Sob qualquer perspectiva o julgamento de Lula será histórico. Se condenado num processo marcado por inevitável politização, será a primeira vez que um candidato importante é impedido judicialmente de concorrer à Presidência da República no Brasil em eleições diretas. Essa é uma situação nova para o PT. Desde o seu aggiornamento nos anos 1990, ele jamais concebeu outro caminho que não fosse o eleitoral e um candidato que não fosse Lula. Ainda não surgiram alternativas reais no campo liderado pelo PT.
Há uma ilusão em se questionar o sistema pelas suas aparições espetaculares e não pela sua essência. Lula foi se ancorando no establishment durante 40 anos e depois de um governo conciliador poderia hoje representar a estabilização das instituições. No entanto, ele aparece como outsider, tanto quanto (guardadas as devidas escalas de importância histórica) o seu antagonista Bolsonaro, frequentador do baixo clero do Parlamento há sete legislaturas.
Com um partido redivivo e a popularidade nas alturas, Lula atuará no palco de 2018 de qualquer maneira. Legalmente aceito, como um fator de forte polarização dentro das regras de um jogo que se tornou incapaz de absorver as lutas ideológicas que dividem a sociedade civil. Se inabilitado, como fator de crise permanente numa batalha judicial dramática e na expectativa de transferir votos a outro candidato. Com informações do Estadão Conteúdo.
9 comentários
22 de Jan / 2018 às 09h51
Medo não já é certo esse Luladrão atrás das grades...
22 de Jan / 2018 às 09h58
Lula foi e eh leal com os brasileiro. Lula eh maravilhoso. Adoro Lula. Lucifer Temir Carniceiros matou Jesus e agora quer matar Lula???
22 de Jan / 2018 às 11h05
Lula é o único candidato que resume as qualidades necessárias para, mais uma vez, tirar esse país do caos. Lula 2018...com muita fé em Deus e no povo brasileiro.
22 de Jan / 2018 às 12h32
O PT não tem outro nome a nível nacional no mesmo patamar de Lula para concorrer a Presidência da República. Creio que dificilmente o Lula será absolvido desse julgamento no Rio Grande do Sul.
22 de Jan / 2018 às 13h41
Dia 24 vamos saber se a Justiça brasileira foi comprada. Provas contra Luladrão não faltam. E ainda vem mais processos por aí. Viva Sérgio Moro, via a Lava Jato.
22 de Jan / 2018 às 13h43
Com a prisão de Lula, me pergunto: E a Operação DETALHES, vai mesmo caducar? Até agora ninguém foi preso. Isso é uma desmoralização da justiça.
22 de Jan / 2018 às 17h07
PROVAS CONTRA LULA-Prova 1: Termo de adesão de Marisa à Bancoop rasurado. Segundo perícia da PF, o número 174 (triplex) foi trocado para 141. O documento estava na casa do próprio Lula, que não soube explicar a Sérgio Moro “como é que foi parar lá”. (O Antagonista)
22 de Jan / 2018 às 17h10
PROVAS CONTRA LULA-2- Mensagens com orientações sobre o projeto da cozinha e outra em que o executivo afirma categoricamente: “Dr Leo, o Fernando Bittar aprovou junto a Dama os projetos, tanto do Guarujá como do Sítio.” (O AnTagonista)
23 de Jan / 2018 às 03h15
O grande mal foi a aliança com os da direita que sempre os combateram. Sento no trono se aliou a eles. Se sentar de novo se alia de novo, como se vê na mídia. Nunca tomou Simancol. Deixou Dilma sozinha governar. Saiu fora e ainda criticava ela que hj o acompanha seu otários. Esse foi o pacto social de alianças com a direita: Golpe? Não, não foi golpe vc já sabia quem eram eles. Hipocrisia total. O povo nessas horas é lembrado. Temer seu ex aliado tá aì na bx popularidade. A casa caiu . Esta sendo julgado pra quem sempre não lhe prestava. Heloísa Helena e Babá lembra qdo lhe chamou de traidor?