Foram encontrados 34989 registros para a palavra: ação

Comemoração ao Dia Internacional alusivo à mulher das visitas do Conjunto Penal de Juazeiro

Em comemoração o dia Alusivo ao Dia Internacional da mulher O Setor de Serviço Social do Conjunto Penal de Juazeiro e Igrejas que evangelizam nesta unidade prisional,  ofertaram aos familiares dos internos um café da manhã, distribuição de rosas e brindes.

"O intuito do evento foi  proporcionar as mães, irmãs, companheiras e filhas, enfim aquelas que se encontram com seus entes queridos privados de liberdade, e assim promover momentos de descontração, interação e elevação da autoestima daqueles que também precisam de acolhimento", avaliou a Assistente Social do Presídio, Denise Leal...

ESPAÇO DO LEITOR: INAUGURAÇÃO DO CAMELÓDROMO DOIS DE JULHO PELA METADE?

Em e-mail ao Blog o leitor Eraldo Pereira, membro da Associação dos Comerciantes do Camelódromo Dois de Julho reclama das obras de recuperação do entreposto comercial. Veja:           

Mas uma vez a prefeitura quer fazer os permissionários do camelódromo de bobos, iludindo-os. Sempre próximo de período de ELEIÇÃO, a administração pública municipal vai para o camelódromo bancar de preocupada. Associação dos comerciantes do camelódromo vem lembrar ao senhor prefeito, que o mesmo não vai enganar os permissionários do camelódromo...

Medida Provisória extingue contribuição sindical na folha de pagamento; quitação só por boleto

O Congresso Nacional vai criar uma comissão mista para analisar a Medida Provisória 873/19, que determina que a contribuição sindical será paga por meio de boleto bancário, após autorização expressa, individual e por escrito do trabalhador. Antes da MP, a contribuição era descontada diretamente da folha salarial, no mês de março de cada ano. A medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União e leva a assinatura do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes.

A MP altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT – Decreto-lei 5.452/43). A mudança na forma de cobrança da contribuição sindical também afeta os servidores públicos federais, já que a MP revoga dispositivo do Estatuto do Servidor Público (Lei 8.112/90) que autoriza o desconto em folha para o sindicato. Pelo texto da MP, o boleto bancário, ou o equivalente eletrônico, será enviado obrigatoriamente à residência do empregado ou, na impossibilidade de recebimento, para a sede da empresa. Caso o trabalhador não tenha autorizado o desconto, o envio do boleto fica proibido...

Nova acusação aponta indício de caixa 2 de ministro do Turismo

O procurador-regional Eleitoral de Minas Gerais, Angelo Giardini de Oliveira, instaurou nessa quinta-feira (7) uma investigação para apurar indícios de caixa dois na campanha do PSL-MG, comandado na época da campanha pelo atual ministro do Turismo de Jair Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antônio. A investigação tem como um dos pressupostos a não declaração pelo partido da confecção de cerca de 25 mil santinhos da candidata Zuleide Oliveira.

O "Procedimento Preparatório Eleitoral", nome técnico da investigação, tem como base reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta mostrando que a candidata acusa o ministro de tê-la convidado a ser laranja na eleição, com pedido de devolução de verba pública do partido. O procurador cita a reportagem na portaria em que determina a abertura de investigação e ressalta dois pontos...

Pesquisa aponta positiva a ocupação da rede hoteleira em cidades do interior de Pernambuco durante o carnaval

Em 2019, o Carnaval de Pernambuco funcionou como um atrativo turístico com mais apelo para os visitantes que no ano de 2018. Segundo dados preliminares do Setor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e da Empetur, neste ano, a média de ocupação hoteleira nos municípios que foram sede do Carnaval, ficou em torno de 95% com destaque para o Recife (98,3%) e Olinda (99%) e para os municípios de Belém de São Francisco, Bonito, Gravatá, Jaboatão do Guararapes, Surubim e Triunfo, que tiveram 100% de ocupação.

O bom resultado aponta para um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. A permanência média dos visitantes no Estado foi de quatro dias. "Neste ano, a ocupação hoteleira do interior foi bem positiva. Esse crescimento demonstra a força do Carnaval do interior do Estado, que tem atraído cada vez mais turistas, movimentando assim a economia local", comemora o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes. ..

Conheça os benefícios da Acerola,  o produto destaque da cotação desta quinta-feira (07)

A acerola é uma fruta com inúmeros benefícios para o organismo por possuir mais vitamina C do que a laranja, por exemplo. A fruta esconde, em seus 40g de massa suculenta nutrientes como flavonoides, vitaminas A, B1 e B6, minerais como fósforo, ferro, potássio, magnésio e cálcio.

No Mercado do Produtor de Juazeiro o consumidor vai encontrar a caixa da acerola por R$ 40,00 e quem quiser comprar a quilo o preço é R$2,00. A acerola também é considerada antioxidante, o que indica que auxilia na prevenção do envelhecimento precoce das células...

Tradicional caminhada abre programação do mês dedicado às mulheres em Juazeiro

A programação do mês de março - dedicado às mulheres, da Prefeitura de Juazeiro, terá início na próxima sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, com a tradicional caminhada que já está em sua 23ª edição. As atividades deste ano trazem como tema ‘Não vamos soltar as mãos’ e seguem durante todo o mês.

Além da caminhada, farão parte das ações desenvolvidas, rodas de conversa, torneio de futebol feminino, seminário de combate à violência e diversas palestras nos equipamentos públicos com CRAS, CIAM, CREAS e Casa do Bolsa Família. A programação será realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com o Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher e diversos movimentos sociais...

Publicação de vídeo pode render impeachment a Bolsonaro; entenda

Um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, o jurista Miguel Real Júnior avalia que a publicação de um vídeo pornográfico por parte de Jair Bolsonaro, na terça-feira (5), poderia custar o cargo ao presidente da República. Reale argumenta que, de acordo com a lei 1.079 de 1950, é crime contra a probidade na administração “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”. Ou seja, Bolsonaro teria quebrado o decoro por ter postado o vídeo em suas redes sociais.

"O que destaco é a absoluta desnecessidade de enviar este vídeo adjeto ao povo brasileiro para denunciar algo que tenha sido visto, previamente, por centenas de pessoas”, o jurista explicou ao jornal o Globo. “Com a divulgação, ele deu exposição a um fato restrito, sem nenhuma necessidade: ou seja, ampliou o ato. Algo que seria visto por algumas pessoas foi visto pelo Brasil inteiro”, complementou...

Gonzaga Patriota permanece em observação, com quadro de saúde estável

Em postagem feita ontem, terça-feira (5) nas suas redes sociais, através da sua assessoria, o deputado federal Gonzaga Patriota, agradeceu as manifestações de carinho que vem recebendo desde que foi internado para tratamento médico, inicialmente em razão de uma trombose no intestino, que progrediu para complicações no pulmão e fígado.

De acordo com a assessoria, o deputado, que já está internado a 15 dias, “retornou na última sexta-feira à UTI semi-intensiva do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em razão de um hematoma na região abdominal”. De acordo com a postagem, “Ele ainda se recupera de uma trombose no intestino e complicações no pulmão e fígado, ocasionadas por um quadro viral de chikungunya. O quadro do parlamentar é estável e ele está recebendo todo o acompanhamento necessário”, informaram...

Polícia Militar reúne corporação em feijoada no circuito Barra-Ondina

Após os seis dias de trabalho no Carnaval, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) reuniu a tropa para a tradicional feijoada da corporação, que é realizada anualmente no camarote da PM no circuito Barra-Ondina, em Salvador. Este ano, a folia recebeu investimento de R$ 46 milhões em segurança. No total, 26 mil policiais atuaram na capital e interior do estado. 

Somente em Salvador foram empregados 13 mil homens e mulheres. As equipes atuaram em 42 portais de abordagem, no patrulhamento dos circuitos, entre outras atividades. De acordo com com dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP), mais de dois milhões de pessoas passaram pelos portais de acesso da polícia. Com isso, o Carnaval 2019 chegou ao fim com a marca de zero homicídios e aumento de 105% no número de pessoas conduzidas aos postos policiais. ..

PT acusa Bolsonaro de importunação sexual e estuda pedir teste de sanidade

Depois do vídeo com conteúdo sexual postado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para criticar o carnaval no Brasil, o vice-presidente nacional do PT, deputado federal Paulo Teixeira, disse pelas redes sociais que vai representar contra o presidente pelo crime de importunação sexual. Segundo o petista, Bolsonaro pode ser enquadrado na Lei 13.718/2018, que prevê pena de reclusão de um a cinco anos por publicar cenas de sexo, nudez, ou pornografia sem o consentimento da pessoa. A pena aumenta em um terço se houver intuito de vingança ou humilhação. 

“Vamos representar Jair Bolsonaro pelo vídeo que postou. A lei 13.718,  recentemente aprovada, tipifica o crime de divulgação, sem o consentimento da vítima, de cena de sexo, nudez ou pornografia”, anunciou Teixeira. O PT vai estudar a possibilidade de pedir um teste de sanidade ao presidente da república, a exemplo do que congressistas americanos propuseram em relação a Donald Trump. Para o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta, o post de Bolsonaro foi uma resposta às críticas que ele sofreu no carnaval...

Casal é sequestrado e depois liberado na Zona Rural de Cabrobó

A Polícia Militar resgatou na madrugada de quarta-feira (6) um casal que havia sido sequestrado na noite anterior, no bairro Alto da Temperatura, em Cabrobó, no Sertão de Pernambuco. O comerciante Inaldo Simões Novaes, de 68 anos e Jaqueline Ferraz Sá, de 50 anos, foram liberados pelos sequestradores, por volta das 2h30, na Zona Rural da cidade pernambucana.

Segundo a Polícia Militar, quatro pessoas armadas, que ainda não identificadas, arrombaram a residência do casal e levaram os dois em um carro prata. Em troca da liberdade, eles exigiram uma alta quantia em dinheiro, mas após as buscas da polícia, os sequestradores resolveram liberar o casal sem receber o resgate...

Petrolina encerrou sua programação carnavalesca nesta terça misturando ritmos e públicos

Petrolina encerrou ontem o seu carnaval 2019 e muita gente foi ás ruas, nos diversos polos, para dar adeus a festa momesca deste ano. A festa, marcada por uma mistura de frevos e axé baiano, teve também nas fantasias e irreverência uma das suas marcas. No circuito petrolinense de folia também foi possível constatar a presença de muitas famílias e a presença marcante das crianças, principalmente no Polo 21 de setembro, onde a Orquesta Aquarela, Edenio Lima, Samba Nova Opção se apresentaram na última noite.

No Polo Orla - Porta do Rio uma concentração maior de foliões adultos e jovens curtiram Guerber Pereira, Fabiana Santiago, Luan Estilizado e Jonathan Araújo. Já no Polo Multicultural Matingueiros, na Petrolina Antiga, Libório e a Combustão Espontânea, Coletivo Roots e Peu Bandeira encerraram a programação carnavalesca para um público mais sintonizado com a cultura e a arte...

PRF intensifica operação durante retorno do carnaval nas rodovias baianas

Durante o retorno do feriado prolongado do Carnaval é esperado o aumento no fluxo de veículos com relação à média dos dias normais, tanto com destino ao interior, quanto à capital baiana. Na Bahia a malha viária é de aproximadamente 10 mil quilômetros. Para isso, equipes da PRF estão concentradas realizando policiamento preventivo e ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

Aliado aos esforços de fiscalização, os agentes federais através de campanhas educativas, buscam aumentar a conscientização dos usuários das rodovias na construção de um trânsito mais seguro. Apesar de todo o trabalho educativo, a PRF flagrou e autuou diversos condutores agindo com imprudência nas rodovias federais do estado. Em cinco dias de operação já foram registrados inúmeros flagrantes de excesso de velocidade, ultrapassagem indevida e embriaguez ao volante, condutas que aumentam a probabilidade de um acidente grave acontecer. A Operação prossegue até as 23h59 desta quarta-feira (06) e está integrada à Operação Rodovida, que começou no dia 14 de dezembro de 2018 e se encerrará no próximo dia 10 de março de 2019...

Prefeitura de Juazeiro vence ação e Justiça obriga Sintrab Saúde a devolver dinheiro dos servidores

Em ação movida pela prefeitura, a 2ª Vara do Trabalho de Juazeiro decidiu que o SINTRAB Saúde terá que devolver aos cofres municipais o valor de R$ 39.000,00 descontados dos servidores, a ele filiados, à título de pagamento do imposto sindical no ano passado. Assim que o recurso for devolvido, a Prefeitura de Juazeiro o repassará de volta para os trabalhadores.

A sentença atende ao pedido de revogação de uma liminar concedida ao SINTRAB em 2018. Na ocasião, o sindicato fez uso da ata de uma reunião na qual servidores teriam autorizado o desconto do valor equivalente a um dia de trabalho e a encaminhou para o RH da administração municipal, acompanhada da decisão judicial. ..

Contribuinte pode aproveitar feriado para preparar declaração do Imposto Renda

O programa para fazer a Declaração do Imposto de Renda deste ano já está disponível desde a última semana. Assim, quem quiser aproveitar o feriado prolongado do carnaval pode juntar os documentos, preencher os dados e deixar tudo pronto para enviar a declaração entre as 8h do dia 7 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela internet.

Quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar mais rapidamente recebe o valor. Entretanto, quem deixa para os últimos dias recebe maior correção pela taxa básica de juros, a Selic. Além disso, as restituições são liberados prioritariamente para idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério...

Rede hoteleira de Salvador garante ocupação média de 97% no Carnaval

Com uma festa conhecida em todo o mundo, Salvador recebe 800 mil turistas neste Carnaval. O resultado dessa movimentação é a alta procura por hospedagem na capital, que atinge a média de ocupação de 97% na rede hoteleira, composta por 40 mil leitos. As regiões de destaque são os bairros próximos aos circuitos da folia, onde muitos hotéis operam com capacidade máxima. Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, estes dados são muito positivos para o período, fruto do esforço que o governo estadual tem feito para fortalecer o Turismo.

Demonstram, por outro lado, que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) deve implementar um modelo de trabalho intensivo, com o objetivo de combater a sazonalidade. “Uma das ações já programadas é a de promoção do destino Bahia nos principais polos emissores, visando à atração de visitantes o ano inteiro. Setur e Bahiatursa estão bem articuladas para atuar com eficiência e velocidade”, explica Franco. Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa comemora o alto desempenho da hotelaria. “O clímax do verão é o Carnaval. Desde o dia 20 de dezembro a cidade está lotada. Janeiro foi uma excelente alta estação e fevereiro é o melhor desde 2012”. O grande grupo de turistas em Salvador no Carnaval inclui principalmente baianos de outros municípios, paulistas, mineiros, cariocas e brasilienses. Cerca de 10% desse público é formado por estrangeiros, especialmente argentinos, espanhóis, italianos, franceses, alemães e norte-americanos...

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

'Com Temer tínhamos o que há de melhor', diz Elmar ao criticar relação com Bolsonaro

Líder do DEM na Câmara e deputado federal baiano, Elmar Nascimento (DEM) demonstrou que a presença de militares e o diálogo do governo de Jair Bolsonaro tem incomodado aliados no Congresso. Em entrevista publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (4), Elmar disse que o “governo saiu da política de sindicato e passou para a república da caserna”. 

“Com Michel Temer tínhamos o que há de melhor em termos de tratamento, a despeito de sua impopularidade. A gente ligava para o presidente e ele retornava a ligação. Hoje, a gente tem de se identificar, alguém lá em cima autorizar, colocar um crachá”, afirmou o parlamentar. ..

Flamengo chega a acordo de indenização com primeira família de vítima do incêndio

O Flamengo chegou a um acordo de indenização com a primeira família das 10 vítimas fatais do incêndio no centro de treinamento do Ninho do Urubu. A identidade e o valor acertado não foram revelados. O presidente do clube Rodolfo Landim, que pediu licença por 15 dias em viagem particular, fechou a negociação antes de deixar o Rio de Janeiro.

Após não chegar a um consenso sobre os valores das indenizações com o Ministério Público, o Flamengo partiu para as negociações individuais. As ajudas de custo mensais estão sendo fechadas como havia sugerido pelo MP, mas com prazos diferentes a partir de 10 anos. De acordo com o site "GloboEsporte.com", outras três famílias estão próximas de entrar em acordo com a diretoria do clube carioca. Porém, outras estão longe de um denominador comum...