A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) comemorou na última sexta-feira (13) o Dia do Fisioterapeuta com um momento muito especial. A equipe preparou uma palestra sobre a profissão e uma atividade de alongamento coletivo com os usuários, que promoveu integração e bem-estar.
“Pensamos em uma programação que envolvesse não só os nossos pacientes, mas também toda a Unidade, até para que o público em geral possa conhecer essa especialidade não médica que é ofertada gratuitamente aqui na UPAE e faz a diferença na recuperação de muitas enfermidades”, esclareceu a fisioterapeuta Rosemary Gonçalves.
Para começar a palestrante convidada, Renê Amaral, falou um pouco sobre a profissão que foi regulamentada há 48 anos e, apesar de nova, já acumula grandes conquistas. “Sem dúvida nós avançamos bastante e graças às novas teorias, técnicas e métodos conseguimos ampliar o campo de atuação para outras áreas da medicina, como as relacionadas à neurologia, pediatria, terapia intensiva e oncologia”, destacou na apresentação.
“Além disso, hoje nós podemos dar um retorno maior à sociedade, principalmente dentro do SUS, com a abertura de portas na Atenção Básica, por exemplo. Em outra ponta, o serviço ambulatorial prestado em unidades de saúde como a UPAE representa mais uma conquista”, acrescentou.
Sobre o trabalho desenvolvido na Unidade, Renê avaliou como de excelência: “A gente fica feliz de ver espaços como esse, que oferecem uma estrutura adequada e os recursos necessários para o desenvolvimento do trabalho do fisioterapeuta. Esperamos por mais políticas públicas que atuem nessa convergência e a hora de poder trabalhar mais com a prevenção, pois a gente não precisa esperar que as pessoas adoeçam para que tenham acesso à saúde”.
Sobre a celebração do dia, Rosemary acredita não poder ter sido melhor. “Acho que falar sobre a profissão é sempre bom. Poder compartilhar isso com o nosso público melhor ainda. A gente percebeu que todo mundo gostou bastante e nós conseguimos tirar um bom público da cadeira para fazer o alongamento no final. Acima de tudo oferecemos informação e movimento”, constatou.
Ainda com relação à UPAE, a coordenadora geral Ana Beatriz Mota Aguiar complementou: “é uma satisfação para nós podermos oferecer esse serviço, que é um dos mais procurados do ambulatório. Além do público adulto, a nossa fisioterapia também é referência para estimulação precoce e reabilitação de crianças com microcefalia e isso nos enche de orgulho. Temos na nossa Unidade profissionais excelente e em nome deles parabenizo a toda categoria”.
Ascom
0 comentários