Rio São Francisco. 

O ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Henrique Rigodanzo Canuto, participou da reunião, na qual acompanhou as apresentações de relatórios e das ações dos órgãos envolvidos no processo, tanto na condição de fiscalizadores quanto de gestores. O ministro anunciou uma ação emergencial por parte do governo federal, a fim de vistoriar as barragens existentes no país e conclamou todos os órgãos capazes de ceder servidores que o façam  imediatamente...

Unidades de saúde de Juazeiro passarão por dedetização e horário de atendimento será alterado

A Secretaria Municipal da Saúde informa que os atendimentos na Unidade Básica de Saúde do bairro João XXIII serão suspensos na tarde desta terça-feira (05), para dedetização do equipamento. Os serviços retornam a sua normalidade nesta quarta-feira (06), a partir das 09h.

Outra unidade que também passará por dedetização é a UBS do bairro Argemiro. O serviço será realizado na tarde desta quarta-feira (06), e retomam as atividades na quinta-feira (07), a partir das 09h. ..