Em 8 de setembro de 1793, foi realizada a primeira romaria oficial do Círio de Nazaré, na cidade de Belém, no Pará. Considerada a maior manifestação católica do país e uma das mais simbólicas do mundo, o Círio começa, atualmente, no segundo domingo de outubro. Milhares de romeiros, devotos e pagadores de promessas seguem a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em uma caminhada de fé pelas ruas. São quinze dias de celebração com várias e gigantescas procissões.
Em setembro de 2004, o Círio de Belém foi registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como patrimônio cultural de natureza imaterial. E em dezembro de 2013, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -Unesco, reconheceu o Círio de Nazaré como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A Virgem de Nazaré é considerada pelos católicos Padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.
A tradição da festa foi herdada de Portugal, que faz a celebração todo dia 8 de setembro, na vila de Nazaré. A imagem original da Virgem Santa, esculpida por São José, em Israel, no ano de 361, teria ficado escondida por muito tempo em terras portuguesas até ser trazida pelos jesuítas ao Brasil.
0 comentários