Foram encontrados 29609 registros para a palavra: BR

Briga por comando do PSL em Petrolina rende pecha de - oportunista - ao vereador Gabriel Menezes

Júlio Costa acusa Gabriel Menezes de ter agido de "forma sorrateira" junto ao diretório estadual

Depois do repentino crescimento nas últimas eleições, quando saiu da condição de pequena legenda, tornando-se o partido do presidente eleito e conquistar grande número de cadeiras nas assembleias legislativas e Câmara Federal, o PSL tornou-se uma legenda cobiçada e acentuou disputas internas em diversas cidades brasileiras. 

Em Petrolina, a briga pelo comando do partido de Jair Bolsonaro já saiu do âmbito interno e ganhou a imprensa, com acusações de “oportunismo”, dentre outras acusações. Após anúncio público de Gabriel Menezes, que assumiria o comando por decisão dos diretórios estadual e nacional do PSL, os dirigentes locais protestaram, prometendo atuar para reverter a decisão. 

A pecha de “oportunista” foi atribuída ao vereador Gabriel Menezes, pelo atual presidente da legenda no município, Júlio Costa, que acusa o vereador de ter agido de “forma sorrateira”, indo a instancias superiores da legendam reivindicar o comando da agremiação em Petrolina...

STJ EMITE NOVA DECISÃO SOBRE O CASO ISAAC CARVALHO. CONFIRA:

O processo em que o ex-prefeito de Juazeiro Isaac Carvalho é acusado de irregularidades em fatos ocorridos em 2010, quando foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) à pena de um ano, 11 meses e dez dias de detenção em regime aberto teve mais uma movimentação nesta terça-feira, dia 13, no STJ – Superior Tribunal de Justiça.

Isaac recebeu mais de 100 mil votos nas últimas eleições para deputado federal, mas os votos ainda não foram computados em razão do cumprimento provisório das penas...

Inadimplência cresce 4,22% em outubro, aponta indicador da CNDL/SPC Brasil

O volume de consumidores brasileiros com contas em atraso e registrados em lista de devedores voltou a crescer em outubro e acelerou frente o mês anterior. De acordo com dados apurados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), a quantidade de inadimplentes cresceu 4,22% no mês de outubro na comparação com igual mês do ano passado. Em setembro deste ano, frente 2017, a alta havia sido de 3,86%. Em números absolutos, estima-se que 62,89 milhões de brasileiros estejam com o CPF restrito para fazer compras a prazo ou contratar crédito.

Na avaliação do presidente da CNDL, José Cesar da Costa, a inadimplência do consumidor continua elevada mesmo com o fim da recessão, pois a recuperação econômica segue lenta e ainda não impactou de forma considerável o mercado de trabalho. "A retomada do ambiente econômico acontece de forma gradual e ainda demorará para termos um aumento expressivo do número de empregos e renda, fatores que impactam de forma positiva tanto no pagamento de pendências quanto na propensão ao consumo das famílias", analisa o presidente.

Sudeste lidera alta da inadimplência em outubro, com avanço de 13,30%

O aumento da inadimplência foi puxado, principalmente, pela região Sudeste, cuja alta observada em outubro foi de 13,30%. Nas demais regiões, as altas foram menos intensas como 5,31% no Norte; 4,11% no Sul; 3,91% no Nordeste e 1,61% no Centro-Oeste.

De acordo com a estimativa, além de ter apresentado o maior crescimento da inadimplência em outubro, o Sudeste é, em termos absolutos, a região com o maior número de negativados: 26,10 milhões de pessoas estão nessas condições por não terem quitado suas contas, o que representa 39% da população adulta residente na região.

Em seguida aparecem o Nordeste, que conta com 17,42 milhões de negativados, ou 43% da população adulta; o Sul, com 8,48 milhões de inadimplentes (37% da população adulta); o Norte, com 5,86 milhões de devedores (48% – o maior percentual entre as regiões) e o Centro-Oeste, com um total de 5,02 milhões de inadimplentes (42% da população).
 
Brasil tem quase 18 milhões de brasileiros inadimplentes na faixa dos 30 anos; idosos acima dos 65 anos formam 5,5 milhões de negativados

O indicador também revela que a maior parte dos inadimplentes está concentrada entre os brasileiros com idade de 30 a 39 anos: são 17,9 milhões de consumidores nessa situação, o que representa mais da metade (52%) dos brasileiros com essa idade. Na sequência, estão os consumidores de 40 a 49 anos, que somam uma população de 14,2 milhões de inadimplentes e os compreendidos na faixa dos 50 a 64 anos, que formam 13,1 milhões de devedores.

As pessoas de 25 a 29 anos representam juntas um universo de 7,7 milhões de inadimplentes, ao passo que a população mais idosa, com idade entre 65 e 84 anos, somam 5,5 milhões de pessoas com contas em atraso, o que significa que quase um terço (32%) dessas pessoas estão com dificuldades para quitar seus compromissos. A população mais jovem, que vai de 18 aos 24 anos, formam um contingente de 4,3 milhões de negativados, o que representa 18% dos brasileiros nessa faixa.

"As faixas intermediárias da população, entre 30 e 40 anos, lideram o universo de inadimplentes porque estão em uma etapa da vida com grande concentração de despesas financeiras, já que se encontram em um momento de maturidade da vida. Chama a atenção o alto contingente de idosos com contas em atraso. Com a renda menor e mais despesas com saúde, desajustes são comuns nessa altura da vida e demanda organização", explica a economista Marcela Kawauti.
 
Volume de dívidas avança 2,73% em um ano; dívidas bancárias, que englobam cartão e cheque especial, têm crescimento mais expressivo

Outro número calculado pelo SPC Brasil e pela CNDL foi o avanço do número de dívidas em nome de pessoas físicas. Nesse caso, a inadimplência avançou 2,73% em outubro na comparação com igual mês do ano passado. Na comparação mensal, isto é, entre setembro e outubro, o crescimento foi de 0,84%.

Os dados abertos por setor credor mostram que o crescimento mais expressivo foi das dívidas bancárias, que incluem cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos e seguros, cuja alta foi de 7,74%. Também houve alta nas contas atrasadas com empresas do setor de comunicação, como telefonia, internet e TV por assinatura (7,56%). As despesas com contas de serviços básicos, como água e luz, apresentaram alta de 4,46% nos atrasos, enquanto as compras realizadas no carnê ou boleto no comércio cresceram 0,45% no período.

Na avaliação do presidente do SPC Brasil Roque Pellizzaro Junior a proximidade das festas de fim de ano devem ser um incentivo para os brasileiros recuperarem crédito no mercado. "Há um contingente grande de consumidores que podem enfrentar resistência para conseguir parcelar uma compra ou obter um empréstimo. Quem se encontra nessa situação deve aproveitar a renda extra do período natalino, como 13º salário e bônus, para procurar o credor e renegociar a dívida, com condições mais vantajosas e, quem sabe, juros menores", afirma.
 
Metodologia

O indicador de inadimplência do consumidor sumariza todas as informações disponíveis nas bases de dados às quais o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) têm acesso. As informações disponíveis referem-se a capitais e interior das 27 unidades da federação. A estimativa do número de inadimplentes apresenta erro aproximado de 4 p.p., a um intervalo de confiança de 95%. Baixe a íntegra do indicador e a série histórica em
https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos..

Em Brasília, Detran apresenta inovações tecnológicas

Identificação biométrica no emplacamento, vistoria veicular eletrônica e a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). As inovações tecnológicas foram apresentadas, nesta segunda-feira (12), em Brasília, pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), na reunião preparatória do 63° Encontro Nacional dos Detrans. O evento acontece nesta terça (13) e quarta-feira (14), no Salão de Convenções do Windsor Plaza Hotel.

O diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes, assegurou que os resultados dos novos investimentos em tecnologia serão conhecidos pelos baianos em dezembro. “Antes do Natal, vamos inaugurar em Salvador a nossa nova e moderna Central de Atendimento, no Shopping da Bahia, com a oferta de mais de 50 serviços, incluindo a versão eletrônica de alguns procedimentos”...

Secretaria de Educação de Sobradinho realiza culminância do Projeto LET - Leitura e Escrita nas Escolas

O Projeto Leitura e Escrita de Texto, LET, nasceu em 2014 com o objetivo de desenvolver hábitos de leitura e escrita em toda a comunidade escolar, com rotinas de leituras e produção textual no ambiente escolar e logradouros públicos, através da instalação da " Tenda do LET", que proporciona momentos de encontro com os diversos gêneros literários, tanto para os estudantes, quanto para pessoas da comunidade.

Na última sexta feira (09), a Secretaria de Educação realizou em todas as escolas municipais da sede e do interior, a culminância do projeto com o tema "LET e a Diversidade de Gêneros Textuais", onde houve a apresentação de produções textuais, fantoches, Árvore da Leitura, recitação de poemas, dramatização, Contação de histórias, jograis, musical, paródias, cordel, histórias em quadrinhos, poesias, danças, oficina de leitura, coreografia, entre outras atividades...

XV e Colonial abrem as semifinais do Campeonato Juazeirense nesta terça-feira (13)

XV de Novembro e Colonial começam nesta terça-feira (13), a luta por uma vaga na decisão do Campeonato Juazeirense de Futebol 2018 - competição oficial do calendário municipal, organizado pela Liga Desportiva Juazeirense (LDJ), com apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte).

Com uma campanha ligeiramente melhor na fase classificatória, o XV de Novembro recebe o representante do Projeto Maniçoba no Estádio Adauto Moraes e um empate coloca o Tremendão na final do campeonato contra o vencedor da segunda semifinal entre Olaria e Barro Vermelho marcada para a próxima quarta-feira (14), no mesmo local e horário...

Sobradinho: Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realiza VI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, através do CMDCA, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, realizou na ultima sexta feira (9) na Câmara de Vereadores, a VI Conferência Municipal dos direitos da criança e do adolescente. Houve palestras informativas, dinâmicas lúdicas, apresentações culturais de escolas do município, de percussão e teatro do Serviço do convivência e Fortalecimento de vínculos, socialização em grupos temáticos, entre outras atividades. Estiveram presentes representantes da Fundação Antonita Bandrés, do Esporte Clube Botafogo, em parceria com a Tias Lú's, Pastoral da Criança, Casa de Amparo ao adolescente Elshaday, Povos de terreiros, Primeira Igreja Batista e Associação Evangélica de Desenvolvimento Comunitário, SobraPaz.

A Palestrante Monalisa Cardoso falou da importância da conferência e destacou os principais direitos das crianças e adolescentes. "Eu fiquei muito feliz em ver o protagonismo dos jovens, a forma criativa como eles se colocaram, pois um dos principais direitos da criança e do adolescente, é a liberdade de expressão. Outros direitos que podemos enfatizar, são o direito à garantia da vida, pois infelizmente muitos jovens ainda morrem na periferia, em situações adversas, eles também têm direito à educação de qualidade, que faça eles terem um pensamento crítico, direito à saúde, defendendo aqueles que tem algum tipo de deficiência, tendo a necessidade da inclusão das mesmas em todos os programas, enfim, que possam crescer com dignidade e respeito. Esse momento de debate é essencial para o crescimento e amadurecimento da sociedade", afirmou Monalisa...

UPAE/IMIP de Petrolina lembra Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez aconteceu sábado (10) e a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) aproveita a data para fazer um alerta sobre os cuidados relacionados à saúde auditiva, muitas vezes negligenciada pela população, mesmo sendo uma das deficiências mais comuns no Brasil.

Em geral, as causas da surdez estão mais associadas à exposição prolongada ao excesso de ruído, que acomete as células do ouvido. Mas, também pode estar relacionada às questões genéticas, envelhecimento e bloqueios físicos...

Sanfoneiro Gervilson Duarte e a Banda Forró Parente se apresentam nesta terça (13) em Brasília

O sanfoneiro Gervilson Duarte e músicos da Banda Forró Parente, de Juazeiro, começam a alçar voos maiores e se apresentam nesta terça-feira (13) em Brasília, num evento corporativo da CODEVASF e do Ministério da Integração Nacional. O evento,  “Codevasf no Desenvolvimento Regional” acontece no auditório Nereu Ramos, anexo II da Câmara dos Deputados, e tem como finalidade apresentar um painel de “Realizações e Desafios da Codevasf”, nas suas áreas de atuação.

A abertura está prevista para às 10h da manhã desta terça-feira e os sanfoneiros Gervilson Duarte e Jó do Acordeon executarão o Hino Nacional com seus instrumentos. No período da tarde a banda Forró Parente, integrada também pelos músicos De Assis, baterista; Gabriel, Baixista;  Mário, Zabumbeiro e Jó do Acordeon, faz show durante o encontro que reúne imprensa, parlamentares, autoridades federais, funcionários e dirigentes da Codevasf, em todas as esferas...

Petrolina: Prefeitura adere à campanha Novembro Azul e monumentos da cidade ganham iluminação especial

Até o final de novembro, os principais monumentos de Petrolina vão exibir a nova iluminação azul. A ação da prefeitura busca lembrar a população do 'Novembro Azul', o mês de conscientização sobre a importância do combate ao câncer de próstata. Já estão iluminados em azul o Monumento da Integração, a Catedral, o Cruzeiro da Concha Acústica, o Monumento da Bíblia e o prédio da Prefeitura Municipal. 

Para o diretor de Iluminação Pública da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Francisco Chagas, aderir à nova iluminação é muito importante pois tem o poder de atingir um grande número de pessoas. "A Prefeitura de Petrolina tem dado muita importância para esse trabalho de conscientização. A iluminação em azul nos principais prédios e monumentos da cidade tem poder de atingir um grande número de pessoas. Além de relembrar da importância do exame para prevenir o câncer de próstata", diz...

Secretaria de Educação traz para Sobradinho Ivanildo Antônio, criador do teatro Solidão Solidária

A Secretaria de Educação realizará nesta terça feira (13) no auditório do CELEM – Centro Educacional Luiz Eduardo Magalhães das 14h às 17h, a oficina de teatro "Solidão Solidária", com a participação especial do diretor de teatro, cineasta, dramaturgo e poeta, Ivanildo Antônio, criador do método de inclusão social, através de arte.

No palco da vida Ivanildo é ator, cantor, compositor, escritor, diretor e mestre na arte de revelar talentos escondidos na exclusão social. Ele é natural da cidade pernambucana de Arcoverde, mas desde 1998 criou em São Paulo um método teatral onde a rua é ambiente de experimentação...

MORADORA EM VÍDEO RETRATA ABANDONO DE PRAÇA NO BAIRRO CASTELO BRANCO

A leitora Stephanni Carem enviou mensagem e vídeo ao Blog reclamando do abandono da praça na Quadra F do bairro Castelo Branco, bem como da falta de segurança do equipamento que anteriormente era utilizado pelas famílias e hoje virou “point” dos cachaceiros e drogados. Confira:

“Estou mandando um vídeo mostrando o abandono de uma das praças do Castelo Branco na quadra F, e para completar tem uns adolescentes vindo de outros bairros para consumir bebidas alcoólicas e usar drogas na praça onde as crianças da quadra brincavam. Quando já estão alcoolizados fazem guerra com as garrafas de vidro e os moradores da quadra estão assustados” declarou...

Hospital Regional de Juazeiro itensifica orientações no Novembro Azul

No Hospital Regional de Juazeiro,  a equipe organizou uma programação que envolve palestras, orientações para pacientes, acompanhantes e visitantes, distribuição de material informativo e lacinhos azuis para reforçar a campanha.

O enfermeiro e membro da Comissão de Humanização da unidade, João Henrique de Araújo,  destaca que os profissionais do HRJ estão  trabalhando em todos os setores, divulgando e orientando sobre câncer de próstata, direcionando o atendimento do homem...

Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão

Diante da proximidade do verão, o Ministério da Saúde emitiu hoje (12) um alerta para que populações que moram em áreas onde há recomendação da vacina contra a febre amarela busquem a dose de forma antecipada, antes do período de maior transmissão da doença – entre dezembro e março. Localidades recém-afetadas pelo vírus e de grande contingente populacional, como as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de São Paulo, permanecem com um quantitativo elevado de pessoas não imunizadas e em risco de adoecer. “A doença tem alta letalidade, em torno de 40%, o que torna a situação mais grave”, destacou o ministério, em nota. O objetivo do alerta, segundo a própria pasta, é evitar correria e longas filas em busca da imunização. A cobertura vacinal para a febre amarela deve ser de, no mínimo, 95% da população. ..

Novo governo vai herdar 7,3 mil obras incompletas

A equipe de transição entre os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro se debruça, nas próximas semanas, sobre um documento que traz a relação dos projetos concluídos e inacabados do Executivo federal. Um total de 7,3 mil projetos que ainda constam como incompletos - e representam mais de R$ 32,5 bilhões em investimentos até sua conclusão - devem ser alvo de escrutínio do gabinete instalado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília.

Em 612 páginas, dividas em dois tomos, os documentos entregues pelo time de Temer mostram o que foi priorizado na reta final do governo. Os projetos de habitação, saneamento e energia estão no topo da lista. Somadas, essas áreas respondem por mais da metade do valor das obras em andamento, que têm previsão para serem finalizadas até o fim do ano. Mais de R$ 18,8 bilhões está destinado para essas três áreas...

Whorkshop orienta sobre gestão financeira a empreendedores do mercado da beleza de Petrolina e região

Chegou a hora de você assumir o controle das finanças do seu salão de beleza e estética de uma vez por todas! Com essa chamada, o Instituto Embelleze que atua há seis anos em Petrolina-PE, no sertão pernambucano, e região do Vale do São Francisco, promove o worshop Método de Gestão Financeira Fácil para o Mercado da Beleza. O objetivo é transformar empreendedores do mercado da beleza local, em grandes administradores de sucesso. À frente, o consultor Rodrigo Oliveira, mestre em preparar novos gestores do segmento em todo o País. O workshop acontece dia 12 de novembro, no auditório do Sebrae Petrolina, localizado no Centro de Convenções Nilo Coelho, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Segundo Aline Cappellaro, franqueadora do Embelleze, nesse tempo de atuação na região, ela tem percebido que a parte da gestão dos negócios desse mercado, tem deixado a desejar. Por isso, ela passou a inserir nos cursos do Instituto, a parte da gestão de negócios, visando consolidar o profissional no mercado. "Muitos estúdios, salões, barbearias, abrem e vivem passando por dificuldades justamente porque falta esse conhecimento maior em administrar, gerir finanças e fazer crescer e se estabelecer no mercado, por isso iremos integrar a gestão no preparo de nosso alunos e futuros empreendedores", argumentou Aline. ..

Bahia vai sediar Jogos Universitários Brasileiros em 2019

A Bahia foi escolhida como estado-sede da próxima edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2019 (JUBs). O anúncio oficial foi feito na noite desta sexta-feira (9), durante a 66ª edição dos jogos, em Maringá, no Paraná. As competições, com realização programada para novembro do próximo ano, terão o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com a Federação Universitária Baiana de Esportes.

Os JUBs são considerados a maior competição esportiva universitária da América Latina e reúnem, em uma única edição, mais de cinco mil alunos-atletas de todo o país, em 15 modalidades individuais e coletivas. Entre elas, estão as tradicionais provas de atletismo, atletismo paradesportivo, basquete, ciclismo, futsal, handebol, judô, natação, natação paradesportiva, vôlei e vôlei de praia, skate, além dos jogos eletrônicos Fifa, League of Legends e do JUBs acadêmico...

Em meio a burburinhos de crise diplomática, Ministro Edson Duarte tem agenda confirmada no Egito

Em meio a uma possível crise diplomática, que resultou no cancelamento, por parte do Egito, de uma agenda do Ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, baiano de Juazeiro, embarcou nesta madrugada (12) para aquele país, atendendo a um convite da ONU, que reúne representantes de diversos países para discutir temas importantes na agenda ambiental do planeta.

Cerca de 180 nações estarão representadas discutindo, dentre outros assuntos, um acordo para repartição de benefícios do comércio de produtos da biodiversidade. “O evento representa significativo passo para a conservação da biodiversidade, para o uso sustentável de seus recursos e para a repartição dos benefícios decorrentes dos recursos genéticos. Essa discussão interessa comercialmente ao Brasil já que somos detentor da maior biodiversidade do planeta”, disse o Ministro...

Novembro Azul: ações da Prefeitura de Petrolina reforçam promoção à saúde do homem

Novembro é o mês da conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, através de ações nos bairros, está aproveitando a oportunidade para lembrar a importância do cuidado com a saúde integral do homem. Somente no sábado (10), foram atendidos quatro bairros: São Gonçalo; Cosme e Damião; Cohab VI e C1.

A programação contou com diversos atendimentos voltados para o público masculino; serviços odontológicos; realização de testes rápidos; atividades educativas com os profissionais das Unidades Básicas de Saúde e as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF/AB); além de um café da manhã para os participantes...

LEITOR FAZ ALERTA SOBRE BASE ENFERRUJADA NA ORLA DE JUAZEIRO (BA)

O leitor Nilson Rodrigues, a título de alerta, enviou e-mail e fotos ao Blog solicitando providências por parte da Secretaria Municipal de Obras no sentido de fazer a manutenção e troca da base de ferro na Orla de Juazeiro. “Essa situação foi observada por nós na área em frente ao Posto de Saúde na Orla I, e estamos fazendo esse apelo antes que ocorra um acidente grave. Existem locais onde a base está solta e se alguém encostar pode cair da orla, e provocar uma tragédia” declarou. ..