Foram encontrados 221 registros para a palavra: cidadania

Empresário recebe título de cidadania de Juazeiro em concorrida solenidade

A presença de 13 vereadores, do representante do prefeito Paulo Bonfim, secretários municipais, representantes da Justiça e da PM, muitos colaboradores e amigos, tornaram a solenidade de entrega do título de cidadania juazeirense ao empresário Ginaldo da Gama Andrade, proprietário da Imperial Alimentos, uma das mais concorridas desta legislatura.

A proposição da homenagem partiu do Vereador Domingão da Aliança (Domingos Alves Viana – PRTB), morador da comunidade que sempre recorre ao empresário, que também é vice-presidente do Clube Desportivo Juazeirense, para contribuições e auxílios. Ele justificou assim a homenagem: “Gera empregos, tem serviços prestados, humilde e pronto a servir, Ginaldo já é juazeirense por opção, merece este título, que não foi eu que dei e sim a Câmara toda, por unanimidade. A partir de hoje você é Ginaldo de Juazeiro!"...

Câmara concede Cidadania Juazeirense a secretário-geral do PSL na Bahia

A Câmara de Juazeiro outorgou na noite desta segunda-feira (06.11), o Título de Cidadão Juazeirense ao secretário-geral do Partido Social Liberal (PSL) na Bahia, Antônio Olívio Vasconcelos, conhecido popularmente como “Toninho”, pelos serviços prestados à cidade. A homenagem foi proposta na legislatura passada pelo ex-vereador e atual Presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transportes (CSTT), Damião Medrado.

A solenidade aconteceu na Sala da Presidência da Casa Legislativa e contou com a presença dos vereadores, familiares e amigos do homenageado, além do prefeito Paulo Bomfim...

Vereadores concedem título de cidadania a idealizador de Centro de Excelência em Fruticultura de Juazeiro

Os vereadores da Câmara de Juazeiro prestigiaram segunda-feira (23.10), a inauguração do Primeiro Centro de Excelência em Fruticultura do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Durante a solenidade, os parlamentares entregaram o Título de Cidadão Juazeirense ao presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Sistema FAEB, João Martins da Silva Junior, pelos relevantes serviços prestados ao município.

O presidente, Alex Tanuri, destacou a importância deste grande empreendimento. "A Câmara de Vereadores esteve presente por reconhecimento deste Centro de Excelência ser um sonho realizado para todos os juazeirense e petrolinenses. E a Câmara, pelos serviços prestados, resolveu dá um Título de Cidadão ao senhor, João Martins da Silva Junior, que reconheceu que a nossa querida Juazeiro que, agora mais do que nunca, está cravada como a cidade do agronegócio, da fruticultura", disse...

CORREÇÃO: CÂMARA PROMULGA TÍTULO DE CIDADANIA JUAZEIRENSE AO GOVERNADOR RUI COSTA

Diferente do que foi divulgado na manhã desta terça-feira, na sessão desta segunda-feira (09) foi promulgado o projeto de Resolução de autoria do vereador Charles Leal (PDT) concedendo o título de Cidadania Juazeirense ao Governador da Bahia Rui Costa dos Santos, 56 anos, que é natural de Salvador.

Segundo o autor da comenda Charles Leal não há necessidade do vereador levantar para corroborar com a promulgação tendo em vista que o projeto foi aprovado normalmente pelo plenário...

Cidadania!... Com ou sem Controvérsia!

A condição de Cidadania tem uma importância e expressividade humana e social imensurável, que dá sentido e valoriza a vida na dimensão de qualquer hábitat natural das pessoas!... Os cidadãos, dos dois sexos, vivem em sociedade com regras, normas e hábitos “criados” e que regem o seu viver!

Condição de cidadania tem uma relação clara e objetiva com os Direitos Sociais a serem garantidos pelas Políticas Públicas e através de um conjunto de serviços, todos, constitucionalizados nos entes federados União, Estados e Municípios!... Nada na vida das criaturas,  pode ter importância e grandiosidade fora da legítima estrutura de base de proteção pessoal e no conjunto da população!..

Brasil celebra 20 anos de ausência de Betinho, criador da Ação da Cidadania contra a Fome e Miséria

Há 20 anos, o Brasil perdia Betinho, um símbolo da luta contra a fome. Para lembrar a data, a Ação da Cidadania fez neste final de semana mais uma campanha para recolher alimentos. Várias igrejas aproveitam a semana para realizar Missas de Ação de Graças.

Os pratos vazios sobre a mesa lembram que o problema continua atual. Para o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, não existia violência maior. A Ação da Cidadania, organização criada por ele, voltou a mobilizar a população para recolher alimentos. Além das doações, o dia teve arte e música...

Caravana da Saúde leva serviços de cidadania para o bairro Dom José Rodrigues dia 21

Nesta quarta-feira (21), das 08h às 14h, a Caravana da Saúde estará na comunidade do Dom José Rodrigues, levando atendimento especializado e serviço de credenciamento do Bolsa Família para a população. O programa da Prefeitura de Juazeiro é realizado por meio de parceria entre as Secretarias de Saúde (Sesau); Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes) e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).

Esta será a 72ª edição da Caravana da Saúde, programa de governo criado há aproximadamente um ano e meio, com o objetivo de reduzir as demandas reprimidas nas Unidades Básicas de Saúde do Município. De acordo com a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro, mais de 20 mil atendimentos já foram realizados desde então. “É uma estratégia que vem dando certo, por ofertar para a comunidade serviços de qualidade, como determina o prefeito Paulo Bomfim”, afirma...

Cidadania rural: chamem Las Casas, Joaquim Nabuco e Ulisses Guimarães

Para fazer a defesa dos índios no atual momento brasileiro é melhor ressuscitar o jesuíta Bartolomeu de Las Casas. Para defender os negros é melhor ressuscitar Zumbi e os abolicionistas como Joaquim Nabuco, José do Patrocínio e Castro Alves. Para defender os trabalhadores urbanos é melhor ressuscitar Getúlio. Para defender os trabalhadores rurais de Nilson Leitão é melhor chamar Ulisses Guimarães e os constituintes de 1988. Nós, os de hoje, não temos condições morais e nem a habilidade política de fazer frente à onda devastadora da cidadania brasileira.  

Quando Getúlio criou a CLT, os trabalhadores rurais ficaram de fora. Sua legislação era para os urbanos. Com pequenos avanços pontuais, a cidadania rural só chegou com a Constituinte de 1988. Ali os rurais foram reconhecidos em todos os direitos dos demais, incluindo os pescadores como trabalhadores rurais...

Odacy Amorim participa de reunião da Comissão de Cidadania que debate caso de jovem baleado em Itambé

Titular da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, o deputado estadual por Pernambuco, Odacy Amorim (PT-PE), participou nesta quarta (22), da reunião do colegiado que debateu o episódio envolvendo o jovem, Edvaldo da Silva Alves, 23 anos de idade, que ao protestar por mais segurança em Itambé na última sexta (17), foi baleado por uma bala de borracha, durante confronto com a polícia militar.  

Participaram também da reunião na Alepe, Maria Sebastiana e José Roberto da Silva, respectivamente mãe e irmão do jovem, que está internado em estado grave no Hospital Miguel Arraes, em Paulista (RMR)...

FESTA NA ENTREGA DE TÍTULOS DE CIDADANIA EM CURAÇÁ

A Câmara municipal de Curaçá realizou na noite da última sexta-feira, dia 09, na sede da Avapec, uma sessão solene de concessão de títulos de cidadania curaçaense para mais de 20 personalidades. Entre os homenageados estava o presidente da Câmara José Henrique, "Dedé", que é natural de Uauá, o seu pai Manoel Ferreira, " Manezinho, pai do vereador Dedé, que é natural de Euclides da cunha; o Sr. Belmiro Magalhães de Moura, natural de Bom Jesus da lapa, o sanfoneiro Isaltino e muitos outros. Logo após a solenidade da diplomação houve um arrasta pé com algumas participações de músicos, os sanfoneiros Isaltino e Danilo Torres, e depois com voz e violão, João energia, Dedé, Adelson e a professora Edneusa. “Foi uma noite de muitas emoções e histórias de quem se apegou à nossa gente e a nossa terra” declarou o ex-vereador Adelson Félix em declaração ao Blog. ..

Pais da menina Beatriz participam de audiência com o Ministro da Justiça e Cidadania em Brasília

Em Brasília, em audiência na manhã desta quinta-feira, 08, os pais de Beatriz Angélica, Sandro Romilton e Lúcia Mota, reuniram-se com o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, para solicitar a viabilização de um convênio entre a Polícia Civil de Pernambuco e a Polícia Federal, com vistas a acelerar a elucidação do brutal assassinato da criança. 

Participaram da audiência o deputado Adalberto Cavalcanti (PTB/PE) e o Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Edson Duarte...

AMMPLA: Petrolina terá representante na Câmara Temática do Trânsito, Educação e Cidadania no biênio 2017/2018

O agente de trânsito, Jilmar Barros, terá mais dois anos 2017/2018, como membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania, em Brasília.

A participação efetiva do agente de Trânsito, atual coordenador de Fiscalização e Educação de Trânsito, Jilmar Barros, junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e ao Contran-Conselho Nacional de Trânsito, em discussões e busca por soluções para a segurança do trânsito resultaram na conquista da vaga em BrasÍlia. Esta é a segunda vez na história que a prefeitura de Petrolina será representada.

Para o biênio 2017/2018, além de Jilmar Barros foi nomeado o agente Alexandre Bezerra de Oliveira, como suplente.  A próxima reunião acontecerá em Brasilia dia 09 de dezembro.



As Câmaras Temáticas são órgãos técnicos vinculados ao Contran, têm como objetivo estudar e oferecer sugestões e embasamento técnico sobre assuntos específicos para decisões do Conselho.

Cada Câmara Temática é composta por pessoas representantes de órgãos e entidades de trânsito da União, dos Estados ou do Distrito Federal e dos Municípios, pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito, além de especialistas, representantes de diversos segmentos da sociedade relacionados com o trânsito.

"Vamos dar continuidade ao trabalho através desse canal que tem o objetivo de aprimorar as atividades que hoje são desenvolvidas para melhorar o trânsito em todas as cidades brasileiras. Queremos nortear nossas ações e campanhas para um trânsito mais seguro. Para isso buscaremos parcerias e somaremos forças com os demais parceiros e membros que fazerm parte da Câmara", finalizou Jilmar Barros...

Sento-Sé: O Exercício da Cidadania Tem Valor, Apesar da Ameaça de Morte!

Através do Comitê 9840 de Combate a Corrupção Eleitoral, Pela Ética, a Dignidade e a Cidadania da Cidade de Sento-Sé/BA, registramos no final de semana um pedido de investigação sobre compra de votos no povoado Riacho dos Paes, depois de receber anonimamente uma relação de 15 (quinze) pessoas que recebeu dinheiro e objeto do prefeito Ednaldo dos Santos Barros e do candidato a vereador André do Juquinha, segundo o papel que recebi!... A denuncia foi entregue ao Delegado de Polícia Civil, ao Promotor de Justiça e ao Juiz da Comarca – via Delegacia, Promotoria e Cartório Eleitoral.

Por conta disso, pessoas da minha relação política e social, acham que corro o risco de morte, sugerem que eu mude de endereço para o centro da cidade e tome todos os cuidados possíveis. Um dia, desse, uma pessoa ligada a mim por parentesco, e aliada política do Governo Municipal e incomodada pela minha militância de esquerda, me disse na frente de outras pessoas que eu estou vivo por sorte, pois ele conhece o povo do governo – falou que eu deveria ir embora de Sento-Sé para não morrer matado...

"Lorena, sua trajetória representa a transformação no semiárido", disse Tiano durante entrega de título de cidadania juazeirense

"Uma noite memorável". Muitos sorrisos, abraços, forró, baião, poesias e causos. Não poderia ser diferente a solenidade de entrega do título de cidadã juazeirense à Lorena Melo (60), engenheira agrônoma e paraibana de berço, porém juazeirense de corpo e alma. As atividades aconteceram na noite desta última sexta-feira (02) no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e foram embaladas por inúmeras homenagens que destacaram a vida política e a militância de Lorena.

Amigos, familiares, representações públicas de Juazeiro e de Soledade (PR), município onde nasceu, marcaram presença no evento, deixando o auditório pequeno para tantas palmas, a irreverência e alegria que esbanjava o ambiente. Para muitos ali presentes, as homenagens à Lorena precisam possuir o perfil dela e este elemento esteve presente em todos os momentos do ato solene...

Candidatos a prefeito de Juazeiro assinam Carta Compromisso com o Movimento Popular de Cidadania

Na manhã do último dia 30, três dos quatro candidatos a prefeito de Juazeiro participaram de debate realizado pelo Projeto Escola Verde - PEV, da Univasf. Um dos objetivos do debate, de acordo com um dos organizadores, o professor e coordenador do PEV, Paulo Ramos, foi conhecer as ideias dos prefeituráveis acerca das temáticas ambientais e também comprometê-los em, caso sejam eleitos, propor políticas públicas voltadas ao meio ambiente e educação ambiental.

O candidato Charles Leão (PP) não compareceu ao debate e os demais responderam a perguntas sorteadas na hora em um primeiro bloco. No segundo bloco, fizeram perguntas entre si, sempre com o mesmo tempo de resposta para todos...

Presidente da AMAB participa do lançamento da cartilha Cidadania e Justiça em Juazeiro

O presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), juiz Freddy Pitta Lima, participa nesta sexta-feira (26), em Juazeiro, no norte baiano, do lançamento da cartilha Cidadania e Justiça na Escola. Idealizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e lançada no estado em parceria com a AMAB, a publicação promove a interação entre o Judiciário e crianças e adolescentes. O evento será realizado às 9h na 1ª Igreja Batista de Juazeiro, localizada na Avenida Raul Alves, 1302, no bairro Santo Antônio. Também estará presente a coordenadora do projeto e vice-presidente de Integração da AMB, a juíza baiana Nartir Dantas Weber.

A cartilha Cidadania e Justiça na Escola busca promover um contato direto entre os estudantes e professores do ensino fundamental com o Poder Judiciário a fim de levar noções de Cidadania e Justiça. Possui linguagem simples, com ilustrações infantis e lúdicas, adequada para todas as idades e graus de escolaridade. Esta sétima edição traz algumas novidades como a personagem deusa Têmis, que vai interagir com o conhecido Brasilzinho, e alguns temas que remetem, hoje, diretamente ao dia a dia da população...

AMB LANÇA CARTILHA CIDADANIA E JUSTIÇA NA ESCOLA EM PETROLINA

Nesta quinta-feira (25), a partir das 09:00h, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) promove o lançamento da Cartilha Cidadania e Justiça na Escola em Petrolina. Serão distribuídas 100 cartilhas para crianças do 6º e 7º ano na Escola Eduardo Coelho, localizada na rua Prof. Zélia Mathias, nº 106, bairro São José. 

O objetivo é estimular o contato do Judiciário com professores e alunos do ensino fundamental, além de apresentar noções de cidadania e justiça por meio de uma linguagem didática. A cartilha traz ilustrações infantis e lúdicas sobre temas como o bullying, Lei Maria da Penha, o meio ambiente, as relações homoafetivas, a alienação parental e guarda compartilhada...

Cidadania cultural é tema de ciclo de debates da Secult

Reconhecer a amplitude do conceito de cidadania cultural. Este é o principal objetivo do projeto ‘Cidadania Cultural em Debate’, um ciclo de debates que vai pautar temas que impactam nos direitos culturais de minorias sociais. A iniciativa marca uma nova proposição da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Diretoria de Cidadania Cultural (DCC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), no sentido de incorporar em suas políticas perspectivas mais profundas das diversidades culturais. 

A estreia do projeto acontece nesta quarta-feira (24), das 18h30 às 20h30, com uma discussão sobre ‘Drogas lícitas e ilícitas: culturas, usos e usuários’, no auditório do PAF 5 da Universidade Federal da Bahia (Ufba), local que receberá as edições mensais de debates até o fim do ano. A cada encontro, cidadãos em seu lugar de fala, representantes de movimentos sociais, ativistas, especialistas e gestores públicos dialogam com a plateia. Assuntos emergentes, que vêm repercutindo na vida pública de maneira expressiva, entram numa discussão que se compromete com a inclusão. 

“Estamos assumindo a decisão de reconhecer que territórios culturais não são apenas geográficos, mas também simbólicos e identitários. Estamos em busca de compreender como o desenvolvimento da cultura possa de fato gerar mais justiça social e ser vivenciado por cada vez mais baianos”, afirma o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, que espera mapear diretrizes para esta atuação.

O evento é aberto ao público e não exige inscrição prévia. A participação está sujeita à lotação do espaço. Será realizado credenciamento na entrada para posterior envio de certificado virtual. Depois da edição inaugural, já estão agendadas as pautas ‘Cultura LGBT fora do armário: identidades e representações’ (28 de setembro), ‘Infância e juventude: a cultura como chave para o ensino e aprendizado’ (26 de outubro), ‘Culturas negras: proteção, afirmação e resistência’ (23 de novembro) e ‘A mulher, os feminismos e a cultura machista’ (14 de dezembro).  ..

Atualização Cadastral do Bolsa Família já pode ser feita em Petrolina

A prefeitura de Petrolina, através da  Secretaria de Cidadania já está recebendo os beneficiários do Programa Bolsa Família para fazer a atualização cadastral. O procedimento é necessário para continuar a receber o benefício. O programa auxilia famílias de situação de pobreza ou extrema pobreza em todo o País.

Para fazer a atualização cadastral, é necessário ir até a Secretaria de Cidadania de Petrolina, localizada na Rua Santa Cecília, 35, - Centro, ou nos Centros de Referencia  em Assistência Social  das 07 às 13h e solicitar a atualização dos dados. O titular do benefício deve apresentar o CPF, Título de eleitor, Identidade, Certidão de nascimento, como também os documentos dos outros integrantes da família...

ENQUETE: Grande maioria não aprovaria o título de cidadania Juazeirense para Lula

Para a grande maioria dos leitores do Blog Geraldo José, o título de cidadania aprovado na Câmara de vereadores de Juazeiro, através de indicação do vereador Tiano Felix, do PT, não receberia a aprovação popular.

Na enquete o Blog perguntou: Na sua opinião, o título de Cidadão Juazeirense para Lula é: Justo, tanto faz, tanto fez ou uma vergonha...