Em uma agenda em Pernambuco, um dos principais redutos eleitorais do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Michel Temer ouviu uma série de elogios ao petista, pelo fato de ser ele o responsável pelo início das obras do projeto de integração do Rio São Francisco. O evento acontece nesta sexta-feira, 2, em Cabrobó e o presidente Temer iniciou discurso após a fala de outros políticos.
“Eu quero agradecer ao presidente Lula, que iniciou essa obra”, afirmou o prefeito de Cabrobó (PE), Marcílio Cavalcanti (MDB). O governador de Pernambuco em exercício, Raul Henry (MDB), também citou que foi Lula que iniciou a obra, mas exaltou o fato de Temer continuá-la. “O senhor, como estadista, deu continuidade a obra”, disse.
Já o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) fez uma defesa do presidente e exaltou a recuperação econômica. “O senhor não veio a Cabrobó disputar a paternidade de obra com ninguém”, afirmou. O senador também defendeu a reforma da Previdência e reforçou o discurso do governo que se ela não for feita os aposentados correm o risco de ficar sem o benefício.
“Esse debate precisa ser enfrentado com serenidade de transparência. O Congresso reabre semana que vem e agenda de reformas continua”, disse. O ministro da Integração nacional, Helder Barbalho, tentou minimizar a participação de Lula na obra e afirmou que o “debate de paternidade é um debate pequeno”. “Essa obra é do povo brasileiro, do povo nordestino”, comentou. “Essa obra é maior do que qualquer pessoa.”
A segunda estação de bombeamento do Eixo Norte, em Cabrobó, de acordo com o governo, vai reforçar o abastecimento a 9,2 mil habitantes do município. Com o funcionamento desta nova estação, a água do Rio São Francisco será elevada a 58,5 metros de altura, o equivalente a um prédio de 19 andares.
A expectativa, segundo o governo, é que até o final deste ano, mais de 7 milhões de pessoas dos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte recebam as águas do São Francisco.
De acordo com o ministério da Integração Nacional, a ordem de serviço assinada pelo governo federal, no valor de R$ 6,5 milhões, será destinada para o início da obra de recuperação e modernização da Barragem Barra do Juá, localizada em Floresta (PE), e para o Eixo Leste, que já está em funcionamento.
Estadão
6 comentários
02 de Feb / 2018 às 14h37
FBC disse que o debate sobre a paternidade da obra é pequena, né? E as "grandes obras" dele aqui em Petrolina, ele abre mão da paternidade?? Lula foi quem teve coragem de executar a obra da transposição. Seria muita estupidez e falta de zelo com o bem público não dar continuidade a uma obra tão importante e quase que finalizada. Temer não poderia fazer diferente, mas creio que se pudesse, teria feito.
02 de Feb / 2018 às 16h08
E foi Lula mesmo, o melhor presidente a o Brasil já teve.
02 de Feb / 2018 às 16h19
ESSE FBC É BABA OVO DO TEMEROSO...O SEU REINADO TÁ ACABANDO JUNTO COM ESSE ANIQUILADOR DO BRASIL.......
02 de Feb / 2018 às 16h23
Obra planejada pelos corruPTos para ROUBAR, como aconteceu. Sem planejamento, o rio está morrendo, vão ter que interligar bacias. Mais dinheiro na cueca de alguns políticos.
02 de Feb / 2018 às 17h11
Apesar das manobras pra derrubar o futuro presidente da republica Luis Inácio LULA da Silva. Os caras pálidas (febre amarela), vão ter que engolir muita mortadela, pra arrotar caviar kkk é Lula aqui, é Lula ali, é Lula acolá, é Lula lá lá lá kkkkkkkkkkkkkkk
02 de Feb / 2018 às 17h12
Apesar das manobras pra derrubar o futuro presidente da republica Luis Inácio LULA da Silva. Os caras pálidas (febre amarela), vão ter que engolir muita mortadela, pra arrotar caviar kkk é Lula aqui, é Lula ali, é Lula acolá, é Lula lá lá lá kkkkkkkkkkkkkkk