A prefeitura de Juazeiro prossegue nesta sexta-feira (02), a limpeza dos canais que cortam vários bairros do município com trabalho conjunto das secretarias de Serviços Públicos e Saúde. Os serviços se concentram nos canais do Macarrão, nas proximidades do bairro João XXIII, beneficiando também os bairros Nova Esperança, Piranga I, Água Bela, Lagoa de Bosco, Jardim Vitória, Jardim Flórida, Alto do Cruzeiro, Monte Castelo a barragem São Geraldo e canal Malhada na área do bairro Alto do Alencar, favorecendo os bairros, Alto da Aliança e Jardim São Paulo.
O trabalho que é realizado com o auxílio de uma escavadeira hidráulica tem como objetivo manter a vazão das águas pluviais através da remoção de vegetação aquática, reduzir a proliferação de muriçocas, além da retirada de lixo descartado irregularmente nestes corredores e em suas margens, garantindo assim a qualidade de vida da população.
O secretário de Serviços Públicos, Celso Leal, ressalta que a cada três meses os canais são limpos em Juazeiro, totalizando aproximadamente 58 quilômetros de extensão e beneficiando uma média de 25 bairros. “O que nos preocupa é a quantidade de lixo que é jogado nesses corredores, são pedaços de madeira, pneus, sofás, colchões, capacetes, garrafas pets, cadeiras, lixo doméstico, entre outros materiais. Pedimos a compreensão da população porque é de fundamental importância sua contribuição para garantir a durabilidade da limpeza executada”, enfatizou Celso Leal.
Em parceria com a Secretaria de Saúde, após a limpeza dos canais, os agentes de endemias estão aplicando Cal nas margens dos canais. “A inserção da Cal após a limpeza é justamente para impedir que essa água seja um meio de reprodução do mosquito comum ou do Aedes Aegypti que transmite a dengue, zika e chikungunya. A cal através da alcalinização da água cria um meio impróprio de reprodução, como também não prejudica o meio ambiente”, explicou a superintendente de vigilância
em saúde, Tatiane Malta.
A Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone 074 99198 3057 para denúncia de possíveis focos do Aedes, o número também funciona como WhatsApp. E a Secretaria de Serviços Públicos possui o canal de atendimento através do telefone 3612 5411. A solicitação pode ser feita de segunda a sexta-feira das 8 às 12h e das 14 às 18h.
Luzete Nobre/SESP
4 comentários
02 de Mar / 2018 às 13h29
Fico somente observando e perguntando.... quando essa situação vai ser resolvida de uma vez por toda em Juazeiro, quando teremos um governo que realmente enfrente esse problema com seriedade e respeito que a sociedade requer. Estou cansada desse falatório, porque não se faz uma ação concreta e unica, ou fecha esses canais ou revitaliza de uma vez (porém a segunda opção não funciona em uma cidade/pais onde a população joga tudo dentro dos rios canais e etc.).
02 de Mar / 2018 às 13h36
Espero eu e toda sociedade juazeirense, de uma ação concreta e séria por parte dos políticos de Juazeiro, inclusive aqueles que somente aparecem de quatro em quatro anos (se aparecer em nossas portas algum desses deveríamos jogar no canal) que tomem providências reais e que resolvam essa situação de uma vez por toda, e parem com essa ladainha e gasto do dinheiro público que não leva a nada, em limpar e limpar canais e depois limpar novamente e continua sempre a mesma história. Aff!!!!!cansada de tudo isso, canais abertos, ruas esburacadas, escuridão e etc......e dos políticos, mais ainda.
02 de Mar / 2018 às 14h42
É assustador ver esses riachos que de fato sao esgotos a céu aberto a jogar merd... no Rio São Francisco. A limpeza se faz necessária, e é um paliativo que nos custa caro e que em situação de chuva forte, mesmo com o nível do Rio baixo, nos coloca em risco pois as comportas da Barragem do São Geraldo não comportam mais as águas que vem de toda cidade.
02 de Mar / 2018 às 17h40
OBSERVADORA- O IDEAL,SERIA TODOS OS CANAIS SEREM COBERTOS,CONTUDO,NA PRATICA ISTO NÃO PODE SER FEITO E POR UMA SIMPLES RAZÃO :ESTES CANAIS SE DESTINAM À DRENAGEM DAS AGUAS DAS CHUVAS,SENDO ABERTOS PODEM RECEBER DE UMA SÓ VEZ UM GRANDE VOLUME DE AGUA,O QUE NÃO ACONTECERIA SE FOSSEM FECHADOS,PORQUE NESTE CASO ESTAS AGUAS SÓ TERIAM ACESSO AOS CANAIS VIAS BOCA DE LOBO QUE SERIAM INSUFICIENTES E QUE, PRA VARIAR,AS QUE AQUI TEM EM JUAZEIRO VIVEM ENTUPIDAS.AO MEU VER ESTES CANAIS DEVEM SER ALARGADOS,NO MINIMO EM DOBRO E REVESTIDOS COM PEDRAS OU CONCRETO,FACILITA A LIMPEZA E O COMBATE ÀS MURIÇOCAS.