Foram encontrados 34975 registros para a palavra: Ação

Prefeitura de Juazeiro vence ação e Justiça obriga Sintrab Saúde a devolver dinheiro dos servidores

Em ação movida pela prefeitura, a 2ª Vara do Trabalho de Juazeiro decidiu que o SINTRAB Saúde terá que devolver aos cofres municipais o valor de R$ 39.000,00 descontados dos servidores, a ele filiados, à título de pagamento do imposto sindical no ano passado. Assim que o recurso for devolvido, a Prefeitura de Juazeiro o repassará de volta para os trabalhadores.

A sentença atende ao pedido de revogação de uma liminar concedida ao SINTRAB em 2018. Na ocasião, o sindicato fez uso da ata de uma reunião na qual servidores teriam autorizado o desconto do valor equivalente a um dia de trabalho e a encaminhou para o RH da administração municipal, acompanhada da decisão judicial. ..

Contribuinte pode aproveitar feriado para preparar declaração do Imposto Renda

O programa para fazer a Declaração do Imposto de Renda deste ano já está disponível desde a última semana. Assim, quem quiser aproveitar o feriado prolongado do carnaval pode juntar os documentos, preencher os dados e deixar tudo pronto para enviar a declaração entre as 8h do dia 7 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela internet.

Quem tem restituição para receber, quanto mais cedo enviar mais rapidamente recebe o valor. Entretanto, quem deixa para os últimos dias recebe maior correção pela taxa básica de juros, a Selic. Além disso, as restituições são liberados prioritariamente para idosos acima de 80 anos, contribuintes entre 60 e 79 anos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério...

Rede hoteleira de Salvador garante ocupação média de 97% no Carnaval

Com uma festa conhecida em todo o mundo, Salvador recebe 800 mil turistas neste Carnaval. O resultado dessa movimentação é a alta procura por hospedagem na capital, que atinge a média de ocupação de 97% na rede hoteleira, composta por 40 mil leitos. As regiões de destaque são os bairros próximos aos circuitos da folia, onde muitos hotéis operam com capacidade máxima. Para o secretário do Turismo do Estado, Fausto Franco, estes dados são muito positivos para o período, fruto do esforço que o governo estadual tem feito para fortalecer o Turismo.

Demonstram, por outro lado, que a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) deve implementar um modelo de trabalho intensivo, com o objetivo de combater a sazonalidade. “Uma das ações já programadas é a de promoção do destino Bahia nos principais polos emissores, visando à atração de visitantes o ano inteiro. Setur e Bahiatursa estão bem articuladas para atuar com eficiência e velocidade”, explica Franco. Presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (FeBHA), Sílvio Pessoa comemora o alto desempenho da hotelaria. “O clímax do verão é o Carnaval. Desde o dia 20 de dezembro a cidade está lotada. Janeiro foi uma excelente alta estação e fevereiro é o melhor desde 2012”. O grande grupo de turistas em Salvador no Carnaval inclui principalmente baianos de outros municípios, paulistas, mineiros, cariocas e brasilienses. Cerca de 10% desse público é formado por estrangeiros, especialmente argentinos, espanhóis, italianos, franceses, alemães e norte-americanos...

Apoiados por Huck, grupos de renovação política buscam reinvenção e miram 2020

O ano é de renovação na renovação. Passado o frenesi das urnas, grupos independentes que contribuíram para a eleição de novas caras em 2018 vivem uma fase de redefinir prioridades e adaptar rotas.

A principal mudança para organizações como o Agora!, o RenovaBR e o Acredito é o fato de que elas passaram a ter braços no poder --não só nos Legislativos, principal foco no ano passado, mas também no Poder Executivo.


Renova e Agora!, as entidades mais conhecidas desse ecossistema (não por coincidência, ambas apoiadas pelo apresentador e empresário Luciano Huck), elegeram juntas 17 parlamentares e tiveram ao menos 21 integrantes nomeados para outros cargos.

Com apoio do Renova, que ofereceu curso por seis meses e bolsa que variou de R$ 5.000 a R$ 12 mil, saíram vitoriosos das urnas -entre outros, os federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Marcelo Calero (PPS-RJ), os estaduais Daniel José (Novo-SP) e Renan Ferreirinha (PSB-RJ) e o senador Alessandro Vieira (PPS-SE).

Todos são novatos em cargos eletivos e adotam no mandato um discurso de novas práticas, ancorado em valores como ética e transparência.

Integrantes que não tiveram a mesma sorte acabaram sendo chamados para outros postos na administração pública, em secretarias e assessorias de governos estaduais.

Para citar dois: Paulo Mathias (Novo-SP) virou secretário-executivo da pasta de Desenvolvimento Social do governo João Doria (PSDB-SP) e Mayra Pinheiro (PSDB-CE) assumiu uma secretaria do Ministério da Saúde na gestão Jair Bolsonaro (PSL).

"Na nossa avaliação, todas as pessoas que participaram do programa poderão dar uma contribuição nesses espaços a partir da formação a que tiveram acesso", diz o empresário Eduardo Mufarej, que fundou o Renova em 2017.

Na seara eleitoral, o foco da entidade se volta para a disputa de 2020. Mais de 9.500 pessoas de todo o país se inscreveram no processo de seleção para líderes que querem concorrer a vereador ou prefeito.

"O principal desafio é como sair de um universo de 27 estados, como era no ano passado, para uma realidade de 5.600 municípios", diz Mufarej.

Além de ajustar a temática da capacitação para assuntos ligados às cidades, como leis de ocupação do solo e programas de saúde preventiva, a entidade adotará outra logística, com menos atividades presenciais e mais aulas a distância.

O Agora!, que na origem não tinha a eleição de novatos como meta, vê em 2019 a chance de retomar seu espírito inicial. O movimento foi criado para estimular políticas de sustentabilidade e combate à desigualdade.

A ideia no momento é consolidar a plataforma como "um centro de boas ideias e práticas inovadoras", afirma o cientista político Leandro Machado, fundador e porta-voz.

O grupo lançou durante a campanha eleitoral uma agenda com 130 propostas para áreas como segurança pública, economia, educação e saúde. Pretende, daqui para a frente, trabalhar para aprofundar as sugestões e, principalmente, executá-las.

Além dos três membros do Agora! eleitos para o Legislativo (dois deles também amparados pelo Renova), o movimento conta com representantes nomeados em governos que acabaram de começar.

São os casos, por exemplo, de Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do governo de São Paulo; Rafael Parente, secretário de Educação do Distrito Federal; e Natalie Unterstell, superintendente de inovação da Casa Civil do governo do Paraná.

Há alguns dias, o grupo quase passou a contar com uma voz no governo federal. A fundadora Ilona Szabó foi chamada pelo ministro Sergio Moro (Justiça) para integrar o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, mas, após críticas nas redes sociais, acabou desconvidada por decisão de Bolsonaro.

A especialista em segurança pública é a favor do desarmamento, o que vai contra as políticas do novo governo.

Na visão do Agora!, contar com membros no Legislativo e no Executivo é um meio para ampliar o alcance de seus debates e tentar implementar as ideias que defende.

A reinvenção das organizações embute ainda um esforço para manter a relevância fora do contexto eleitoral.

É comum ouvir dos líderes que esses grupos ajudaram a puxar a oxigenação política tão desejada em 2018, mas que é natural haver uma queda na visibilidade em anos sem votação. O diagnóstico é o de que, apesar das dificuldades, o trabalho precisa continuar porque ainda há muito a ser feito.

"A gente achou que depois das eleições o entusiasmo iria esfriar e a galera iria desmobilizar um pouco, mas dobrou o número de seguidores nas redes sociais e o de voluntários aumentou significativamente", diz Samuel Emílio, coordenador nacional do Acredito.

O grupo, com representantes em 40 cidades de 17 estados, teve quatro membros eleitos, todos também do Renova: os federais Tabata Amaral e Felipe Rigoni (PSB-ES), o estadual Renan Ferreirinha e o senador Alessandro Vieira.

Para os próximos meses, a prioridade é mapear ao menos cem pré-candidatos a vereador e prefeito aptos a receber apoio. A entidade pretende repetir o modelo da eleição passada: criar uma rede para trocas de experiências e dar visibilidade às campanhas.

O plano é semelhante ao da Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), que desde já mira o pleito municipal. Diferentemente de outras organizações da área, a incubadora não busca puramente a renovação de quadros.

O discurso é o de qualificar os agentes públicos no país, sejam eles novatos ou não.

Na entressafra eleitoral, a entidade acompanha os participantes com mandato (que hoje são cerca de cem, em variados cargos e níveis) e fica atrás de novos nomes. O processo seletivo mais recente recebeu 3.500 inscrições.

A rede foi criada em 2012, o que lhe dá quilometragem maior em relação aos principais grupos da área, surgidos de 2016 em diante. Parte dessas entidades, inclusive, é derivada da Raps, como lembra a diretora-executiva da rede, Mônica Sodré. "É um orgulho olhar para um universo que ajudamos a construir", diz.

Para ela, que é cientista política, 2018 foi um marco na renovação e na participação dos cidadãos. "O desafio para os próximos anos é fazer essa rede de organizações trabalhar em conjunto."..

'Com Temer tínhamos o que há de melhor', diz Elmar ao criticar relação com Bolsonaro

Líder do DEM na Câmara e deputado federal baiano, Elmar Nascimento (DEM) demonstrou que a presença de militares e o diálogo do governo de Jair Bolsonaro tem incomodado aliados no Congresso. Em entrevista publicada no jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (4), Elmar disse que o “governo saiu da política de sindicato e passou para a república da caserna”. 

“Com Michel Temer tínhamos o que há de melhor em termos de tratamento, a despeito de sua impopularidade. A gente ligava para o presidente e ele retornava a ligação. Hoje, a gente tem de se identificar, alguém lá em cima autorizar, colocar um crachá”, afirmou o parlamentar. ..

Flamengo chega a acordo de indenização com primeira família de vítima do incêndio

O Flamengo chegou a um acordo de indenização com a primeira família das 10 vítimas fatais do incêndio no centro de treinamento do Ninho do Urubu. A identidade e o valor acertado não foram revelados. O presidente do clube Rodolfo Landim, que pediu licença por 15 dias em viagem particular, fechou a negociação antes de deixar o Rio de Janeiro.

Após não chegar a um consenso sobre os valores das indenizações com o Ministério Público, o Flamengo partiu para as negociações individuais. As ajudas de custo mensais estão sendo fechadas como havia sugerido pelo MP, mas com prazos diferentes a partir de 10 anos. De acordo com o site "GloboEsporte.com", outras três famílias estão próximas de entrar em acordo com a diretoria do clube carioca. Porém, outras estão longe de um denominador comum...

Confederação pede liminar para suspender feriado bancário no RJ na Quarta-feira de Cinzas


A Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6083, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra a Lei 8.217/2018 do Estado do Rio de Janeiro, que decretou feriado bancário na Quarta-feira de Cinzas. 

A entidade alega que as instituições financeiras estão sendo seriamente atingidas pela lei estadual que estabeleceu determinação inconstitucional, assim como credores que estejam programados para receber pagamentos no dia 6 de março, sem contar a necessidade de programação e adequação do regime de trabalho de milhares de trabalhadores do sistema bancário em todo o estado...

Vereador Josafá Mota: Situação, oposição ou nenhuma das respostas anteriores?

Empossado recentemente na Câmara municipal de Juazeiro, o agora Vereador Josafá Mota, ainda não deixou claro para a população qual será seu perfil no parlamento: de oposição, situação ou nenhuma das duas opões citadas.

Ligado a muito tempo ao ex-prefeito Joseph Bandeira, o suplente Josafá assumiu uma vaga no legislativo após articulação feita pelo prefeito Paulo Bonfim, que levou para o secretariado a vereadora Tia Célia, uma aliada de primeira hora...

ARTIGO – EDUCAÇÃO: PROCURA-SE UM MINISTRO!

Todo cronista dos fatos do cotidiano tem sempre algum tema em mente, antes da largada final na direção do teclado. Mas, são tão abundantes e múltiplos os acontecimentos ao longo da semana, que uma mudança de rumo sempre surge na trajetória. Dias atrás fomos provocados pelas palavras deselegantes e impróprias do Sr. Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, ao atingir de modo genérico a todos os brasileiros com a pecha de que “o brasileiro viajando é um canibal”. Pronunciadas por algum cidadão sem formação e inculto, o fato passaria despercebido e não seria levado em consideração. Mas, ditas por um Ministro da Educação, passa um sentimento de que ele estivesse em estado de êxtase pela recente nomeação!

O ministro é professor, teólogo, filósofo, ensaísta e professor colombiano, naturalizado brasileiro, com algumas obras já publicadas. É óbvio que a sua formação acadêmica é robusta e inquestionável, mas esse seu farto currículo, diante das primeiras manifestações públicas no exercício do importante cargo que assumiu, evidencia que lhe falta o preparo específico para a função, tal a fragilidade e incoerência até aqui demonstradas. Pela sua bagagem pedagógica, é incompreensível que isso ocorra.,..

Projeto prevê destinação de percentual arrecado pelas loterias para calamidades públicas


A Caixa Econômica Federal destinará 1% da arrecadação total das loterias por ela administradas para o Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap). O percentual será deduzido do valor do prêmio bruto das apostas. É o que estabelece o Projeto de Lei de autoria do senador Alvaro Dias (Pode-PR), em tramitação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). 

Os recursos seriam destinados ao suprimento de alimentos, água potável, medicamentos, primeiros socorros e artigos de higiene, roupas e agasalhos, material necessário à instalação e operacionalização e higienização de abrigos emergenciais, combustível, equipamentos para resgate, saneamento básico emergencial, apoio logístico às equipes nas operações; desobstrução de vias, desmonte de estruturas danificadas e remoção de escombros, entre outros...

Senador cobra fim da tributação dos remédios

O senador Reguffe (sem partido-DF) está cobrando ao presidente do senado, Davi Alcolumbre, que coloque em pauta a Proposta de Emenda à Constituição, de sua autoria, que proíbe a tributação de remédios de uso humano no Brasil. O texto, que já foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidanania (CCJ) na legislatura passada precisa ser votado no Plenário, seguindo ainda para análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com Reguffe, essa “É uma matéria muito importante para a população e vai aliviar o bolso de muitas que usam principalmente remédios de uso continuado e que não merecem pagar o que pagam hoje de impostos na hora. A tributação tem que ser sobre o consumo supérfluo, não sobre o que mexe com a saúde das pessoas, não sobre o que mexe com a vida das pessoas”, explicou...

Carnaval de Petrolina: Confira programação para este domingo, segunda e terça.

esde ontem Petrolina vive sua folia momesca e a programação prossegue nesse domingo, nos diversos polos carnavalescos. Daqui a pouco atraçoes como Samba de Mezza, Super Banda, Samuel Menino de Rua e Devinho Novaes dão seguimento àprogramação. Amanhã, segunda-feira, 04, Camila Yasmine, Trio Granah, Wallas Arrais e Dalmo Natan se apresentam e no encerramento, na terça, Fabiana Santiago, Guerber Pereira, Luan Estilizado e Jonathan Araújo se apresentam no Portal do Rio.

No Polo Multicultural, na Petrolina antiga, ontem se apresentou ontem a cantora Andrezza Santos, se apresentam até terça-feira a banda Dubaia, Eugênio Cruz, Matingueiros e Peu Bandeira, que encerra a programação na terça-feira. Na praça 21 de setembro se revezam até terça-feira a Orquestra Fernando Junior, Swing Samba, Orquestra de Frevotatu, Orquestra Visão Musical (bailinho), Orquestra Novo Skema, Nilton Freitas, Ana Costa, Orquestra de Frevo Skalla, Samba do Vale, Orquestra Aquarela, Edênio Lima e Samba Nova Opção e a tradicional Frevuca. No Polo Areia Branca hoje, domingo (3), tem Adenys Vaqueiro Elétrico, Banda Cavalo de Fogo  e Nayara Vanyse...

Leitor reclama da escuridão e insegurança nas proximidades do IFBA, Juazeiro

O leitor  Mário Varjão em e-mail ao Blog GJ reclama e pede providências em relaççao a escuridão nas proximidades do campos do IFBA, em Juazeiro (BA). Confiram:

"Venho através desta solicitar aos órgãos de segurança competentes para olhar pelos alunos do turno noturno do IFBA (Instituto Federal da Bahia/Campos Juazeiro),é uma vergonha uma estrutura de ensino com essa ser abandonada da maneira como está"...

Carnaval 2019 será o primeiro com lei de importunação sexual

Pela primeira vez, carnaval deste ano estará sob a vigência da Lei 13.718/2018 que torna crime atos de importunação sexual e de divulgação de cena de estupro. Em termos legais, a importunação sexual é definida como prática de ato libidinoso contra alguém sem a sua anuência “com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou a de terceiro”. A pena prevista varia de um a cinco anos de prisão – se o ato não constituir crime mais grave.

Ainda pouco conhecido, o texto foi aprovado pela Senado Federal em agosto do ano passado e sancionado em setembro pelo então presidente Michel Temer. A nova tipificação de importunação sexual substitui a contravenção penal de importunação ofensiva ao pudor, punida somente com multa ou, no máximo, períodos curtos de prisão (de 15 dias a dois meses) em regime aberto ou semiaberto...

Lula volta para carceragem em Curitiba após cremação do corpo do neto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retornando à carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, após participar do velório e acompanhar a cremação do corpo de seu quinto neto, Arthur Lula da Silva, que morreu aos 7 anos por causa de uma meningite meningocócica.

Lula deixou o cemitério de São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista, de onde tomou helicóptero para se deslocar até o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, de onde embarca para Curitiba...

Alex Tanuri e vereadores participaram da assinatura da licitação do novo centro gastronômico

A concorrida solenidade, quinta-feira (28/02) no Paço,  de assinatura da licitação do novo centro gastronômico que será construído na Orla Nova de Juazeiro, aproveitando antigos galpões que pertenciam à extinta Companhia de Navegação do São Francisco, contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Alex Tanuri e dos vereadores Anastácio, Charles Leal e Florêncio Galdino.

Falando em nome da Câmara de Vereadores o presidente Alex Tanuri parabenizou o prefeito pelo empenho em conseguir os recursos e destacou o papel dos vereadores no apoio às iniciativas que promovem o desenvolvimento de Juazeiro...

SEDUC abre inscrições para o concurso que vai escolher o nome da mais nova mascote da Educação

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro publicou esta semana o edital do Concurso Pedagógico-Cultural que vai escolher o nome da mascote do Projeto ‘Juazeiro, Educação nota 10 - Toda criança na escola, toda criança valorizada’. Estudantes da rede municipal de ensino podem se inscrever até o dia 12 de março, em sua própria escola, sugerindo o nome e a justificativa dele, para a mais nova mascote da educação municipal.

O objetivo da SEDUC é envolver os alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, sensibilizando-os para o projeto ‘Juazeiro, Educação Nota 10’. De acordo com o setor pedagógico da secretaria, a proposta de criar uma segunda mascote, uma menina negra, é debater a questão racial, explorando os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação, as políticas de ação afirmativas, debater a condição da mulher negra na sociedade, utilizando o lúdico como elemento incentivador no espaço escolar...

Lula consegue autorização para deixar prisão e acompanhar enterro do neto

A juíza Carolina Lebbos, da 12 ª Vara Federal, autorizou nesta sexta-feira (1/2), que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva compareça ao velório do neto, Arthur Araújo Lula da Silva, de 7 anos. O menino morreu no início da tarde desta sexta-feira (1/3), vítima de meningite.  

Lula seguirá para São Paulo em avião do governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior, atendento pedido da Superintendência da Polícia Federal do estado. Ainda não se sabe, porém, que horas o ex-presidente deixará a penitenciária em Curitiba, onde está preso desde 7 de abril de 2018.  Arthur deverá ser sepultado no sábado (2/3). ..

Casa Nova: Prefeito anuncia antecipação de pagamento a servidores no carnaval

Lembrando que "Centenas de municípios no Brasil estão com dificuldades de honrar o pagamento de seus servidores" e "na Bahia há dezenas de municípios, alguns aqui na nossa região, que ainda estão sem pagar o salário de dezembro de 2018", o prefeito de Casa Nova, Wilker Torres anunciou nesta sexta-feira (01/03), a antecipação do pagamento de todos os servidores municipais.

"Casa Nova anda por um caminho diferente" – comemorou – "Há três anos consecutivos pagamos o piso salarial nacional aos professores e neste ano com um reajuste de 4,17%. Além disso, antecipamos o salário dos servidores neste mês de fevereiro para que brinquem o carnaval sem preocupações" ..

Prefeitura de Juazeiro retifica 7º edital de convocação da SEDUC

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro retificou, nesta sexta-feira (01/03), o sétimo edital de convocação do Processo Seletivo Público Simplificado da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC). A alteração foi publicada no Diário Oficial do Município.

Alteração 7º Edital de Convocação SEDUC..