O sanfoneiro Targino Gondim foi destaque no Jornal Folha de São Paulo, um dos mais lidos da América Latina. Aos 45 anos, pernambucano de Salgueiro e criado em Juazeiro, na Bahia, o cantor e sanfoneiro Targino Gondim se apresenta em São Paulo neste domingo (11), no Bar Brahma, na esquina mais famosa do Brasil e traz Zeca Baleiro como convidado.
O jornalista Thales de Menezes destaca a ousadia e empreendedorismo de Targino Gondim. Com 28 discos gravados, seu melhor cartão de visitas talvez seja a autoria do maior sucesso gravado na voz de Gilberto Gil nos últimos tempos, "Esperando na Janela" (Targino Gondim, Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon). Mas é além de sua música que Targino impressiona. Como empreendedor, é um "poderoso chefão" da sanfona.
Targino é responsável por quatro festivais na Bahia em 2018. Criou, com o parceiro Celso Carvalho, o Festival Internacional da Sanfona. Com a quinta edição programada para novembro, reúne em Juazeiro sanfoneiros do Brasil e de outros países durante uma semana. Esse relacionamento com estrangeiros motiva o músico a mais um projeto, ainda embrionário, de um documentário sobre a sanfona no mundo.
Na Semana Santa, no fim deste mês, ele produz o Festival de Forró de Itacaré, cidade vizinha a Ilhéus. "A curadoria é toda minha. Depois, em abril, em Andaraí, é a vez do Conecta Chapada. Será num palco à beira do rio Paraguaçu. Ali vou levar rock, reggae, forró." Em outubro será a vez da Chapada Diamantina para a segunda edição do Festival de Forró da Chapada, que será realizaddo em Mucugê, Bahia.
Targino está no meio do processo de gravação daquele que admite ser seu álbum mais ousado, "Sem Limites". Deve mostrar músicas desse trabalho em São Paulo.
O disco mistura forró com outros elementos. Ele acaba de lançar na rede o clipe de "Refugiados". "É um disco para mostrar meu gosto musical, exercer minha liberdade de transitar por outros gêneros. Convidei o Zeca Baleiro para que cantasse uma parceria nossa no álbum. E estou chamando outros músicos para gravar, por etapas."
Gil, Fagner e Mariene de Castro já gravaram. O disco terá também Leonardo, Bell Marques, Carlinhos Brown e Moraes Moreira. "Estou esperando também o pessoal do BaianaSystem. Vai ser minha sanfona contra a barulheira deles. E aguardo Ivete Sangalo, que deve gravar em maio."
Targino toca pela primeira vez no Bar Brahma. Sua ideia é fazer quatro shows ali, todo segundo domingo de cada mês, até julho, sempre com um convidado. Acostumado a tocar no Canto da Ema ou no Remelexo, casas paulistanas de forrozeiros, quis agora um local que não tivesse essa ligação com o gênero.
Targino revela que recentemente durante encontro para gravações de um especial para Programa de Televisão com a participação de Antonio Barros e Ceceu, Jorge de Altinho e Alcymar Monteiro, veio a ideia do sanfoneiro paraibano Flavio José, que pensou em um CD de forró festivo, arrasta-pé. Targino comprou a proposta e reuniu mais de 20 cantores de São João. O disco deve sair em abril.
Folha S.Paulo-Thales de Menezes
37 comentários
11 de Mar / 2018 às 21h42
Tenho orgulho em dizer que o meu trabalha na Faculdde var ser pautado no Clipe 'REFUGIADOS" . A música e a lera é formidável. Desejo a Targino mais sucesso ainda.
11 de Mar / 2018 às 21h44
O sanfoneiro é mesmo, hoje, o maior nome do país no gênero. Acho que a parceria dele com o irmão escritor professor Otoniel Gondim elevou-o a migrar mais para a linha MPB. Adorei a parceria. Mas, esses festivais pelas regiões é um agrande marco , sim. Juazeiro deve festejar o seu ícone. parabéns, Targino!
11 de Mar / 2018 às 21h50
JUAZEIRO EXPORTANDO CULTURA E ARTE. TARGINO MOSTRA QUE, APESAR DO GOVERNO PAULO BOMFIM FECHAR AS PORTAS PARA ELE NO CARNAVAL, SE PODE FAZER SUCESSO E DAR O TROCO. TOMA, SAMUEL E BOMFIM! PARABÉNS, TARGINO.
11 de Mar / 2018 às 21h52
Desde pequeno que ele se esforça. Merece.
11 de Mar / 2018 às 21h54
AMO ESSA SANFONA. MAIS AINDA COM AS PARCERIAS DE MANUCA. OTONIEL TÁ NA JOGADA AGORA? AÍ, DETONA MESMO. DOIS IRMÃOS TAMPAS DE CRUSH! PARABÉNS, TARGINO.
11 de Mar / 2018 às 22h04
Prezado Geraldo, isto deveria e muito causar orgulho a todos os brasileiros e em especial ao Nordeste. Viva a Cultura.
11 de Mar / 2018 às 22h22
ESSA FAMÍLIA ARRASA MESMO. O PROFESSOR OTONIEL GONDIM MANDA E DESMANDA COM OS SEUS CÉLEBRES ARTIGOS NO BLOG, SEUS EXCELENTES CONTOS E EM PARCERIAS MUSICAIS. TARGINO, SEM COMENTÁRIOS, TORNOU-SE UM DOS EXPOENTES DA MÚSICA BRASILEIRA ATUAL. ESTÃO SEMPRE Á FRENTE, INOVANDO E SEM MEDO DE APOSTAR NO NOVO. MERECEM O SUCESSO. PEÇO AO OTONIEL QUE LANCE LOGO O SEU LIVRO "NO BURACO DA TONHA". ESTAMOS CANSADOS DE ESPERAR. TARGINO, ÉS O MEU XODÓ E DE TODA A CIDADE, ESTADO, PAÍS. AMO-OS.
11 de Mar / 2018 às 22h22
Nem pra vir pra região. Aqui só rola lixo.
11 de Mar / 2018 às 22h23
Até Ivete no disco? Massa. targino o sem limites.
11 de Mar / 2018 às 22h25
TÁ COM MORAL, TARGINO GONDIM FOLHA DE SÃO PAULO COM PÁGINA INTEIRA SÓ PROS MELHORES. PARABÉNS!
11 de Mar / 2018 às 22h40
Era previsto esse sucesso todo do nosso Targino Gondim no cenário nacional e, acho que não demora muito, internacional. Targino é um batalhador, correto, competente e de um talento enorme. Pensa e vai atrás. O admiro a cada dia mais amigo. E torço muito. Beijos.
11 de Mar / 2018 às 22h43
Esse show e esse Cd novo com todas essas celebridades vai estourar. Juazeiro deveria cuidar mais dos seus artistas. Targino tem que correr para terras estranhas para fazer festivais. Vergonha do comércio, políticos. Lamentável. Parabéns, Gondim. Forte abraço.
11 de Mar / 2018 às 22h44
Paulo Gondim traga esse show pra recife, na Sala de Reboco, rapaz! Recife o adora.
11 de Mar / 2018 às 23h25
Engraçado é que um grande jornal do país- FOLHA DE SÃO PAULO- dá um destaque de página inteira elogiando Targino Gondim e catalogando os seus projetos. Enquanto a imprensa da região se cala. Exceção para esse grande Blog de Geraldo José que, vejo isso, sempre posta reportagens sobre os nossos artista. Targino mesmo sai sempre nesse Blog Parabéns Blog e jornalista Geraldo José. Targino é nosso.
11 de Mar / 2018 às 23h26
Parabéns, sanfoneiro de ouro.
11 de Mar / 2018 às 23h26
Como fico feliz com esse sucesso do amigo. Beijos.
12 de Mar / 2018 às 07h12
Como ativista cultural da vizinha Petrolina, sinto-me orgulhoso pelo prestígio alcançado pelo cantor Targino Gondim. Pessoas simples e que valorizas os nossos costumes, as nossas tradições , elevando a região por onde toca e anda. Feliz e orgulhoso. Juazero e Petrolina, principalmente, têm o dever de prestigiar, agradecer, e torcer sempre por esse exemplar artista da terra sanfranciscana nascido em Salgueiro. Parabéns, Targino Gondim.
12 de Mar / 2018 às 07h16
Assisti várias vezes o Clipe "Refugiados". Simplesmente fantástico. A filmagem da equipe de Paulo Peixinho está perfeita, sensível em tudo. A letra, do nosso Otoniel Gondim e do poeta recifense Marcondes Saldanha, é um primor de poesia. E a melodia, triste, solitária, profundamente penetra no ouvinte e traz a mensagem que tanto precisamos que é a de amar ao próximo. Targino é, realmente, uma estrela. Sem limites. Que brilhe muito mais ainda. Beijos carinhosos.
12 de Mar / 2018 às 07h17
Que Deus o dê mais força ainda nessa bela c trajetória, amigo.
12 de Mar / 2018 às 07h19
Na Folha de São paulo, estampado como um ídolo nacional. E a imprensa de Juazeiro e Petrolina e Salgueiro? Fazem vistas grossas. Por isso, saúdo e adoro esse Blog do brother Geraldo José. Por zelar de nosos artistas. Parabéns!
12 de Mar / 2018 às 07h20
Ansiosa para ver esse show novo por aqui. Do jeito que a coisa anda, quando vem? Vai ter mesmo o Festival da Sanfona?
12 de Mar / 2018 às 07h31
folha de são paulo! e no blog geraldo josé! só não vê quem não quer! targino representando melhor do que ninguém, principalmente os nossos péssimos políticos, a terrinha. abraços e beijos, targininho do coração.
12 de Mar / 2018 às 07h33
Coladíssimo em Itacaré, Targino. Beleza saber que Otoniel Gondim estar contigo nas poesias e tudo Duas feras. João Sereno tem melodias no disco? E Manuquinha, seu parceiro velho? Em Itacaré, sim.
12 de Mar / 2018 às 07h34
ESSE É O ANO DO GRANDIOSO SANFONEIRO DE OURO!
12 de Mar / 2018 às 07h45
Curioso para ver o show e o disco Sem Limites. Com tanto astros juntos e capitaneados pelo talentoso sanfoneiro Targino Gondim, vem coisa diamante. Sucesso amigo!
12 de Mar / 2018 às 07h46
Arrasou, maninho!
12 de Mar / 2018 às 07h47
Pelo "REFUGIADOS" dá até para sentir aos outras gravações e clipes. Baiana Systems...massa!
12 de Mar / 2018 às 07h48
Pra nos ajudar mais ainda....
12 de Mar / 2018 às 08h13
PRA QUE AMA FORRÓ COMO EU, NOTÍCIA MARAVILHOSA. GRANDE CANTOR E COMPOSITOR. SUAVE E LINDO. TÔ AMANDO TUDO ISSO.
12 de Mar / 2018 às 08h15
Esse CD vem maravilhoso. Relpleto de estrelas. Ansiosa. Esse lançamento é em Juazeiro, não é Targino? Paulo Gondim, force a barra. Beijoões a todos.
12 de Mar / 2018 às 08h47
Merecidíssimo!
12 de Mar / 2018 às 08h57
PREZADO GERALDO JOSE, PARABENS. CADA COMENTÁRIO AQUI REGISTRA O QUANTO O SEU BLOG ESTA ANTENADO COM A REGIÃO E OS VALORES DO NOSSO QUINTAL QUE SÃO UNIVERSAL. BASTA QUERER VALORIZAR.
12 de Mar / 2018 às 09h23
O DEPOIMENTO DE CHICO BUARQUE SOBRE TARGINO E O CLIPE "REFUGIADOS" É SUBLIME. TARGINO: ORGULHO DE JUAZEIRO, BAHIA E DO BRASIL!
12 de Mar / 2018 às 11h19
Para quem testemunhou o "nascimento" da carreira desse grande Talento é razão para muito orgulho e admiração. O cara vai longe! Deus ilumine os seus passos.
12 de Mar / 2018 às 12h10
Faltou incluir Maciel Melo, um dos nossos maiores expoente da musica nordestina. Maciel fez um disco sensacional com a participação de Zeca pagodinho, Alceu valença, Geraldo Azevedo, Fagner, Elba, Quinteto violado, Dominguinho, Zé Ramalho, entre outros. Infelizmente não foi bem divulgado na região. Espero que o de Targino seja diferente. Parabéns Targino. Sucessos!!
12 de Mar / 2018 às 12h32
Pois é valorização da terra é isto ter um blogjornalismo que se pauta nas coisas nossas. Parabens Geraldo Jose.
12 de Mar / 2018 às 20h58
Prezado Geraldo Jose, Parabenizo você. Aqui assistimos um jornalismo de valores. A mídia tão aviltada, vendida e comprada. A folha de são paulo na sua independencia editorial se rende ao talento do nordeste brasileiro e aqui em nossa região temos voces que ninguem contesta, se fizer rock bom e forró tem espaço.