Foram encontrados 2664 registros para a palavra: EDUCACAO

Bahia sedia maior evento de educação do mundo em 2018

O empenho baiano para reforçar a educação como elemento transformador da sociedade e as características multiculturais da Bahia credenciaram o estado a sediar o 19º Encontro Internacional Virtual Educa 2018, que será realizado pela primeira vez no Brasil. Para isto, um memorando de entendimento foi assinado nesta segunda-feira (28), pelo governador Rui Costa, em reunião com representantes da Organização dos Estados Americanos (OEA) e secretários de Estado da Bahia. Rui determinou que fosse criado imediatamente um comitê executivo, para os preparativos. Durante o evento, que pela primeira vez reunirá países fora do eixo América Latina – Península Ibérica, adotando proporção mundial, será elaborada a Carta de Salvador para a Educação no Século 21. 

Segundo o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o evento é uma oportunidade interessante não apenas para experimentar e trocar experiências, mas também para a Bahia apresentar para o mundo o que construiu de inovação e transformação. “Durante o evento, vamos contar com experiências do mundo inteiro, mas principalmente com experiências já vivenciadas aqui, por meio da inovação, da mudança pedagógica, e principalmente do envolvimento de professores, servidores, estudantes e do papel do Governo do Estado, que tem priorizado a educação para transformar a sociedade”.

Para Pinheiro, a Educação Multicultural é um dos pilares do evento, elemento no qual a Bahia se destaca. “Será a primeira edição do Virtual Educa com a participação de todos os continentes. Até então, tem sido um evento restrito apenas aos países latino-americanos, com a participação dos países ibéricos. Agora, a ideia é esse multiculturalismo, com a participação intensa da África, trazendo parte da nossa raiz. E o evento será às vésperas do São João, ou seja, vamos também mostrar para o mundo também uma das maiores festas populares do ponto de vista de uma produção cultural. Nada mais justo do que associar o Virtual Educa no São João para que essa diversidade cultural possa ser apresentada para o resto do mundo”. 

Para o secretário geral do Virtual Educa, José Maria Antón, a Bahia é um espaço único de multiculturalismo e de cooperação Sul-Sul. “No mundo em que vivemos, após aprovados os objetivos de desenvolvimento sustentável, em 2015, cremos que a Bahia é um espaço onde se pode discutir sobre isso, com a cooperação Sul-Sul, e de alguma maneira se estabelecer quais são as pautas para a educação no século 21, em uma sociedade que cada vez está se complicando mais. É preciso voltar às raízes, e ver de que maneira esta educação tem que ser inclusiva e para o desenvolvimento de toda a população do País”. Ele destacou que o Virtual Educa é o encontro mais importante da educação mundial, no qual são realizadas cerca de 500 apresentações, voltadas para diversos públicos, professores, legisladores, ministros, e outras autoridades. 

O presidente da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), Ruben Delgado, disse que, partir de agora, a Bahia tem participação e papel fundamental em todos os eventos menores do Virtual Educa. “Teremos uns três ou quatro eventos menores nos Estados Unidos, na Colômbia, em outros países, onde haverá a participação das autoridades baianas. É um evento baseado em tecnologia da informação. Não há como falar em mudança na educação sem abordar a tecnologia da informação. São cinco dias de eventos, sendo três de intensas palestras e vários eventos em paralelo, um dia de abertura e outro de encerramento”. Em 2017, o Virtual Educa será realizado em Bogotá, na Colômbia. ..

Secretarias de Saúde e Educação enviam Termo de Responsabilidade para pais de alunos em combate ao Mosquito da dengue

A Secretaria de Saúde de Juazeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação enviou um termo de responsabilidade para pais de alunos da rede municipal com o objetivo de reduzir a proliferação do mosquito da dengue e ajudar o estudante a realizar ações preventivas que visem à redução dos criadouros de mosquitos no ambiente domiciliar e na vizinhança.

A importância desse termo é chamar atenção dos pais junto com seus filhos, no sentido de que todos contribuam com a redução de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na semana passada profissionais do programa Estratégia da Saúde da Família, com participação de enfermeiras e Agentes Comunitários de Saúde visitaram a escola Nossa Senhora das Grotas, no bairro Alagadiço realizando ações educativas de combate à dengue...

Ministro da Educação diz que Fies será reformulado e terá mais vagas em 2017

O ministro da Educação Mendonça Filho, disse hoje (28) que pretende reformular e aumentar o número de vagas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). “Nosso compromisso com relação ao Fies é que a gente possa ter um Fies turbinado e que seja sustentável no médio e longo prazo”, disse após dar palestra na Associação Comercial de São Paulo.

Em 2017, o programa que facilita o acesso ao ensino superior deverá, segundo o ministro, ir além das 225 mil vagas oferecidas neste ano. “Nós pretendemos ter mais vagas para o próximo ano. Mas eu não posso fixar enquanto nós não concluirmos essa avaliação”, acrescentou Mendonça sobre os trabalhos que devem ser concluídos entre o final deste ano e o início do próximo...

Ensino de atletismo é tema central do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola”

Com o objetivo de auxiliar diretamente os professores de Educação Física que atuam nas escolas, um grupo formado por um docente e estudantes de Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e por professores de escolas da região está produzindo uma coletânea com oito livros sobre temas relacionados à área. O primeiro título “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” foi lançado recentemente e já se encontra disponível para venda. A obra contém textos metodológicos e didáticos, sugestões de atividades práticas, além de discutir questões relacionadas ao atletismo no Brasil e no exterior. 

Elaborada por 12 autores, a iniciativa é fruto de um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Univasf, coordenado pelo professor do Colegiado de Educação Física Diego Luz Moura. A ideia da elaboração da coletânea ocorreu a partir de um curso de formação realizado em junho deste ano, que reuniu 133 professores e coordenadores pedagógicos de três municípios diferentes dos estados de Pernambuco e da Bahia. O conteúdo da obra leva em consideração as experiências vivenciadas pelos professores da rede. 

O livro apresenta um debate sobre o atletismo no Brasil e no âmbito internacional, alguns princípios metodológicos para o ensino, sugestões de atividades práticas e de textos didáticos para debates de temas a partir do atletismo, como o bullying. O prefácio é assinado pelo professor João Batista Freire e pelo membro titular do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Antônio Jorge Gonçalves Soares. 

Segundo o professor Diego Luz Moura, o livro reflete como a educação física está sendo transmitida nas escolas. “A educação nas escolas tem que ser vista de maneira integral, através de um trabalho de corpo inteiro, que vai desde a mente até os movimentos. Este livro mostra como usar o atletismo para atingir esse objetivo”, afirma. 

Com 106 páginas, o livro pode ser adquirido pelo site da Editora CRV, nos formatos impresso ou digital. Os interessados também podem adquirir a obra com a professora Mariana Santana pelo telefone (74) 98816-7041. O preço de capa do livro “Dialogando sobre o Ensino da Educação Física: o Atletismo na Escola” é R$ 30,00. 

O LECPEF é um grupo de pesquisa surgido em 2013 e conta com a participação de alunos de pós-graduação e professores da rede de ensino. O grupo realiza pesquisas sobre o ensino da Educação Física, buscando valorizar as boas práticas realizadas pelos professores da região. A partir deste ano, o LECPEF começou a fornecer acompanhamento pedagógico e cursos de formação para professores que serão realizados até 2019. O próximo livro fruto da formação que será realizada em março de 2017 terá como foco a ginástica nas escolas.  ..

EDUCAÇÃO: Renovação de Matrícula 2017 na Bahia começa nesta segunda-feira (28)

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou o Cronograma de Matrícula para o Ano Letivo de 2017. Com o objetivo de proporcionar maior comodidade e agilidade à entrada de estudantes na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação disponibiliza o Sistema de Matrícula Online, por meio do qual os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a Matrícula para o Ano Letivo de 2017 pela internet em Salvador e mais 26 municípios do interior (Veja abaixo). Basta acessar clicando aqui.

O processo começa com a rematrícula a partir desta segunda-feira (28) e prossegue até 30/12, exclusivamente, para os alunos que já estão matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2016, nas escolas estaduais. A matrícula segue de 24 a 31 de janeiro para alunos que irão mudar de escolas e alunos novos...

AMMPLA: Petrolina terá representante na Câmara Temática do Trânsito, Educação e Cidadania no biênio 2017/2018

O agente de trânsito, Jilmar Barros, terá mais dois anos 2017/2018, como membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, em Brasília.

A participação efetiva do agente de Trânsito, atual coordenador de Fiscalização e Educação de Trânsito, Jilmar Barros, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Contran-Conselho Nacional de Trânsito, em discussões e busca por soluções para a segurança do trânsito resultaram na conquista da vaga em BrasÍlia. Esta é a segunda vez na história que a prefeitura de Petrolina será representada.

Para o biênio 2017/2018, além de Jilmar Barros foi nomeado o agente Alexandre Bezerra de Oliveira, como suplente.  A próxima reunião acontecerá em Brasilia dia 09 de dezembro.



As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Cada Câmara Temática é composta por pessoas representantes de órgãos e entidades de trânsito da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito, além de especialistas, representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados com o trânsito.

"Vamos dar continuidade ao trabalho através desse canal que tem o objetivo de aprimorar as atividades que hoje são desenvolvidas para melhorar o trânsito em todas as cidades brasileiras. Queremos nortear nossas ações e campanhas para um trânsito mais seguro. Para isso buscaremos parcerias e somaremos forças com os demais parceiros e membros que fazerm parte da Câmara", finalizou Jilmar Barros...

Sindicato Nacional dos Servidores Federais em Educação Básica, Profissional e Tecnológica adere à mobilização nacional nesta sexta-feira (25)

Sindicato Nacional dos Servidores Federais em Educação Básica, Profissional e Tecnológica adere à mobilização nacional nesta sexta-feira (25) A seção Sindical do IF Sertão-PE do Sindicato Nacional dos Servidores Federais em Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), com sede em Petrolina e representações em Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Santa Maria da Boa Vista e Serra Talhada, irá aderir, nesta sexta-feira (25), ao Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos, que é organizado pelas centrais sindicais de todo o Brasil, em defesa da saúde e da educação pública, gratuita e de qualidade e contra as medidas impostas pelo atual governo com o intuito de transferir os prejuízos da crise para a população.

Em Petrolina, a mobilização acontece a partir das 8h30, na praça do Bambuzinho. O Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações é uma reação da Sociedade Civil Organizada à tentativa do governo Temer de retirar direitos e conquistas em curso no país. O movimento saíra às ruas do Brasil em defesa da saúde e da educação públicas e de qualidade; contra a Pec 55 e a reforma do ensino médio que foram impostas de maneira arbitrária pelo atual governo, sem ouvir os profissionais e demais setores que atuam na educação; contra o projeto da escola sem partido; em defesa da aposentadoria e dos direitos dos trabalhadores; contra a reforma da Previdência e a reforma trabalhista; em defesa do emprego e pela redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

O Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações é organizado pelas centrais sindicais do Brasil e pelos sindicados representantes das instituições de ensino público, sejam Institutos Federais, Universidades e demais instituições de ensino, além de outras categorias representadas pelas diversas centrais sindicais que já confirmaram a participação em todo o país, como metroviários, rodoviários, bancários, trabalhadores e servidores públicos da segurança, dentre outros. A atual Pec 55, que tramita no Senado, desqualifica o ensino público, gratuito e de qualidade para os jovens, ao impor cortes de verbas e de investimentos por 20 anos em áreas como educação e saúde, além dos cortes no SUS, afetando a população que mais precisa...

Análise da conjuntura política do país e da educação do campo marcam abertura do SIECS

O Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido (Siecs) teve início na noite desta quinta-feira (17) com a participação de mais de 250 pessoas que ocuparam o auditório do Instituto Federal da Bahia (Ifba) – Campus Juazeiro.

Com o tema "Terra, trabalho e educação", o evento tem por objetivo debater diversas temáticas ligadas a educação contextualizada ao Semiárido brasileiro, com foco na educação do campo. A mesa de abertura trouxe um debate conjuntural, tanto do ponto de vista da política brasileira atual quanto da realidade sócio-cultural do Semiárido, sem deixar de pautar os avanços e retrocessos no campo da educação...

Escola Sem Partido é tema de aula pública do Fórum Permanente em Defesa da Educação Pública

O Fórum Permanente em Defesa da Educação Pública tem como objetivo reunir gestores, estudantes e trabalhadores de universidades e da educação básica, institutos e movimentos sociais para discutir assuntos ligados à educação e política. Além de discutir, o Fórum Permanente visa a mobilizar as comunidades para o despertar e agir em prol de uma educação de qualidade. Para isso, foram criados os GT’s (Grupos de Trabalhos) de Comunicação, Mobilização Política e a Coordenação Geral.

O calendário de lutas do Fórum Permanente em Defesa da Educação Pública, segue até o dia 25 de Novembro, e nesta sexta (18), às 16h, na Praça da Catedral em Juazeiro, acontece uma Aula pública com a temática: Escola sem partido...

Promotora Pública Ana Rúbia é homenageada pela Seduc  por Projeto de Educação Ambiental em escola municipal

“Eu passei a acreditar mais em mim quando vocês me disseram: nós acreditamos em você e, sim, todos vocês quero que estejam presentes em minha formatura.” Nesse depoimento, o aluno da escola Mãe Vitória, Jorge Leandro da Conceição externou toda a confiança e agradecimento ao resultado do Projeto Mais que Sustentável.  Esse Projeto de intervenção educacional, idealizado pela Promotora Pública do Meio Ambiente, Ana Rúbia Torres de Carvalho, ajudou a escola municipal Mãe Vitória a elevar o IDEB, de 3,7 para 4,8, fazendo com que a Escola atingisse a meta prevista pelo MEC para 2021

Em uma solenidade com a presença da secretaria municipal de Educação, Gilmara Lacerda, alunos, gestora e professores da Escola, a Promotora Pública foi homenageada com um certificado de Honra ao Mérito pela Secretaria de Educação, na noite de ontem, na sede da Mãe Vitória, no bairro Henrique Leite.  Ana Rúbia não escondeu a emoção, segurando as lágrimas e com a voz embargada durante todo o seu discurso,  destacou o esforço e crescimento de cada aluno no resgate da autoestima. Ela enfatizou o despertar do empoderamento de cada um dos participantes e agradeceu ao trabalho voluntário dos envolvidos no Projeto. Os professores participantes doutora Magda Feitoza, José Amaral Damasceno, Pedro Norberto, Anísia Joana e a gestora da Mãe Vitória, Maria José Sá também estavam bastante emocionados com o resultado exitoso do Projeto...

Juazeiro vai sediar o Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido

Estão abertas as inscrições para o Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido, que vai acontecer entre os dias 17 e 19 de novembro, no Instituto Federal da Bahia em Juazeiro. O seminário foi proposto pela Articulação Interterritorial para fortalecimento da Educação do Campo no Semiárido, coletivo que representa organizações sociais não governamentais e instituições públicas de Ensino.

Com o tema principal “Terra, trabalho e educação”, o seminário vai discutir questões como o fortalecimento da identidade dos povos do campo e das lutas sociais em torno do acesso e permanência à terra, o trabalho como princípio educativo e para a emancipação humana e uma educação para a Convivência com o Semiárido brasileiro...

Odacy sugere vinda da Comissão de Educação da Alepe para discutir as ocupações em Petrolina

Os estudantes que ocupam escolas e universidades em Petrolina, principal cidade do sertão pernambucano, ganharam o apoio do deputado estadual Odacy Amorim, do PT-PE, que falou sobre o tema na reunião plenária da Assembleia Legislativa desta segunda-feira, 8. Em aparte ao discurso da deputada Tereza Leitão, sua colega de partido e presidente da Comissão de Educação da Alepe, Odacy solicitou a presença do colegiado em Petrolina para discutir a situação das ocupações que tem como mote principal, barrar o avanço da PEC 055 no Senado, já aprovada na Câmara Federal como PEC 241. A proposta conhecida como PEC do Teto, reduz investimentos em educação e saúde por 20 anos.

"Gostaria que a Comissão de Educação fosse à Petrolina. Os alunos me pediram que pudesse intermediar um debate da Assembleia com estudantes do sertão. Temos escolas e universidades ocupadas. Eles me pediram esse debate durante visita que fiz em algumas ocupações e entendo isso como necessário", afirmou...

DESCASO DO GOVERNO AFETA SAÚDE E EDUCAÇÃO EM POÇO DE FORA-CURAÇÁ

A situação já não era boa e após a eleição com a derrota do prefeito Carlinhos Brandão, piorou no distrito de Poço de Fora em Curaçá. Em contato com o Blog, alguns moradores da comunidade relatam que o Posto de Saúde não está funcionando em razão da falta de auxiliar de serviços gerais.

Na Escola Municipal João Francisco Félix, as aulas não estão acontecendo por conta do atraso salarial dos professores. “Ainda estamos começando a segunda unidade para vocês terem uma idéia da nossa real situação” lamentou uma estudante...

Funcionários da construção civil participam de palestra sobre educação para o trânsito

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT) realiza mensalmente atividades educativas em várias instituições na cidade de Juazeiro. Nesta quinta-feira, 03, os funcionários do Residencial Braúna foram os contemplados com uma palestra sobre as Leis de Trânsito ministrado pela Coordenadora de Educação para o Trânsito, Simone Almeida.

De acordo com o técnico de segurança de obras Reginaldo Sousa, o alto índice de acidentes de trânsito envolvendo os funcionários motivou a palestra. "É muito importante que nossos funcionários saibam mais sobre as leis de trânsito, uma vez que boa parte vem para o trabalho de moto ou carro e frequentemente os mesmos se envolvem em acidentes", explicou...

CONTINUAM ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA O II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar

Seguem abertas ao público as inscrições on line para o II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, até o dia 30/10, sem submissão de trabalho.

Após esta data o público interessado poderá se inscrever apenas presencialmente no primeiro dia do evento (09/11)...

Profissionais da Educação Estadual e Municipal realizam ações sociais nas escolas Entrada x

Em  Petrolina, profissionais da Educação Estadual e Municipal tiveram um final de semana de trabalho em conjunto em prol da comunidade, a partir de ações sociais realizadas nas escolas do N11(estadual) e na Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, no Residencial Vivendas.

Foram oferecidos serviços gratuitamentes para a população como  cortes de cabelo, atendimento médico e jurídico, oficinas, contação de história, entre outros. " Nós que somos agentes públicos temos que contribuir em incentivar ações como essas,  com o objetivo de  promover uma melhor qualidade de vida junto à comunidade e contribuir com o seu desenvolvimento social," destacou a secretária de Educação de Petrolina, Gilmara Lacerda...

IF Sertão-PE prorroga inscrições do concurso público para servidores Técnico-administrativos em Educação até dia 31

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou, nesta quarta-feira (19), a prorrogação das inscrições do concurso público destinado ao preenchimento de 27 vagas de servidores Técnico-Administrativos em Educação. Agora, os interessados têm até o dia 31 de outubro para se inscrever. 

As inscrições estão sendo feitas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico concurso.ifsertao-pe.edu.br/copese. A taxa de inscrição, que custa R$ 60 para cargos de nível médio e R$ 80 para cargos nível superior, deverá ser paga, por intermédio de Guia de Recolhimento da União (GRU), em agências bancárias do Banco do Brasil, até o dia 1º de novembro. A divulgação das inscrições deferidas acontecerá a partir do dia 7 de novembro.  ..

SESI está com inscrições gratuitas abertas para Educação a Distância (EAD)

O Serviço Social da Indústria – SESI Unidade Juazeiro-BA está com inscrições abertas para 150 vagas de Educação a Distância (EaD) gratuitas para pessoas maiores de 18 anos interessadas em concluir o Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. A informação foi dada no programa Geraldo José.

Os interessados deverão procurar o setor de educação do SESI, localizado na Rodovia Juazeiro/Sobradinho Km 0 – Distrito Industrial...

Núcleo de Educação Permanente da UPAE/IMIP de Petrolina reforça os cuidados com a higienização das mãos

Em alusão ao Dia Mundial de Lavar as Mãos, comemorado em 15 de outubro, o Núcleo de Educação Permanente da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) reforçou junto aos seus funcionários e colaboradores a importância da correta higienização das mãos. Para isso, uma atividade prática foi realizada nesta segunda-feira na urgência, emergência e clínica cirúrgica da Unidade.

A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida básica, mas muito importante no controle da disseminação de doenças. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção e controle de infecções. A campanha relacionada à data tem a missão social de promover a adesão à prática rotineira de lavar as mãos, melhorando os hábitos de higiene dos profissionais de saúde e da população em geral...

MEC prorroga prazo para o último simulado do Enem

O prazo para fazer o último simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado para o dia 23 de outubro. As provas ficariam disponíveis somente até esse domingo (16). Agora, os estudantes têm mais uma semana para testar os conhecimentos. O simulado pode ser acessado na plataforma Hora do Enem.

Este é o quarto e último simulado que ocorre antes das provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 6 de novembro. O simulado ficará disponível para ser inicado até as 19h59 de domingo (23), no horário de Brasília. Com o horário de verão, os participantes devem verificar qual o horário limite na localidade onde estão...